Author Topic: Primeira Vez... :'(  (Read 3575 times)

Offline rdsilveira

• Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Respect: 0
    • Email
Primeira Vez... :'(
« on: March 14, 2014, 12:49:48 pm »
0
Bom dia!

Vou contar como foi minha primeira experiência com o barbear clássico.

Produtos:
- Máquina da Enox;
- Creme de Barbear da Gillete;
- Lâmina da Gillete;
- Pincel da Marco Boni;
- Pedra Humes em spray (não sei a marca);
- Pós barba da Nívea.

Todos os produtos comprei numa perfumaria perto de onde trabalho, as marcas creio que não sejam nenhuma referência de qualidade.
Vou detalhar abaixo o passo a passo que fiz e mostrar todo meu sofrimento...rss

1 - Esquentar uma tijela e deixar o pincel amolecendo;
2 - Após o banho, esquentei uma toalha e deixei sob o rosto para amolecer ainda mais os pêlos;
3- Fiz a espuma, não consegui o ponto ideal, ficou um pouco rala demais;
4 - Comecei cortando no sentido dos pêlos, até ai tudo certo;
5 - Após finalizar, passei novamente a espuma e comecei no sentido da orelha para o nariz. Na bochecha foi bem tranquilha o problema começou no pescoço, meus pêlos nascem um pra cada lado, tudo bagunçado, já começou o sangue pra todo lado;
6 - No bigoda a mesma coisa, mais sangue, tentei fazer a mesma inclinação que fiz nas bochechas, mas parece não ter surtido efeito;
7 - Por fim fiz no sentido contrário dos pêlos, minha cara já estava parecendo um dálmata, só que vermelho...rss
8 - Lavei bem a cara com água morma e borrifei a pedra humes, nada resolveu, o sangramento continuava normalmente;
9 - Pra finalizar passei o pós barba, foi ai que vi estrelas! hahaha

Mas foi assim, infelizmente não tive o melhor começo, mas creio que boa parte disso foram os produtos que adquiri.

Gostaria da ajuda de vocês para me confirmarem isso, ou não. Porque estou realmente pensando seriamente se farei de novo.

Para dormir até passei hipoglos e hoje minha cara e pescoço estão muito vermelhos e machucados.

Obrigado pela ajuda!!!

Offline rui_alberto

• Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • Respect: +1
Re: Primeira Vez... :'(
« Reply #1 on: March 14, 2014, 12:57:34 pm »
0
várias notas, eu tb sou on iniciante:

- Trabalhar bem a espuma! se não estiver boa, repetir. Se a espuma não prestar não vai dar a protecção devida
- Toalha quente na cara, torna a pele mais sensível, muitos não recomendam
- Pressão na máquina, ZERO! quando se passa das multi lâminas para a safety razor o vício de fazer pressão custa a desaparecer
- enquanto n se habituar à técnica eu faria só no sentido do pelo
- Deixar a pele descansar e ficar boa antes de tentar de novo
- No fim passar com água fria e não quente! faz toda a diferença em relação aos sangramentos.

Se já está habituado a uma multi lâminas, eu tentava durante umas semanas continuar usando a ML, mas com a técnica BC, trabalhar bem a espuma, usar água fria, massajar bem com o pincel, etc. Quando tudo isso estiver OK e confortável, começava então com a SR... e pressão ZERO! :)

boa sorte!

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #2 on: March 14, 2014, 01:06:29 pm »
0
Meu conselho é o seguinte... vá com menos sede ao pote  ;D

O que eu fiz nas primeiras vezes foi o seguinte: uma passada a favor do pelo e só.

Sempre haverá amanhã para escanhoar novamente. Mais vale um apurado não tão bom e uma pele intacta.

Só depois de umas dez vezes é que comecei a fazer uma passagem lateral. Aí mais uma semana assim e só então acrescentei a terceria passada, também lateral.

Demora, mas é um aprendizado consistente e não tive nenhum corte ou sangramento.

Vale a pena? Claro! Hoje faço três passadas diariamente, fico com um excelente apurado e nenhuma irritação no rosto.

Não se preocupe com produtos no momento, preocupe-se em desenvolver sua técnica.
But the tigers come at night

Offline rdsilveira

• Maçarico
  • *
    • Email
« Reply #3 on: March 14, 2014, 01:29:18 pm »
0
Até ontem a noite estava muito bravo reclamando dos produtos, mas acho que o problema maior sou eu mesmo! rss

Ainda falta muito técnica e sou muito ansioso, o que prejudica bastante.

Obrigado pelas dicas @rui_alberto e @MotaJV, vou tentar isso de fazer somente para baixo e conforme for pegando o jeito passo para o próximo. Afinal pele irritada não é nada bom e bonito.

Muito obrigado!

Offline rui_alberto

• Tech-no-logic
« Reply #4 on: March 14, 2014, 01:37:44 pm »
0
Atenção que o sentido do pelo nem sempre é para baixo :) no meu caso é para baixo na face, para cima na lateral do pescoço e para baixo na maçã de Adão ;)

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #5 on: March 14, 2014, 01:40:21 pm »
0
Isso! Deixa a ansiedade de lado  ;)

Vai ver que rapidamente sua técnica evolui e estará desfrutando excelentes escanhoados, confortáveis, apurados e muito prazerosos.
But the tigers come at night

Offline Stützel

• Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
« Reply #6 on: March 14, 2014, 01:42:36 pm »
0
Isso! Deixa a ansiedade de lado  ;)

Vai ver que rapidamente sua técnica evolui e estará desfrutando excelentes escanhoados, confortáveis, apurados e muito prazerosos.

Perfeito.

Offline rdsilveira

• Maçarico
  • *
    • Email
« Reply #7 on: March 14, 2014, 02:05:31 pm »
0
Fui até o espelho agora e parei, com calma, para analisar o sentido dos pêlos e realmente notei muitas diferenças.

Acho que me atrapalhou bastante também foi o excesso de força utilizado e falta de espuma, lembrando notei que algumas vezes senti que o barbeador estava literalmente arrancando os pêlos.

Offline Ablasted

• No fio da navalha
    • Email
« Reply #8 on: March 14, 2014, 03:07:32 pm »
0
Essa descrição fez-me lembrar a minha primeira vez  ;D
Mas a realidade é que todas as dicas estão certas.
No meu caso, a minha maior dificuldade mesmo foi que aplicava demasiada pressão. E como a minha pele não é lisinha, cortava sempre mais alguma coisa junto com o pêlo.
Depois fui aprendendo, sempre na tentativa e erro, mas só depois de ler as muitas dicas que aqui oferecem é que comecei a conseguir melhores resultados.
Quando eu digo melhores resultados não quero dizer um escanhoado profissional, porque também sou principiante, apenas quero dizer que já não tenho sofrido cortes, a pele já não fica tão irritada e posso fazer o meu ritual de dois em dois dias, sem dificuldade.

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #9 on: March 14, 2014, 03:58:07 pm »
0
Primeiro ponto: Toda a estreia é ruim, não tem jeito. Pior ainda quando o material é fraco como o teu. Sinceramente acho que para usar estars SR Enox, GIIT, e outras xing-ling, é melhor esperar. Não é que seja impossível se barbear com as mesmas, mas em mãos inexperientes, elas são como pólvora. Portanto prefira uma SR de respeito, ainda que você compre usada, como as várias gillettes tech que se acha no MercadoLivre. Ou ainda melhor, que se ache aqui no C/V/T do fórum.

Segundo: Espuma "rala". Não deveria ter passado daí. É o ponto mais importante. Portanto, tome seu tempo até aprender a fazer uma boa espuma, e por "boa" entenda; "densa". Não aerada.

terceiro: Água quente, toalha quente... "quente" de fato amolece o pelo da barba. E também sua pele! barbear se faz com água fria ( aqui é um ponto em que nem todos concordam, eu não pretendo ser dono da verdade mas a água fria funciona para mim e muitos outros) porque ela mantém a pele num estado normal, enquanto torna o fio da barba duro e quebradiço. facilitando seu corte. Mais sobre isso aqui: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6065.0

Quarto: Sobre os "pelos que nascem para todo lado", é preciso que você conheça bem o que é esse "todo lado". Um barbear normal se faz com três passagens e eventuais retoques, mas isso não quer dizer que seja igual para todo mundo. A minha segunda passagem por exemplo, é feita do nariz para a orelha, num movimento que começa no queixo e sobre até a costeleta, que é contrário ao sentido do crescimento do pelo neste local.

E neste fase de aprendizado, nada te impede de fazer duas passagens laterais, para aí sim começar o contra-pelo que é a mais crítica e agressiva do barbear.

Saliento ainda que; Com SR não se faz pressão sobre a pele. Isto encrava a lâmina na epiderme e causa cortes e irritações. Esqueça o que você fez com Gillette Mach3 até hoje, a regra do jogo é pressão MÍNIMA sobre a pele. Não vou dizer "pressão nenhuma' porque com essa joça de SR que tens ( com todo o respeito) que não pesa nada, é pedir demais que o próprio peso da máquina faça a pressão necessária para o corte, como uma SR de ofício faz.

Este é o ponto que mais complica a vida de um "novato", reconheço. A memória muscular joga contra você aqui.

E por fim, o melhor conselho que te dou é: Espere uns dias para sua epiderme se regenerar, tente de novo, mas sem pressa, sem afobação, sem ansiedade, e sem meter na cabeça que precisas de resultados IMEDIATOS. Eu passei o primeiro mês de wetshaving todo sem tentar o contra-pelo uma única vez, e até dominar a técnica e dizer que conseguia um BBS ou algo parecido, já se iam dois ou três meses. As multilâminas são projetadas para corrigir seus erros. As SR não. Por isso é preciso ter um pouco de respeito por ela e não pôr as mulas à frente da carroça  ;D

Offline rdsilveira

• Maçarico
  • *
    • Email
« Reply #10 on: March 14, 2014, 04:56:02 pm »
0
Primeiro ponto: Toda a estreia é ruim, não tem jeito. Pior ainda quando o material é fraco como o teu. Sinceramente acho que para usar estars SR Enox, GIIT, e outras xing-ling, é melhor esperar. Não é que seja impossível se barbear com as mesmas, mas em mãos inexperientes, elas são como pólvora. Portanto prefira uma SR de respeito, ainda que você compre usada, como as várias gillettes tech que se acha no MercadoLivre. Ou ainda melhor, que se ache aqui no C/V/T do fórum.

Segundo: Espuma "rala". Não deveria ter passado daí. É o ponto mais importante. Portanto, tome seu tempo até aprender a fazer uma boa espuma, e por "boa" entenda; "densa". Não aerada.

terceiro: Água quente, toalha quente... "quente" de fato amolece o pelo da barba. E também sua pele! barbear se faz com água fria ( aqui é um ponto em que nem todos concordam, eu não pretendo ser dono da verdade mas a água fria funciona para mim e muitos outros) porque ela mantém a pele num estado normal, enquanto torna o fio da barba duro e quebradiço. facilitando seu corte. Mais sobre isso aqui: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6065.0

Quarto: Sobre os "pelos que nascem para todo lado", é preciso que você conheça bem o que é esse "todo lado". Um barbear normal se faz com três passagens e eventuais retoques, mas isso não quer dizer que seja igual para todo mundo. A minha segunda passagem por exemplo, é feita do nariz para a orelha, num movimento que começa no queixo e sobre até a costeleta, que é contrário ao sentido do crescimento do pelo neste local.

E neste fase de aprendizado, nada te impede de fazer duas passagens laterais, para aí sim começar o contra-pelo que é a mais crítica e agressiva do barbear.

Saliento ainda que; Com SR não se faz pressão sobre a pele. Isto encrava a lâmina na epiderme e causa cortes e irritações. Esqueça o que você fez com Gillette Mach3 até hoje, a regra do jogo é pressão MÍNIMA sobre a pele. Não vou dizer "pressão nenhuma' porque com essa joça de SR que tens ( com todo o respeito) que não pesa nada, é pedir demais que o próprio peso da máquina faça a pressão necessária para o corte, como uma SR de ofício faz.

Este é o ponto que mais complica a vida de um "novato", reconheço. A memória muscular joga contra você aqui.

E por fim, o melhor conselho que te dou é: Espere uns dias para sua epiderme se regenerar, tente de novo, mas sem pressa, sem afobação, sem ansiedade, e sem meter na cabeça que precisas de resultados IMEDIATOS. Eu passei o primeiro mês de wetshaving todo sem tentar o contra-pelo uma única vez, e até dominar a técnica e dizer que conseguia um BBS ou algo parecido, já se iam dois ou três meses. As multilâminas são projetadas para corrigir seus erros. As SR não. Por isso é preciso ter um pouco de respeito por ela e não pôr as mulas à frente da carroça  ;D

Cara, muito obrigado por todas as dicas! E a todos que responderam também! Tudo é de MUITA utilidade pra mim!

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #11 on: March 14, 2014, 05:00:50 pm »
0
Cara, muito obrigado por todas as dicas! E a todos que responderam também! Tudo é de MUITA utilidade pra mim!

É um prazer  ;)

Offline paulosantoro

• Fatboy Slim
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
« Reply #12 on: March 14, 2014, 05:56:01 pm »
0
várias notas, eu tb sou on iniciante:

- Trabalhar bem a espuma! se não estiver boa, repetir. Se a espuma não prestar não vai dar a protecção devida
- Toalha quente na cara, torna a pele mais sensível, muitos não recomendam
- Pressão na máquina, ZERO! quando se passa das multi lâminas para a safety razor o vício de fazer pressão custa a desaparecer
- enquanto n se habituar à técnica eu faria só no sentido do pelo
- Deixar a pele descansar e ficar boa antes de tentar de novo
- No fim passar com água fria e não quente! faz toda a diferença em relação aos sangramentos.

Se já está habituado a uma multi lâminas, eu tentava durante umas semanas continuar usando a ML, mas com a técnica BC, trabalhar bem a espuma, usar água fria, massajar bem com o pincel, etc. Quando tudo isso estiver OK e confortável, começava então com a SR... e pressão ZERO! :)

boa sorte!

Os aparelhos multilâminas ou Mach3 são feitos de plástico e são bem mais leves que os "safety", então, após anos usando aparelhos multilâminas ficamos habituados a colocar uma pressão maior do que a pressão adequada ao barbear clássico. Eu ainda não me acostumei direito com o peso dos aparelhos "SR", que acho pesados.

Offline gpeixoto

• Dia de Derby
    • Email
« Reply #13 on: March 14, 2014, 06:32:30 pm »
0
Só uma coisa não desista ...

Eu comecei com um navalhete da Mondial e me arrebentava todo ... depois só de mudar de navalhete para um que comprei no Deal Extreme minha vida deu uma mudada radical ... percebi que deixava a lâmina muito exposta e com o navalhete novo existem duas saliências que travam a lâmina e vi que só uma ínfima parte ficava exposta ... só com essa troca diminuí em 90% os cortes !

Depois me barbeando com as SS toscas que comprei minha vida mudou também no pescoço ... consegui diminuir os cortes em mais uns 5% somados aos 90% anteriores. A pouco tempo resolvi fazer a espuma do jeito que o pessoal faz e percebi também o tal "deslizar" superior que todos avaliam por aqui apesar de estar usando um creme da Bozano ... então eu tenho esperança de chegar a ter uma técnica boa ! Tenho a barba cerrada e a mantenho apenas fazendo o pescoço e as maçãs do rosto.

É isso boa sorte !

Offline migsantos

• No fio da navalha
« Reply #14 on: March 14, 2014, 07:10:37 pm »
0
De iniciante para iniciante, está no caminho certo pois a maior parte de nós passou por aí. A boa notícia é que dá para aprender depressa. Com menos de 3 meses de wetshaving diário, tenho resultados quase sempre muito bons e há já muito tempo que não vejo sangue. O que recomendo é calma no processo, concentração nos movimentos e respeito pela lâmina e um muito gradual upgrade dos materiais (muito gradual porque senão não te habituas a nada e estás sempre a voltar ao princípio). Quando a mão "aprender" vais ver os resultados a aparecer, até com uma faca do pão...

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal