Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
É um sabão de barbear bem conhecido, de grande qualidade, com reputação bem consolidada nos fóruns internacionais. Produzido pela Valobra, empresa fundada por Virgílio Valobra, em 1903, na cidade de Génova. Ainda hoje a valobra produz os seus sabões e sabonetes de forma artesanal, usando os mesmos métodos e técnicas artesanais que remontam ao século XVIII. A escolha de Génova não foi por acaso - a proximidade de um porto de mar permitia o acesso às matérias primas necessárias - que nessa altura não eram fáceis de obter. Por exemplo, o óleo de coco usado no fabrico dos seus produtos ainda hoje provém da mesma ilha do Índico de onde provém há mais de 100 anos.
Para esta review, vou usar um "formato" roubado ao nosso fórum-irmão, o foroafeitado.
1 - Formulação:
Como sou preguiçoso, tratei de fotografar a embalagem... eh, eh!
Trata-se, portanto, de um sabão de base vegetal, que contém também glicerina. Não se vislumbram ingredientes mais "exóticos" como sebo, lanolina, manteiga de karité, aloé, etc. No entanto, isso não é necessariamente sinónimo de boa ou má qualidade... existem produtos com este tipo de ingredientes que tem um desempenho inferior, e outros que não tendo estes componentes, têm um excelente desempenho.
Tão-pouco se vislumbram ingredientes como parabenos, sorbatos, benzoatos, propilenoglicóis, SLS, corantes ou conservantes, o que deve agradar a quem seja alérgico a esses componentes, ou simplesmente aos mais quimiofóbicos.

Pessoalmente, não sou uma coisa nem outra, mas confesso que também me agrada.
2 - Apresentação:
É um sabão mole, ou um creme endurecido, como preferirem.

É moldável e adapta-se bem a qualquer recipiente onde o queiram colocar. A embalagem contém 150g e é muito simples: embalagem de cartão, na qual vem o sabão embrulhado e protegido por várias camadas de papel. Faz lembrar uma embalagem de manteiga!

Pessoalmente, acho a embalagem muito "
vintage", o que me agrada. Além disso, é muito "
eco-friendly", pois não tem qualquer tubo, recipiente de plástico ou outro desperdício. E é "
eco-friendly" não porque tal esteja na moda, mas apenas porque a embalagem é a mesma desde há muitos, muito anos atrás.
3 - Duração:
Não faço ideia... nunca acabei nenhum sabão! Apesar de ser um sabão mole, uma pequena quantidade basta para produzir espuma abundante. Certamente dura mais que qualquer creme em tubo. Consigo prever, no mínimo, uns 2 a 4 meses de uso consecutivo.
4. - Carga de sabão:
Muito fácil. Como é um sabão mole, bastam umas voltinhas com o pincel à superfície para carregar o pincel com a quantidade necessária. Não há qualquer necessidade de colocar o sabão de molho ou de humedecer previamente a superfície do mesmo.
5 - Capacidade para formar espuma:
Muito boa. Facilmente se consegue uma espuma de qualidade. Não há dificuldades neste aspecto.
6 - Rácio agua/sabão:
Permissiva. É um pouco guloso por água, logo podemos começar com o pincel mal escorrido, levando já alguma água. Por norma, costumo começar sempre com o pincel bem escorrido, e neste caso, tenho que juntar bastante água. E facilmente se pode adaptar a quantidade de água de forma a obter uma espuma mais ou menos espessa, ao gosto de cada um, sem comprometer.
7 - Qualidade da espuma:
Muito boa, densa e cremosa, como gosto.

Não cai nem seca com facilidade, é uma espuma bastante duradoura.
8 - Protecção e deslize:
Muito boa. É um dos seus pontos fortes. A lâmina desliza sem problemas e dá uma sensação de protecção muito boa.
9 - Sensação na cara:
Boa. É uma sensação neutra, não se sente qualquer sensação refrescante, mentolada ou outra, no entanto proporciona um escanhoado bastante confortável e apurado. Existe uma versão deste sabão que contém mentol em vez de amêndoa, com um efeito refrescante típico do mentol.
10 - Hidratação e sensação após barbear:
Muito boa. Outro ponto onde este sabão é fortíssimo. E é talvez a sua característica mais surpreendente, pois não tem sebo, lanolina, karité, aloé ou outros componentes do género. É um sabão que cuida muito bem a pele e a deixa bem hidratada. Ao ponto de, por vezes, quando o utilizei, até me ter esquecido de colocar ASB, pois nem senti necessidade de tal.
11 - Aroma:
Amêndoa, como é típico de tantos cremes italianos. Para quem goste do aroma, é um must. O sabão em si tem um cheiro semelhante ao massapão. A espuma tem um aroma ligeiro e puro a amêndoas (doces? amargas? sei lá, as amêndoas que se põem nos bolos!).

Pessoalmente, é um aroma que me agrada muito. Dá vontade de dar uma dentada, parece uma sobremesa!
12 - Preço:
Algures entre os €6 e os €8.
13 - Conclusão:
Um bom sabão de barbear, com muita qualidade, fácil de produzir espuma, com um preço justo e com uma quantidade que proporcionará muitos e bons escanhoados. Pode não ter o aroma mais sofisticado ou refinado, no entanto, de todos os que já experimentei, está entre o grupo dos que cuida melhor a pele.
Produto recomendado?
SIM! Recomendadíssimo. Pessoalmente é um dos sabões de que mais gostei até hoje. Um exemplo perfeito de que um produto eficaz e de grande qualidade não tem necessariamente que ser caro ou conter componentes exóticos.