Author Topic: Bushcraft & Sobrevivência  (Read 18259 times)

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Bushcraft & Sobrevivência
« on: March 24, 2014, 03:37:05 pm »
0
Este é outros dos meus hobbies... venho partilhar convosco.





Bushcraft:
"...actividade cuja tradução mais livre para o português seria "artes do mato". Engloba todo um conjunto de técnicas e capacidades de sobrevivência, adaptação e acção sobre o meio natural que já fizeram parte do passado e tradição humana em várias culturas mas tem vindo a cair no esquecimento da população em geral, quer por falta da sua prática, quer por serem consideradas por alguns como ultrapassadas e desnecessárias..."

Desenvolvimento aqui


A "sobrevivência" está directamente ligada ao Bushcraft, uma vez que os materiais e técnicas adquiridas vão fazer aumentar a possibilidade da mesma.








Bug-Out-Bag (Kit de Sobrevivência):

"é geralmente utilizado para o auxiliar numa situação de emergência e permitir que sobreviva por três dias. Muitas pessoas montam a sua mochila para sustentá-los por muito mais do que três dias, mas existe sempre um limite para o que pode carregar às costas e o objetivo de três dias é sempre um bom ponto de partida."

Existem coisas básicas que devem fazer parte deste kit (mochila). Fica obviamente ao critério de cada um, mas á pontos fulcrais que não devem de maneira nenhuma ser esquecidos:

- Água
- Comida
- Roupa
- Abrigo
- Kit Primeiros Socorros
- Arma
- Equipamento Básico

Este ultimo está sublinhado por uma razão. Se qualquer um dos anteriores pode ser eliminado, dentro do Equipamento Básico existem as seguintes que são obrigatórias:

Equipamento de Chuva - Pelo menos 2 formas de se manterem secos à chuva. Poncho e casacos são o ideal em conjunto com a tenda/abrigo.

Fogo - Um mínimo de 3 formas diferentes de fazer fogo.

Cozinhar - O mínimo aqui é um pequeno pote/copo grande para ferver água, tanto para beber como para comer as refeições secas/congeladas. Se tiveres um pequeno fogão e combustível ainda melhor.

Iluminação - Pelo menos 2 lanternas confiáveis e um conjunto extra de baterias para cada uma.

Faca de Sobrevivência - A ferramenta mais usada e mais versátil do nosso Bug Out Bag é a nossa faca de sobrevivência.




A minha BOB (Bug-Out-Bag) está em constante actualização, seja para alterar/acrescentar/remover medicamentos e comida, como para introduzir algum item que acho que deva fazer parte. A listagem acima não é "estanque", uma vez que cabe a cada um adapta-la a vários factores, nomeadamente o local, geografia, condições meteorológicas, entre outros.
Não sou um obcecado pelo "fim do mundo" nem nada que se pareça, mas gosto de estar minimamente preparado para alguma eventualidade ou catástrofe.
Mais logo vou detalhar os itens que fazem parte da minha, e vou postar algumas fotos.

Espero que gostem!





Descrição das ferramentas de corte/outros da minha Bug Out Bag:

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6610.msg188671#msg188671




(Continua...)











Fontes:
http://www.bushcraft-pt.org/
http://www.preparado.pt/
www.prepperforums.net
« Last Edit: March 26, 2014, 01:05:58 pm by goaman »
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #1 on: March 24, 2014, 03:42:39 pm »
0
 Nunca fiz essa variante. Mas sempre gostei de campismo selvagem e em autonomia. Também tenho bastante equipamento para esse tipo de coisas, mas usei-o sempre mais em montanha. Já fiz o pico mais alto de Marrocos e já estive perto do campo base do Evereste.

 Já agora em Portugal onde é que se arranja material para fazer fogo de maneira mais alternativa ?

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #2 on: March 24, 2014, 03:49:24 pm »
0
Existem várias, eu costumo comprar (passo a publicidade) aqui, uma vez que posso ir lá pessoalmente. Mas numa pesquisa rápida no google aparecem várias opções cá em PT, ou mesmo na EU.
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #3 on: March 24, 2014, 03:55:40 pm »
0
"Ex"-escuteiro aqui. Também não sou um dos maluquinhos das armas ou dos "Zombie-Apocalypse", mas a máxima "Be Prepared" sempre foi importante na minha vida, em diversos aspectos...

Não tão "hardcore" quanto o Bushcraft, tens uma outra "mania" muito em voga de momento nos EUA e resto do mundo que é o EDC (EveryDay Carry). Apesar de muitas vezes exagerado, dá algumas boas ideias para teres contigo algumas coisas básicas e úteis no dia a dia...
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #4 on: March 24, 2014, 03:57:20 pm »
0
Interessante, goaman!

Tenho duas perguntas:

1) Que arma você porta nessas aventuras?

2) O que está saindo de bom dessa panela? Chocolate quente com marshmallow?  :P

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #5 on: March 24, 2014, 04:03:31 pm »
0
Não tão "hardcore" quanto o Bushcraft, tens uma outra "mania" muito em voga de momento nos EUA e resto do mundo que é o EDC (EveryDay Carry). Apesar de muitas vezes exagerado, dá algumas boas ideias para teres contigo algumas coisas básicas e úteis no dia a dia...

Conheço perfeitamente, e faz parte de toda a "ideia" do estar preparado. Uma lanterna, uma navalha e mais alguns itens tenho sempre por perto, seja no carro, no trabalho ou em casa. A BOB é como se fosse o "passo" acima do EDC.

Interessante, goaman!

Tenho duas perguntas:

1) Que arma você porta nessas aventuras?

2) O que está saindo de bom dessa panela? Chocolate quente com marshmallow?  :P

1 - Apenas faca de mato e alguns canivetes para algumas operações mais simples. Qualquer problema eu derrubo e finalizo!!!  ;D ;D ;D ;D

2 - Não faço ideia! Tirei a foto do google!!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #6 on: March 24, 2014, 04:31:13 pm »
0
Qualquer atividade que imerge o humano na natureza conta com meu apoio  ;)

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #7 on: March 24, 2014, 04:41:50 pm »
0
Para vosso divertimento, aqui deixo as fotos de uma pequena bolsa com que carrego diariamente no cinto (excepto quando estou de fato) com uma pequena lanterna e canivete suiço.

Por favor, concedam-me algum desconto, visto esta ter sido a minha primeira experiência com cabedal - na altura não tinha quaisquer conhecimentos ou experiência e a única ferramenta era um X-Acto e um garfo adaptado... Mas cumpre a sua função e acompanha-me sempre, todos os dias. Nem imaginam o jeito que dá termos uma pequena lanterna ou um pequeno suiço sempre à mão.


5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #8 on: March 24, 2014, 05:42:49 pm »
0
Muito legal, tenho alguns cursos de trenamento na mata, gostei muito, mas não consigo integrar a minha rotina.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #9 on: March 24, 2014, 06:01:01 pm »
0
Fui escoteiro na infância e adolescência e aprendi muito de bushcraft! Na semana passada chegou um Victorinox muito bom! Essa bolsa do phoenix daria o maior jeito!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #10 on: March 24, 2014, 06:11:24 pm »
0
Este goaman é muito louco, no bom sentido ;D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #11 on: March 24, 2014, 06:15:13 pm »
0
Este goaman é muito louco, no bom sentido ;D


 ;D ;D ;D ;D ;D

Sabes que uma parte da minha descoberta do wetshave, veio exactamente do bushcraft, quando comprei lâminas DE para fazer parte da BOB!
Existem muitas utilidades para as mesmas, desde fabrico de armas a pequenos utensílios de corte!!
« Last Edit: March 24, 2014, 06:18:16 pm by goaman »
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #12 on: March 24, 2014, 08:59:57 pm »
0
"Ex"-escuteiro aqui. Também não sou um dos maluquinhos das armas ou dos "Zombie-Apocalypse", mas a máxima "Be Prepared" sempre foi importante na minha vida, em diversos aspectos...

Não tão "hardcore" quanto o Bushcraft, tens uma outra "mania" muito em voga de momento nos EUA e resto do mundo que é o EDC (EveryDay Carry). Apesar de muitas vezes exagerado, dá algumas boas ideias para teres contigo algumas coisas básicas e úteis no dia a dia...

Não vou tão longe, mas gosto de ter os meus "brinquedos", como o obrigatório Victorinox ou uma lanterna decente (Led Lenser T7). Aliás, toda a gente acha estranho eu andar com uma lanterna (micro, obviamente) na chave do carro. A verdade é que já deu jeito, e sempre faz mais falta que andar a fazer publicidade à marca/stand ;)
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #13 on: March 24, 2014, 09:17:39 pm »
0
Não vou tão longe, mas gosto de ter os meus "brinquedos", como o obrigatório Victorinox ou uma lanterna decente (Led Lenser T7). Aliás, toda a gente acha estranho eu andar com uma lanterna (micro, obviamente) na chave do carro. A verdade é que já deu jeito, e sempre faz mais falta que andar a fazer publicidade à marca/stand ;)

Sem dúvida! Na minha mochila sempre tenho Um Victorinox e uma laterna. Aliás, o Victorinox já me salvou de algumas!

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Bushcraft & Sobrevivência
« Reply #14 on: March 24, 2014, 09:33:23 pm »
0
Então, e costumas fazer isto no Inverno?... :P

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal