Que a Parker 51 foi a caneta tinteiro mais desejada de todos os tempos, ninguém duvida... Mesmo quando sua vida de projeto chegava ao fim, algumas surpresas ainda brotaram do ninho... O desenho mais conhecido da Parker 51, é o que ficou conhecido como Parker 51 Aerometric, que é formalmente chamada de Parker 51 Mk I (embora Mk I nunca tenha sido impresso na caneta).
Mais tarde, foi lançada a Parker 51 Mk II, que trazia como principal diferença a extremidade do corpo, que acabava reta, como nas Parker 61. O último modelo entretanto, ficou conhecido como Parker 51 Mk III, que era uma Mk II com tampa ligeiramente diferente. Na Mk III, a "jóia" da tampa (o aplique da extremidade) não existia mais. A tampa terminava com uma tampa metálica que não desrosqueava sem ferramentas especiais, exigência legal nos EUA, para que crianças não engolissem a pequena peça por acidente.
A última Parker 51 Mk III a sair da fábrica, curiosamente não foi fabricada nos EUA e sim na unidade industrial que a Parker teve no Brasil. Falo da Parker 51 Mk III, cuja última variante foi fabricada até 1976.
Na foto, essa última variante, a Parker 51 Mk III Flighter CT, com corpo e tampa em aço inoxidável escovado e adornos (clipe e acabamento da tampa) cromados.
