Author Topic: SR - Pente aberto vs. pente fechado  (Read 6082 times)

Offline soundwarrior

• Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: 0
SR - Pente aberto vs. pente fechado
« on: June 21, 2014, 10:27:12 pm »
0
Estive pesquisando sobre os tipos de SR, e confesso que ainda estou um pouco confuso.
Várias fontes citam que pente aberto (open comb) é sempre mais agressivo. No entanto, observo também um número razoável de pessoas citando que certas SR de pente fechado (closed comb) são mais agressivas que suas contrapartes abertas. A diferença entre os pentes é enorme?
Além disso... consideram que é absurdo um novato começar com uma pente aberto?
Muito obrigado! ;)

Offline goaman

• Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: SR - Pente aberto vs. pente fechado
« Reply #1 on: June 21, 2014, 10:41:31 pm »
0
Não é um absurdo e não serias o primeiro, mas é um facto que as maquinas de pente aberto, por norma, são mais agressivas. Mas não há nada que o ser humano não consiga fazer!!!  :D

Obviamente uma de pente fechado dar-te-a mais conforto enquanto ganhas técnica, e "perdoa-te" mais os erros iniciais...

"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline geraldo.marcio

• Trade Count: (+20)
  • Sir Edwin Jagger
« Reply #2 on: June 21, 2014, 10:53:14 pm »
0
Obviamente uma de pente fechado dar-te-a mais conforto enquanto ganhas técnica, e "perdoa-te" mais os erros iniciais...

+1

Se optar em começar com pente aberto (OC) tenho e recomendo as Merkur (41C, 25C, 15C ou melhor ainda se achar pois está foi descontinuada a 11C)

Offline paulosantoro

• Fatboy Slim
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
« Reply #3 on: June 21, 2014, 11:18:51 pm »
0
Geralmente é indicado o início com pente aberto, a não ser que a barba seja cerrada e dura.
« Last Edit: June 23, 2014, 12:57:24 am by paulosantoro »

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #4 on: June 22, 2014, 12:10:04 am »
+1
Geralmente é indicado o início com pente abertofechado, a não ser que a barba seja cerrada e dura.

Tomei a liberdade de corrigir...

É certo que a maioria das máquinas de pente aberto são, regra geral, mais agressivas que as de pente fechado. Mas, como em tudo, há excepções à regra.

Por exemplo, a iKon de pente aberto (a iKon Deluxe) é bem mais suave (segundo a generalidade das opiniões) que a respectiva versão de pente fechado (a iKon Standard).
Outros exemplos haverá, por exemplo, tenho uma Luso de pente aberto que é muito muito suave.

Se uma máquina de pente aberto seria recomendada para iniciar? Depende do modelo. As Merkur de pente aberto têm uma agressividade muito moderada, e até se adequariam. No entanto, a minha primeira recomendação seria uma de pente fechado da Merkur, Mühle ou EJ, Feather Popular... enfim, as recomendações do costume.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #5 on: June 22, 2014, 04:21:14 pm »
0
Por mais que seja a tentação, recomendo começar com uma SR de pente fechado e suave, como EJ (qualquer delas), Muhle (R89) ou Merkur Progress (destacado nesta última manter as regulagens mais baixas).

Uma exceção à regra, se quiser mesmo começar com uma de pente aberto, pode pensar na Timor OC, que é muito suave e dificilmente irá lhe dar problemas.
But the tigers come at night

Offline paulosantoro

• Fatboy Slim
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
« Reply #6 on: June 22, 2014, 10:29:44 pm »
0
Tomei a liberdade de corrigir...

É certo que a maioria das máquinas de pente aberto são, regra geral, mais agressivas que as de pente fechado. Mas, como em tudo, há excepções à regra.

Por exemplo, a iKon de pente aberto (a iKon Deluxe) é bem mais suave (segundo a generalidade das opiniões) que a respectiva versão de pente fechado (a iKon Standard).
Outros exemplos haverá, por exemplo, tenho uma Luso de pente aberto que é muito muito suave.

Se uma máquina de pente aberto seria recomendada para iniciar? Depende do modelo. As Merkur de pente aberto têm uma agressividade muito moderada, e até se adequariam. No entanto, a minha primeira recomendação seria uma de pente fechado da Merkur, Mühle ou EJ, Feather Popular... enfim, as recomendações do costume.

Agradeço pela correção. Eu mesmo iniciei com pente fechado, aliás ainda não experimentei uma de pente aberto.  :)

Offline Nuno Sá

• Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
« Reply #7 on: June 22, 2014, 10:45:12 pm »
0
 Eu tenho uma Merkur 25C e não a acho agressiva, acho até que é uma máquina boa para iniciação, visto de permite sentir a lâmina e ao fazê-lo é mais fácil ajustar o ângulo de corte. a Ikon #101 também tem uma parte de pente aberto que não acho agressiva.

Offline soundwarrior

• Casca DOVO
  • **
« Reply #8 on: June 22, 2014, 11:25:53 pm »
0
Agradeço as considerações dos confrades, decidirei por uma closed comb então. Estou tentando selecionar a melhor SR pra começar, apesar de ser muito difícil de achar alguma nos arredores da minha cidade. Desejo uma máquina realmente eficiente, e não apenas benevolente com novatos... Desejo abandonar as ML com um produto que faça um barbear tão ou mais eficiente.

Offline FatSlim

• Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
« Reply #9 on: June 23, 2014, 01:38:36 am »
0
Agradeço as considerações dos confrades, decidirei por uma closed comb então. Estou tentando selecionar a melhor SR pra começar, apesar de ser muito difícil de achar alguma nos arredores da minha cidade. Desejo uma máquina realmente eficiente, e não apenas benevolente com novatos... Desejo abandonar as ML com um produto que faça um barbear tão ou mais eficiente.
Merkur 34c
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline jpfilho

• Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • Respect: +13
« Reply #10 on: June 23, 2014, 04:25:06 am »
0
Concordo com o FatSlim, também recomendaria um Merkur 34C. Se não conseguir a "eficiência" que procura, então vai ser uma questão de aprimorar a técnica e não culpa desta máquina.

Offline macintoshbr

• Trade Count: (+15)
  • Cadê o Cade?
  • Respect: +3
    • Email
« Reply #11 on: July 03, 2014, 12:24:15 pm »
0
Ultimamente eu tenho alternado entre a Weber (pente fechado) e a ATT M2 (pente aberto).

As duas me dão a mesma qualidade no barbear, bastante rente, porém acredito que a M2 (pente aberto) é mais suave com a minha pele, principalmente na área do pescoço. Tenho conseguido me barbear até 7-10 dias seguidos com ela, o que é impossível com qualquer outra máquina que provei até hoje.

As máquinas Above the Tie são um pouco caras, mas são muito bem feitas e vão te durar a vida toda. Vendê-las também é bem fácil e a perda é pequena.

Offline Paulo Italo

• Marinheiro num Veleiro
  • Respect: +1
« Reply #12 on: July 03, 2014, 01:42:37 pm »
0
Aproveitando o tópico, gostaria que alguém me explicasse o que torna uma SR mais ou menos agressiva.

Offline Paulo Italo

• Marinheiro num Veleiro
  • Respect: +1
« Reply #13 on: July 03, 2014, 01:53:54 pm »
0
+1

Se optar em começar com pente aberto (OC) tenho e recomendo as Merkur (41C, 25C, 15C ou melhor ainda se achar pois está foi descontinuada a 11C)

Essa é outra dúvida que tenho. Esses modelos que citou eu conheci por Open Tooth. Exemplo da 41C:

Eu conheço por Open Comb esses modelos:

Estarei fazendo confusão? :o

Offline Caramelo

• Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #14 on: July 03, 2014, 01:55:30 pm »
0
Aproveitando o tópico, gostaria que alguém me explicasse o que torna uma SR mais ou menos agressiva.

Acho que as maquinas apresentam diferentes exposições e inclinações da respetiva lamina e o peso das mesmas (maquinas) tambem pode influenciar o seu comportamento.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal