Author Topic: Passo de rosca das Safety Razors  (Read 6506 times)

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #15 on: March 14, 2014, 08:20:26 pm »
0
No momento disponho de latão e aluminio.
Mas já me apercebi pela leitura de varios topicos que o pessoal gosta de maquinas pesadas e para isso o latão é bom.
Já agora qual é o comprimento médio dos cabos?

Eu apontaria para os 80-85mm... talvez ate 100mm, mas isto sou apenas eu!  :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #16 on: March 14, 2014, 08:30:18 pm »
0
O utilizador nunca mais deu notícias e o cabo protótipo, de momento, salvo erro, encontra-se com o confrade oversaturn.

O utilizador chegou a fazer um segundo cabo muito interessante esteticamente.

Só gostaria de acrescentar que nem todas as máquinas têm a mesma rosca e o mesmo passo, a Fatip, a Fasan, as Mulcuto para citar alguns exemplos não têm a M5 x 0.8.

Verdade. O prototipo está comigo, tenho que ver se arranjo um tempito para fazer uma apresentação decente.

Um artesão espanhol (Rafael, ak.a. UFO) divulga as características dos seus cabos e a maioria é realmente  M5 x 0.8 (exemplo). Também faz cabos para Fatip, mas não sei as características dessa rosca.

No momento disponho de latão e aluminio.
Mas já me apercebi pela leitura de varios topicos que o pessoal gosta de maquinas pesadas e para isso o latão é bom.
Já agora qual é o comprimento médio dos cabos?

Latão era fenomenal (os cabos do falecido artesão conhecido por "Cooncatbob eram feitos assim), se depois existir a hipótese de revestir a níquel, crómio ou mesmo ródio, seria melhor ainda.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Arsenio

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Faz 444 passagens
  • *
  • Posts: 235
  • Respect: +2
    • Email
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #17 on: March 14, 2014, 08:52:13 pm »
0
Verdade. O prototipo está comigo, tenho que ver se arranjo um tempito para fazer uma apresentação decente.

Um artesão espanhol (Rafael, ak.a. UFO) divulga as características dos seus cabos e a maioria é realmente  M5 x 0.8 (exemplo). Também faz cabos para Fatip, mas não sei as características dessa rosca.

Latão era fenomenal (os cabos do falecido artesão conhecido por "Cooncatbob eram feitos assim), se depois existir a hipótese de revestir a níquel, crómio ou mesmo ródio, seria melhor ainda.

O objectivo seria fazer um cabo ligeiramente diferente na aparência, visto que já há quem faça. No entanto nada me impede de fazer um cabo classico. Então vou apontar para um cabo com rosca M5 e só me falta saber o comprimento. Sugestões?
Liberta o barbeiro que há em ti!
KISS Safety Razor Handles - Cabos para SR artesanais - Visita o Quiosque
"Life's too short to worry, life's too long to wait". Go and buy a KISS safety razor handle"

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #18 on: March 14, 2014, 08:56:06 pm »
0
Algo entre 85 e 100mm seria o mais consensual, penso eu... eu tendo a preferir cabos mais curtos (ou seja, perto dos 80 - 85mm) mas isso é o meu gosto pessoal, apenas.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #19 on: March 14, 2014, 09:05:29 pm »
0
Depende lá da largura... um Ikon bulldog fica muito bem em 85mm.... se tivesse 110 seria estranho.

Dito isso, o cabo bulldog é muito bom. bonito, seguro e pesado. Sim, pesado é uma qualidade  ;D

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #20 on: March 14, 2014, 09:29:51 pm »
0
As Fatip sao realmente diferentes, mas o mais estranho e que um cabo EJ serve bem, um Muhle nao, Gillette tambem servem, Tradere, etc... mas nem sei a medida exacta. O confrade sabe? Apenas curiosidade.

Não tenho como medir, mas esses cabos que referes (pelo menos os da Gillette), apesar de entrarem no parafuso, não são compatíveis e podem arruinar a rosca porque entram encavalitados.

-----------------------------------------------

Um cabo grosso em alumínio também não me parece mal, comecei a preferir cabos grossos e curtos ou longos e finos (não muito finos).

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #21 on: March 14, 2014, 09:43:04 pm »
0
Não tenho como medir, mas esses cabos que referes (pelo menos os da Gillette), apesar de entrarem no parafuso, não são compatíveis e podem arruinar a rosca porque entram encavalitados.

-----------------------------------------------

Um cabo grosso em alumínio também não me parece mal, comecei a preferir cabos grossos e curtos ou longos e finos (não muito finos).

Sei que algumas pessoas usam pelo menos o Fat  Tech e o Ball End e Bar Handle da NEW sem problemas. O Ikon OSS pelo menos tambem serve,e o Weber Classic. Contudo, sei que existem diferencas entre os cabos que dao na Grande e na Piccolo, por mais estranho que pareca, uma vez que supostamente a cabeca e a mesma.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #22 on: March 14, 2014, 09:55:28 pm »
0
Outro fator a levar em conta é a distribuição de peso entre cabo e cabeçal! Cabos grandes e pesados não ficam bons. Eu já testei o meu IKon Bulldog com o cabeçal da New e não gostei! A cabeça ficou leve demais me levando a forçar um pouco e tive alguns cortes.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #23 on: March 14, 2014, 09:56:07 pm »
0
Sei que algumas pessoas usam pelo menos o Fat  Tech e o Ball End e Bar Handle da NEW sem problemas. O Ikon OSS pelo menos tambem serve,e o Weber Classic. Contudo, sei que existem diferencas entre os cabos que dao na Grande e na Piccolo, por mais estranho que pareca, uma vez que supostamente a cabeca e a mesma.

Confirmo, esses cabos Gillette entram na rosca da Piccollo mas não aconselho usá-los porque pode moer a rosca. Aliás, cheguei a esta conclusão depois de ter trocado algumas mensagens com o torneiro mecânico (Carlos Leites) dos outros cabos, que me desaconselhou usar os cabos M5 x 0,8 na Fatip.

As Fatip têm cabeças diferentes, se não estou em erro o assunto é abordado naquele tópico do B&B "Um cabo diferente para a Fatip/Joris" ou coisa parecida, por isso é provável que a rosca também o seja. Mas mesmo que a rosca seja igual, existem sempre diferenças de tolerância de fabrico que podem fazer com que um cabo que possivelmente enrosque encavalitado não enrosque de todo.

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #24 on: March 14, 2014, 09:59:43 pm »
0
Outro fator a levar em conta é a distribuição de peso entre cabo e cabeçal! Cabos grandes e pesados não ficam bons. Eu já testei o meu IKon Bulldog com o cabeçal da New e não gostei! A cabeça ficou leve demais me levando a forçar um pouco e tive alguns cortes.

Concordo com isto, e partilho tambem a opiniao do FML quando diz, cabos grossos e curtos, ou compridos e finos, mas nao muito. Penso que esta sera a formula para uma boa distribuicao de peso.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #25 on: March 15, 2014, 10:39:29 am »
0
Sendo eu, um utilizador exclusivo de navalhetes e navalhas e como não tenho nenhuma safety razor, gostava de perguntar a quem tem, qual é o passo de rosca que as mesmas usam?
Caro Confrade, use um "pente de rosca", para medi-las. ;)

Exemplo:
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Arsenio

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Faz 444 passagens
  • *
  • Posts: 235
  • Respect: +2
    • Email
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #26 on: March 15, 2014, 10:53:52 am »
0
Caro Confrade, use um "pente de rosca", para medi-las. ;)

Exemplo:
(Image removed from quote.)

Confrade GADREL essa ferramenta já eu tenho, não tenho é uma SR para medir o parafuso  ;)
Obg pela sugestão.
Liberta o barbeiro que há em ti!
KISS Safety Razor Handles - Cabos para SR artesanais - Visita o Quiosque
"Life's too short to worry, life's too long to wait". Go and buy a KISS safety razor handle"

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #27 on: March 15, 2014, 10:55:00 am »
0
Confrade GADREL essa ferramenta já eu tenho, não tenho é uma SR para medir o parafuso  ;)
Obg pela sugestão.
Ok. ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Passo de rosca das Safety Razors
« Reply #28 on: March 15, 2014, 05:21:39 pm »
0
Ferramenta deveras interessante!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal