Author Topic: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type  (Read 8886 times)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« on: July 15, 2014, 12:20:10 pm »
0
Novo projecto de recuperação a caminho.
Consegui esta Old Type no Olx por 12 euros. Parece estar em mau estado e com lamina ferrugenta no cabeçal.

Aguardo que chegue e vamos ver até que ponto consigo restaurar ou se é para servir de chumbada na pesca ...


IMG_20140715_011824 by João Carlos Soares, on Flickr


IMG_20140715_012320  by João Carlos Soares, on Flickr


IMG_20140715_012441 by João Carlos Soares, on Flickr


IMG_20140715_012537 by João Carlos Soares, on Flickr

Será que fiz boa compra? Ao menos vou estar entretido hehehe :-)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #1 on: July 15, 2014, 12:25:26 pm »
0
Uhm... O cenário não parece animador... O preço parece-me muito puxado, para o estado da máquina! A base tem uma falha no meio de dois dentes e o estado do cabeçal parece ser mauzinho....

Mas, nada como tentar tirar a lâmina, dar-lhes umas escovadelas vigorosas e ver o que se consegue, boa sorte!
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #2 on: July 15, 2014, 01:28:38 pm »
0
Colocar em ácido clorídrico e ver se tira toda essa craca!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #3 on: July 15, 2014, 02:24:02 pm »
0
Ótima compra, uma Old Type prateada! Tirando os dentes dos cantos que é normal entortarem nestas máquinas, a máquina deve estar excelente. Parece ter grande parte do revestimento a prata original. Só é preciso muito cuidado para não dar cabo do revestimento de prata  ;)

Boa sorte com a limpeza e polimento (com limpa pratas) e parabéns pelo achado!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #4 on: July 15, 2014, 06:25:54 pm »
0
Uhm... O cenário não parece animador... O preço parece-me muito puxado, para o estado da máquina! A base tem uma falha no meio de dois dentes e o estado do cabeçal parece ser mauzinho....

Mas, nada como tentar tirar a lâmina, dar-lhes umas escovadelas vigorosas e ver o que se consegue, boa sorte!

Aquilo não é uma falha entre dois dentes. É mesmo ausência de sarro! :D

A cor preta é mesmo o revestimento de prata que oxidou.

Não esperes que fique linda de morrer, mas acho perfeitamente possível colocá-la em condições de barbear.

Colocar em ácido clorídrico e ver se tira toda essa craca!

NÃO recomendo DE TODO usar ácido clorídrico... :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #5 on: July 15, 2014, 06:36:16 pm »
0
O preço parece-me muito puxado, para o estado da máquina!

Concordo.

O valor pago foi extremamente elevado para o estado da máquina. Não leves a mal mas eu não daria mais de um euro no estado em que está. Mas só conseguimos ter noção dos valores depois de alguma experiência nas rondas  :P Boa sorte no restauro.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #6 on: July 15, 2014, 06:38:57 pm »
0
Aquilo não é uma falha entre dois dentes. É mesmo ausência de sarro! :D

Agora que falas nisso... é mesmo! ;D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #7 on: July 15, 2014, 06:43:39 pm »
0
já comprei uma dessas e recuperei. Essa tá ótima, afinal os dentes estão em sua maioria retos.

Usa uma lixa d'água de grão 600 para tirar o grosso e depois dialux azul, branco e vermelho em sequência. Vai ficar brilhando.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #8 on: July 15, 2014, 07:46:40 pm »
0
já comprei uma dessas e recuperei. Essa tá ótima, afinal os dentes estão em sua maioria retos.

Usa uma lixa d'água de grão 600 para tirar o grosso e depois dialux azul, branco e vermelho em sequência. Vai ficar brilhando.

Nuca tinha ouvido falar de Dialux. Googlei aqui e vi que é uma pasta, certo? Podias elaborar um pouco sobre isso, José?

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #9 on: July 15, 2014, 08:59:14 pm »
0
Obrigado a todos pelas dicas. Pois eu realmente confesso que por falta de experiência talvez paguei a mais. Por outro lado quem estava a vender estava a pedir 25 com uma caixa antiga qualquer que não tinha nada a ver com a maquina. Ofereci 12 só pela máquina com portes incluídos. Por 1 euro duvido que conseguia a máquina ... e talvez 12 foi muito mas espero que me vai dar prazer em tentar recuperar e se me fosse entreter as mesmas horas aqui na Praia da Rocha gastava mais. A Dialux são pastas de abrasivo para polimento de metais. Não tenho dessa marca mas tenho óxido de cromo verde que é o mesmo e que uso como último passo no afiamento de minhas facas e navalhas para assentar o fio. Foi isso mesmo que usei num pedaço de cabedal para polir a tampa do cabeçal da minha New. É a tal 'pedra' verde que devem conhecer que os barbeiros passavam no assentador de cabedal antes de assentar o fio da navalha. Depois vai largando aço da navalha e fica preto. O grão do abrasivo salvo erro é 0.5 micron. A Dialux tem de vários grãos e outros matérias em varias cores e cada um pode ser mais inclinado para aplicar em certos metais.
« Last Edit: July 15, 2014, 09:13:05 pm by jctsoares »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #10 on: July 15, 2014, 09:36:58 pm »
0
Não sei se estão a ver bem a coisa, mas a máquina é uma Gillette Single Ring igual à máquina daquele set francês do oversaturn. Os preços ultimamente têm sido upa upa e mesmo assim a máquina ficou ao preço de uma curriqueira Ball End ou Tech baratas compradas pela internet.

O Fatslim e eu temos ambos máquinas Ball End que nos ficaram sensivelmente a esse preço e ficamos contentes por termos pago pouco. Isto em tempos que as máquinas estavam mais baratas (e a minha provavelmente está pior que essa).

Eu seria extremamente cauteloso na limpeza da máquina para não dar cabo do revestimento que é sensível.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #11 on: July 15, 2014, 10:42:49 pm »
0
Nuca tinha ouvido falar de Dialux. Googlei aqui e vi que é uma pasta, certo? Podias elaborar um pouco sobre isso, José?

A dialux fabrica massas de polir, elas lembram muito giz de cera: você esfrega a barra de dialux em uma flanela e usa ela para polir o metal.

No caso específico desta navalha da foto, o banho (seja de ouro, ródio ou o que for) já era, a recuperação é para deixar ela no latão polido (que fica um dourado bem bonito, veja-se os cabos KISS).

Então, em primeiro lugar, lavaria com água, sabão e uma escova de nylon, para tirar a sujeira mais grossa, uma lixa 600 para tirar o que tiver restado do banho, e as pastas da dialux para dar o polimento até ficar sem nenhum arranhão.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #12 on: July 15, 2014, 10:48:25 pm »
0
A dialux fabrica massas de polir, elas lembram muito giz de cera: você esfrega a barra de dialux em uma flanela e usa ela para polir o metal.

No caso específico desta navalha da foto, o banho (seja de ouro, ródio ou o que for) já era, a recuperação é para deixar ela no latão polido (que fica um dourado bem bonito, veja-se os cabos KISS).

Então, em primeiro lugar, lavaria com água, sabão e uma escova de nylon, para tirar a sujeira mais grossa, uma lixa 600 para tirar o que tiver restado do banho, e as pastas da dialux para dar o polimento até ficar sem nenhum arranhão.

tendi  ;)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #13 on: July 15, 2014, 11:17:58 pm »
0
A dialux fabrica massas de polir, elas lembram muito giz de cera: você esfrega a barra de dialux em uma flanela e usa ela para polir o metal.

No caso específico desta navalha da foto, o banho (seja de ouro, ródio ou o que for) já era, a recuperação é para deixar ela no latão polido (que fica um dourado bem bonito, veja-se os cabos KISS).

Então, em primeiro lugar, lavaria com água, sabão e uma escova de nylon, para tirar a sujeira mais grossa, uma lixa 600 para tirar o que tiver restado do banho, e as pastas da dialux para dar o polimento até ficar sem nenhum arranhão.

Discordo, o revestimento em prata parece merecer ser mantido. Certo é que vai ficar com um ou outro ponto amarelado do latão por falta de revestimento mas que se vai confundir com a oxidação da prata. Se a coisa for bem feita, vai ficar com um efeito muito bonito e não exige a manutenção do latão totalmente nú, que escurece e cria verdete.

Pelas fotos, a máquina parece só ter perdido a prata nas pontas dos dentes e nos contornos da tampa.

Se fosse minha, tentaria limpá-la com esta técnica e preservar o revestimento original.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Novo projecto de recuperação Gillette Old Type
« Reply #14 on: July 15, 2014, 11:27:12 pm »
0
Não sei se estão a ver bem a coisa, mas a máquina é uma Gillette Single Ring igual à máquina daquele set francês do oversaturn. Os preços ultimamente têm sido upa upa e mesmo assim a máquina ficou ao preço de uma curriqueira Ball End ou Tech baratas compradas pela internet.

O Fatslim e eu temos ambos máquinas Ball End que nos ficaram sensivelmente a esse preço e ficamos contentes por termos pago pouco. Isto em tempos que as máquinas estavam mais baratas (e a minha provavelmente está pior que essa).

Eu seria extremamente cauteloso na limpeza da máquina para não dar cabo do revestimento que é sensível.

^^ O que ele disse.

Aquele sarro sairá bem com uma escova de dentes e pouco mais.

Quanto ao revestimento em prata, aconselho a leitura dos seguintes tópicos:

The Science of Silver Cleaning - Gillette Single Ring Cleaning - Part #1
The Science of Silver Cleaning - Gillette Single Ring Cleaning - Part #2
The Science of Silver Cleaning - Gillette Single Ring Cleaning - Part #3

Resumindo, uma boa escovadela para remover esse sarro, seguida de limpeza electrolítica caseira (sal, bicarbonato de sódio e uma boa quantidade de papel de alumínio quebram o galho), seguida de um bom polimento com limpa-pratas (usa um produto específico para pratas, evita os limpa-metais genéricos).

EDIT: o FML adiantou-se, mas basicamente disse o mesmo que eu! :D

Esse negro não é sarro, é apenas revestimento de prata que oxidou. Isso pode ser (pelo menos parcialmente) revertido pelo processo que eu e ele apresentámos. :)
« Last Edit: July 15, 2014, 11:58:38 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal