Enquanto os nossos jovem talentos continuarem nas equipas B, penso que não.
Enquanto houver um enorme fluxo de jogadores a virem da américa do sul, não iremos ver uma outra selecção com a qualidade da de 2000.
A um tempo atrás critiquei o Benfica, pois disputou uma final de eurocopa com 9 estrangeiros. Na época dizia, até mesmo algo óbvio, que enquanto os maiores clubes de Portugal tiverem mais estrangeiros que portugueses, vai ficar difícil revelar e desensolver novos talentos.É uma estratégia de negócios, buscam pé-de-obra aqui na américa do Sul, onde é abundante e barata....ok, funciona. Só não faz bem para o futebol português, quando se abusa dela....
Pense o seguinte: os portugueses são cerca de 10 milhões, se tirarmos a população feminina da equação, aqueles que podem ser jogadores de futebol serão bem menos. Qualquer equipa constituída por jogadores maioritariamente portugueses e que ganhe será um feito extraordinário e uma humilhação para países grandes que até têm cidades com tanta população como Portugal e mesmo assim não têm melhores equipas nacionais.Isto para dizer que os portugueses até se saem bastante bem considerando que não têm muitos recursos e é mais que normal que vão buscar jogadores estrangeiros para colmatar o que falta cá dentro.
Pense o seguinte: os portugueses são cerca de 10 milhões, se tirarmos a população feminina da equação, aqueles que podem ser jogadores de futebol serão bem menos. Qualquer equipa constituída por jogadores maioritariamente portugueses e que ganhe será um feito extraordinário e uma humilhação para países grandes que até têm cidades com tanta população como Portugal e mesmo assim não têm melhores equipas nacionais.
Olha que a Holanda tem pouco mais população que Portugal e safa-se melhor que nós...
No entanto, a cultura futebolística dos países e o talento inato dos jogadores é algo que não cabe nessa equação, e podemos dizer que a Holanda, com cerca de 16 milhões de habitantes, e Portugal com 10, são fenómenos nesse aspeto.
O mercado sul americano ser barato é un conceito ultrapassado, de momento está caro pois os clubes brasileiros têm muuuito mais poder financeiro do que antes. ..
O mercado sul americano ser barato é un conceito ultrapassado, de momento está caro pois os clubes brasileiros têm muuuito mais poder financeiro do que antes. .. não é a toa que agora se procura em mercados secundários europeus(e a seguir asiáticos e africanos. ..).