Author Topic: Parker Sonnet x Hero 5020  (Read 2680 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Parker Sonnet x Hero 5020
« on: July 25, 2014, 03:56:34 pm »
+1
Desde a primeira vez que vi uma Hero 5020 por fotografia, fiquei sabendo que se tratava de uma "cópia" da Parker Sonnet... No caso das H5020 vendidas em sites como eBay, seria uma "cópia" da Parker Sonnet Mk I na versão Flighter CT, ou seja, corpo e tampa em aço inoxidável com "trims" (detalhes) em acabamento CROMADO e com pena de aço inoxidável.

Mas sempre tive a curiosidade de saber até que ponto a cópia era bem ou mal feita e ainda mesmo se a caneta Hero 5020 tinha um padrão mínimo de qualidade que não a fizesse passar vergonha numa comparação direta com a Parker Sonnet.

Ao mesmo tempo, sempre tive receio de comprar uma Parker Sonnet, pois esta, é provavelmente a caneta mais falsificada da atualidade. Eu só compraria uma Sonnet quando as circunstâncias mostrassem ser uma caneta confiável...

Há bem pouco tempo, encontrei enfim... Uma Parker Sonnet Mk I Flighter CT AUTÊNTICA... A prova de autenticidade foi até inusitada. Trata-se de uma caneta brinde, presenteada pelo banco britânico Schroders a seus clientes há muitos anos.

Dessa forma, munido de uma câmara fotográfica e de um paquímetro, decidi fotografar as canetas lado a lado e tabelar suas medidas.

Lá vão os resultados...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Parker Sonnet x Hero 5020
« Reply #1 on: July 25, 2014, 03:56:46 pm »
0
MEDIDAS

1. Comprimento Tampado

1.1. Parker Sonnet: 133 mm
1.2. Hero 5020: 134 mm

2. Comprimento Postado (Tampa encaixada no corpo)

2.1. Parker Sonnet: 145 mm
2.2. Hero 5020: 149 mm

3. Diâmetro na boca da tampa

3.1. Parker Sonnet: 12.5 mm
3.2. Hero 5020: 12.5 mm

4. Diâmetro máximo do corpo

4.1. Parker Sonnet: 10.8 mm
4.2. Hero 5020: 10.9 mm

5. Comprimento da nib section

5.1. Parker Sonnet: 27 mm
5.2. Hero 5020: 25.5 mm

Algumas medidas, são visualmente notadas. Não é necessário nenhum instrumento de medida para perceber.

« Last Edit: July 25, 2014, 04:04:29 pm by edulpj »
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Parker Sonnet x Hero 5020
« Reply #2 on: July 25, 2014, 03:57:02 pm »
0
IMAGENS

Me ative a mostrar aspectos que mais chamam a atenção e/ou trazem dúvidas.

1. Tampa: As tampas são visivelmente diferentes. A tampa da Hero 5020, traz inscrições próximas à boca, com a marca Hero escrita em alfabeto ocidental E mandarim. Há também diametralmente oposta a inscrição 5020. A Parker tem a inscrição PARKER SONNET FRANCE, longitudinal na tampa, um pouco acima da boca. A forma da tradicional FLECHA do clipe, é também visivelmente diferente. Um pouco mais estreita na Hero 5020 do que na Parker.



2. Nib Section: A nib section da Parker Sonnet é visivelmente mais longa que da Hero. Ambas são terminadas com um anel cromado.

3. Pena: A pena da Hero 5020, é visivelmente MAIS LONGA que a pena da Sonnet. Além disso, o sistema de montagem de ambas é totalmente diferente. Na Hero, uma pena encaixada por atrito e sob pressão. Na Sonnet, uma pena rosqueada em conjunto com o alimentador. Ambas as penas contém inscrições totalmente diferentes entre si.



CONCLUSÃO: Precisa ser PÉSSIMO OBSERVADOR para comprar gato por lebre. As diferenças visuais são abundantes. Pessoalmente, NÃO CONSIDERO a Hero 5020 uma cópia da Parker Sonnet. Quando muito, a Sonnet foi a INSPIRADORA do projeto chinês. Ambas são EXCELENTES CANETAS, com qualidade e material para durarem mais que eu. Eu adoraria ter uma versão da Hero 5020, com um design próprio de clipe. Acabaria de vez com a maledicência ;)
« Last Edit: July 25, 2014, 04:36:08 pm by edulpj »
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Parker Sonnet x Hero 5020
« Reply #3 on: July 25, 2014, 03:59:36 pm »
0
Mais um post de clones chineses que faltava. Obrigado pela partilha.

Offline Paulillo

  • Trade Count: (+4)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 110
  • Respect: +1
    • Email
Re: Parker Sonnet x Hero 5020
« Reply #4 on: July 25, 2014, 04:17:56 pm »
0
Fantastico,
Obrigado.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Parker Sonnet x Hero 5020
« Reply #5 on: July 26, 2014, 08:04:37 am »
0
Bela comparação!!!
Veja outra aqui.
 :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Parker Sonnet x Hero 5020
« Reply #6 on: July 26, 2014, 11:44:45 am »
0
Bela comparação!!!
Veja outra aqui.
 :)

Eu conhecia essa matéria, Gadrel... Só acho que o cara furou em dois aspectos... O primeiro, é que a Sonnet que ele usou na comparação é uma Mk II (anel da boca largo). O segundo aspecto, é que ele foi tentar deitar erudição em conhecimento de aços inoxidáveis e falou uma besteira monstruosa. Aço (qualquer que seja), pode ser FERRÍTICO ou AUSTENÍTICO ou MARTENSÍTICO. Isso depende do FORMATO das estruturas que o carbono forma em conjunto com o ferro. No caso do aço inoxidável, o que dá caráter magnético ou não à liga, não é o formato das estruturas de carbono e sim o TEOR DE CROMO NA LIGA.

Aço inoxidável de baixo cromo, é "magnético". De alto cromo, é "não magnético"... Pus entre aspas, porque na verdade QUALQUER LIGA baseada em ferro é magnética. Aço alto cromo, PARECE não-magnético quando você usa um ímã simples, fraco. Teste uma peça de inox alto cromo com um super ímã de neodímio e você verá que ele TAMBÉM é magnético...

A propósito... Não me ative à diferença entre acabamentos das duas, pois ano passado modifiquei minha Hero 5020. Fiz um polimento radical nela, que ficou brilhante como espelho...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Parker Sonnet x Hero 5020
« Reply #7 on: July 27, 2014, 11:47:22 pm »
0
Obrigado pela comparação.

E em termo de peso são muito diferentes ou são próximos?

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Parker Sonnet x Hero 5020
« Reply #8 on: July 28, 2014, 12:31:11 am »
0
Boa pergunta, Raimundo... Sinceramente não sei... Não sou muito sensível a peso. Acredito que não haja muita diferença...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal