Author Topic: Cross Century I - Concorde  (Read 1387 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Cross Century I - Concorde
« on: July 28, 2014, 04:31:26 pm »
0
A empresa estadunidense AT Cross & Co, foi a pioneira em canetas tinteiro nos EUA. Muitos não concordam com esse pioneirismo, pois as primeiras Cross não utilizavam penas convencionais e sim penas do tipo agulha com válvula interna, o mesmo sistema que foi usado mais tarde nas canetas para desenho técnico com tinta nanquim.

A Cross, abandonou esse sistema, para se tornar uma das primeiras empresas estadunidenses a fabricar canetas esferográficas. As Cross Century, foram famosas nas décadas de 60 e 70 e no final da década de 70, a AT Cross decidiu voltar ao ramo das canetas tinteiro, desta vez com penas convencionais.

Atualmente, toda a fabricação não é mais feita nos EUA e sim na China sob licença e supervisão da AT Cross.

Fui usuário de esferográficas Cross no passado, mas nunca levei as canetas tinteiro deles a sério, principalmente porque, gosto de canetas de aço inoxidável e a Cross tem a teimosa mania de fabricar canetas em latão cromado. Costumo dizer que no dia em que lançarem uma Cross em aço inoxidável, eu compro uma no dia seguinte...

Mas um dia, acabei comprando uma Cross Century I... Nem tanto por ser uma Cross e sim por ser uma caneta-brinde, que a British Airways dava de presente aos passageiros do finado Concorde.

Minha caneta é uma Century I com acabamento cinza fosco e detalhes cromados. Como toda Cross Century I, é equipada com conjunto pena/alimentador fornecido pela empresa japonesa PILOT. A caneta é fabricada na extinta fábrica irlandesa da AT Cross. Outros modelos em acabamento cromado (Cross Townsend principalmente) também foram presenteados pela British Airways.

Em menor quantidade, a Air France também tinha uma caneta brinde para os passageiros do Concorde, porém fabricadas pela Waterman...

Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Cross Century I - Concorde
« Reply #1 on: August 10, 2014, 11:59:16 pm »
0
Ai está uma marca que nunca consegui arranjar motivo para adquirir, da próxima vez vou olhar com mais atenção.

Obrigado pela resumo histórico da marca.




Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Cross Century I - Concorde
« Reply #2 on: August 11, 2014, 01:28:25 am »
0
Belo tópico Edu!

Eu ganhei de presente de meu pai um estojo com uma caneta e uma lapiseira Cross deste mesmo design e cor, mas esferográfica, claro.
Esteticamente acho esta linda  :)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Cross Century I - Concorde
« Reply #3 on: August 13, 2014, 11:22:13 am »
0
Ai está uma marca que nunca consegui arranjar motivo para adquirir, da próxima vez vou olhar com mais atenção.

Obrigado pela resumo histórico da marca.


Somos dois... Já usei cross esfero no passado mas acho que com tinteiro a criatividade deles é zero... Comprei essa mais por causa do concorde do que pela caneta propriamente...

Espero ansiosamente pelo dia em que eles fabricarem canetas em aço inoxidável...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal