Author Topic: Problemas com computador (HDD)  (Read 16200 times)

Offline Nuno Sá

• Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Problemas com computador (HDD)
« Reply #15 on: May 21, 2014, 03:54:19 pm »
0
 Concordo que não é normal, mas eu nunca vi um disco a trabalhar a essa temperatura.

Offline brg

• Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • Respect: +13
« Reply #16 on: May 21, 2014, 09:12:53 pm »
0
Pois, se for Desktop podes sempre trabalhar com a caixa aberta umas horas a ver se o problema é de sobreaquecimento.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #17 on: May 21, 2014, 10:07:49 pm »
0
Bem, vamos lá ver se explico tudo, porque vocês estão a tentar ajudar-me sem informação suficiente. Mas mesmo que a informação não ajude neste problema, já aprendi muito com o que aqui se escreveu.

Tenho um computador portátil Toshiba Satellite P750-103 com disco Seagate híbrido, isto é, tem HDD 7200rpm 500gb e SSD 4Gb. O disco costumava ser bem rápido, mas já quando o comprei, tive dúvidas quanto à durabilidade da parte SSD do disco e sinceramente suspeito se os problemas não vêm da parte SSD já que no resto não me parece haver problemas (pelo menos segundo os testes, só apareceu o erro relatado acima, que parece dentro das especificações de temperatura para o disco).

As temperaturas +- 97ºC foram registadas nos cores do CPU, as placas gráficas chegam a 80º e tal e o disco rígido já chegou a 57º. Isto foram os valores máximos que registei sob esforço.

Os valores atuais (desta última semana) e normais andam por +-50º no disco, 60º/70º no CPU e as gráficas acompanham mais ou menos o CPU.

No momento em que vos comecei a escrever, a temperatura exterior está bem mais baixa e as do computador também, a do disco está em 39º. O Windows está a congelar. Não se pode dizer que o disco esteja a trabalhar muito, mas a luz piloto está quase permanentemente acesa.

Vendo agora os processos, há aqui, logo a seguir ao browser, um "Adi Ras setup aplication" que está a ocupar bastante o disco, e que não tem descrição de "company" (como este ainda há outros). Vou ter que investigar melhor isto, mas a questão dos processos não me convence, a não ser que exista algo mais profundo a afetar o computador, pois o Ubuntu também apresenta problemas.

Voltando às temperaturas, não gosto de abrir computadores, máquinas, motores, seja o que for, a não ser que seja estritamente necessário. Não sei porquê, tenho a impressão que existe sempre algo que se danifica ou fica desajustado no processo. Por outro lado, este computador até me parece bem limpinho, não vejo pó através dos buracos na zona da ventoínha, nem vi na slot de Cds, disco ou junto da memória ram. O que me leva a duvidar de sujidade.

Na verdade, a questão da temperatura é bem mais caricata, os sensores indicam temperaturas elevadas e a ventoínha não altera a velocidade. Ultimamente a ventoínha mantém a mesma velocidade para 60º ou 90º e tal de CPU, que não é a velocidade máxima (essa, de há uns meses para cá só acontece quando se liga ou encerra o computador). A ventoínha parece trabalhar mais de acordo com o programa que se usa do que com as temperaturas.

Mas estas coisas de ventoínha não são de agora, após um ano e qualquer coisa de ter comprado o computador, a ventoínha desligava-se, aparecia uma mensagem de erro na refrigeração, mandando desligar o PC e enviar para a assistência. Bem, reiniciar o PC resolveu o problema (e resolvia, pois fez mais uma ou outra vez dentro do período de garantia). Como parecia problema de software, deixei andar.

O problema passou a ser mais frequente e instalei o programa Speedfan para controlar as temperaturas. Descobri que mal o programa detetava os sensores de temperatura, a ventoínha começava logo a trabalhar. Assim passei durante bastante tempo e o programa nem sempre resolvia, tendo mesmo que reiniciar algumas vezes.

Depois descobri na net que resolveram o problema desinstalando as Toshiba Utilities, fiz isso e nunca mais tive ventoínha parada nem mensagem de erro, mas a ventoínha passou a trabalhar mais lenta e o computador a trabalhar um pouco mais quente.

Nunca me aconteceu de ter de substituir pasta térmica (mesmo o portátil anterior que queimou a motherboard, tinha a pasta térmica impecável), mas será algo a investigar dado o historial do computador e notar temperaturas mais elevadas.

Existe maneira de verificar a pasta térmica sem a arruinar e ter que substituir? Ainda por cima este PC parece chato de abrir, acho que tenho de desmontar o chassis todo :P

Offline Renato Ferreira

• Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • Respect: +4
« Reply #18 on: May 21, 2014, 10:22:18 pm »
0
FML o pó tu podes não o ver pelo lado de fora do PC. Ele fica agarrado às paredes e às pás da ventoinha. Acredita, só visto mesmo. O que fica nos slots é residual comparado com o que se acumula na ventoinha.

As temperaturas máximas que relatas do CPU, Gráfica etc são consideradas muito altas, mesmo sob esforço. O meu velho HP congelava com temperaturas mais baixas que essas. Cheguei a mudar a pasta térmica, limpar, etc mas o defeito é mesmo de construção do próprio sistema de ventilação.

A forma de verificar se a pasta está boa é levantar o processador da motherboard. No entanto para isso tens de desmontar o PC e com esse trabalho aproveitas limpas tudo e metes pasta nova de qualidade pelo sim, pelo não.

E se as temperaturas se mantém altas é urgente tratares o problema porque podes acabar por danificar as soldas e lá se vai ou a gráfica ou a motherboard.

Hay que barbear cada dia mas!

Offline RF

• Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • Respect: +15
« Reply #19 on: May 21, 2014, 10:25:54 pm »
0
O CPU fica a quanto quando estás com problemas?

Se o CPU ficar a 100%, tive um problema parecido no portátil e o problema estava mesmo no sistema de refrigeração do CPU (dissipador / ventoinha).

Offline guest5676345

• Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #20 on: May 21, 2014, 10:27:20 pm »
0
Pistola do compressor ajuda e muito.

Ja o fiz e computador passou de microondas a frigorifico. :)

Offline Nuno Sá

• Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
    • Email
« Reply #21 on: May 21, 2014, 10:29:38 pm »
0
Não há maneira de ver a pasta térmica sem tirar o processador. Os processadores são daquelas coisas que são sempre montados à "pazada" quando os computadores são feitos em série. Por isso se eu compra-se um portátil, comprava um Clevo que é configurável como o utilizador precisa e por isso montado pela loja, que se for de confiança faz um bom serviço e até se pode escolher a massa térmica que se quer. Nunca compro Desktops "inteiros" pela mesma razão.

No entanto essa questão dos processos não deixa de ser preocupante, já me aconteceu algo parecido com o que se passa contigo e era um vírus que criava processos sucessivamente até encher a memória toda. Faz uma pesquisa no google com o nome dos processos que te ocupam mais processador em standby e vê se encontras alguma "bicheza" manhosa.

Offline Caramelo

• Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #22 on: May 21, 2014, 10:31:18 pm »
0

Pegas-te num compressor e "sopras-te" para o portátil?
« Last Edit: May 23, 2014, 10:18:08 pm by Caramelo »

Offline Nuno Sá

• Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
    • Email
« Reply #23 on: May 21, 2014, 10:32:14 pm »
0

Cuidado com isso o ar dos compressores tem água e pode ser prejudicial, mais vale o ar que se vende em lata mesmo próprio para isso. Eu uso um pincel, não é preciso ser um silvertip ;D, para limpar o pó e aspiro-o com o aspirador longe dos componentes.

Offline Renato Ferreira

• Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • Respect: +4
« Reply #24 on: May 21, 2014, 10:39:58 pm »
0
Cuidado com isso o ar dos compressores tem água e pode ser prejudicial, mais vale o ar que se vende em lata mesmo próprio para isso. Eu uso um pincel, não é preciso ser um silvertip ;D, para limpar o pó e aspiro-o com o aspirador longe dos componentes.

Água, óleo...a menos que seja um circuito com filtros e purgas. Mesmo assim...

Isso de soprar pode ajudar mas não resolve. Limpei o meu HP ao fim de 4 anos e tirei cotão com uma pinça de dentro da caixa onde está a ventoinha. Com ar comprimido aquilo nao saia dali nem por nada. E sempre utilzei o meu portátil em escritórios e em casa, nem sequer o pousava na cama nem em sitios com pêlo.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline guest5676345

• Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #25 on: May 21, 2014, 10:41:10 pm »
0
Pegas-te num compressor e "sopras-te" para o para o portátil?

Sim, na entrada de ar para a saida e da saida pra entrada.

Era do compressor da empresa que tem filtros e secadores :)

Fiz assim porque devia ter muito agarrado.

Umas proximas vezes nao preciso de ser tao radical, e que devia ter estado prai cinco ou seis anos sem ser limpo. O meu portatil ja é um bocado old school. Lol

Offline Nuno Sá

• Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
    • Email
« Reply #26 on: May 21, 2014, 10:42:28 pm »
0
 Já tirei pelo e cotão de um rato Logitech 510 que nunca pensei que fosse possível que lá chega-se.
« Last Edit: May 21, 2014, 10:51:30 pm by Nuno Sá »

Offline FML

• Rocket Man
« Reply #27 on: May 21, 2014, 10:50:47 pm »
0
Já fiz isso do compressor no meu portátil antigo, mas depois li que era arriscado por causa da eletricidade estática (assim como aspiradores) e passei a desmontá-lo. Esse era bem simples de aceder a tudo menos à gráfica, já este  :P

Parece-me que vou ter com que me entreter no fim de semana. Procurar um tuturial de desmontagem deste menino e comprar pasta térmica. Ver no que dá, mal não lhe deve fazer.

Deitei abaixo quase todos os processos que não dizem de onde vêm e o PC está a portar-se bem melhor, já quase não congela, mas subsiste a questão de congelar no Ubuntu.

Depois disso talvez formate o disco (ai vida  ::)).

RF, o CPU tem taxa de utilização inferior a 5% e o computador congela.

Nuno Sá, na altura que andei a ver este computador também andei a namorar um Insys (Clevo montado em Portugal), mas como ficava mais caro e não me agradou muito a refrigeração (e fama de os Insys de gama baixa darem problemas de sobreaquecimento), optei por este. Mas se tivesse dinheiro, era um topo de gama Insys/Clevo, aquilo está muito bem construído ainda que a portabilidade ficasse prejudicada por causa do peso.

Offline Nuno Sá

• Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
    • Email
« Reply #28 on: May 21, 2014, 10:55:01 pm »
0
 Compreendo essa questão do peso, por isso se compra-se seria sempre um 15", mas como goste de sistemas e SLI ou Crossfire ficava limitado.

São caros mas dá para mudar tudo a gosto e isso paga-se, no ano passado andei a ver se montava um e as últimas versões já são melhor ventiladas e têm som mais optimizado. Seja como for tens um portátil bem bom.

Offline FML

• Rocket Man
« Reply #29 on: May 21, 2014, 11:15:48 pm »
0
É verdade, as temperaturas agora à noite têm oscilado entre 38º e 40º no disco (bem menos que desde há uma semana), o CPU andou nos 53º-59º.

Depois de acabar com os processos, a ventoínha está mais quieta e tem arrancado com mais velocidade esporadicamente. Dá que pensar.

Nuno Sá, até tenho portátil a mais, por exemplo o CPU para mim é um exagero, preferia ter menos cores com mais clock. SLI é porreiro, mas tem-me dado algumas dores de cabeça, é dificil optimizar as gráficas e nem sempre consigo por a trabalhar aquela que quero. Deixa um bocado a desejar em performance, principalmente com jogos antigos (assim como o CPU) que é ainda o que vou jogando de vez em quando (o tempo faz-se pouco).

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal