Author Topic: Barbear clássico vs moderno  (Read 9729 times)

Offline Luís Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 4
  • Respect: 0
    • Email
Barbear clássico vs moderno
« on: June 23, 2014, 04:15:25 pm »
0
Boa tarde confrades

Muito li sobre a eficacia do barbear clássico tanto com SR quanto navalha.
O que pude perceber é que se perdeu o ritual de se barbear, uma boa espuma, um pré e pos bem feitos. Devido a grande correria dos tempos atuais.

A grande questão é: se houvesse uma valorização num pré e pós bem feitos,  os multi lâminas seriam tao eficientes quanto os SR ou navalhas? Isso em questão de eficacia e não como um hobby que muitos adoram.

Paz e bem a todos

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #1 on: June 23, 2014, 04:25:37 pm »
0
No fórum há diversos confrades que ainda namoram as ML's, e sim elas são bem eficientes.

O que todos concordam é que as espumas enlatadas têm qualidade muito inferior a um creme/sabão de barbear. Sem contar que o pincel esfolia a face, ajuda amolecer os pelos e os levanta para serem cortados.

O problema das ML's justamente por ter várias lâminas é que pessoas com pele sensível ficam suscetíveis a irritações. Há também outro ponto, é que as ML's (salvo raras exceções) são muito leves, e isso faz com que a pessoa que o utilize tenha de fazer pressão para que ele corte a barba.

Mas claro que você pegar o jeito da ML, fazer apenas as passagens necessárias para não ter irritações a toa ela é uma boa ferramenta.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #2 on: June 23, 2014, 04:30:32 pm »
0
Entendendo eficácia por corte rente, essa é verdadeiramente uma questão legítima mas sem uma resposta consensual. A resposta a essa questão é pessoal e cabe a cada um de nós encontrar a sua resposta.

Haverá quem lhe virá responder que desde que abraçou o barbear tradicional consegue melhores apurados do que com MLs, haverá quem conteste essa visão. Haverá até quem diga que pode ser equivalente, em termos de eficácia.

Por outro lado, existem um sem número de factores que influenciam a eficácia de barbear com SRs, por exemplo, e que podem ter influência na percepção de cada um como por exemplo a navalha/máquina usada, a lâmina, a técnica do utilizador.

Na minha experiência, depois de consolidar a técnica, creio que em geral podem conseguir-se resultados equivalentes em termos de eficácia. Em casos particulares, consigo melhor apurado com SRs.

E para além disso, como referiu e bem, o barbear tradicional tem todo um encanto que é diminuto, na minha experiência com MLs.
« Last Edit: June 23, 2014, 04:33:26 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #3 on: June 23, 2014, 04:40:35 pm »
0
Isso vai de cada um, só testando para se chegar numa resposta, que invariavelmente é pessoal.

Em condições normais "de temperatura e pressão", uma multilâminas haverá de ser tão eficiente quanto uma boa safety razor. Depende claro dos produtos usados no processo; sabão, pós-barba, lâmina, etc.(não se esquecendo da própria habilidade com um ou outro!)

EU, HOJE se uso uma Fusion ( e muito ocasionalmente o faço) consigo um barbear tão bom quanto qualquer SR. (com a Mach3 não), mas a minha pele é um pouco sensível, há aqueles que tem uma pele bastante sensível e que cinco lâminas fazem mais mal do que bem.

Só que a minha barba é dura como arame e estragava logo qualquer recarga do tipo descartável, sem falar do entupimento entre as lâminas.

Portanto, além de hobby, o barbear clássico é uma economia para mim. Tudo bem que jogo a economia pela janela com uma monte de sabões, cremes e o diabo, mas isto é porque tenho um parafuso solto e não há muitos motivos para que você o faça também.

Mas é claro que um cuidado maior no pré (principalmente) e no pós barba fazem diferença, sendo Multilâminas, Navalhas, SR ou machados afiados. E o sabão! Sabão é muito importante! nada de enlatados!


Offline paulosantoro

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 151
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #4 on: June 23, 2014, 04:44:26 pm »
0
Em minha opinião, a resposta está na técnica, muito necessária para um bom BC.

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6921.msg199920#msg199920

Conforme se vai aprimorando a técnica, a recompensa é grande :)

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #5 on: June 23, 2014, 04:51:29 pm »
0
Olá Luís, bem-vindo.

Usares uma espuma produzida com um pincel é o melhor progresso que terás. SR ou Multi-lâminas, a tua cara o dirá no futuro. O pós-barbear deixa de ser tão importante quando se usa a técnica adequada juntamente com uma espuma de qualidade.

Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #6 on: June 23, 2014, 05:18:10 pm »
0
E depois há todo o ritual de relaxamento, logo pela manhã, que o Barbear Clássico me transmite, e que os produtos enlatados não conseguem transmitir  :)


Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #7 on: June 23, 2014, 05:38:28 pm »
0
E depois há todo o ritual de relaxamento, logo pela manhã, que o Barbear Clássico me transmite, e que os produtos enlatados não conseguem transmitir  :)

Aí que está!

Eu não consigo me imaginar relaxando e aproveitando um barbear usando uma Fusion e uma lata de meleca. Pode até tocar Enya no fundo que não faz a mínima diferença!

Já usando produtos relevantes ao barbear clássico a coisa é diferente.

E essa "paz e tranquilidade" faz uma tremenda diferença no barbear. :)

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #8 on: June 23, 2014, 05:53:30 pm »
0

Aí que está!

Eu não consigo me imaginar relaxando e aproveitando um barbear usando uma Fusion e uma lata de meleca. Pode até tocar Enya no fundo que não faz a mínima diferença!

Já usando produtos relevantes ao barbear clássico a coisa é diferente.

E essa "paz e tranquilidade" faz uma tremenda diferença no barbear. :)

A mais pura verdade!

Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #9 on: June 23, 2014, 05:54:55 pm »
0

E essa "paz e tranquilidade" faz uma tremenda diferença no barbear. :)

Nem mais, é isso mesmo caro Gago, depois de experimentar não há volta a dar  :)

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #10 on: June 23, 2014, 06:38:43 pm »
0
No meu caso em especial o meu melhor barbear com uma M3 (a melhor que usei) me deixa o rosto azul pois minha barba é relativamente densa, os pelos são escuros e minha pele é clara e fina. Na região do pescoço tenho que fazer um barbear ainda menos apurado pois caso contrário fica que nem um frango depenado.

O que três lâminas de uma M3 passando na pele de uma vez só faz, no meu caso, é menos que o que uma uma única lâmina de uma SR faz. Um barbear recente com nove passagens de lâminas de uma M3 equivalem-me mais ou menos três passagens de lâmina de SR efetuadas em torno de 12 horas atrás.

No entanto, usei multilâminas por um longo período por falta de tempo de me barbear à noite. Ficava todo dia de cara azul até descobrir que um acabado com aparelho elétrico diluía um pouco esse azul.

Acho que vai do conjunto barba/pele de cada um, das exigências pessoais quanto ao apurado do barbear e do fator tempo ser ou não um fator imprescindível.

O que se deve levar em conta é que um barbear mal executado com materiais pouco adequados, tanto com SR quanto com navalha ou navalhete, tende a ser pior que um barbear adequado com multilâminas. Sendo assim, para quem esteja avaliando as duas formas, a resposta do que é melhor para si só pode ser obtida a partir do momento em que se domina essas duas formas.


Offline Luís Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 4
  • Respect: 0
    • Email
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #11 on: June 23, 2014, 06:45:37 pm »
0
Muito bom os comentários senhores.
Estou começando agora BC e me tem enchido muito os olhos, estou esperando ancioso minha primeira SR. E vcs têm me ajudado bastante.
O mais importante é aprendermos a dar uma pausa no dia a dia. É voltar as coisas simples da vida, poder parar em frente ao espelho e se dedicar a um simples e prazeroso ato de se barbear. São essas coisas que fazem a vida do homem ser diferente, nada corrido, nada de qualquer. E o BC nos ensina que podemos levar isso para todas as áreas de nossas vidas. É um tempo a mais que podemos dedicar a nossas familias.
Ainda vamos trocar muitas idéias.
Enfim, vamos deixar de blá blá blá rsrs.

Paz e bem

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #12 on: June 23, 2014, 07:51:54 pm »
0
E depois há todo o ritual de relaxamento, logo pela manhã, que o Barbear Clássico me transmite, e que os produtos enlatados não conseguem transmitir  :)

+1 E é uma boa maneira de verdadeiramente acordar.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #13 on: June 23, 2014, 08:27:39 pm »
0
+1 E é uma boa maneira de verdadeiramente acordar.
também já o fiz, mas prefiro à noite. de manha nem a luz da casa de banho acendo. e se tiver muita luz exterior, ainda fecho um bocado o estore.

E alem disso, gosto de me barbear com muita calma. :)
« Last Edit: June 23, 2014, 08:30:39 pm by Bninho »

Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re: Barbear clássico vs moderno
« Reply #14 on: June 23, 2014, 09:18:35 pm »
0
Eu também de manhã só levanto o estore depois de acabar de barbear  ;D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal