Author Topic: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)  (Read 6246 times)

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
"Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« on: May 26, 2014, 11:19:43 pm »
0
Caros amigos, após ler um comentário do nobre confrade "Over" em um dos inúmeros tópicos sobre a Progress, e após adquirir uma (aguardando apenas chegar), procurei no Youtube um vídeo do Mantic59 e me deparei com a seguinte dúvida:

- para um barbear, independente do ajuste inicial e do número de passagens, o mais correto seria crescer ou decrescer os ajustes da máquina?

Porque vejo muitos aqui crescerem os ajustes (1ª passagem no "1", depois 2ª no "2" e assim por diante).
Não sei o entendimento de vocês e gostaria de opiniões, até porque ainda não usei a ajustável, mas me parece que a barba solicitaria um ajuste mais agressivo inicialmente, por ela estar mais espessa, densa e a medida que vão saindo os pelos iria diminuindo o ajuste (3,2,1), ao invés de começar do menor (1,2,3) o que a meu ver seria como cortar a grama de um campo de futebol com uma tesoura manual, ao invés de uma máquina de cortar grama  ;D
E, claro, entendendo também que a medida que se faz as passagens, mais a pele vai ficando sensível, não é mesmo?!
Claro, sei que não existe muito o certo/errado nessas andanças, mas qual a opinião de vocês meus caros? ???
Forte abraço e obrigado pela atenção ;)   

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #1 on: May 26, 2014, 11:27:59 pm »
0
 Danny a primeira passagem deve ser de desbaste por isso se usa a máquina no ajuste 1. É o que eu faço mas com em tudo o que tem a ver com o barbear, é uma questão de experimentar para perceber o que é melhor para o nosso método de barbear e para a nossa pele.

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #2 on: May 26, 2014, 11:48:21 pm »
0
Eu uso a Fatboy no 6 as 3 passagens. Quando quero um barbeado ainda mais apurado, regulo para 7 na ultima.
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #3 on: May 26, 2014, 11:52:23 pm »
0
Eu uso a Fatboy no 6 as 3 passagens. Quando quero um barbeado ainda mais apurado, regulo para 7 na ultima.

Depois da R101 e da Fatip eu não sou mais parâmetro com a FatBoy, ontem mesmo fiz 3 passagens com a FatBoy com ajuste em #9 !!!

Foi a primeira tentativa com essa agressividade, e foi incrível porque não tive cortes, irritações e muito apurado o barbear.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #4 on: May 26, 2014, 11:56:03 pm »
0
 Acho que tem de se ter em atenção o ângulo de corte ideal de cada máquina e por isso recomendo o 1. Na Merkur por vezes faço uma passagem final no 9, mas é preciso ter mão para isso porque há muita lâmina exposta.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #5 on: May 27, 2014, 12:02:34 am »
0
Ora vejamos esse tópico aí:

Instruções de uso: Merkur Progress vintage

Nessa instruções antigas da Merkur, sugerem, por exemplo, a regulação 1 para a primeira passada e a 3 para a passada final.

O mesmo recomenda o Mantic nesse tópico: :)

Quote
Fourth, start mild. I always make my first reduction pass on a low setting: about "2" on my Progress will comfortably reduce the worst of my stubble (remember, Progress razor settings are not necessarily consistent across all units manufactured).  Then I raise the setting for the rest of the shave (usually about "3" or so).  If I need to do a "touch & cut" cleanup I will drop it back down to a much milder setting."

Ou se uma imagem vale mais que mil palavras, um video então vale mais que mil imagens:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=0VClPqPMro4" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=0VClPqPMro4</a>


Tudo isto faz sentido? Tudo dependerá de cada um, há que faça assim, há quem faça ao contrário e quem simplesmente use sempre o mesmo ajuste.

Mas para mim, isso faz sentido. Um ajuste mais baixo parece-me ideal para desbastar uma barba mais comprida, pois a lâmina está menos exposta e vai ter menos tendência a prender. Depois, aumenta-se o ajuste para apurar melhor nas passagens seguintes.

Geralmente faço assim na minha Progress. Uso um ajuste de 2,5 na primeira passagem, e na segunda ou terceira, geralmente subo para 3,5.

Depois da R101 e da Fatip eu não sou mais parâmetro com a FatBoy, ontem mesmo fiz 3 passagens com a FatBoy com ajuste em #9 !!!

Foi a primeira tentativa com essa agressividade, e foi incrível porque não tive cortes, irritações e muito apurado o barbear.

Ora, a Fatboy (bom, qualquer ajustável Gillette) é suave mesmo no 9...
« Last Edit: May 27, 2014, 12:04:05 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #6 on: May 27, 2014, 12:26:33 am »
0
É por aí. Não dá para comparar as ajustáveis da Gillette com as da Merkur. As Gillettes são suaves ou muito suaves dependendo da regulagem. As Merkurs ficam realmente suaves ou agressivas conforme a regulagem.

Eu já fiz das duas formas, aumentando a regulagem e baixando-a. Curiosamente, ambos funcionam bem.

Hoje uso a Progress no 3 e raramente modifico.
But the tigers come at night

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #7 on: May 27, 2014, 12:29:13 am »
0
Isso Over, esse tópico mesmo que me referi..
Sim, até concordo que um ajuste agressivo não seria de todo ruim no início. O problema seria depois, pois por ser mais agressivo um ajuste alto, ele faria mais mal a pele (mais sensível) do que começar agressivo e ir diminuindo.. ??? Minha preocupação é porque tenho uma Barley e, mesmo sendo uma máquina reconhecidamente suave, a medida que vou fazendo as passagens, a pele vai ficando cada vez mais sensível..

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #8 on: May 27, 2014, 12:34:34 am »
0
 A Fatboy parece-me um pouco mais agressiva que a Gillette Aristocrat Slm Adjustable.

Offline Fialho

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 704
  • Brasil - Rio de Janeiro
  • Respect: +20
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #9 on: May 27, 2014, 12:37:53 am »
0
Ajustável eu tenho apenas uma Gillette Slim.

No começo iá crescendo a agressividade conforme a passagem.
Hoje, uso apenas uma regulagem em todas as passagens: 9.

Será que preciso de uma Merkur?
 ;)

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #10 on: May 27, 2014, 12:39:48 am »
0
Isso Over, esse tópico mesmo que me referi..
Sim, até concordo que um ajuste agressivo não seria de todo ruim no início. O problema seria depois, pois por ser mais agressivo um ajuste alto, ele faria mais mal a pele (mais sensível) do que começar agressivo e ir diminuindo.. ??? Minha preocupação é porque tenho uma Barley e, mesmo sendo uma máquina reconhecidamente suave, a medida que vou fazendo as passagens, a pele vai ficando cada vez mais sensível..

A Progress abaixo do 3 é mais suave que a EJ. No "3", no meu sentimento, empata, mas a Progress é um pouco mais efetiva que a EJ.
But the tigers come at night

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #11 on: May 27, 2014, 01:31:06 am »
0
Entendi Mota.. É o que preciso, maior efetividade que a EJ  ;) Porque sinto que minha pele vai "pedindo ajuda" a medida que as passagens se sucedem.. E talvez seja melhor diminuir os ajustes ao invés de aumentar.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #12 on: May 27, 2014, 11:46:36 am »
0
A Progress abaixo do 3 é mais suave que a EJ. No "3", no meu sentimento, empata, mas a Progress é um pouco mais efetiva que a EJ.

Já eu diria que a EJ corresponde a uma regulagem entre os níveis 1 e 2 da Progress. #YMMV
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #13 on: May 27, 2014, 12:29:47 pm »
0
Maioria das vezes uso a Slim no 7 ou no 8 o tempo todo.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #14 on: May 27, 2014, 12:46:43 pm »
0
Já eu diria que a EJ corresponde a uma regulagem entre os níveis 1 e 2 da Progress. #YMMV

Em agressividade, "apurabilidade", ou ambos?
But the tigers come at night

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal