Author Topic: Últimas aquisições de material de escrita.  (Read 127907 times)

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #180 on: June 18, 2014, 09:25:07 pm »
0
Por momentos pensei que essa Oliver Exam era uma Reform (ando a ver Reforms em tudo quanto é lado  :P). Tem uma cor interessante.

A Gama Popular parece enorme ao lado da Oliver e é muito bonita. É eyedrooper?
Obrigado!

Não é Reform com toda a certeza, Oliver está desde o corpo passando pelo aparo e acabando no clip, resumindo  tem Oliver escrito em todo o lado.   :D


Sim, a Gama Popular é uma eyedropper e sim também acho que a Gama é um pouco maior que a Oliver mas só um bocadito.  ;D
Pode-se comprar tamanhos na foto seguinte
 
Da esquerda para direita:
Gama Popular (peso: 23,5g)
Jinhao 159 (peso: 49,3g)
Hero 616 (peso: 16,2g)
Oliver Exam (peso: 12,2g)
Reform 1745 (peso:9,8g)

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #181 on: June 19, 2014, 10:47:44 pm »
0
Nâo participo muito aqui no tópico, mas venho sempre dar uma vista de olhos!!

@RF que bonita colecção!! 8)

Eu não fazia ideia de todas estas marcas e aguça, e muito, o apetite para ter algumas também, pois gosto muito de escrever com canetas de aparo.

Já agora pergunto aos Experts uma recomendação: uma caneta destas económicas, que dê para usar frasco de tinta para encher (tenho a Parker Quink preto-azul) com aparo médio ou assim fino/médio?

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #182 on: June 19, 2014, 11:13:59 pm »
0
Nâo participo muito aqui no tópico, mas venho sempre dar uma vista de olhos!!

@RF que bonita colecção!! 8)

Eu não fazia ideia de todas estas marcas e aguça, e muito, o apetite para ter algumas também, pois gosto muito de escrever com canetas de aparo.

Já agora pergunto aos Experts uma recomendação: uma caneta destas económicas, que dê para usar frasco de tinta para encher (tenho a Parker Quink preto-azul) com aparo médio ou assim fino/médio?

A Hero tem muito boa reputação e é extremamente barata  ;) É um "clone" da Parker 51. Quanto ao aparo não sei em que setor se enquadra. Aguarda pelos experts  :P só vim meter veneno
Hay que barbear cada dia mas!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #183 on: June 19, 2014, 11:42:48 pm »
0
Obrigado!

Não é Reform com toda a certeza, Oliver está desde o corpo passando pelo aparo e acabando no clip, resumindo  tem Oliver escrito em todo o lado.   :D


Sim, a Gama Popular é uma eyedropper e sim também acho que a Gama é um pouco maior que a Oliver mas só um bocadito.  ;D
Pode-se comprar tamanhos na foto seguinte
 (Image removed from quote.)
Da esquerda para direita:
Gama Popular (peso: 23,5g)
Jinhao 159 (peso: 49,3g)
Hero 616 (peso: 16,2g)
Oliver Exam (peso: 12,2g)
Reform 1745 (peso:9,8g)

É enorme  :o

Nâo participo muito aqui no tópico, mas venho sempre dar uma vista de olhos!!

@RF que bonita colecção!! 8)

Eu não fazia ideia de todas estas marcas e aguça, e muito, o apetite para ter algumas também, pois gosto muito de escrever com canetas de aparo.

Já agora pergunto aos Experts uma recomendação: uma caneta destas económicas, que dê para usar frasco de tinta para encher (tenho a Parker Quink preto-azul) com aparo médio ou assim fino/médio?

Longe de ser expert mas posso tentar ajudar.
Que tipo de enchimento gostarias que a caneta tivesse?
Gama de preços?
Caneta para dar no olho ou simplesmente funcional?
Aparo dourado, prateado, com desenhos, encoberto?

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #184 on: June 20, 2014, 11:22:02 am »
0
A Hero tem muito boa reputação e é extremamente barata  ;) É um "clone" da Parker 51. Quanto ao aparo não sei em que setor se enquadra. Aguarda pelos experts  :P só vim meter veneno

Sim já tinha visto algumas referências a Hero! Por acaso tenho uma Parker 21 a qual reparei/restaurei pois era do meu pai. OBrigado pelo veneno!! ;D ;D


É enorme  :o

Longe de ser expert mas posso tentar ajudar.
Que tipo de enchimento gostarias que a caneta tivesse?
Gama de preços?
Caneta para dar no olho ou simplesmente funcional?
Aparo dourado, prateado, com desenhos, encoberto?

O tipo de enchimento seria o que menos problemas der, há de pistão e há de rosca, certo? Não sei que outros tipos há, desde que dê para usar as tintas em frasco, não tenho preferência.

Gama de preços: boa pergunta, não sei o que se consegue arranjar por gama de preços, mas penso que se puderem dar uma sugestão para: até 5€, até 10€, até 20€, já se consegue algumas coisas interessantes.

A caneta para mim tem que ser mais funcional do que para dar no olho, pois o que quero é escrever com ela, se fiável e com boa e suave escrita. Claro que se para além disso for bonita, melhor!

O aparo não tenho grande preferência de dourado ou prateado ou com desenhos, a não ser que isso influência directamente a escrita (por exemplo 2 canetas iguais apenas diferem no aparo dourado/prateado e um será melhor que o outro!), mas talvez tenha preferência por aparos sem serem encobertos!

Obrigado pela ajuda!! :)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #185 on: June 20, 2014, 01:50:28 pm »
0
Acho que esta é minha primeira contribuição neste tópico.

Gosto de canetas de verdade, não-descartáveis, mas a verdade é que só as posso usar no bolso, pois em casa é possível que as crianças as peguem, e no trabalho sumam de minha mesa.

Agora mesmo, não sei onde foi parar uma Parker Jotter branca ballpoint  :-\

Mas nem esta nem a outra Parker Jotter, ou mesmo a Parker 51 que tenho, foram compradas, e sim presenteadas pelo meu velho. Acho que nunca comprei uma caneta a sério na vida, esta foi a primeira:


Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #186 on: June 20, 2014, 03:10:39 pm »
0
Sim já tinha visto algumas referências a Hero! Por acaso tenho uma Parker 21 a qual reparei/restaurei pois era do meu pai. OBrigado pelo veneno!! ;D ;D


O tipo de enchimento seria o que menos problemas der, há de pistão e há de rosca, certo? Não sei que outros tipos há, desde que dê para usar as tintas em frasco, não tenho preferência.

Gama de preços: boa pergunta, não sei o que se consegue arranjar por gama de preços, mas penso que se puderem dar uma sugestão para: até 5€, até 10€, até 20€, já se consegue algumas coisas interessantes.

A caneta para mim tem que ser mais funcional do que para dar no olho, pois o que quero é escrever com ela, se fiável e com boa e suave escrita. Claro que se para além disso for bonita, melhor!

O aparo não tenho grande preferência de dourado ou prateado ou com desenhos, a não ser que isso influência directamente a escrita (por exemplo 2 canetas iguais apenas diferem no aparo dourado/prateado e um será melhor que o outro!), mas talvez tenha preferência por aparos sem serem encobertos!

Obrigado pela ajuda!! :)

Você ouvirá DÚZIAS de "entendidos" afirmarem que pena (aparo) de ouro é melhor que pena de aço inoxidável... A verdade é uma só: PENA BOA, É AQUELA QUE VOCÊ GOSTA IMEDIATAMENTE. Tenho canetas DETESTÁVEIS com pena de ouro e canetas EXCELENTES com pena de aço inoxidável. As recíprocas também são verdadeiras.

Com relação ao sistema de abastecimento, prefira canetas denominadas C/C (cartucho / conversor). Com elas é possível usar tinta em cartuchos descartáveis ou ainda tinta em vidro. Quer uma sugestão de caneta chinesa de ALTÍSSIMA qualidade??? HERO 5020. Corpo e tampa em aço inoxidável, pena em aço inoxidável e já vem equipada com conversor. Também pode usar cartuchos do tipo "internacional", facilmente encontráveis por aí, pois é um padrão nativo europeu.

Boa tinta!!!
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #187 on: June 20, 2014, 07:40:04 pm »
0
audax, concordo com o edulpj, as canetas mais indicadas são as que levam conversor e cartuchos internacionais. São mais limpas e não dão tantos problemas. As chinesas Hero, Duke, Baoer e Jinhao são uma boa aposta. Canetas muito baratas, bonitas e geralmente bem construídas. Claro que podem sair umas melhor que as outras, mas também com 20 euros podes comprar um lote variado dessas canetas de uma só vez.

Na mesma linha, existem (até localmente) canetas Parker mas um pouco mais caras e algumas canetas indianas como a Serwex MB.

Estas são as canetas mais user friendly, depois existem aquelas canetas que não têm conversor nem podem levar recargas. Na minha opinião, mais vale fugir destas canetas a início pois requerem mais manutenção e cuidados.

Desaconselho canetas com enchimento por saco, pois são as mais complicadas de manter e limpar.

Existem canetas denominadas de eyedropper que não têm qualquer mecanismo de enchimento. Verte-se tinta para o corpo da caneta, coloca-se silicone à volta da rosca e fecha-se. São canetas muito simples e baratas, mas algo trabalhosas de encher e podem dar problemas de caudal de tinta (são sensíveis a vácuo e temperatura).

Existem algumas canetas indianas muito bonitas, feitas em ebonite (borracha endurecida), com este tipo de enchimento (eyedropper) e com um preço perto daquilo que queres gastar.

Por fim existem as canetas de pistão que mais não são que canetas com um conversor integrado que não pode ser removido. Estas são as que dão menos problemas, são mais complicadas de limpar que uma caneta com conversor e podem sofrer de problemas de caudal como as eyedropper, mas levam mais tinta que uma caneta com conversor.

Neste último tipo de canetas posso recomendar as Reform (que se podem comprar NOS), as Pilot (78G), as Dollar 717i (paquistanesas) e várias canetas indianas (como as Serwex), mas estas com qualidade de construção/acabamentos que não costuma acompanhar a das anteriores.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #188 on: June 20, 2014, 08:35:54 pm »
0
O sistema de abastecimento mais enaltecido atualmente pelos "entendidos", é o denominado PISTON FILLER. É um sistema muito utilizado por canetas de alto custo, como Pelikan Souverän, Montblanc 146 e 149 etc.

É um sistema que utiliza o próprio corpo da caneta como reservatório de tinta. Funciona desrosqueando um manípulo que é a extremidade do corpo da caneta. Ao desrosquear esse manípulo que tem uma rosca de passo fino, o êmbolo interno desce rapidamente até o ponto inferior do curso, pois o passo da rosca do êmbolo é bem maior que o passo do manípulo. Mergulha-se a pena no tinteiro e rosqueia-se novamente o manípulo, o que força o êmbolo a subir, succionando a tinta.

Os defensores do sistema, alegam sua alta capacidade de tinta... Mas isso é relativo. Tal sistema desperdiça uma enorma quantidade de espaço interno da caneta com o mecanismo propriamente dito, sobrando pouco espaço útil para a tinta. Como a dependência do volume de um cilindro (o corpo) é linear para o curso do êmbolo e quadrática para seu diâmetro, o sistema "piston filler" só tem alta capacidade em canetas de grande diâmetro ("gordas").

Outra grave desvantagem desse sistema, está no fato de que se a caneta sofrer uma queda e ocorrer uma rachadura no corpo, a tinta vazará inutilizando a caneta. A solução nesses casos, é substituir o corpo, o que nessas marcas citadas acima, NUNCA SAI BARATO.

O sistema Cartucho/Conversor, é na prática o melhor da atualidade, pois se um conversor apresentar defeito ou quebra, sua substituição além de barata, pode ser feita pelo próprio usuário sem necessidade de conhecimentos ou ferramentas especiais.
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #189 on: June 20, 2014, 08:56:59 pm »
0
Já tive alguns conversores, mas minha preferência sempre foi para cartuchos, que recarrego facilmente com uma seringa.
But the tigers come at night

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #190 on: June 20, 2014, 09:18:23 pm »
0
Aproveitando que se está a falar em conversores, dou preferência àqueles que funcionam por rosca. Têm um funcionamento mais suave e são mais precisos.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #191 on: June 20, 2014, 10:07:22 pm »
0
Muito obrigado edulpj e FML pelas sugestões e pela aula!! :D :D Já aprendi mais um pouco.

Sim em relação ao sistema de enchimento por saco, que é a que tem a Parker 21 penso eu, é realmente um pouco mais chato de limpar etc. A sugestão de conversor e cartuchos internacional será o mais indicado até para algo que será para o dia-a-dia.

Realmente gostei bastante da Hero 5020, parece-me bem construida, é bonita, gosto bastante de ser em aço inox e para já pelo preço é óptima. Também gostei da Dollar 717i, lá está por 20 €, por exemplo, consegue logo umas poucas canetas!

Bem, já não me chegavam o Barbear Clássico e os relógios, agora são as canetas também!! ;D ;D

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda!!

P.S.: já agora, e sem querer entrar muito em off topic, o que acham sobre a Waterman e em particular a Hemisphére?



P.S. 2: e agora pensando no assunto, quem sabe se a Mangrove também não poderá vir a ter bolsas para canetas também!! ;)
« Last Edit: June 20, 2014, 10:15:36 pm by audax »

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #192 on: June 20, 2014, 10:25:38 pm »
0
Tenho que me policiar... venho aqui partilhar minha aquisição recente da Lamy, e começo a ler, ler... quando percebo estou comprando uma Hero 5020  :P

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #193 on: June 20, 2014, 10:37:05 pm »
0
Tenho que me policiar... venho aqui partilhar minha aquisição recente da Lamy, e começo a ler, ler... quando percebo estou comprando uma Hero 5020  :P

É preciso ter cuidado sim!! :D Desta vez a culpa foi minha, pois fui eu que perguntei!! :D E também já comprei a Hero 5020!! :P

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #194 on: June 20, 2014, 10:55:18 pm »
0
As Dollar por serem de plástico não transmitem a mesma sensação de qualidade que a maior parte das chinesas transmite por serem de metal e pesadas.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal