Poll

Concorda com a criação de uma secção que contemple tudo o que se relacione com o mundo das multi-lâminas?

Sim
46 (56.1%)
Não
36 (43.9%)

Total Members Voted: 81

Author Topic: Secção relacionada com multilâminas - Votação  (Read 25244 times)

Offline Renato Ferreira

• Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • Respect: +4
Re: Secção relacionada com multilâminas - Votação
« Reply #75 on: February 21, 2014, 11:20:54 am »
0
Confrades, agradeço a todos a partilha de opiniões e espero que esta continue salutar até ao fim.
Agradeço também a todos os que tem participado na votação e faço apelo aos que ainda não votaram que o façam.

Chegou agora a altura de eu prórpio dar o meu pouco de palavra:

1-Concordo quando dizem que poderá haver pouca gente a falar de ML. No entanto a ver assim, existe uma seção de literatura no fórum que tem 1 tópico. Se formos pela quantidade de gente que usa a secção...

2-Temos tópicos sobre Relógios e Canetas. Ninguém se barbeia com isso como já disseram mas de modo a organizarem a secção de "Cerveja,tremoços e amendoins" criaram estas seções, de forma a centrar a informação. Pelo ponto de vista que alguns confrades apresentam, eles estariam bem dentro da seção "Cerveja, Tremoços e amendoins", mas ficavam de forma espalhada e encontrar alguma coisa seria complicado.

3-Depois penso que há aquele ditado popular que diz "O comer e o coçar vai do começar". Estamos apenas a pensar barbear clássico. Ok, concordo. Mas talvez seja para alguns membros, pois na minha geração uma Gillete Sensor Excel deve ter sido a primeira máquina de barbear que vi na vida. Para mim é um clássico. E secalhar utilizá-la com um bom creme, um bom pincel e no fim um bom AS faça a diferença e me faça reviver também momentos de infância como tanto se diz neste fórum. A noção de clássico varia com as gerações meus caros. Mas se o fórum apenas visa discutir coisas mais viradas para o pré 1970 ou a rondar isso, porque é que se discutem assuntos relativos a produtos recentes (como creio já ter sido referido)? Não sei se estão a compreender o meu ponto de vista, ou se me expliquei bem.. :-\

Mas continuemos a partilhar opiniões e a votação continuará aberta, claro.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline cutkiller

• Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • Respect: +3
    • Email
« Reply #76 on: February 21, 2014, 11:26:45 am »
0
splendini................... disseste tudo!

Offline Pitolas

• Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
« Reply #77 on: February 21, 2014, 11:36:45 am »
0
Permito-me, então, fazer um ponto da situação no que se refere a esta interessante discussão que, na minha opinião, peca por tardia.
1. Questão de princípio: o direito à opinião é inalienável e intocável, seja a mesma convergente, ou não, com a nossa própria opinião;
2. Acredito que por aqui haverá utilizadores, mais ou menos esporádicos, de multilâminas que se “escondem” com receio das reacções negativas às suas escolhas. Algumas dessas reacções são bem-humoradas, benévolas e liberais no sentido de uma discórdia manifestada com “fair play”. Outras, pelo contrário, são boçais, de duvidoso gosto e demonstram fundamentalismo, radicalismo e falta de respeito pela opinião diferente. É preciso dizer: “o rei vai nu”. Poderá estar aqui uma boa oportunidade para que esses utilizadores de multilâminas (entre os quais me incluo, através de usos esporádicos), possam discutir livremente, sem “medo” de que apareça um “zelador” da pureza inicial, imaculada e intocável daquilo que lhe parece ser “clássico” ou não. Mais importante do que haver, ou não, sub-fórum, é esta oportunidade que está a surgir para discutir abertamente o assunto;
3. Fico sempre desconfiado quando alguém tenta silenciar outrem. Pergunto-me: se somos pluralistas e respeitadores, por que motivo alguns, de entre nós, estimulam a manutenção de um assunto “tabu”?
4. Se não gostarmos ou não concordarmos, se nos fizer “comichão”, então não lemos, é simples. Ignorar é uma atitude muito diferente de restringir. A diversidade é sempre preferível ao silenciamento (independentemente, repito, de haver ou não sub-fórum, pois parece-me que a discussão aqui é mais abrangente);
5. A massificação dos aparelhos deu-se precisamente com o surgimento das DE’s: compra de uma máquina, por princípio uma vez, e consequente e sucessiva compra de lâminas descartáveis (as DE’s são descartáveis, não são perenes; perenes são as navalhas). Se entrarmos por aqui, a definição de “clássico” é muito flexível, pois o conceito hoje adoptado pelas ML foi inaugurado pelas DE’s;
6. O barbear com DE é mais um modo de vida, um passatempo, do que propriamente uma opção utilitária. Muitos utilizadores de DE’s da época em que estas eram o utensílio normal nem podem, hoje, ouvir falar delas. Preferem as multilâminas e não regressariam às DE’s, pois, para eles, isso não seria “clássico”, seria, isso sim, um retrocesso;
7. Aqui e ali, de vez em quando, ressurge a “teoria da conspiração”, como se a Gillette fosse uma associação de malfeitores que nos quer manipular e obrigar a usar produtos piores só porque assim tem mais lucro;
8. Repito: o método de marketing da Gillette é velho de quase 100 anos, e tem sido aplicado com sucesso até hoje, e será certamente bem sucedido no futuro. Começou com as DE’s e por aí veio evoluindo;
9. Tenho uma novidade para vós: a Gillette não é uma associação tenebrosa de malfeitores: é uma empresa que visa o lucro, como qualquer empresa digna desse nome. As ML são uma evolução, não um retrocesso. A Gillette, e outras empresas concorrentes, investem milhões em I&D para criarem produtos cada vez melhores, mais práticos, apelativos, eficientes e seguros. Fazem-no, como é óbvio, para ganhar dinheiro e não por perversão.
10. O saudável passatempo que nos une é um nicho de mercado, uma gota no vastíssimo oceano que é o mercado da higiene masculina. Alguns de nós têm a ilusão de que possuímos uma importância maior do que a que realmente temos (um pouco como a formiga com síndrome de elefante);
11. Posto isto, só me resta, com ou sem sub-fórum, desejar que os utilizadores de ML não sejam ostracizados e que não tenham receio de se assumirem porque, como alguém referiu mais atrás, já tivemos a nossa conta de “zeladores da pureza das coisas”.
E está tudo dito ;)

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #78 on: February 21, 2014, 12:18:34 pm »
0
Os confrades estão tirando o sofá da sala. Usando a bandeira liberdade de expressão para justificar a criação do sub forum de ML.

Com isto partem do princípio que quem é contrário à abertura de uma partição para ML num fórum de BC, quer impedir a manifestação do pensamento. Só que não estamos aqui para censurar nada.

A questão é mais básica, inerente à função principal do fórum. Barbear-se com ML é o avesso do BC, por isto não cabe uma divisão para fazer estas discussões.

Voltando ao assunto de relógios, piadas e canetas, estes tópicos são bem diferentes de ML e não servem de comparação. Para início, não há ninguém que se oposicione a estes assuntos e, segundo, os assuntos não são contrários ao objetivo fim do fórum, que é discutir o BC.

Sobre minha posição pessoal. Não demonizo as ML nem as latas de espuma. Uso quando acho necessário e não me dão nenhum incômodo. Já disse em outras oportunidades que faço uso do BC porque acho bacana e me dá melhor resultado. Quem quer usar ML e lata, como dizem os confrades portugueses, força. Podem ter certeza que eu não hostilizo ninguém por isto.

No entanto, ML e BC são assuntos contrários, e não complementares ou paralelos.

Não sou muito hábil para escrever, mas por favor imaginem que se eu estivesse falando ao invés de escrever, meu tom de voz seria calmo e ponderado.
But the tigers come at night

Offline FatSlim

• Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
« Reply #79 on: February 21, 2014, 12:35:09 pm »
0
Deixo só mais este comentário... Quando um novo confrade pergunta que máquina deve usar para substituir a multilaminas que lhe causa irritação (mach 3, fusion, etc) toda a gente diz uma DE. Nunca vi ninguém referir "ah e tal muda para uma sensor ou gII".
Por último, acho engraçado à forma como alguns confrades apresentam aqui a sua opinião, quase como se estivessem a lutar pela liberdade de escravos ou contra uma ditadura. Meus caros, isto é um forum com um tema bem definido, não um atentado a liberdade de um país ou dos seus cidadãos. Acho que expressões como "silenciar" ou "censura" são injustas para com o espírito do fórum. De resto, já disse a minha parte sobre este assunto anteriormente... Resumindo, há assim tanta gente a usar e com regularidade ou isto é mais uma "moda do navalhete" que fica com um sub fórum com 3 ou 4 artigos?
Abraços a todos e calma nas expressões.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Stützel

• Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
« Reply #80 on: February 21, 2014, 01:20:26 pm »
0
Estou achando os discursos para criação do espaço para as multi-lâminas, muito apelativo, as palavras "Clássico" e "Tradicional" não demanda de quando nascemos e sim o que a palavra significa, daqui a pouco vai aparecer uma "liminar" para direito de expressão, um "indiciamento" por preconceito, ou uma "revolução".

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #81 on: February 21, 2014, 01:27:34 pm »
0
Discursos apelativos tem acontecido dos dois lados.

Acho que está se dando importância de mais a coisa, é uma questão bastante simples no fundo.

Mas devo dizer que duvido que o espaço seja criado, ainda que a votação acabe como está.

Offline Oolong

• Dia de Derby
  • Respect: +13
« Reply #82 on: February 21, 2014, 01:43:31 pm »
0
Marketing da Gillette infiltrado no forum...  ::)

Offline splendini

• Faz 444 passagens
  • Respect: +4
« Reply #83 on: February 21, 2014, 02:33:21 pm »
0
Já dei a minha opinião. Está lá atrás tudo o que penso.
Em suma:
Criem o sub-fórum se entenderem que deve haver um espaço onde os menos ortodoxos se sintam à vontade para promoverem os seus rituais contrários à doutrina pura e verdadeira.
Não criem o sub-fórum, se assim entenderem, que não vai por aí grande mal ao mundo.
Como alguns camaradas já referiram, isto é simples e não vale a pena andar às voltinhas com o assunto.

Por outro lado, se alguma coisa positiva tirámos disto - e aqui deixo a minha saudação ao promotor da ideia, Renato Ferreira - é que, no sentido positivo do termo -, as águas agitaram-se um pouco e, com o tempo, os ventos de mudança serão cada vez mais fortes.
Como escrevia o poeta, "o mundo pula e avança", e, por muitos e poderosos "puros" guardiães da liturgia única e verdadeira que queiram impôr a sua visão das coisas, nada se pode contra a evolução das mentalidades.
Renato Ferreira: um grande abraço pela lufada de ar fresco e pelo desempoeiramento que trouxeste a esta casa.

Offline carraro

• Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
    • Email
« Reply #84 on: February 21, 2014, 04:39:51 pm »
0
Já disse o Pe. Antônio Vieira que, se o homem andando não pode dar a volta ao mundo, o homem argumentando pode fazer o mundo dar voltas.

Os debates deste fórum são sempre intensos e contundentes, como deve ser todo bom debate.

Offline Ovomaltine

• Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • Respect: +11
« Reply #85 on: February 21, 2014, 04:50:31 pm »
0
Eu sou a favor da abertura às multilâminas. Mas não acho que isso seja uma questão de liberdade de expressão ou de censura prévia. Acho que passa apenas e tão somente pelo conceito de "barbear clássico" e de "wet shaving".

Neste ponto, pergunto: "Barbear Clássico" é tradução livre de "Wet Shaving"? Ou encerra um conceito mais restrito da coisa? Todo "barbear molhado" engloba o "barbear clássico", mas a recíproca não é verdadeira?

Para mim, "wet shaving" contrapõe-se ao barbear "no seco", com máquinas elétricas. Mas é evidente que um "fusion", lançada há 2 ou 3 anos, não é uma máquina clássica, embora, para mim, que tenho 33 anos e me barbeio desde os 14, uma prestobarba ou uma sensor o sejam, já que me trazem uma nostalgia extremamente agradável.

Agora, e aqui vai uma opinião pessoal, sem intuito de agredir qualquer pessoa: não vejo nada de clássico em bálsamos, óleos que provocam reações térmicas etc.

Offline carraro

• Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
    • Email
« Reply #86 on: February 21, 2014, 05:13:47 pm »
0
Há extremos que, por óbvio e até rendundância, são bem evidentes. Para o lado do "barbear clássico" vai-se ao made shave easy que o Gago trouxe ao conhecimento do fórum e que teve grande repercussão. Para a banda do "barbear moderno" estão as  as máquinas elétricas de barbear em seco.

Eu acredito que barbeadores ML estão muito mais para o sítio da modernidade, em franca contraposição ao barbear clássico.

Pensar desta forma pode ser definido como purismo e até conservadorismo, mas não chega nem perto de fundamentalismo, tirania ou fanatismo.

Não se trata de discriminar usuários de ML ou de querer "purificá-los", porém, sou da opinião que tais equipamentos "barbísticos" são alheios ao escopo de um fórum que se dedica aos temas do "barbear clássico".

Concordo que, de certo modo, cria-se exclusão de pessoas. E pergunto: não é para isso que serve todo e qualquer agrupamento de indivíduos? Quero dizer, clubes, agremiações, confrarias e congêneres não têm justamente a utilidade de distinguir seus membros do restante da humanidade? Não vejo nada de mau nisso, senão teríamos que extinguir, em última análise, até as culturas e as nações, pois, antes de portugueses, brasileiros e chineses, somos todos humanos.

Não faz sentido ingressar numa confraria de fumadores de cachimbo para pregar o antitabagismo; como também é ilógico sentir-se discriminado no restaurante vegano porque o garçom recusou-se a servir-lhe uma picanha.

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #87 on: February 21, 2014, 05:15:04 pm »
0
O conceito Barbear Clássico, para mim, compreende apenas DEs e navalhas, pincéis, sabões e cremes em tubo! Passou daí, já é outra coisa! Querem fazer um fórum sobre Fusions, enlatados, géis e outras GILLETTICES, que criem! Mas não venham pegar carona no nosso! É a mesma coisa em um fórum sobre carros quererem falar sobre aviões! Ou sobre máquinas de pão! Todos são máquinas!
O conceito Barbear Clássico não engloba aquelas pirações dos americanos de usar água, gel, hyperglides ou coisa que o valha! Até aquela esquisitice de uma double DE está fora para mim! Me desculpem se sou um purista ou tradicionalista! Falando nisso, saibam que aqui no estado, em eventos de Centros de Tradições Gaúchas, só se entra devidamente pilchado! Não são permitidos outros trajes! Isso é tradicional, clássico!
Vamos para a música: o que é música clássica ou erudita? Funk, rock, samba, ou outras não são música clássica!
Espero que me tenha feito entender!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Colcurinho

• Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • Respect: +16
« Reply #88 on: February 21, 2014, 05:26:54 pm »
0
Permito-me, então, fazer um ponto da situação no que se refere a esta interessante discussão que, na minha opinião, peca por tardia.
1. Questão de princípio: o direito à opinião é inalienável e intocável, seja a mesma convergente, ou não, com a nossa própria opinião;
2. Acredito que por aqui haverá utilizadores, mais ou menos esporádicos, de multilâminas que se “escondem” com receio das reacções negativas às suas escolhas. Algumas dessas reacções são bem-humoradas, benévolas e liberais no sentido de uma discórdia manifestada com “fair play”. Outras, pelo contrário, são boçais, de duvidoso gosto e demonstram fundamentalismo, radicalismo e falta de respeito pela opinião diferente. É preciso dizer: “o rei vai nu”. Poderá estar aqui uma boa oportunidade para que esses utilizadores de multilâminas (entre os quais me incluo, através de usos esporádicos), possam discutir livremente, sem “medo” de que apareça um “zelador” da pureza inicial, imaculada e intocável daquilo que lhe parece ser “clássico” ou não. Mais importante do que haver, ou não, sub-fórum, é esta oportunidade que está a surgir para discutir abertamente o assunto;
3. Fico sempre desconfiado quando alguém tenta silenciar outrem. Pergunto-me: se somos pluralistas e respeitadores, por que motivo alguns, de entre nós, estimulam a manutenção de um assunto “tabu”?
4. Se não gostarmos ou não concordarmos, se nos fizer “comichão”, então não lemos, é simples. Ignorar é uma atitude muito diferente de restringir. A diversidade é sempre preferível ao silenciamento (independentemente, repito, de haver ou não sub-fórum, pois parece-me que a discussão aqui é mais abrangente);
5. A massificação dos aparelhos deu-se precisamente com o surgimento das DE’s: compra de uma máquina, por princípio uma vez, e consequente e sucessiva compra de lâminas descartáveis (as DE’s são descartáveis, não são perenes; perenes são as navalhas). Se entrarmos por aqui, a definição de “clássico” é muito flexível, pois o conceito hoje adoptado pelas ML foi inaugurado pelas DE’s;
6. O barbear com DE é mais um modo de vida, um passatempo, do que propriamente uma opção utilitária. Muitos utilizadores de DE’s da época em que estas eram o utensílio normal nem podem, hoje, ouvir falar delas. Preferem as multilâminas e não regressariam às DE’s, pois, para eles, isso não seria “clássico”, seria, isso sim, um retrocesso;
7. Aqui e ali, de vez em quando, ressurge a “teoria da conspiração”, como se a Gillette fosse uma associação de malfeitores que nos quer manipular e obrigar a usar produtos piores só porque assim tem mais lucro;
8. Repito: o método de marketing da Gillette é velho de quase 100 anos, e tem sido aplicado com sucesso até hoje, e será certamente bem sucedido no futuro. Começou com as DE’s e por aí veio evoluindo;
9. Tenho uma novidade para vós: a Gillette não é uma associação tenebrosa de malfeitores: é uma empresa que visa o lucro, como qualquer empresa digna desse nome. As ML são uma evolução, não um retrocesso. A Gillette, e outras empresas concorrentes, investem milhões em I&D para criarem produtos cada vez melhores, mais práticos, apelativos, eficientes e seguros. Fazem-no, como é óbvio, para ganhar dinheiro e não por perversão.
10. O saudável passatempo que nos une é um nicho de mercado, uma gota no vastíssimo oceano que é o mercado da higiene masculina. Alguns de nós têm a ilusão de que possuímos uma importância maior do que a que realmente temos (um pouco como a formiga com síndrome de elefante);
11. Posto isto, só me resta, com ou sem sub-fórum, desejar que os utilizadores de ML não sejam ostracizados e que não tenham receio de se assumirem porque, como alguém referiu mais atrás, já tivemos a nossa conta de “zeladores da pureza das coisas”.

Quem é vivo sempre aparece :D viva Splendini.

Gostei de ler algumas frases que escrevestes  ;)

A noção de clássico varia com as gerações meus caros.

Uma grande verdade. Aliás, foi precisamente com a Gillette Sensor Excel que me iniciei no barbear. Para mim, essa máquina é um clássico, apesar de ser uma ML.

Offline RF

• Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • Respect: +15
« Reply #89 on: February 21, 2014, 05:28:13 pm »
0
Como mão é para proibir, que há liberdade de expressão e tudo o resto.
Caso não seja criado uma secção ML, qual é a secção correta para discutir as ML?

Será que os utilizadores de ML se podem apoderar da secção "Colecções" dentro da "A Hora Certa" visto não tem um único post?

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal