Author Topic: O Primeiro Barbear de Um Novo Homem  (Read 4695 times)

Offline Fabinho

• Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Baby Face
  • Respect: 0
    • Email
O Primeiro Barbear de Um Novo Homem
« on: August 05, 2014, 11:23:03 am »
0
Bom Dia Confrades!

Ontem chegaram meus produtos, comprados do nosso amigo Gago, que faltavam para eu conseguir montar meu kit inicial(que julguei essencial) para ter um Primeiro Barbear Clássico de Respeito.
Se em algum momento disser algo errado neste tópico por favor me corrijam, pois alem da leitura e mais leitura na prática não sei nadica de nada.

Espero que neste tópico possa mostrar como foi o meu primeiro barbear com uma SR(ilustrado em fotos, no próximo farei videos, mas já estava tarde e estava com uma cara não tão boa para aparecer em filmagens), mostrar algumas duvidas que eu tive, apesar da vasta leitura que tive no fórum, e também receber dicas para melhorar na próxima, assim chego perto da qualidade que muitos aqui já tem!

Primeiramente vamos aos materiais:
Pote de Cerâmica Havan Cinza (misturador da espuma)
Sabonete Phebo (Utilizado para lavar o rosto durante o Banho)
Sabonete L´occitane CADE para barbear
Lâminas Super Max Platinum + (Utilizadas neste barbear)
Lâminas BIC (não utilizadas neste barbear)
Pincel de barbear The grooming Co.
Safety Razor Parker 60r
Pedra Hume Rapozo
Azulen Pós barba (o salvador da patria rs)

Vamos ao que interessa!

Comecei no banho, onde lavei bem o rosto com o phebo (antes lavava com qualquer sabonete) e deixei a pele pegar bem a "quentura" da água do chuveiro para abrir um pouco os poros.

Coloquei a Lamina Super Max Platinum + no SR

Molhei meu pincel na agua FRIA(estou sem rabo quente, sem segundas leituras ok rss)tirei o excesso de agua e o carreguei por aprox 25 segundos no sabão CADE da L´occitane:

Atingi pouca espuma na tigela, ficando uma quantidade pequena demais para uma barba, então carreguei o pincel mais uma vez por 15 segundos com o mesmo método de molhá-lo bem e depois tirar o excesso da agua, eis o resultado:

Desculpem me pela falha no macro ok, e segue como ficou depois de uma bela passada por aprox 30 segundos no rosto todo:

Acredito que neste momento tenha falhado um pouco, após finalizar vi as fotos acreditei que a espuma ficou um pouco rala, não sei quanto as opiniões.
Realizei a primeira passada com a Lamina para baixo no sentido dos pelos, e aqui falhei em não capturar uma foto, mas ainda percebi que tinha bastante "pontas" de pelo e a barba não tinha ficado tão rala quanto vi de alguns usuários mais avançados, e confesso que sim voltei a realizar algumas passadas em alguns locais onde vi que não havia surtido tanto efeito.
Antes da segunda passada apliquei mais sabão com o pincel, desta vez mais cuidadosamente pois já haviam alguns pequenos sinais de irritação no bigode e queixo.
Realizei então a segunda passada de lâmina, agora no sentido contrário, aqui falhei temerosamente, realmente dei varias passadas em alguns lugares onde não atingi a "carinha de bebe" principalmente na ponta do queixo, e este foi o resultado:

O que me sobrou de espuma na tigela foi isto:

Foi então amigos, que confesso, já passei por muita coisa, tenho tatuagens, mas não estava preparado para isso na intensidade com que veio.... Resolvi aplicar a pedra Rapozzo.... NEste momento devem estar rindo se lembrando da primeira vez que usaram... É... foi brutal...
Removi a espuma do rosto com àgua e enquanto lavava a tigela fiz uma passagem de segurança, deixando a espuma por uns 15 segundos no rosto, depois de removida a espuma passei então agua na pedra hume  a passei no rosto.
A medida que a pedra ia deslizando o meu rosto.... minhas entranhas se contorciam e meus antepassados ouviam os xingamentos... deixei a pedra agir por aprox 30 segundos e depois enxaguei.
Realmente os sangramentos dos poros machucados na hora cessaram.
Então sequei o rosto e apliquei o AZULEN, que li ser muito bom para se remover o razor burn, pois tem camomila e acalma a pele.

Bom, Hoje pela manhã está tudo ok, a vermelhidão desapareceu só ficou um pouco do razor burn na ponta do queixo, onde já tinha problemas antigamente com as mls, e agora estou com uns poros com sanguinho pisado rss.

Resumindo:
Para mim, foi um ótimo primeiro barbear, tirei um tempo só para mim, sem me preocupar com mais nada, tomei o tempo que me foi necessário (praticamente 1h), não me cortei nem uma vez e fiquei com uma pele macia, fora o pequeno razor burn de hj está tudo ótimo!

Muito obrigado à todos especialmente Ao companheiro Gago que me ajudou bastante na aquisição dos materiais!
« Last Edit: August 05, 2014, 01:53:22 pm by Fabinho »

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
Re: O Primeiro Barbear de Um Novo Homem
« Reply #1 on: August 05, 2014, 02:33:27 pm »
0
Pressão a mais e passagens também. O objectivo é passar somente onde há espuma.

A pedra hume doeu mais do que fazer tatuagens?  :o

Offline Paulillo

• Trade Count: (+4)
  • Marinheiro num Veleiro
  • Respect: +1
    • Email
« Reply #2 on: August 05, 2014, 02:47:09 pm »
0
Fabinho,
O mais importante você ja entendeu
...tirei um tempo só para mim, sem me preocupar com mais nada, tomei o tempo que me foi necessário (praticamente 1h), ...

Agora é só você praticar e prestar atenção nos procedimentos, materiais e equipamentos. Com o tempo e experiência (e um monte de sangue) você descobre qual é o melhor método e procedimentos que se adequam a seu tipo de pele.

Abs
Paulillo

Offline rralph

• Trade Count: (+1)
  • Marinheiro num Veleiro
    • Email
« Reply #3 on: August 05, 2014, 05:22:13 pm »
0
Parabéns, com a prática chegaremos ao BBS.....rs

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #4 on: August 05, 2014, 05:41:48 pm »
0
Fábio, você carregou o sabão demasiado pouco. Ainda mais com um pincel sintético! Pior ainda; Num CADE que é um sabão bem duro...

Enquanto tomas banho, coloque o sabão de molho junto com o pincel, e ao começar a se barbear, trabalhe ela por aprox. um minuto, e vais ver a diferença na espuma  ;)

PS: É bom que se diga que lhe vendi apenas a Parker, o pincel só lhe fiz o favor de buscar na TGC e lhe remeter na mesma caixa.  :)

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #5 on: August 05, 2014, 06:02:45 pm »
0
Também acho que devias ter carregado mais sabão, de maneira a que a espuma ficasse mais cremosa e protetora.

E muito cuidado com as passagens a mais e com a pressão exercida, tal como indicou o FML; é imperativo (especialmente nesta fase onde a técnica não está desenvolvida) aplicar sempre uma camada de espuma antes de passar a lâmina, e exercer pouca ou nenhuma pressão no aparelho.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline guest5676345

• Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #6 on: August 05, 2014, 06:37:16 pm »
0
Como primeiro escanhoado, acho que correu muito bem.

Eu gosto de deixar a espuma de conforto mais tempo na cara :)

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #7 on: August 05, 2014, 07:44:32 pm »
0
Para primeira vez,está muito bom! Agora é só carregar mais o pincel, tentar espumar na cara para experimentar e siga!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Fabinho

• Maçarico
  • *
  • Baby Face
    • Email
« Reply #8 on: August 06, 2014, 03:05:06 am »
0
Muito Obrigado pelas dicas! Realmente achei a espuma bem rala, agora me falando, vou fazer o teste fazendo algumas espumas amanhã!

Vou me policiar também para não exercer muita pressão na lâmina e não realizar passadas sem espuma no rosto!

Estou bem contente de ter me saido até que bem para a primeira vez, confesso que estava apreensivo pelas dicas e avaliações! Espero poder aperfeiçoar a técnica e contribuir para os próximos iniciantes também!

Obrigado e Abraços!

Offline Fabinho

• Maçarico
  • *
  • Baby Face
    • Email
« Reply #9 on: August 06, 2014, 02:00:20 pm »
0
Estou ensaiando para hoje fazer algumas espumas em casa kkk ai posto algumas fotos!

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #10 on: August 06, 2014, 02:45:05 pm »
0
Hoje usei o Cade e carreguei por dois minutos para ter uma espuma boa e em quantidade suficiente.

Tudo bem que o meu é uma amostra pequena e está no fim, o que torna mais difícil carregar.

De qualquer forma, imagino que carregar menos de um minuto não vira.
But the tigers come at night

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #11 on: August 12, 2014, 06:24:55 pm »
0
Outra dica: esticar a pele! Ajuda bastante no deslize da lâmina!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Danny

• Tech-no-logic
    • Email
« Reply #12 on: August 18, 2014, 05:00:44 pm »
0
Grande Fabinho, antes de mais nada parabéns pela iniciativa de criar um tópico com rico e ilustrativo para detalhar sua experiência. De certo que será muito proveitosa para outros amigos, parabéns  ;)
Quanto a dicas, eu faria entre a passagem inicial (favor do pelo) e a contra pelo uma (ou até duas) passagens lateralmente. Digo isso porque minha barba só ficava boa, lisinha, quando fazia contra pelo. Segui as orientações dos amigos e hoje faço 3 passagens (1 a favor e 2 através) e fica igualzinho a quando fazia contra com a mach3, mas sem razor, vermelhidão, nada disso.
Outra coisa, nunca passe a SR para retocar uma passagem, porque assim vc estará passando a lâmina sobre a pele sem espuma e já sensível. Não importa se os pelos ainda estão lá. O princípio é ir retirando progressivamente, o que acredito que com 3 ou 4 passagens ficará excepcional.
Outra dica que te dou é tomar o banho após o barbear (e não antes), porque assim você retirará TODA a espuma utilizada, dará uma relaxada na pele muito maior e, antes do pós, dê uma lavada no rosto com água gelada e passe um adstringente (Thayers, que é imbatível, vem numa quantidade absurda e é praticamente de graça pelo trabalho que faz).
E lembre-se (ao menos no meu caso): mais vale 2 passagens através do que 01 contra-pelo, é infinitamente menos agressiva e produzirá o mesmo resultado.
Forte abraço e boa sorte.

Offline RamonLourenço

• Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • Self Butcher
    • Email
« Reply #13 on: August 18, 2014, 05:39:45 pm »
0
Outra dica: esticar a pele! Ajuda bastante no deslize da lâmina!
+1

Ajuda mesmo. Usei esta técnica desde o meu primeiro barbear (ainda um dias desses) e faz A DIFERENÇA! Diminui muito o razor burn.

...E lembre-se (ao menos no meu caso): mais vale 2 passagens através do que 01 contra-pelo, é infinitamente menos agressiva e produzirá o mesmo resultado.
+1
« Last Edit: August 18, 2014, 05:44:15 pm by RamonLourenço »

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal