Author Topic: Protocolo para um barbear perfeito  (Read 4521 times)

Offline lippe_07

• Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • Respect: 0
    • Email
Protocolo para um barbear perfeito
« on: April 08, 2014, 05:05:48 am »
0
Antes de começar a ler esse fórum eu tomava como procedimento o seguinte:

1 - Limpeza da pele com um sabonete antisséptico;
2 - Aplicação de um produto para regular o PH da pele;
3 - Creme de barbear;

Pós barba;

1 - Aplicação de produto para retirar os resíduos de espuma na pele;
2 - Aplicação do pós barba.

Contudo agora tenho alguns questionamentos. Seria plausível adicionar na preparação da pele uma esfoliação seguida de hidratação após o uso do sabonete?
A esfoliação não irá agredir ainda mais a pele, visto que posteriormente a lâmina fará o mesmo?

Agradeço a atenção e parabenizo o idealizador desse fórum!!É fantástico o material disponível!!

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Protocolo para um barbear perfeito
« Reply #1 on: April 08, 2014, 01:15:28 pm »
0
Eu sou o exemplo extremo dos que defendem o não uso de pré-barba.

Nem água uso e não sinto falta nenhuma.

Faço a espuma e aplico diretamente no rosto. Deixo um minuto, tiro esta espuma e aplico uma nova camada. Esta sim será usada para a primeira passagem e aí sigo o escanhoado normalmente.

Mas cada um sabe o que é melhor.
But the tigers come at night

Offline guest5676345

• Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #2 on: April 08, 2014, 02:08:53 pm »
0
Antes de barbear lavo sempre a cara com sabonete de glicerina ou sabonete de alcatrao.

Muitas vezes o sabonete é aplicado na cara com o pincel com que me vou barbear, assim amacio sempre o pincel.

Retiro essa espuma do sabonete, lavo o pincel e faço uma boa espuma de creme ou sabão de barbear  e faço o escanhoado.

Como geralmente me barbeio à noite o pos barba que uso é agua.

Todo o escanhoado é feito com agua fria, tanto a lavar a cara, como entre passagens, como no final do escanhoado. Depois um banho com agua morna e agua fria novamente na cara e a espuma de conforto aplicada com as maos e massajada.

No final so uso agua fria para retirar a espuma. Se tiver usado um creme com mentol, é uma sensação maravilhosa na cara.

After Shave so no dia seguinte antes de sair de casa :)

Tenho tido resultados excelentes a fazer o que descrevi, tanto em hidritação da pele, bem estar da pele, deslize da lamina e o que menos me importa que e a durabilidade da lamina.

Qualquer coisa, disponham.

Offline lippe_07

• No fio da navalha
    • Email
« Reply #3 on: April 08, 2014, 04:07:00 pm »
0
Obrigado pelos comentarios!!

Ainda tenho varias dúvidas, pois muitas coisas nao sao logicas pra mim, mas tudo que ando lendo ja abriu bastante a minha mente.

Eu sou barbeiro e minha preocupacao em nao prepara a pele antes do barbear é se a pele do cliente suporta isso que voces me apresentaram.Como é a pele e a barba de voces?
Desculpe os erros.Digitar no meu celular é quase uma missao impossivel!!
Hahaha

Offline guest5676345

• Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #4 on: April 08, 2014, 04:30:10 pm »
0
Cada um tem uma pele diferente de outro, o que é bom para mim, pode ser muito mau para ti.;)

Offline Colcurinho

• Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • Respect: +16
« Reply #5 on: April 08, 2014, 05:40:43 pm »
0
Eu diria que esse produto que utilizas para regular o PH da cara e o outro para retirar os resíduos da espuma serão provavelmente desnecessários. Eu mantenho as coisas simples e dou-me bem.

O meu procedimento é:
i) lavar a cara com sabonete (égua temperatura ambiente)
ii) secar a cara
iii) fazer a espuma com água morna/quente em tigela ou mão e aplicar na cara (que está seca)
iv) fazer a barba com água fria (lâmina fria para evitar as irritações)
v) passar a cara por água fria
vi) pedra-hume
vii) bálsamo

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #6 on: April 08, 2014, 05:52:53 pm »
0
Confrade, em breve vais ver que, cada um faz a coisa como lhe convém e não existe um método certo ou errado. O que serve para mim, pode não servir para você.

No entanto, para a maioria das pessoas, acredito que o método que descrevo NESSE TÓPICO vai servir mais do que bem. Eu sou afortunado de não depender do Shaving Made easy, e posso usar água quente e pré-barbas se assim quiser, embora sejam supérfluos.

Agora, no pós-barba, é sempre uma boa ideia usar um produto para remover o acúmulo de sabão nos poros, como Thayers e congêneres, antes de aplicar o pós-barba. Não faz mal à ninguém.

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #7 on: April 08, 2014, 06:57:52 pm »
0
Sou contra "protocolos" no barbear! Cada dia é um dia, podemos fazer de maneiras diferentes, com materiais diferentes e obter ótimos resultados! O que não podemos é "engessar" a vida! Acordar as 7:30, tirar os chinelos de debaixo da cama, ir ao banheiro urinar, lavar o rosto, secar o rosto, olhar no espelho.... Se não for absolutamente natural, nos transformamos em meros autômatos e o prazer de viver vai para as cucuias!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Stützel

• Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
« Reply #8 on: April 08, 2014, 07:29:21 pm »
0
No começo ao iniciar nesta arte, nesta causa, acho que se deve seguir um protocolo, sim!! Visitei quase todos os tópicos, pratiquei muitas dicas, eu já vinha de uma boa experiencia com o navalhete, mas nada conhecia de métodos e produtos, para que eu pudesse achar um eixo e aprimorar as técnicas, segui todos que li, hoje tenho meu modo, mas aprendi com quem entende, e seguindo o principio do começo.

Lavagem do rosto, pode ser negligenciado, mas deve ser feito, mesmo que seque depois, e passe a espuma no rosto a seco.

A espuma vai do fregues, na Tijela ou direto no rosto, ele tem que ser hidratada, deslizante e protetora.

O aparelho para começar não pode ser agressivo, tornara a experiencia mais dolorosa e difícil.

O comportamento da pele durante e depois do escanhoado e muito individual, incluindo as variáveis dos produtos a serem usados.

O fechamento dos poros logo apos o escanhoado e fundamental, para prevenção de irritações e inflamações, e maior cicatrização das micro-lesões.

Dai para frente e conhecer produtos novos, dar chance a novas experiencias e fazer o escanhoado para maneira que nos de prazer, para que não fique chato e repetitivo a cada dia.

Offline lippe_07

• No fio da navalha
    • Email
« Reply #9 on: April 08, 2014, 08:09:53 pm »
0
Uso o protocolo com intuito de quebra-lo, mas entendi o teu ponto de vista e a tua preocupacao!!

Eu faco a barba dos meus clientes sempre com o intuito de curar os pelos  encravados (foliculite).Acho o pre barba essencial pois a nao higienizacao colabora com a foliculite.
Qual produtos voces indicariam para remover totalmente  o creme?

Obrigado novamente!

Obs: Para a cura da foliculite uso ozonio e alta frequencia!!

Offline brunofontes

• Affair com uma British Aristocrat
    • Restaurantes no Centro do Rio
« Reply #10 on: April 08, 2014, 08:43:49 pm »
0
Protocolo é difícil, além de variar de rosto pra rosto, pode variar de dia pra dia.

Comigo é assim, algo que funciona hoje não necessariamente funciona amanhã. Demorei muito a entender isso. Eu nunca tenho certeza se meu barbear vai ser bom. Claro que com o tempo eu consegui eliminar as coisas que fatalmente dão problema, mas as que sobram sempre tem o risco.

Se o barbear puder ser mais ou menos, sem necessidade de contra-pelo, eu consigo um bom resultado. Se precisar da pele mais limpa aí complica. Isso geralmente vai ter um preço.

Se ao acaso acontecesse deu precisar de um BBS, aí fatalmente eu iria com o pescoço e bigodes vermelhos de irritação e pequenos cortes.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #11 on: April 08, 2014, 11:37:17 pm »
0
Protocolo é difícil, além de variar de rosto pra rosto, pode variar de dia pra dia.

Comigo é assim, algo que funciona hoje não necessariamente funciona amanhã. Demorei muito a entender isso. Eu nunca tenho certeza se meu barbear vai ser bom. Claro que com o tempo eu consegui eliminar as coisas que fatalmente dão problema, mas as que sobram sempre tem o risco.

Se o barbear puder ser mais ou menos, sem necessidade de contra-pelo, eu consigo um bom resultado. Se precisar da pele mais limpa aí complica. Isso geralmente vai ter um preço.

Falei exatamente isso, mas com outras palavras!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline ZECA

• Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
« Reply #12 on: April 09, 2014, 02:00:03 am »
0
[...]
Qual produtos voces indicariam para remover totalmente  o creme?
[...]
Água fria (Morna no inverno).
O creme de barbear é totalmente solúvel em água,
portanto não há necessidade de "algo mais" para esta
etapa.
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Offline Stützel

• Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
« Reply #13 on: April 09, 2014, 02:48:15 am »
0
Para retirada de resíduos, que ficarem a pele,  talvez o "Thayers".  ???

Offline Danny

• Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
    • Email
« Reply #14 on: April 10, 2014, 03:33:54 pm »
0
No pouco tempo de estrada que tenho meu camarada, durante o banho eu esfolio o rosto com o Deep Clean Energizing (faço dia sim, dia não). Acho que tem uma lógica que a lâmina encontrará mais facilidade com o rosto limpo e comigo funciona.
Porém, acredito muito no "efeito placebo" dentro do barbear clássico. Até pensei em criar um tópico pra falar disso, mas vai aqui mesmo, aproveitando seu tópico meu caro colega ;D
Eu, por exemplo, sou do tipo que nota muito pouco as mudanças a medida que se experimenta novos produtos. Lâminas, por exemplo, as reconhecidamente ruins, tudo bem, mas a média geral vc quase não nota diferença. O esfoliante, no meu caso, noto diferença. Mas se eu não usar?!? Talvez não faça tanta, entende?! O "placebo" é isso, vc tomar uma comprimido de açúcar sem saber que é e achar que está melhor por causa disso. No barbear, as vezes você usa uma toalha quente, o barbear fica melhor, e vc nem repara que foi o sabão, ou a técnica ou mesmo um simples pincel, e continua a achar que foi a bendita toalha ;D
Pra mim, existem pilares fundamentais no barbear:
- água quente ou fria
- creme ou sabão
- pós-barba
Porque digo isso? Porque dá pra fazer a barba bem com aparelho, lâmina, pincel sem serem os melhores, minha opinião e em causa própria.
Dá pra fazer barba bem com água quente se sua pele só fica bem com fria?NÃO
Dá pra fazer barba bem feita sem um creme ou sabão razoáveis? Até dá, mas vai depender demais do pós-barba, que no meu caso até pomada cicatrizante eu já usei e as vezes uso..
Então pra mim, o fundamental é isso, o resto ajuda (muitas vezes, muito), mas como estou iniciando, acredito que como vc caro confrade, é tudo questão de uso variado dos produtos e técnicas. E pra mim é bastante difícil avaliar o que está e o que não está fazendo diferença, entende?!
Exemplo: desde que passei pro barbear clássico, parei de ter inflamação que sempre tinha quando do contrapelo. Se eu fizer só a favor fica "meia boca". Só que ultimamente tem aparecido pequenas espinhas etc. Isso pode ser um zilhão de coisas  ;D Pode ser pedra hume, pode ser o creme (que não estava acostumado), pode ser o pós.. Pra mim é difícil saber..
Te aconselho a descobrir o fundamental primeiro: água quente ou fria.
A partir daí, bastante calma para testes (eu por exemplo sou ansioso, então sofro  ::) ;D) Dê tempo à sua barba, dia sim, dia não ou até mais se sentir irritação etc.
No mais boa sorte meu amigo 

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal