Terça-Feira - Abril - 2014
Estou apaixonado:

Hoje quebrei um monte de mitos que se haviam formado na minha cabeça.
Comecemos pelo sabão, estava algo apreensivo em relação a como sairia a espuma à primeira tentativa. Deixei o sabão e o pincel de molho algum tempo, não foi muito, imaginei que devia usar um pincel com alguma firmeza para sacar uma boa espuma na tigela, por isso escolhi o Semogue Barbear Clássico mistura.
Escorri o pincel e às primeiras voltas no sabão dentro da tigela dei por mim a esboçar um sorriso, a proto espuma começou logo a formar-se e o pincel estava a carregar bem. Juntei umas gotas de água e passei para a tigela e saquei a espuma mais fantastica que consegui até hoje, se, dramas sem chatices impecável. Mito número 1 e 2 desfeitos. O segundo quebrou-se quando comecei a fazer a espuma, estava à espera do cheiro a "sovaco de ovelha" de que tanto tinha lido e afinal o sabão liberta uma aroma que não é intenso mas não é nada desagradável, antes pelo contrario.
Após ter instalado uma Gillette Platinum na Futur, lâmina que me serve de comparação às outras porque uso há muitos anos na navalhete, comecei a fazer a barba com a primeira ajustável da minha vida. A primeira evidencia é o agarre e a textura do escovado que é quase aveludada, não consigo explicar melhor que isto, nota-se que o material é bom.
Quando rodo o ajuste de exposição da lamina o que tinha lido e era meu receio também não se verificou, ou seja, não há dificuldade nenhuma em rodar do 1 para o 6 é tudo fluido, não sei se por obra do Gil
aka lamina, se devido à Merkur ter escutado as reclamações dos clientes e ter emendado a mão.
Começo o escanhoado e apercebo-me do tal som característico desta maquina, o cabeço-te, que é grande e aberto, parece que funciona como uma câmara de ressonância e a lamina como está bastante liberta vibra bastante e imite um som particular, diria que é a banda sonora Merkur Futur.
Com a confiança em alta, porque nunca tive problemas com a Merkur 25C, que foi a primeira SR que tive e é muito suave e nunca me sangrou, da primeira passagem de desbaste no 1, passo logo para o 3, estou ansioso por ver a verdadeira capacidade de uma ajustável. Assim faço a segunda passagem no mesmo sentido Norte-Sul e sente-se logo mais a lamina e tem de se mudar o ângulo, mas gosto da experiência, gosto tanto que na terceira passagem de Este para Oeste mantenho o ajuste e a atrevida sacou-me logo a parte de cima de uma pequena borbulha na zona do queixo e fez sangue. Ainda fiz uma outra passagem de Sul para Norte, mas desta vez já a usar o ajuste 1. É portanto uma atrevida que requer uma nova curva de aprendizagem e um bocado mais de humildade e que os preliminares sejam bem feitos
Fiz o melhor barbear até hoje, com um pouco de irritação mas gostei mesmo muito da maquina, impõe respeito, faz-se sentir o peso dela, se na 25C não é preciso aplicar muita pressão, aqui é só encostar e deixar a gravidade fazer o resto.
O ASL e o ASB da Speick são produtos também de topo, agradou-me o bálsamo ter um aroma bem mais intenso que o after shave, saltaram para o topo da minha escala de preferências que também ainda não é muito variada nem complexa.
Desculpem o testamento mas...