Isso! Deixa a ansiedade de lado Vai ver que rapidamente sua técnica evolui e estará desfrutando excelentes escanhoados, confortáveis, apurados e muito prazerosos.
Primeiro ponto: Toda a estreia é ruim, não tem jeito. Pior ainda quando o material é fraco como o teu. Sinceramente acho que para usar estars SR Enox, GIIT, e outras xing-ling, é melhor esperar. Não é que seja impossível se barbear com as mesmas, mas em mãos inexperientes, elas são como pólvora. Portanto prefira uma SR de respeito, ainda que você compre usada, como as várias gillettes tech que se acha no MercadoLivre. Ou ainda melhor, que se ache aqui no C/V/T do fórum.Segundo: Espuma "rala". Não deveria ter passado daí. É o ponto mais importante. Portanto, tome seu tempo até aprender a fazer uma boa espuma, e por "boa" entenda; "densa". Não aerada.terceiro: Água quente, toalha quente... "quente" de fato amolece o pelo da barba. E também sua pele! barbear se faz com água fria ( aqui é um ponto em que nem todos concordam, eu não pretendo ser dono da verdade mas a água fria funciona para mim e muitos outros) porque ela mantém a pele num estado normal, enquanto torna o fio da barba duro e quebradiço. facilitando seu corte. Mais sobre isso aqui: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6065.0Quarto: Sobre os "pelos que nascem para todo lado", é preciso que você conheça bem o que é esse "todo lado". Um barbear normal se faz com três passagens e eventuais retoques, mas isso não quer dizer que seja igual para todo mundo. A minha segunda passagem por exemplo, é feita do nariz para a orelha, num movimento que começa no queixo e sobre até a costeleta, que é contrário ao sentido do crescimento do pelo neste local. E neste fase de aprendizado, nada te impede de fazer duas passagens laterais, para aí sim começar o contra-pelo que é a mais crítica e agressiva do barbear.Saliento ainda que; Com SR não se faz pressão sobre a pele. Isto encrava a lâmina na epiderme e causa cortes e irritações. Esqueça o que você fez com Gillette Mach3 até hoje, a regra do jogo é pressão MÍNIMA sobre a pele. Não vou dizer "pressão nenhuma' porque com essa joça de SR que tens ( com todo o respeito) que não pesa nada, é pedir demais que o próprio peso da máquina faça a pressão necessária para o corte, como uma SR de ofício faz.Este é o ponto que mais complica a vida de um "novato", reconheço. A memória muscular joga contra você aqui.E por fim, o melhor conselho que te dou é: Espere uns dias para sua epiderme se regenerar, tente de novo, mas sem pressa, sem afobação, sem ansiedade, e sem meter na cabeça que precisas de resultados IMEDIATOS. Eu passei o primeiro mês de wetshaving todo sem tentar o contra-pelo uma única vez, e até dominar a técnica e dizer que conseguia um BBS ou algo parecido, já se iam dois ou três meses. As multilâminas são projetadas para corrigir seus erros. As SR não. Por isso é preciso ter um pouco de respeito por ela e não pôr as mulas à frente da carroça
Cara, muito obrigado por todas as dicas! E a todos que responderam também! Tudo é de MUITA utilidade pra mim!
várias notas, eu tb sou on iniciante:- Trabalhar bem a espuma! se não estiver boa, repetir. Se a espuma não prestar não vai dar a protecção devida- Toalha quente na cara, torna a pele mais sensível, muitos não recomendam- Pressão na máquina, ZERO! quando se passa das multi lâminas para a safety razor o vício de fazer pressão custa a desaparecer- enquanto n se habituar à técnica eu faria só no sentido do pelo- Deixar a pele descansar e ficar boa antes de tentar de novo- No fim passar com água fria e não quente! faz toda a diferença em relação aos sangramentos.Se já está habituado a uma multi lâminas, eu tentava durante umas semanas continuar usando a ML, mas com a técnica BC, trabalhar bem a espuma, usar água fria, massajar bem com o pincel, etc. Quando tudo isso estiver OK e confortável, começava então com a SR... e pressão ZERO! boa sorte!