Author Topic: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type  (Read 8887 times)

Online FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #15 on: July 15, 2014, 11:55:44 pm »
0
Oversaturn, podemos ter as mesmas ideias (quando as minhas não são ecos daquilo que aprendi contigo), mas tu expões-as de uma maneira muito melhor. Mérito a quem o merece  ;)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #16 on: July 16, 2014, 01:43:50 am »
0
Oversaturn e FML, é mesmo essa técnica que vou tentar. Já tinha recebido a dica desta técnica caseira no fórum holandês shavingsociety.
1° passo e o mais difícil ... esperar até que chegue a peça ...
2° passo ver se dá para desmontar as peças todas que creio ser 4. A tampa, a base, o cabo exterior e o tubo interior onde vem o eventual número de série e que espero que ainda esteja legivel.
3° passo, limpeza geral com escova de dentes e talvez pasta de dentes
4° passo o tal banho que causa uma reacção química e que tira a cor preta e recupera a prata.
5° passo um ligeiro polimento final porque o passo 4 deixa a prata com pouco brilho. Provavelmente com produto específico para prata apesar de eu duvidar se o conteúdo desse produto não vai dar ao mesmo do tal banho.

Dicas e idéias não faltaram aqui, obrigado a todos! :-)
« Last Edit: July 16, 2014, 01:50:12 am by jctsoares »

Online FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #17 on: July 16, 2014, 03:56:55 pm »
0
O cabo e a base com os dentes não se separam, nem o deves fazer para não dar cabo da máquina.

O número deve estar na base com os dentes.

Qualquer fricção vai desgastar o revestimento da máquina. Se adicionar-mos pasta de dentes ou limpa metais muito abrasivos é meio caminho andado para o revestimento sair da máquina.

Offline Hugo_Zeb

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 337
  • Sempre a pôr a lâmina nos outros...
  • Respect: +18
    • Email
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #18 on: July 16, 2014, 04:28:36 pm »
0
Tb estou à espera de uma igual (pelo menos parece...) saiu me a 7€.
Nao ta com tao mau aspecto(com todo o respeito confrade!!) mas o dito revestimento ja era. Quando ela chegar postarei fotos.
 :) :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #19 on: July 16, 2014, 06:17:07 pm »
0
O cabo e a base com os dentes não se separam, nem o deves fazer para não dar cabo da máquina.

O número deve estar na base com os dentes.

Qualquer fricção vai desgastar o revestimento da máquina. Se adicionar-mos pasta de dentes ou limpa metais muito abrasivos é meio caminho andado para o revestimento sair da máquina.

É isso. É uma máquina de 3 peças, e não 4! :D

Como disse antes, evita os limpa-metais muito abrasivos. Para polir, usa um produto específico para pratas.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #20 on: July 17, 2014, 11:33:03 pm »
0
É isso. É uma máquina de 3 peças, e não 4! :D

Como disse antes, evita os limpa-metais muito abrasivos. Para polir, usa um produto específico para pratas.

Ok, Obrigado por todas as dicas. Estive a ver na net e realmente é 3 peças. Penso que vi algures uma imagem com 4 peças, provavelmente vi mal. O carteiro já cá veio só que ninguem estava em casa e só 2a feira é que vou conseguir ir levantar ... :-(

O número de série pelo que descobri na net nestas máquinas também pode vir no cabo interior. Mas também descobri imagens com o n° no topo da base
http://www.theshavingroom.co.uk/forum/thread-1203.html

Quanto ao preço que paguei ... no ebay recuperadas com menos prata disparam para várias dezenas de euros ... se conseguir recuperar talvez não foi tão má compra :-)
« Last Edit: July 18, 2014, 12:01:22 am by jctsoares »

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #21 on: July 21, 2014, 02:19:02 pm »
0
Já chegou e está em muito melhor estado do que aparenta nas imagens acima. Abriu como se estivesse nova, não tinha lâmina ferrugenta no cabeçal como suspeitava, aliás não tinha nenhuma lâmina e o castanho entre os dentes parece ser apenas sujidade ... a mim não me parece ferrugem. O n° de série marcado no tubo interior é A185461 ou seja ano 1907 segundo a informação que encontrei na net. Parece ter ainda uma boa camada de prata em todas as partes exteriores (cor preto de oxidar), o lado interior da base do cabeçal não tem prata, parece me ser aço. O mesmo acontece com a tampa que do lado interior não está preto tirando aquelas duas pontas. Os dentes parecem estar todos direitos excepto os das pontas que apontam um pouco para dentro. À noite vou tentar colocar fotografias e iniciar a limpeza e restauro. :-)
« Last Edit: July 21, 2014, 02:25:41 pm by jctsoares »

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #22 on: July 21, 2014, 02:24:33 pm »
0
Já chegou e está em muito melhor estado do que aparenta nas imagens acima. Abriu como se estivesse nova, não tinha lâmina ferrugenta no cabeçal como suspeitava, aliás não tinha nenhuma lâmina e o castanho entre os dentes parece ser apenas sujidade ... a mim não me parece ferrugem. O n° de série marcado no tubo interior é A185461 ou seja ano 1907 segundo a informação que encontrei na net. Parece ter ainda uma boa camada de prata em todas as partes exteriores (cor preto de lidar), o lado interior da base do cabeçal não tem prata, parece me ser aço. O mesmo acontece com a tampa que do lado interior não está preto tirando aquelas duas pontas. Os dentes parecem estar todos direitos excepto os das pontas que apontam um pouco para dentro. À noite vou tentar colocar fotografias e iniciar a limpeza e restauro. :-)


Boa :D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Online FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #23 on: July 21, 2014, 04:53:23 pm »
0
Já chegou e está em muito melhor estado do que aparenta nas imagens acima. Abriu como se estivesse nova, não tinha lâmina ferrugenta no cabeçal como suspeitava, aliás não tinha nenhuma lâmina e o castanho entre os dentes parece ser apenas sujidade ... a mim não me parece ferrugem. O n° de série marcado no tubo interior é A185461 ou seja ano 1907 segundo a informação que encontrei na net. Parece ter ainda uma boa camada de prata em todas as partes exteriores (cor preto de oxidar), o lado interior da base do cabeçal não tem prata, parece me ser aço. O mesmo acontece com a tampa que do lado interior não está preto tirando aquelas duas pontas. Os dentes parecem estar todos direitos excepto os das pontas que apontam um pouco para dentro. À noite vou tentar colocar fotografias e iniciar a limpeza e restauro. :-)

A máquina é toda em latão. A parte interior que parece aço é na realidade o revestimento de prata que não estando em contato com o ar não oxidou. Depois de tratares da oxidação exterior, a máquina vai ficar toda como a parte de dentro e com uns amerelados aqui e ali que lhe darão charme.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #24 on: July 22, 2014, 01:34:54 am »
0
Já chegou e está em muito melhor estado do que aparenta nas imagens acima. Abriu como se estivesse nova, não tinha lâmina ferrugenta no cabeçal como suspeitava, aliás não tinha nenhuma lâmina e o castanho entre os dentes parece ser apenas sujidade ... a mim não me parece ferrugem. O n° de série marcado no tubo interior é A185461 ou seja ano 1907 segundo a informação que encontrei na net. Parece ter ainda uma boa camada de prata em todas as partes exteriores (cor preto de oxidar), o lado interior da base do cabeçal não tem prata, parece me ser aço. O mesmo acontece com a tampa que do lado interior não está preto tirando aquelas duas pontas. Os dentes parecem estar todos direitos excepto os das pontas que apontam um pouco para dentro. À noite vou tentar colocar fotografias e iniciar a limpeza e restauro. :-)
Legal! :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #25 on: July 23, 2014, 02:56:50 pm »
0

PhotoGrid_1406075710034 by João Carlos Soares, on Flickr


PhotoGrid_1406076012357 by João Carlos Soares, on Flickr


PhotoGrid_1406076605453 by João Carlos Soares, on Flickr

Processo foi escovadela com escova de dentes e um pouco de pasta de dentes. O tal banho caseiro com água a ferver, levedura e sal :-) Isso assustou porque a prata ficou cinzenta fosco sem brilho e pensei, já dei entreguei isto! E por fim Duraglit para prata e voltou a brilhar. Numa noite estava feito :-) O ton vermelhado é da iluminação ... na realidade tem cor de prata e amarelo latão.

Ainda estou na duvida se tento endireitar os dentes das pontas porque não sei se poderá soltar o revestimento em prata quando aquecer o latão como fiz na New ...

P.S. Se um admin achar que é melhor mover este tópico para secção de restauros é favor de mudar isto de sítio.
« Last Edit: July 23, 2014, 03:12:53 pm by jctsoares »

Offline Hugo_Zeb

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 337
  • Sempre a pôr a lâmina nos outros...
  • Respect: +18
    • Email
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #26 on: July 23, 2014, 03:03:02 pm »
0
Certamente ficou melhor que o que todos imaginámos! Mt porreira, bom trabalho. A minha chegou hoje, já esta de molho. Como tinha dito, o revestimento já era.. E vai ter que ir ao "dentista", por aparelho pq tem lá uns dentes tortos!! :)
Logo farei um tópico com a recuperação da minha.
Mais uma vez, bom trabalho! :D

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #27 on: July 23, 2014, 03:05:47 pm »
0
Como se vê, eu estava completamente errado quando disse que o revestimento já era! :)

Por outro lado, eu estava completamente certo quando disse que o aparelho era totalmente recuperável!

Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #28 on: July 23, 2014, 03:19:11 pm »
0
Como se vê, eu estava completamente errado quando disse que o revestimento já era! :)

Por outro lado, eu estava completamente certo quando disse que o aparelho era totalmente recuperável!
:-)

O revestimento já era só nas partes "knurled" do cabo e nos dentes. De resto ainda tem uma boa camada de prata, segundo a publicidade de 1907 era "triple silver plated" :-)

Ah, e esqueci a mencionar, dá um excelente escanhoado e entrou ao lado da minha Luso e New no meu preferido top 3 :-)
« Last Edit: July 23, 2014, 03:22:04 pm by jctsoares »

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #29 on: July 23, 2014, 03:50:10 pm »
0
Ficou linda linda!!!

Parabéns! :D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal