Esta máquina ganhei em um sorteio feito aqui no fórum onde o vencedor se comprometeria a fazer o review e cá estou novamente (
http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=7126.msg206888#msg206888).
Vou tentar o mais imparcial possível nesse review. Levei alguns dias e fiz alguns alguns testes com a SR antes de escrever (queria ter certeza se tudo que enxerguei num primeiro momento não era excesso de preciosismo de minha parte).

Segundo o fabricante esse é o modelo AGRESSIVO da máquina, e que segundo o mesmo vários compradores da SR SUAVE reclamavam da extrema suavidade e assim decidiram desenvolver uma base AGRESSIVA. Essa base até onde sei ainda não está sendo comercializada, pois estão aguardando por esse review.
Após o sorteio o fabricante entrou em contato comigo e disse que a disponibilidade do modelo "suave" era imediato e que o modelo "agressivo" estava por ser finalizado. Depois de 2 semanas o fabricante pediu desculpas, pois tiveram alguns problemas com o despacho dos cabeçais "agressivos" e perguntaram se eu poderia receber em 2 partes o prêmio sendo:
- 1a parte: SR "suave" + uma encomenda de sabão que eu fiz com eles;
- 2a parte: Cabeçal "agressivo".
E assim nessa segunda remessa recebi somente a base AGRESSIVA.
Após o despacho o pessoal da "Paz em Gaia" novamente foi acompanhando meu pedido e me informando o status por e-mail de como transcorria o andamento da minha encomenda. Ponto positivo para empresa nesse aspecto.
TRANSPORTE:
Dessa vez não fiz foto do pacote, pois foi somente remetida a base dentro de uma carta. A base estava envolta em um papelão no formato da mesma, para que não arranhasse.
COMPARATIVO COM OUTRAS SR's:
Como citei no outro post da base SUAVE (
http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=7275.0), o cabeçal era uma cópia da EJ, mas com a base agressiva não identifiquei se foi copiado de alguma outra SR (imagino que não).
O modelo AGRESSIVO é ligeiramente mais leve que uma EJ89 (não deve ser mais do que 7 ou 8g de diferença).
REVIEW:
Antes de iniciar o review gostaria de informar que tomei como modelo de avaliação os reviews do confrade
Pitolas, que julgo ser um modelo bem distribuído para avaliações.
1. Construção: Esta máquina tem boa qualidade de construção e os acabamentos tem alguns detalhes. No caso da base agressiva que recebi um dos furos que se alinha a tampa está desviado do centro, isso faz com que a tampa fique torta, não fique centralizada e interfere no alinhamento da lâmina. Há outros pormenores de construção como pequena rebarba de material na inscrição do cabo e no cabeçal a "cromagem" possuí uma leve rugosidade no acabamento.
Na imagem abaixo a base agressiva é a da inferior direita, percebam que o primeiro furo está desalinhado (não centralizado).

Na imagem abaixo vejam a “cromagem” da SR “Paz em Gaia” (esquerda) comparada a EJ89 Barley (direita).

2. Maneabilidade: Adapta-se perfeitamente à nossa mão, estando o peso muito bem distribuído entre o cabo e o cabeçal que é ligeiramente mais pesado, fazendo com que não seja necessário exercer pressão na cara.
O cabo tem o comprimento ideal 9cm (nem muito curto, nem muito longo), para que possamos sentir que a máquina nos assenta “que nem uma luva” nas mãos. O comprimento total da máquina são 10cm.
A dimensão do cabeçal permite-nos facilmente chegar aos pontos mais difíceis da cara como o nariz ou as orelhas sem qualquer tipo de problemas.
Quando a colocamos na cara, toda ela é AGRESSIVA, mas bem longe de uma FATIP ou uma Mühle R101, R41. A SR que possuo que mais se aproxima do nível de agressividade é a Gillette FatBoy na posição #9 que por alguns confrades ainda consideram-na pouco agressiva.
3. Cabeçal: É um closed comb, semelhante as suas "irmãs EJ", cabeçal este que também é partilhado pelas "irmãs" da Muhle. O alinhamento da lâmina no cabeçal não está nada bom devido a furação descentralizada da base. Há uma pequena folga entre a tampa e o cabeçal, com isso consegui forçar a lâmina durante a utilização para que a tampa ficasse torta, mas a lâmina alinhada a base.
Percebi também uma diferença nas dimensões da base, e acho que isso também deve ser considerado.
Na foto o cabeçal agressivo é o que está montado com a tampa.

Nessa foto vejam a lâmina montada no cabeçal AGRESSIVO.

Na foto seguinte medi com um paquímetro os cabeçais para mostrar as dimensões.
- Esquerda: Cabeçal SUAVE 25,2mm x 40,4mm
- Direita: Cabeçal AGRESSIVO 22,7mm x 39,5mm
Entendo que no cabeçal AGRESSIVO a medida da altura (39,5mm) deveria ser exatamente igual ao cabeçal SUAVE (40,4mm).

4. Peso: Não possuo balança de precisão, mas como o EJ89 possuí 76g essa SR deve ficar por volta de 68g. O peso está bem distribuído entre o cabeçal e o cabo.
5. Pega: Apesar de liso não tive nenhuma dificuldade em agarrá-la, não escorregou das mãos durante o momento do uso a não ser que tenhamos as mãos ensaboadas ou com óleo, mpois aí todas escorregam.
6. Agressividade: Quando a colocamos na cara ela se mostra bem AGRESSIVA comparada a base SUAVE, mas bem longe de uma FATIP ou uma Mühle R101, R41 (possuo a FATIP e a R101). A SR que possuo que mais se aproxima do nível de agressividade é a Gillette FatBoy na posição #9 que por alguns confrades ainda consideram-na pouco agressiva.
7. Mudança da lâmina: É a típica máquina de 3 peças, onde é mais complicada do que as TTO ou as máquinas de 2 peças, devido ao facto de ser necessário um maior manuseamento da lâmina, no entanto para já está habituado não há nenhum segredo.
8. Versões disponíveis: Existe também a versão com cabeçal “SUAVE” que já foi avaliado em outro review (
http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=7275.0).
9. Preço: R$95,00 (cerca de U$38,00) a versão SUAVE. Não sei qual será o valor final com o cabeçal agressivo, pois pelo que entendi haverá um kit com 2 cabeçais (suave e agressivo), e os mesmos compartilharão o mesmo cabo.
10. Lâminas utilizadas: Utilizei uma Derby Extra e uma Wilkinson Classic (Brasil). Gosto das Derby lâmina porque possuí bom poder de corte e não é tão agressiva quanto uma Feather, e testei uma lâmina com menor poder de corte (Wilkinson) para comparar os resultados.
11. Se a recomendaria: Sem dúvida alguma a versão com base SUAVE! Já o modelo de base agressiva o fabricante deve melhorar imensamente o controle de qualidade antes de colocar o produto a venda, assim sendo HOJE eu não recomendo a compra da base agressiva.
12. Vale a pena o investimento: Se os problemas forem solucionados, e o valor do kit SUAVE + AGRESSIVO ficar pelos R$120,00 (U$48,00) acho um valor justo.