Author Topic: Manutenção e limpeza de EJ 89  (Read 4734 times)

Offline guevara79

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 262
  • Respect: +25
Manutenção e limpeza de EJ 89
« on: June 09, 2014, 05:31:15 pm »
0
Boa tarde a todos,
quais são os cuidados a ter com a manutenção de uma EJ 89, três peças safety razor portanto. Após o barbear devo lavar, secar e deixar as 3 peças separadas. Tiro a lâmina e coloco-a novamente sempre que vou fazer a barba, até trocar por uma nova?

Cumprimentos a todos.  ;)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #1 on: June 09, 2014, 05:36:51 pm »
0
Para além de manter a rosca livre de sujeiras, não sei se é preciso fazer mais nada. Quer dizer, eu me barbeio, tenho o cuidado de tirar a lâmina da SR (seja ela qual for) só para ver se há um resquício de barba/sabão, mas ponho aquilo de volta ali e deixo secar no suporte. E todas as minhas SR estão impecáveis como no dia que as comprei. Algumas até melhor  ;D

É claro, não faz mal algum lavar aquilo vez ou outra com uma escova e sabão....

Offline Paulo Italo

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 130
  • Respect: +1
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #2 on: June 09, 2014, 06:01:35 pm »
0
Eu tenho o cuidado de passar na toalha e deixar secando ao vento. Só faço isso.

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #3 on: June 09, 2014, 06:04:04 pm »
0
Eu poderia dizer que seria conveniente após cada barbear retirar a lâmina, desmontar o aparelho, limpar e higienizar cada peça e deixá-los dentro de um saco plástico tipo "zip lock" com óleo até o próximo barbear para evitar ao máximo o contato do material com o ar. Mas isso me parece um tanto exagerado. Estamos falando de um aparato revestido com materiais resistentes à oxidação, que inevitavelmente tem que entrar em contato com a água e com o ar quando em uso e não vivemos dentro de um museu.

Não sei exatamente por que, mas em algumas lâminas de barbear o próprio fabricante recomenda que estas não sejam removidas do aparelho a não ser para repor por uma nova.

O que eu costumo fazer após cada uso é lavar o aparelho com a lâmina dentro apenas em água corrente e secá-lo um pouco pelo lado externo com uma toalha. A cada três ou quatro trocas de lâmina uso uma escovinha com sabão ou shampoo e faço uma limpeza geral e mais cuidadosa. Há pessoas que mergulham o aparelho em álcool, pois o álcool faz a água evaporar mais rapidamente, o que teoricamente diminuiria o tempo de contato entre o aparelho e a água. Em minha opinião isso não acrescenta nada em termos de manutenção, haja vista que há água em quantidade no ar.

E evitar deixar o aparelho em um local onde haja risco de alguém esbarrar nele e derrubá-lo no chão. Isso danifica mais o aparelho que água e que ar.
 

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #4 on: June 09, 2014, 06:11:30 pm »
0
Houve um caso aqui relatado de que a rosca da EJ ficou corroído. Não sabemos ao certo o motivo, mas tenho para mim que manter a máquina fechada com umidade na rosca deva influir negativamente.

Eu recomendo secar o parafuso da tampa, e tentar não molhar a rosca do cabo. Se molhar, tentar enxugar como possível, nem que seja sacudindo para que as gotas maiores saiam.

Depois deixe secando com as partes separadas por um tempinho e pode guardar.

São cuidados simples e rápidos. É o que sempre fiz na minha EJ.
But the tigers come at night

Offline Paulo Italo

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 130
  • Respect: +1
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #5 on: June 09, 2014, 07:41:30 pm »
0
Houve um caso aqui relatado de que a rosca da EJ ficou corroído. Não sabemos ao certo o motivo, mas tenho para mim que manter a máquina fechada com umidade na rosca deva influir negativamente.

Eu recomendo secar o parafuso da tampa, e tentar não molhar a rosca do cabo. Se molhar, tentar enxugar como possível, nem que seja sacudindo para que as gotas maiores saiam.

Depois deixe secando com as partes separadas por um tempinho e pode guardar.

São cuidados simples e rápidos. É o que sempre fiz na minha EJ.
Sim. esqueci de mencionar que eu desmonto a máquina, seco as 3 peças com toalha e deixo secando algumas horas ao vento.

Offline jpfilho

  • Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 128
  • Respect: +13
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #6 on: June 09, 2014, 07:58:51 pm »
0
Recomendações que vieram no meu EJ89:

CARE OF YOUR SHAVING  RAZOR
1.  After use – rinse thoroughly and then dry carefully or towel dry.
2.  Leave in open to dry completely. Never enclose a damp razor.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #7 on: June 09, 2014, 08:50:54 pm »
0
Recomendações que vieram no meu EJ89:

CARE OF YOUR SHAVING  RAZOR
1.  After use – rinse thoroughly and then dry carefully or towel dry.
2.  Leave in open to dry completely. Never enclose a damp razor.

Na duvida, consulte o "Manuel" de instruções, sempre digo. ( eu nunca tive um, minhas máquinas sempre foram de segunda mão. As vezes, terceira  ;D )

Offline jpfilho

  • Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 128
  • Respect: +13
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #8 on: June 09, 2014, 09:52:55 pm »
0
Na duvida, consulte o "Manuel" de instruções, sempre digo. ( eu nunca tive um, minhas máquinas sempre foram de segunda mão. As vezes, terceira  ;D )

Sem dúvida, é sempre bom dar uma olhadinha no manual. Para quem não tem o da EJ89 aqui está:





Para quem, assim como eu, não entende muito bem inglês e quiser usar um tradutor, segue o texto capturado com um software OCR:

Code: [Select]
SHAVING TIPS

Shower or wash your face thoroughly in warm water to cleanse facial skin and soften the beard hair.

Dip your shaving brush in clean hot water and shake off excess.

Using a small amount of shaving cream, or shaving soap in a bowl, work up a rich lather and apply to the beard in circular movements with your shaving brush. You can use your fingers to apply your lather but using your shaving brush will massage, soften and lift the beard hair to improve the shaving result.

Shave with your preferred razor using slow short strokes in the direction of hair growth, rinsing the razor often. Allow the razor to glide over the skin; do not apply much pressure. Below the jaw line shave with the growth of the beard. Shaving against the direction of hair growth may cause soreness, discomfort and in grown hairs.

Rinse the face thoroughly in cold water and pat dry.

To finish, apply Edwin Jagger® moisturising aftershave lotion to condition the skin for a clean, smooth sensation.


HISTORY

Records of the Sheffield cutlery industry go back to 1794 when the first knife blades were forged using hammers and grinding wheels powered by five of Sheffield's seven rivers. The phrase 'Handmade in Sheffield, England' has become world renowned and synonymous with highest quality products and manufacturing techniques.

Many years experience working in the long established Sheffield cutlery industry, and first hand knowledge of the craftsman skills and fine finishes inspired Edwin Jagger® to design and create a truly wonderful collection of razors, shaving brushes and shaving sets.

As a family owned and run company Edwin Jagger® looks to the past as well as the future for inspiration.

In its 21 st century manufacturing facility Edwin Jagger® uses a unique combination of cutting-edge technology, traditional hand production skills and exacting standards to produce the very finest wet shaving products.


SHAVING  RAZORS

Edwin Jagger® is regarded as the foremost manufacturer of exquisite design, wet shaving accessories.

Choosing only the finest materials and combining cutting edge manufacturing processes with age old skills of the craftsman we produce an unrivalled collection of traditional and contemporary styled razors, shaving brushes and shaving sets.

Using the Gillette® Fusion™, Gillette® Mach3® and traditional safety or double edge blade systems we create products that satisfy the desires of all discerning wet shavers.


CARE OF YOUR SHAVING  RAZOR

1. After use – rinse thoroughly and then dry carefully or towel dry.
2. Leave in open to dry completely. Never enclose a damp razor.


REPLACEMENT  BLADES

Use double edge safety razor blade.


For more information visit:
www.edwinjagger.com


PS: EJ comprada em 2011, não sei se atualmente é o mesmo manual.
« Last Edit: June 09, 2014, 10:16:39 pm by jpfilho »

Offline Paulo Italo

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 130
  • Respect: +1
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #9 on: June 10, 2014, 01:25:10 pm »
0
PS: EJ comprada em 2011, não sei se atualmente é o mesmo manual.

Nem guardei o manual da minha  :P

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #10 on: June 10, 2014, 03:53:22 pm »
0
Para se ver como há coisas contraditórias:



A imagem da esquerda são "instruções" da lâmina Merkur que vem junto com o aparelho e a da direita é da caixa da lâmina Treet Durasharp, que é de aço carbono e, portanto, costuma enferrujar facilmente. O porquê disso não sei.

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #11 on: June 10, 2014, 03:57:00 pm »
0
Para se ver como há coisas contraditórias:

(Image removed from quote.)

A imagem da esquerda são "instruções" da lâmina Merkur que vem junto com o aparelho e a da direita é da caixa da lâmina Treet Durasharp, que é de aço carbono e, portanto, costuma enferrujar facilmente. O porquê disso não sei.

Não terá a ver com questões de segurança para o utilizador e não propriamente com o oxidar a lâmina?
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #12 on: June 10, 2014, 04:01:19 pm »
0
Parando pra pensar, a Edwin Jagger não sabe de nada!

barbear apenas no sentido do pelo? Ora, assim é fácil não criar irritação!

Em compensação, vejamos se fica um barbear bem feito  ::) (ainda que acredite que existam pessoas com barba tão rala que seja o suficiente)

Offline jpfilho

  • Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 128
  • Respect: +13
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #13 on: June 10, 2014, 04:40:43 pm »
0
Parando pra pensar, a Edwin Jagger não sabe de nada!

barbear apenas no sentido do pelo? Ora, assim é fácil não criar irritação!

Pensando pelo lado do fabricante, e levando em conta que o produto vai ser usando por diversos tipos de pessoas, ou seja, diversos tipos de pele, pelos, etc., então acredito que está em sem dúvida a melhor recomendação. Se eu fosse o fabricante, certamente não me arriscaria a dar qualquer outra sugestão de uso, ainda mais se formos levar em conta as indicações dos dermatologistas, pois acredito que nenhum dermatologista recomendaria barbear contra o pelo.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Manutenção e limpeza de EJ 89
« Reply #14 on: June 10, 2014, 04:46:12 pm »
0
Pensando pelo lado do fabricante, e levando em conta que o produto vai ser usando por diversos tipos de pessoas, ou seja, diversos tipos de pele, pelos, etc., então acredito que está em sem dúvida a melhor recomendação. Se eu fosse o fabricante, certamente não me arriscaria a dar qualquer outra sugestão de uso, ainda mais se formos levar em conta as indicações dos dermatologistas, pois acredito que nenhum dermatologista recomendaria barbear contra o pelo.

Colocam uma sugestão de uso que cause menos dor de cabeça possível, só isso. Melhor recomendação só se for para ficar com a barba com aspecto de por fazer.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal