Author Topic: Barbeiros do mundo - India e Nepal  (Read 2951 times)

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Barbeiros do mundo - India e Nepal
« on: April 11, 2014, 03:24:16 am »
0
 Numa das minhas viagens passei pelo Nepal e na capital Katmandu, um pouco por todo o lado, encontram-se este tipo de barbeiros de rua.

 Apreciem bem esta técnica de navalhete, o ângulo, a pressão e a maneira de agarrar a navalhete e trabalhar com a lâmina é perfeita:

 <a href="http://www.youtube.com/watch?v=cSfPL3gB22c" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=cSfPL3gB22c</a>

 Reparem que aos 2:27 ele passa com a lamina por cima de uma borbulha e não há sangramento. Isto é o nível de mestre do barbear à navalhete.

 Apercebi-me disto também, uma barbearia não presta só o serviço de fazer a barba e o cabelo. É também um local de bem-estar/massagista:

 <a href="http://www.youtube.com/watch?v=0lp2lnH6Gk8" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=0lp2lnH6Gk8</a>

 Gostei muito da atitude de oferecer ao barbeiro a maquina de cortar cabelo. Esta gente é tão simples, tão genuína e tem tão pouco.

 Subscrevi o canal do Youtube e vou devorar o resto. muito interessante mesmo.

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #1 on: April 11, 2014, 03:57:34 am »
0
Me amarrei  ;)

Offline ZECA

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 993
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #2 on: April 11, 2014, 04:52:16 am »
0
Obrigado Nuno, por compartilhar este
interessante achado.  ;)
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #3 on: April 11, 2014, 09:46:39 am »
0
Muita leveza na mão... impressionante!

Obrigado pela partilha, Nuno.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #4 on: April 11, 2014, 10:09:23 am »
0
...e não acredito que usem as "mariquices" que nós usamos, como sabões ou laminas XPTO. :P
« Last Edit: April 11, 2014, 10:42:11 am by Caramelo »

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #5 on: April 11, 2014, 10:28:38 am »
0
Estiveste no Nepal? Um professor meu também esteve e disse que o lixo nas ruas é assustador, parece coisa de outro mundo. Faz-nos refletir sobre o assunto.

Mas isso de eles não terem acesso a produtos XPTO é bem verdade. Também secalhar devamos refletir todos  ;D
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #6 on: April 11, 2014, 10:28:59 am »
0
Há tempos eu acompanho o canal do Nomad Barber no YouTube e também no Instagram. É uma série muito interessante. Ele esteve na América Latina recentemente, mas ainda não postou nenhum vídeo.

Offline MASC

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • Respect: +2
    • Email
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #7 on: April 11, 2014, 11:18:04 am »
0
...e não acredito que usem as "mariquices" que nós usamos, como sabões ou laminas XPTO. :P
+1
Acredito que devem recorrer a produtos naturais que tenham á mão, que serão mais baratos.
 

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #8 on: April 11, 2014, 11:46:49 am »
0
Que maravilha meu parceiro.

Suavidade nas maos 10 e pressao 0.

Offline splendini

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 241
  • Respect: +4
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #9 on: April 11, 2014, 11:57:48 am »
0
Os vídeos são muito interessantes, como mera curiosidade, especialmente na revelação de uma sociedade muito diferente da nossa.
Nunca me poria nas mãos de um barbeiro daqueles. Nada tenho de preconceituoso nem nada me move contra aquelas pessoas, mas fico com a ideia de que a higiene não será dos aspectos mais valorizados...

Offline flip

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 92
  • Respect: +2
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #10 on: April 11, 2014, 12:12:00 pm »
0
Os vídeos são muito interessantes, como mera curiosidade, especialmente na revelação de uma sociedade muito diferente da nossa.
Nunca me poria nas mãos de um barbeiro daqueles. Nada tenho de preconceituoso nem nada me move contra aquelas pessoas, mas fico com a ideia de que a higiene não será dos aspectos mais valorizados...

Repare que aquelas peles não aparentam ressentirem-se dessa suposta falta de higiene.

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #11 on: April 11, 2014, 12:59:22 pm »
0
Não conhecia a série. Canal do youtube subscrito... ;)
Orlando

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #12 on: April 11, 2014, 01:45:48 pm »
0
 Eu fui ao Nepal em 98, fui com a intenção de fazer uma caminhada no parque natural de Sagarmatha, que para quem não conhece é o caminho que leva à cordilheira dos Himalaias e subsequentemente ao Evareste.
 
 Fui lá em 98 quando comecei a trabalhar e com pouco dinheiro. Era a viagem dos meus sonhos e organizada com um grupo de amigos e com o meu irmão com pouco dinheiro conseguimos estar por lá 3 meses.

 O choque cultural é óbvio para que nunca tinha saído da Europa. Mas não é avassalador, as pessoas são amigáveis e quase toda a gente fala Inglês, por isso é fácil estabelecer uma certa empatia.

 Não se vê assim tanto lixo nas ruas, pelos menos nas vias principais. É claro que os cheiros não são agradáveis nem a limpeza é a mesma por cá. Alias o facto de as vacas andarem na rua e ninguém lhes fazer mal não é grande ajuda.

 No entanto os Nepaleses são pessoas limpas e que privilegiam a higiene, de manhã da janela do hotel, que era alto, podia-se ver as mulheres a cuidar do cabelo numa rotina demorada.

 Eu não tinha receio de me colocar nas mão destes barbeiros, talvez não de num de rua é certo, mas os barbeiros lá têm muito trabalho. Há gente durante todo o dia aos seus cuidados.

 Também já fiz uma viagem de 4500 km até Marrocos e volta de carro e lá sim a higiene já deixa mais a desejar. Mas como é óbvio à pessoas e pessoas, nem toda a gente é igual e Marrocos é bem perto da Europa.

 Encontrei estes vídeos quando estava à procura de uma técnica que vi lá, que consistia em usar uma lamina, sem suporte para rapar uma cabeça.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #13 on: April 11, 2014, 01:55:49 pm »
0


 Encontrei estes vídeos quando estava à procura de uma técnica que vi lá, que consistia em usar uma lamina, sem suporte para rapar uma cabeça.

Em África isso é prática comum:

http://www.stevebloom.com/index.php?page=single&id=003782-SB1



I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Barbeiros do mundo - India e Nepal
« Reply #14 on: April 11, 2014, 02:01:04 pm »
0
 Sim eu tinha ideia que era pratica comum em África. O que vi no Nepal foi rapar uma cabeça com um cabelo bem crescido. Devia ser alguém que ia fazer uma peregrinação ou se queria dedicar a uma vida de santidade (Shadu).

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal