Este tutorial pretende explicar como corrigir problemas de fotografia como erros de exposição, causados por uma medição "mal feita" pela máquina no momento em que se pressiona o botão.
É comum a máquina obter o cálculo da luz envolvente e não do motivo principal da foto.
Isto acontece pq o tipo de medição usado foi o matricial e este não é o mais adequado para algumas situações específicas.
Em algumas máquinas é possível corrigir aumentando um stop no sensor, mas muitas vezes o mal já está feito e só nos apercebemo na altura de passar para o computador.
Segue a foto original:
Toda a foto está sem brilho, sem contraste.
Vamos analisar o histograma. Para isso procuramos a ferramenta de ajustar níveis. No GIMP esta ferramente está diponível na janela imagem, no menu
Colors -> LevelsAnalisando o histogramaO histograma mostra a quantidade de informação disponível numa imagem em tons de luz.
Haver muita informação no extremo claro de um histograma é sinal de que a fotografia ficou sobre-exposta e que tem zonas queimadas (zonas brancas na imagem em que não é possível identificar nada). O mesmo é válido quando há informação a mais no extremo escuro da imagem, que significa que a fotografia está subexposta e tem zonas completamente negras.
Trata-se apenas de uma ferramenta de análise, uma foto sub-exposta ou sobre-exposta não invalida a qualidade da mesma.
Com a prática estas informações vão-se tornando intuitivas

Segue o histograma da foto:
A ausência de informação na zona clara mostra que a imagem está subexposta.
Para corrigir este problema, pode-se expandir a parte de informação para cobrir todo o expectro.
Para fezer isso basta colocar os extremos do expectro onde se pretende. O nível de claridade (o ponto intermédio) será movido de acordo com os novos extremos.
A partir daqui seleccionei a sombra parte de baixo e acrescentei uma moldura: