Author Topic: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)  (Read 6247 times)

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #15 on: May 27, 2014, 12:51:34 pm »
0
A Fatboy parece-me um pouco mais agressiva que a Gillette Aristocrat Slm Adjustable.

Não sei dizer porque nunca usei a Aristocrat.

Mas uma coisa é certa a R101 e a Fatip Grande são "tubarões com dentes afiados" perto da FatBoy. Se piscar durante o barbear essas máquinas te mordem!  :P :P :P :P :P :P :P

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2709
  • Respect: +1618
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #16 on: May 27, 2014, 01:02:36 pm »
0
Não tenho a EJ mas tenho a Progress.

Uso tal como o oversaturn comenta: 2,5 na primeira e segunda passagens para desbaste e 3,5 na última passagem a contra-pêlo. Noto que o aumento de agressividade ajuda a obter um apurado melhor sem causar irritação. É preciso notar que é um aumento ligeiro (meia volta do parafuso de ajuste, talvez).

Só compreendo que se diminua a regulação para a última passagem se coincidir com o contra-pêlo e isso for complicado por algum outro motivo. Caso contrário, se a máquina já cortou barba num dado ajuste não vai cortar mais num ajuste mais baixo a seguir (isto, como sempre, segundo a minha pouca experiência...).

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #17 on: May 27, 2014, 02:12:49 pm »
0
Em agressividade, "apurabilidade", ou ambos?

No geral, em ambos os factores! Mas referia-me à agressividade acima!

De qualquer forma, como já não uso uma EJ há bastante tempo (+- 1 ano), e não possuí as 2 aos mesmo tempo, não tenho como estabelecer um comparativo muito sólido. Aqui, a sua experiência será mais válida que a minha para fundamentar a opinião.
« Last Edit: May 27, 2014, 02:17:22 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #18 on: May 27, 2014, 06:22:00 pm »
0
Danny, posso estar enganado, mas pelo seus posts anteriores estou achando que talvez você ainda não tenha detectado exatamente o que pode estar te causando irritação ou desconforto no barbear, e se você não tiver certeza quanto a isso corre o risco de ficar comprando e vendendo aparelho até que encontre um que, "por acaso", deu certo.

Nas técnicas que a maioria das pessoas costumam usar no barbear geralmente se objetiva ir rebaixando paulatinamente os pelos para que no fim estes não ofereçam muita resistência ao corte quando se faz o contrapelo. A pele não irrita apenas por causa do atrito da lâmina com a pele. Na maioria das pessoas, irrita por causa da força necessária para a lâmina efetuar o corte. Quanto mais resistência os pelos oferecem à lâmina, maior será a força que ela terá que exercer para efetuar o corte. Essa resistência dos pelos e o consequente aumento da força da lâmina faz com que as raízes dos pelos sejam empurradas ou mesmo girem dentro dos folículos capilares. Isso, a depender da pele, é a fonte principal de irritações. Se não fosse assim, a maioria das pessoas, em vez de efetuarem várias passagens sendo a maioria a favor do crescimento dos pelos, poderia efetuar menos passagens (ou até apenas uma), mas mais concentradas no contrapelo, o que teoricamente diminuiria a probabilidade de irritações por atrito.

Entendo que se seu problema for apenas o atrito da lâmina na pele, fazer, por exemplo, três passagens com aparelho ajustável em graduação alta, três passagens em graduação baixa, duas passagens em alta e uma em baixa ou duas em baixa e uma em alta pode influir no quão apurado fica o barbear, mas suponho que não vai alterar muita coisa em termos de redução de atrito. Alteraria mais se você tivesse, por exemplo, que fazer três passagens e passasse a ter que efetuar apenas duas passagens com um novo aparelho. O aumento da exposição da lâmina, teoricamente, dá mais efetividade ao aparelho, fazendo com que este necessite de uma força menor para efetuar o corte. Isso contribui para evitar irritações causadas pela resistência dos pelos, mas entendo que contribui pouco para evitar irritações por causa do atrito. Considerado que seu problema seja apenas com atrito, você só obterá (acho eu) ganho significativo com um aparelho mais agressivo se reduzir o número de passagens em relação ao que fazia com o aparelho "menos agressivo".

Acho que, a não ser que você esteja voltado ao colecionismo ou simplesmente queira saber como é barbear-se com outros aparelhos, antes de comprar um novo aparelho você deve estar o mais certo possível de que seu problema seja realmente apenas o atrito. E se realmente é esse seu entendimento, deve lembrar que não é só o tipo de aparelho que influi nas irritações por atrito. Você pode estar usando o aparelho num ângulo que aumenta o atrito "normal" do aparelho. Você pode estar exercendo uma pressão maior que a necessária para efetuar o corte. Sua espuma pode não estar contribuindo o suficiente para causar o menor atrito possível. Talvez sua irritação seja causada por causa de alguma alergia ao material da lâmina ou do sabão e não por causa do atrito em si. Em suma, bons materiais e técnicas apropriadas são essenciais para um bom barbear, mas se você não conhecer seu corpo primeiro, terá que mais dificuldade de encontrar os bons materiais e as boas técnicas.

Acho que é mais ou menos isso...

T+ 

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #19 on: May 27, 2014, 07:09:08 pm »
0
Danny, posso estar enganado, mas pelo seus posts anteriores estou achando que talvez você ainda não tenha detectado exatamente o que pode estar te causando irritação ou desconforto no barbear, e se você não tiver certeza quanto a isso corre o risco de ficar comprando e vendendo aparelho até que encontre um que, "por acaso", deu certo.

Nas técnicas que a maioria das pessoas costumam usar no barbear geralmente se objetiva ir rebaixando paulatinamente os pelos para que no fim estes não ofereçam muita resistência ao corte quando se faz o contrapelo. A pele não irrita apenas por causa do atrito da lâmina com a pele. Na maioria das pessoas, irrita por causa da força necessária para a lâmina efetuar o corte. Quanto mais resistência os pelos oferecem à lâmina, maior será a força que ela terá que exercer para efetuar o corte. Essa resistência dos pelos e o consequente aumento da força da lâmina faz com que as raízes dos pelos sejam empurradas ou mesmo girem dentro dos folículos capilares. Isso, a depender da pele, é a fonte principal de irritações. Se não fosse assim, a maioria das pessoas, em vez de efetuarem várias passagens sendo a maioria a favor do crescimento dos pelos, poderia efetuar menos passagens (ou até apenas uma), mas mais concentradas no contrapelo, o que teoricamente diminuiria a probabilidade de irritações por atrito.

Entendo que se seu problema for apenas o atrito da lâmina na pele, fazer, por exemplo, três passagens com aparelho ajustável em graduação alta, três passagens em graduação baixa, duas passagens em alta e uma em baixa ou duas em baixa e uma em alta pode influir no quão apurado fica o barbear, mas suponho que não vai alterar muita coisa em termos de redução de atrito. Alteraria mais se você tivesse, por exemplo, que fazer três passagens e passasse a ter que efetuar apenas duas passagens com um novo aparelho. O aumento da exposição da lâmina, teoricamente, dá mais efetividade ao aparelho, fazendo com que este necessite de uma força menor para efetuar o corte. Isso contribui para evitar irritações causadas pela resistência dos pelos, mas entendo que contribui pouco para evitar irritações por causa do atrito. Considerado que seu problema seja apenas com atrito, você só obterá (acho eu) ganho significativo com um aparelho mais agressivo se reduzir o número de passagens em relação ao que fazia com o aparelho "menos agressivo".

Acho que, a não ser que você esteja voltado ao colecionismo ou simplesmente queira saber como é barbear-se com outros aparelhos, antes de comprar um novo aparelho você deve estar o mais certo possível de que seu problema seja realmente apenas o atrito. E se realmente é esse seu entendimento, deve lembrar que não é só o tipo de aparelho que influi nas irritações por atrito. Você pode estar usando o aparelho num ângulo que aumenta o atrito "normal" do aparelho. Você pode estar exercendo uma pressão maior que a necessária para efetuar o corte. Sua espuma pode não estar contribuindo o suficiente para causar o menor atrito possível. Talvez sua irritação seja causada por causa de alguma alergia ao material da lâmina ou do sabão e não por causa do atrito em si. Em suma, bons materiais e técnicas apropriadas são essenciais para um bom barbear, mas se você não conhecer seu corpo primeiro, terá que mais dificuldade de encontrar os bons materiais e as boas técnicas.

Acho que é mais ou menos isso...

T+

Parabéns pela pequena aula de irritação de pele!

Não sabia que os pelos podem girar dentro do folículo e causar irritação.

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #20 on: May 27, 2014, 07:18:32 pm »
0
Cada caso é um caso. Por exemplo a minha pele é bastante sensível e raramente consigo usar algo que seja acima do 3 na minha Futur. Apenas consigo ir a valores superiores se estiver sem me barbear uma semana.

Normalmente começo no 1 e avanço ao 2.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #21 on: May 27, 2014, 08:16:43 pm »
0
Cada caso é um caso.

É exatamente essa a ideia. O que entendo é que é aconselhável que cada um procure saber exatamente qual o seu caso se estiver procurando por melhorias. Caso não se consiga isso (e não é fácil - esse estudo talvez nunca tenha um fim), não há outra maneira a não ser considerar que seu caso é o mesmo caso de algum outro ou partir para o método da "tentativa-e-erro". Mas entendo que encontrar um remédio seja mais fácil se se detectar a doença primeiro. A não ser que detectar a doença esteja fora de alcance.

No seu caso, por exemplo, você diria que consegue se barbear em ajuste superior ao 3 quando está uma semana sem fazer a barba porque sua pele fica menos sensível nesse período de descanso ou porque quanto maior o pelo, mais flexível ele fica e, consequentemente, menos resistência ele oferece à lâmina? Seria a sua pele que modifica nesse período ou são os pelos do seu rosto? Seriam os dois? Será que sua pele é que é muito sensível ou são os pelos de seu rosto que são "duros" demais e oferecem uma resistência à lâmina maior do que a média?

Fora os materiais e técnicas, são esses tipos de questões que eu entendo que se deve procurar responder antes para tentar um aprimoramento constante no barbear.

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #22 on: May 27, 2014, 08:35:44 pm »
0
Parabéns pela pequena aula de irritação de pele!

Não sabia que os pelos podem girar dentro do folículo e causar irritação.

Também nem imaginava isso. Se eu não estiver enganado, acho que foi neste estudo que li, que aborda outras coisas interessantes:

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2133.2011.10783.x/pdf

Parece que os pelos são como papiros em terreno pantanoso.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #23 on: May 27, 2014, 10:17:14 pm »
0
Alguns colegas fazem no crescente. Eu já experimentei umas tantas vezes no inicio e sempre acabou em desastre,pois metia na pele já desgastada por outras passagens, um ajuste ainda mais agressivo.
Então sempre faço no decrescente, e sempre correu tudo as mil maravilhas.
Não digo o que é certo ou errado,que não cabe à mim esse julgamento,mas pra mim o melhor é o decrescente.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #24 on: May 27, 2014, 11:08:30 pm »
0
Também nem imaginava isso. Se eu não estiver enganado, acho que foi neste estudo que li, que aborda outras coisas interessantes:

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2133.2011.10783.x/pdf

Parece que os pelos são como papiros em terreno pantanoso.

Muito interessante esse artigo.

Eu já dei a minha opinião sobre a forma de usar o ajuste nas máquinas e a conclusão a que cheguei é que existem métodos de ajuste que se adaptam melhor a determinada técnica. Escrevi sobre isso aqui.

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #25 on: May 28, 2014, 12:29:05 am »
0
Alguns colegas fazem no crescente. Eu já experimentei umas tantas vezes no inicio e sempre acabou em desastre,pois metia na pele já desgastada por outras passagens, um ajuste ainda mais agressivo.
Então sempre faço no decrescente, e sempre correu tudo as mil maravilhas.
Não digo o que é certo ou errado,que não cabe à mim esse julgamento,mas pra mim o melhor é o decrescente.

Eu procuro ir nessa linha também. Desbastar o máximo de pelo possível nas passagens a favor do pelo para poder fazer o contrapelo no final tendo poucos obstáculos para a lâmina. Mas para quem possui uma pele mais grossa e/ou uma barba mais rala talvez fazer o inverso possa fazer mais sentido.

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #26 on: May 28, 2014, 01:11:31 am »
0
Muito interessante esse artigo.

Eu já dei a minha opinião sobre a forma de usar o ajuste nas máquinas e a conclusão a que cheguei é que existem métodos de ajuste que se adaptam melhor a determinada técnica. Escrevi sobre isso aqui.

O que você escreveu é bastante apropriado a meu ver. E extremamente útil. Perceba que o que ambos escrevemos é mais voltado a contornar problemas com a resistência dos pelos que a contornar problemas com a sensibilidade da pele. Não significando que isso não deva ser levado em consideração, mesmo porque em certo grau não dá para separar uma coisa da outra.

Perceba outras variáveis: sabão para eliminar os óleos naturais dos pelos e abrir as cutículas dos pelos; água para penetrar a cutícula dos pelos e amolecê-los; água quente para levantar os pelos e soltar eventuais pelos encravados, pincel para, entre outras coisas, levantar os pelos, esfoliação para retirar eventuais pelos encravados, etc.

O enfoque principal do pré barbear e do barbear é o pelo; o objetivo é o de preparação e corte. O enfoque principal do pós barbear é a pele; o objetivo é o de restauração. Óbvio que uma pele mais sensível dificulta bastante (e eu sou testemunha disso), mas, a não ser em pessoas com problemas de pele muito graves, a tendência estatística é que dificuldades no barbear estejam relacionadas ao pelo e não à pele.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #27 on: May 28, 2014, 10:02:57 am »
0
Danny, posso estar enganado, mas pelo seus posts anteriores estou achando que talvez você ainda não tenha detectado exatamente o que pode estar te causando irritação ou desconforto no barbear, e se você não tiver certeza quanto a isso corre o risco de ficar comprando e vendendo aparelho até que encontre um que, "por acaso", deu certo.

Nas técnicas que a maioria das pessoas costumam usar no barbear geralmente se objetiva ir rebaixando paulatinamente os pelos para que no fim estes não ofereçam muita resistência ao corte quando se faz o contrapelo. A pele não irrita apenas por causa do atrito da lâmina com a pele. Na maioria das pessoas, irrita por causa da força necessária para a lâmina efetuar o corte. Quanto mais resistência os pelos oferecem à lâmina, maior será a força que ela terá que exercer para efetuar o corte. Essa resistência dos pelos e o consequente aumento da força da lâmina faz com que as raízes dos pelos sejam empurradas ou mesmo girem dentro dos folículos capilares. Isso, a depender da pele, é a fonte principal de irritações. Se não fosse assim, a maioria das pessoas, em vez de efetuarem várias passagens sendo a maioria a favor do crescimento dos pelos, poderia efetuar menos passagens (ou até apenas uma), mas mais concentradas no contrapelo, o que teoricamente diminuiria a probabilidade de irritações por atrito.

T+

É exactamente nesse sentido que penso que a técnica de aumentar o ajuste da máquina faz sentido.
Quanto maior o pelo, maior a resistência que oferece à lâmina. E se estou a usar um setting elevado logo no início, a lâmina irá logo remover uma grande quantidade de pelo, ou seja, a tentar cortar logo junto à raiz, e terá maior tendência para prender.

Com um ajuste mais baixo, a lâmina irá desbastar menos pelo, é certo, mas a redução será mais gradual (como se estivéssemos a "podar" apenas os ramos em vez de cortar logo pela raix), e haverá teoricamente uma tendência menor para prender e travar.

Na última passagem, e já com o pêlo significativamente reduzido, a oferecer menos resistência e a prender menos, um ajuste mais elevado ajudará a ter um melhor apuradao sem prender ou irritar.

Claro que tudo isto é relativo... imaginem que estou acostumado a usar uma máquina no ajuste 3 (porque é o ajuste + confortável para mim) e vou tentar este método. Se começar no 3 e depois aumentar nas passagens subsequentes, obviamente que não resultará, pois aí já estou a sair da minha zona de conforto... e não é isso que se pretende. Também dependerá da máquina usada... há máquinas que pouco ou nada cortam com ajustes baixos (estou a lembrar-me daquelas ajustáveis russas, por exemplo) e com as quais é difícil aplicar este método.

Também nem imaginava isso. Se eu não estiver enganado, acho que foi neste estudo que li, que aborda outras coisas interessantes:

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2133.2011.10783.x/pdf

Parece que os pelos são como papiros em terreno pantanoso.


Interessante a defesa que fazem das máquinas com 5 lâminas. Depois vi que a equipa que escreveu o artigo pertence à Gillette.
O curioso é que a única referência que indicam no artigo acerca desse assunto (além da patente de 1929) é... um white paper da própria Gillette! :P

Mas fui espreitar a patente. Que artilúgio curioso :P
Não sei se teria coragem de experimentar semelhante geringonça :P

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2709
  • Respect: +1618
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #28 on: May 28, 2014, 10:51:59 am »
0
É exactamente nesse sentido que penso que a técnica de aumentar o ajuste da máquina faz sentido.
Quanto maior o pelo, maior a resistência que oferece à lâmina. E se estou a usar um setting elevado logo no início, a lâmina irá logo remover uma grande quantidade de pelo, ou seja, a tentar cortar logo junto à raiz, e terá maior tendência para prender.

Com um ajuste mais baixo, a lâmina irá desbastar menos pelo, é certo, mas a redução será mais gradual (como se estivéssemos a "podar" apenas os ramos em vez de cortar logo pela raiz), e haverá teoricamente uma tendência menor para prender e travar.

Na última passagem, e já com o pêlo significativamente reduzido, a oferecer menos resistência e a prender menos, um ajuste mais elevado ajudará a ter um melhor apurado sem prender ou irritar.


Convém não esquecer que há aqui uma outra variável que é a orientação de cada passagem. Normalmente a passagem seguinte é já num sentido mais agressivo que a anterior. Mesmo os que não alteram o ajuste da máquina estão deste modo a aumentar agressividade de cada passagem. Quando aumentamos o setting da máquina e ao mesmo tempo mudamos a orientação da passagem para através ou contra o pêlo, estamos no fundo a aumentar 2 vezes a agressividade. É por isto que há quem aumente, quem mantenha e até quem reduza o ajuste da máquina com as várias passagens.
Quem não alterar a direcção da passagem tem, a meu ver, mais flexibilidade para ir aumentando o ajuste da máquina (por ex. de 2 para 4 ou para 5 numa Progress). Quem passa directamente de uma passagem a favor para outra contra pode até achar melhor reduzir esse mesmo ajuste...

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: "Settings" das ajustáveis (crescente ou decrescente?)
« Reply #29 on: May 28, 2014, 04:25:11 pm »
0
Convém não esquecer que há aqui uma outra variável que é a orientação de cada passagem. Normalmente a passagem seguinte é já num sentido mais agressivo que a anterior. Mesmo os que não alteram o ajuste da máquina estão deste modo a aumentar agressividade de cada passagem. Quando aumentamos o setting da máquina e ao mesmo tempo mudamos a orientação da passagem para através ou contra o pêlo, estamos no fundo a aumentar 2 vezes a agressividade.

bem lembrado  ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal