Author Topic: "Através" no pescoço ?!  (Read 3032 times)

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
"Através" no pescoço ?!
« on: May 19, 2014, 09:09:02 pm »
0
Pessoal, apenas uma dúvida básica que não achei nos tópicos e em nenhum vídeo (visto que vejo só contrapelo ou a favor):
- Vejo que por uma questão de princípio no BC, o ideal é que vá se retirando a barba passada por passada, preferencialmente no sentido do pelo, depois através (ou enviesado) e contra-pelo (alguns preferem..).
Tenho conseguido excelentes escanhoados até o limite da mandíbula, quando se inicia a parte de baixo/início do pescoço, ou seja, nas bochechas, bigode e abaixo do lábio consigo fazer o norte/sul, leste/oeste (ou oeste/leste) tranquilo, sem incômodos..
Porém não consigo fazer através (lado/lado) abaixo da mandíbula (começando no osso dela), na região do pescoço, nem nas laterais nem no gogó  ;D E não gosto de fazer contra-pelo porque sempre é agressivo demais em mim...
Existe naturalmente uma dificuldade de movimentação lateral da SR nessa região ou eu que realmente ainda não tenho técnica (ou sou um prego mesmo?!  ;D ;D ;D)
Obrigado de antemão ;)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: "Através" no pescoço ?!
« Reply #1 on: May 19, 2014, 09:16:02 pm »
0
É uma dificuldade de posicionar a máquina ou desconforto a fazer a barba?

No segundo caso, estude o sentido de crescimento do pelo e verifique se realmente não está a fazer algo mal como contrapelo. É o crescimento do pelo que deve ter como referência e não de cima para baixo, de baixo para cima, etc.

No primeiro caso, se você for magro, tente fazer papo encolhendo o queixo, girar a cabeça e puxar a pele com a mão para eliminar todos os locais de difícil acesso à lâmina.

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: "Através" no pescoço ?!
« Reply #2 on: May 19, 2014, 09:16:22 pm »
0
Já viste como é que os pêlos crescem no teu pescoço? Acho que estás a confundir o movimento em si com o sentido de corte. Dou-te o meu exemplo em que a minha barba na zona do pescoço chega a crescer de dentro para fora, isto é, os pêlos crescem na horizontal. Logo mesmo eu fazendo o movimento sul/norte estou na realidade a cortar "através" do pêlo. No entanto como só faço duas passagens, na segunda adoptei desde a umas semanas a técnica do J-hook para ajudar a retirar os mais rebeldes. Outra coisa que adoptei é usar a outra mão para repuxar a pele e dar uma maior superfície de corte à lâmina.
« Last Edit: May 19, 2014, 09:18:17 pm by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: "Através" no pescoço ?!
« Reply #3 on: May 19, 2014, 09:32:07 pm »
0
FML, acho que são as duas coisas, desconforto e dificuldade de posicionar a lamina. Tento esticar a pele etc, mas é difícil demais pra mim  :'( Já vi também o sentido do pelo, estou fazendo o certo..

O que seria essa "técnica do J-hook"?!

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: "Através" no pescoço ?!
« Reply #4 on: May 19, 2014, 09:36:18 pm »
0
FML, acho que são as duas coisas, desconforto e dificuldade de posicionar a lamina. Tento esticar a pele etc, mas é difícil demais pra mim  :'( Já vi também o sentido do pelo, estou fazendo o certo..

O que seria essa "técnica do J-hook"?!

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=TQco5PWc2JU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=TQco5PWc2JU</a>
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: &quot;Através&quot; no pescoço ?!
« Reply #5 on: May 19, 2014, 10:20:22 pm »
0
Tambem me debati com esse mesmo problema. Por qualquer motivo, a passagem lateral na zona do pescoço sempre foi problemática:  irritação, pequenos cortes, lamina a puxar o pelo. Então, um belo dia, ao ver um video do Geofatboy no youtube, reparei que ele não executa esse passo. Em vez de fazer a passagem esquerda/direita ou este/oeste, ele faz contra, repetindo a seguir se for preciso. Depois passei também eu a barbear-me assim. Se entretanto alguém me conseguir explicar uma solução para o problema, poderei equacionar voltar a tentar. O video anterior, com uma mach3, não me captou a atenção...

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: &quot;Através&quot; no pescoço ?!
« Reply #6 on: May 19, 2014, 10:22:17 pm »
0
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=TQco5PWc2JU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=TQco5PWc2JU</a>

humm técnicas interessantes, obrigado pela partilha ;)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: "Através" no pescoço ?!
« Reply #7 on: May 19, 2014, 10:50:40 pm »
0
FML, acho que são as duas coisas, desconforto e dificuldade de posicionar a lamina. Tento esticar a pele etc, mas é difícil demais pra mim  :'( Já vi também o sentido do pelo, estou fazendo o certo..

O que seria essa "técnica do J-hook"?!

Estranho, fazer passagens perpendiculares ao sentido do crescimento do pelo são das mais confortáveis. Estará a esticar a pele no sentido errado? Eu tenho muita dificuldade em esticar a pele no pescoço, pois o simples facto de erguer o queixo já a estica para onde não deve, ou ao esticar corretamente a área de corte fica na maçâ de adão...

Os J-hooks comigo não funcionam. Ou não entendi ainda como aquilo é suposto funcionar (e confesso que ainda não encontrei o seu fundamento lógico) ou a minha técnica não benificia desse movimento finalizador.

Certamente o confrade já leu, mas só me ocorre aconselhar a releitura deste texto que escrevi.

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: &quot;Através&quot; no pescoço ?!
« Reply #8 on: May 19, 2014, 11:00:44 pm »
0
Tambem me debati com esse mesmo problema. Por qualquer motivo, a passagem lateral na zona do pescoço sempre foi problemática:  irritação, pequenos cortes, lamina a puxar o pelo. Então, um belo dia, ao ver um video do Geofatboy no youtube, reparei que ele não executa esse passo. Em vez de fazer a passagem esquerda/direita ou este/oeste, ele faz contra, repetindo a seguir se for preciso. Depois passei também eu a barbear-me assim. Se entretanto alguém me conseguir explicar uma solução para o problema, poderei equacionar voltar a tentar. O video anterior, com uma mach3, não me captou a atenção...
Então Runfransos, é exatamente isso que passo, só que eu não quero fazer o contrapelo, pra mim é horrível. E não vi ninguém fazer um movimento lateral perfeito, sem puxar a pele, irritar etc. Só apelando pro contrapelo mesmo..

Caramba, esse J-Hook não sei se consigo..

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: "Através" no pescoço ?!
« Reply #9 on: May 19, 2014, 11:11:43 pm »
0
Tenta o que for mais confortável para você independentemente de teorias. Você pode, por exemplo, fazer mais uma ou duas passagens norte-sul; pode trocar as passagens horizontais por passagens diagonais (em "X") de cima para baixo. Pode experimentar fazer contrapelo sul-norte - talvez não seja tão desconfortável em seu pescoço quanto o é em outras partes do rosto. Pode tentar o contrapelo, mas com passagens diagonais (em "x") de baixo para cima. Pode tentar as tais técnicas "avançadas". Há bastantes possibilidades. Caso não consiga um barbear apurado a seu gosto agindo ligeiramente diferente das teorias, há sempre a possibilidade de efetuar ajustes em alguns trechos, se necessário.

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: &quot;Através&quot; no pescoço ?!
« Reply #10 on: May 19, 2014, 11:22:51 pm »
0
Faço passagens laterais e norte-sul no pescoço tranquilamente. Só com as duas consigo um bom apurado na região.
Creio ser uma questão de prática.

Agora lembro de ter visto o vídeo de um doido fazendo passagens laterais no pescoço com a navalha. Haja prática...
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: "Através" no pescoço ?!
« Reply #11 on: May 19, 2014, 11:28:38 pm »
0
Luis meu querido, muito obrigado pela atenção, vou tentar esse "X" que citou. Já reparei que posso fazer umas 5 passagens norte-sul nessa região que só na primeira funciona, depois quase não muda, é estranho... ???

FML, esse seu texto não é bom, é ÓTIMO  ;) Pessoalmente acho dos melhores do forum inteiro, se não for o melhor.

Grande Gabriel, como vamos meu caro?! (está aí o "culpado" por uns bifes da minha slant)  ;D ;D ;D
Brincadeira... Tô aprendendo com ela cara... ;)
« Last Edit: May 19, 2014, 11:30:48 pm by Danny »

Offline Rui Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 130
  • Respect: +3
Re: "Através" no pescoço ?!
« Reply #12 on: May 19, 2014, 11:38:48 pm »
0
Caro,

Eu passei por esse problema e consegui ultrapassa lo. Quando se faz o WE ou EW e se estica o pescoço com o queixo para cima vamos ter uma superfície curva, desta forma para cortarmos o pelo onde queremos estamos a massacrar a pele com as zonas da lâmina mais próximas dos cantos.O que eu faço e estica a pele com um dedo na laringe e mantenho o queixo paralelo ao chão, assim tenho uma superfície plana.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: "Através" no pescoço ?!
« Reply #13 on: May 20, 2014, 12:52:39 am »
0
É uma dificuldade de posicionar a máquina ou desconforto a fazer a barba?
No segundo caso, estude o sentido de crescimento do pelo e verifique se realmente não está a fazer algo mal como contrapelo. É o crescimento do pelo que deve ter como referência e não de cima para baixo, de baixo para cima, etc.

No primeiro caso, se você for magro, tente fazer papo encolhendo o queixo, girar a cabeça e puxar a pele com a mão para eliminar todos os locais de difícil acesso à lâmina.

 +1

 Esta é a técnica que uso e dou-me bem com ela.

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: "Através" no pescoço ?!
« Reply #14 on: May 20, 2014, 01:28:05 am »
0
Caro,

Eu passei por esse problema e consegui ultrapassa lo. Quando se faz o WE ou EW e se estica o pescoço com o queixo para cima vamos ter uma superfície curva, desta forma para cortarmos o pelo onde queremos estamos a massacrar a pele com as zonas da lâmina mais próximas dos cantos.O que eu faço e estica a pele com um dedo na laringe e mantenho o queixo paralelo ao chão, assim tenho uma superfície plana.
Rui, desculpa, mas não consegui entender  ???

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal