Author Topic: pincel anos '60 ajuda identificação?  (Read 4835 times)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
pincel anos '60 ajuda identificação?
« on: June 10, 2014, 05:23:09 pm »
0
Pincel adquirido pelo meu pai nos anos '60 em Portugal e estou curioso se alguém reconhece que marca possa ser?

O pincel parece ser sintético mas não tenho a certeza, os cabelos soltos são torcidos. O pincel também tem os cabelos colocados em forma torcida. O cabo é de madeira e em forma octogonal pintado de vermelho e branco com um risco preto no centro a separar as duas cores.


PhotoGrid_1402416595084 por João Carlos Soares, no Flickr

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #1 on: June 10, 2014, 05:28:54 pm »
0
Sendo este de Portugal não saberei te ajudar...mas o pelo me parece de cavalo. Pela idade que isto tem, as cerdas sintéticas da época não se pareciam nada com isto. Pode até ser cerda suína, mas a equina tem essa tendência de fazer esse redemoinho no centro...

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #2 on: June 10, 2014, 05:36:02 pm »
0
Semogue não parece. Creio que nessa época havia mais empresas a fabricar pincéis de barbear e seriam todas vizinhas. A Fapil fez pincéis de barbear? Só estou a sugerir esta marca porque ainda hoje encontramos vassouras e afins desta empresa. E acho que também fica na zona da Semogue, sem certeza.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #3 on: June 10, 2014, 05:44:22 pm »
0
Pois eu fiquei na dúvida se seria talvez uma Semogue após na gama deles encontrar modelos com as mesmas cores vermelho/branco e preto/branco ... mas sendo novato não faço a mínima idéia se não é a cor da moda de pincéis de barbear aplicado em 'n' marcas?

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #4 on: June 10, 2014, 05:58:40 pm »
0
Sendo este de Portugal não saberei te ajudar...mas o pelo me parece de cavalo. Pela idade que isto tem, as cerdas sintéticas da época não se pareciam nada com isto. Pode até ser cerda suína, mas a equina tem essa tendência de fazer esse redemoinho no centro...

Obrigado, não me lembrei que podia ser de cavalo. Achei estranho um cabelo de animal ser torcido como nylon mas realmente naquele tempo sintetico era pouco provável.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #5 on: June 10, 2014, 06:06:57 pm »
0
Obrigado, não me lembrei que podia ser de cavalo. Achei estranho um cabelo de animal ser torcido como nylon mas realmente naquele tempo sintetico era pouco provável.

Pincel de cerda sintética não é algo propriamente novo, só que "antão" a cerda sintética era uma lástima, nylon, muito desconfortável, e de aparência falsa, branca. Ias perceber logo.
Também era comum que o loft fosse mais alto, como é o caso.
Agora, precisar se é porco ou cavalo, é que fico na dúvida, pelas fotos. Pelo aspecto das pontas, até estou inclinado a dizer porco, já que me parecem um tanto quebradiças.



Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #6 on: June 10, 2014, 06:07:15 pm »
0
A Semogue segundo me lembro de ler em algum sitio, nasceu a partir de outra empresa de pinceis que havia na altura.

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #7 on: June 10, 2014, 06:24:37 pm »
0
Pincel de cerda sintética não é algo propriamente novo, só que "antão" a cerda sintética era uma lástima, nylon, muito desconfortável, e de aparência falsa, branca. Ias perceber logo.
Também era comum que o loft fosse mais alto, como é o caso.
Agora, precisar se é porco ou cavalo, é que fico na dúvida, pelas fotos. Pelo aspecto das pontas, até estou inclinado a dizer porco, já que me parecem um tanto quebradiças.

Gago é quase certo serem cerdas de porco. Não acredito que se utilizem pelos de Cavalo nos pincéis portugueses daquele tempo. E nos atuais que saiba também não.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #8 on: June 10, 2014, 06:31:32 pm »
0
Gago é quase certo serem cerdas de porco. Não acredito que se utilizem pelos de Cavalo nos pincéis portugueses daquele tempo. E nos atuais que saiba também não.

 ;)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #9 on: June 11, 2014, 12:20:53 am »
0
Acabei de usar este pincel e tenho a certeza que é sintético. Soltou mais uma 'cerda' e joguei lhe os dentes. Não partiu mas ficou o molde dos dentes no fio, se fosse de animal isso não acontecia e o facto de cada fio ser torcido também não me parece ser natural. Agora até me lembro porque razão comprei um pincel novo quando tinha 15 anos, este pica! Não é nada agradável e por isso vou guarda-lo como recordação tal como o recebi do meu pai e vai ficar apenas como reserva como foi esta noite o caso enquanto seca a tinta no meu outro pincel.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #10 on: June 11, 2014, 03:08:21 pm »
0
Bem,não me parecia,mas como dono do dito cujo sabes mais que eu :)
Mas atenção que cerda suína também pica. Principalmente quando não é de grande qualidade. Com tantos anos então....

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #11 on: June 11, 2014, 03:12:51 pm »
0
Acabei de usar este pincel e tenho a certeza que é sintético. Soltou mais uma 'cerda' e joguei lhe os dentes. Não partiu mas ficou o molde dos dentes no fio, se fosse de animal isso não acontecia e o facto de cada fio ser torcido também não me parece ser natural. Agora até me lembro porque razão comprei um pincel novo quando tinha 15 anos, este pica! Não é nada agradável e por isso vou guarda-lo como recordação tal como o recebi do meu pai e vai ficar apenas como reserva como foi esta noite o caso enquanto seca a tinta no meu outro pincel.


Como "ouro" !!!

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #12 on: June 11, 2014, 03:16:58 pm »
0
Só para tirar umas duvidas, podes verificar se as pontas dos pelos, (ou algumas), se encontram divididas?
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #13 on: June 11, 2014, 05:36:36 pm »
0
Retira uma cerda e queima, se queimar é pelo ou cerda e se derreter é material sintético. Pelo cheiro do material queimado tem-se uma pista também.

Pelo formato, parece-me ser pelo de cavalo. Nos pinceis mais antigos costumava-se montar o pincel com um "buraco" no centro em lofts mais altos para evitar que os pelos emaranhacem. Pela imagem eu julgo talvez estar vendo esse "buraco".

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: pincel anos '60 ajuda identificação?
« Reply #14 on: June 11, 2014, 06:21:14 pm »
0
Retira uma cerda e queima, se queimar é pelo ou cerda e se derreter é material sintético. Pelo cheiro do material queimado tem-se uma pista também.

Pelo formato, parece-me ser pelo de cavalo. Nos pinceis mais antigos costumava-se montar o pincel com um "buraco" no centro em lofts mais altos para evitar que os pelos emaranhacem. Pela imagem eu julgo talvez estar vendo esse "buraco".

Boa ideia  ;)

--

Fazes o seguinte: Belisca ele. Se relinchar, é cavalo  :D

Isto me lembrou:


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal