Olá amigos!
Inspirado em um tópico que existia na área de classificados do Shave Nook, vou pôr aqui, já pedindo a licença da moderação, um pequeno "guia" de conduta, que tenho certeza, vai ajudar todos, vendedores e compradores, mas principalmente aos compradores.
De modo algum fazer parecer que estou criando regras aqui, que afinal isso é trabalho da moderação. São apenas algumas dicas, conselhos de quem tem algum tempo de casa neste fórum,já fez um bom número de transações, e trabalhou a vida inteira com comércio.
A primeira dica é; Pensar duas vezes antes de fazer contato com o vendedor:
Ter certeza que queres
E tens condição de ficar com determinado item antes de fazer qualquer contato. Isso vai ajudar a evitar outras situações, que veremos a frente, pois eu reparo que, metade das consultas que recebo, é de gente que não está realmente interessada na compra. Já perdi a a conta das vezes que recebi um e-mail começando com a frase " Olha, pensando bem..."
A segunda é sobre pedir descontos; você é livre para pedir, e o vendedor para recusar.
A terceira é; Não demore a responder! Isso vale para ambos, vendedor e comprador. Por mais de uma vez respondi ao comprador sobre tudo que ele queria, e o mesmo ficou 5,10,24 horas ou mais sem responder. 90% das vezes que isso ocorre, é porque ele não tem mais interesse em comprar, mas nos 10% restantes, ele ficou por algum motivo, sem possibilidade de entrar em contato. Mas disto o vendedor não tem culpa, e não pode ficar segurando o(s) item(s) sem saber se vai fechar ou não a venda, enquanto existem outras pessoas querendo lhe pagar e ficar com o item.
O contrário também acontece e deve ser evitado. Já fiz contato com vendedores que demoraram as vezes, dois dias para me responder. Quando fizeram, eu já nem estava mais contando com aquilo e acabei gastando minha verba com outra coisa. Portanto, procurem responder as MP o mais rápido possível.
A quarta dica é relacionada com a de cima; Nos classificados, não existe isso de "eu vi primeiro". Não é porque você fez contato com o vendedor antes que os outros, que ele é obrigado a reservar aquilo para você. Neste fórum até que somos bastante "legais" e muitos, assim como eu, esperam e negociam o máximo possível com quem perguntou primeiro. Mas no Shave Nook por exemplo, já perdi oportunidades porque alguém pagou 10 minutos antes de mim. Assim como na vida "lá fora", leva para casa aquele que chegar com o dinheiro primeiro. O vendedor pode reservar algo quando e como quiser, mas isso não é obrigatório.
A quinta é; A menos que o vendedor especifique um antecipadamente, quem escolhe o tipo de envio é você, comprador. Mas seja responsável, não vá reclamar se demorar ou acontecer algo com o envio mais barato que você escolheu. E via de regra, para mercadorias até R$ 50,00 o seguro não é necessário já que a indenização automática do Correio cobre este valor. Acima disso é altamente recomendável que se contrate o seguro para evitar eventuais problemas. Mas atenção; quem paga o seguro é o comprador, não espere que o vendedor faça isso por você.
A sexta é; Pelo amor de Deus, embale bem a mercadoria! A pessoa vai e compra seu item, só para receber em casa depois de tantos dias e reparar que alguma coisa vazou/quebrou lá dentro? No Way, José!
Nada te impede de usar uma caixa vadia qualquer para enviar uma mercadoria ( eu mesmo já recebi uma SR envolta numa caixa de leite!), e é sempre bom reusar, reduzir e reciclar. É algo que incentivo todos a fazer, mas seja razoável; não use uma caixa claramente pequena ou inadequada só porque ela estava por aí dando mole. Zele pela mercadoria. E ao embalar loções e bálsamos (ou outros líquidos), procure passar uma camada de filme de PVC, fita de teflon ou até mesmo isolante, em volta do bocal. Isso impede a maioria dos vazamentos.
E ainda sobre envios; normalmente se espera que o vendedor poste a mercadoria paga em dois ou três dias. Se você não tiver como cumprir isso, que afinal todos estamos sujeitos à imprevistos e doenças, é bom comunicar ao comprador antecipadamente.
A sétima é: ao pagar, comunique ao comprador. Certa vez alguém reclamou que a "tantos dias" havia pago, e eu não mandei a mercadoria. Só que a pessoa não me avisou disso, e sinceramente não costumo checar minha conta bancária todo dia. Como não há um mecanismo que nos dispare um e-mail ou SMS quando cai dinheiro na nossa conta-corrente.... ( a menos que seja via Paypal, neste caso há aviso pelo e-mail. Mas mesmo assim é bom avisar)
E quando o pagamento for feito com DOC, saibas que o dinheiro só cai na conta da pessoa depois das 12h do dia útil seguinte à operação.
A oitava é; Do mesmo modo que acima, seja cortês de avisar ao vendedor quando a mercadoria é recebida. Acreditem, ficamos apreensivos até saber que tudo chegou bem ao destino.
A nona é; ninguém é obrigado a ser um bom fotografo, mas procurem capturar as fotos dos itens numa superfície plana, de preferência branca, e livre de coisas que não façam parte da venda. E, ao tirar fotos de perto, existe uma função nas vossas câmeras ( e celulares) chamada "macro" que serve para dar foco à itens próximos ao obturador.

E por fim; a trade count. Trade count é uma página criada pelos moderadores no perfil de cada usuário que lhe atribui ou subtrai pontos de acordo com o feedback recebido pelo usuário. Para submeter feedback basta clicar no número acima do avatar da pessoa que você vê
ESTA página.
Ali tu clicas em "submeter feedback" e conta como foi a transação, de compra, venda,e até troca.
Mas se o feedback for negativo, coisa que ainda não vimos neste fórum, baseado na minha experiência no comércio eu diria que; 90% dos problemas se resolvem conversando. Na maioria das vezes o problema começa pequeno e vira uma bola de neve. Todos temos nossos dias bons e maus e as vezes é melhor deixar de responder com a cabeça quente e se acalmar primeiro, e isso vale para ambos os lados. No meu comércio eu já fui até xingado por uma pessoa que eu estava ajudando mesmo sem ter obrigação legal disso.
Então a regra de ouro, mais importante que todas as acima é; tenha calma. Seja educado e paciente, trate o outro como gostaria de ser tratado. Aliás, isso vale para a vida em todos os casos.
