Author Topic: Endurecimento de cerdas  (Read 22522 times)

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
Endurecimento de cerdas
« on: January 11, 2011, 10:08:55 am »
0
Dúvida: meu Semogue 620 está com endurecimento progressivo das cerdas de uns dias para cá! Noto mais quando seco! Será o clima (verão seco e quente demais)? O que faço para amolecer? Uma limpeza mais profunda?
Solicito ajuda aos mais experientes.
Desde já, agradeço!
« Last Edit: January 11, 2011, 11:42:59 am by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
Re:Endurecimento de cerdas
« Reply #1 on: January 11, 2011, 10:57:37 am »
0
O meu 830 também já teve esse problema. Olhei com mais atenção e vi que havia resíduos de sabão/calcário nos pêlos, que assim ficavam mais duros. Afinal, este foi o meu pincel de uso diário durante meses, e estava a precisar de uma manutençãozinha.
Eis como resolvi o problema:

1 - Lavagem em água quente, numa tigela, com uma colher de bórax (tetraborato de sódio, vende-se nas drogarias e farmácias - acho que no Brasil o nome é o mesmo). Deixar de molho durante uns 5 ou 10 min.
2 - 2ª lavagem em água quente também, mas desta vez adicionando vinagre. O vinagre vai ajudar a dissolver o sabão ou calcário acumulados. Deixar de molho durante uns 5-10 minutos também. Também se pode agitar o pincel como se estivesse a fazer espuma, sempre ajuda a eliminar.

De seguida, fazer umas espuminhas para eliminar o cheiro a vinagrete e está feito!

Existe um método parecido com o meu, escrito na Wiki: http://www.barbearclassico.com/wiki/index.php/Pinc%C3%A9is_de_Cerda#Cuidado_de_la_brocha_de_cerda.

Devo dizer que o meu 830 ficou outro, depois de fazer essa manutenção!
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #2 on: January 11, 2011, 11:10:47 am »
0
Caro oversaturn,
Muito obrigado pelo auxílio! Inclusive já achei o bórax num fornecedor de produtos químicos muito popular aqui na cidade e bem barato, cerca de 1 euro o quilo e não vendem em porções menores! Vai durar uma eternidade!
Vou limpar e após posto os resultados!
« Last Edit: January 11, 2011, 11:47:36 am by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

Offline callega

• Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
« Reply #3 on: January 11, 2011, 02:53:10 pm »
0
Amigo, tenho kilos aqui. USo para caldear aço damasco. Em lojas de produtos agricolas, encontra. Tem que ser o claro. Acho que usam pra adubação folhar.
Ja fiz em um pincel e funcionou..
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #4 on: January 11, 2011, 04:35:14 pm »
0
Caro callega,
Então faço a limpeza na próxima visita ao "latom", já que vou precisar somente de uma colher de bórax!!!
Separa uma colherinha pra mim?
José Luís Tomé Gonçalves

Offline Islander

• Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • Respect: +9
« Reply #5 on: January 11, 2011, 09:09:20 pm »
0
O meu 830, depois de 2 meses de uso intensivo e com bons resultados, também notei uma diferença a certa altura: pelos mais duros e ásperos(não nas pontas), mais dificuldade em fazer espuma, os pelos pareciam que sugavam a espuma toda, parece que ficou outro para pior! Não sei até que ponto o uso constante sem secar completamente contribuiu para isso, acho que nunca consegui um uso do pincel sem largar pelos que também não sei se será normal.
Tentei água quente com vinagre, lavar com detergente de loiça e não vi grandes melhoras...Vou tentar arranjar borax a ver se ajuda.
Ainda ontem o usei depois de estar de lado muito tempo e foi uma dificuldade enorme para conseguir espuma e foi necessário acrescentar muita água mesmo.
É uma pena pois até gostava do pincel, especialmente por ter uma boa qualidade de pelo e cabo em acrílico embora com densidade excessiva, penso.
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline Lusitano

• Moderador Global
  • Lord Sheffield
  • *
  • Respect: +40
« Reply #6 on: January 11, 2011, 09:46:56 pm »
0
O meu 830, depois de 2 meses de uso intensivo e com bons resultados, também notei uma diferença a certa altura: pelos mais duros e ásperos(não nas pontas), mais dificuldade em fazer espuma, os pelos pareciam que sugavam a espuma toda, parece que ficou outro para pior! Não sei até que ponto o uso constante sem secar completamente contribuiu para isso, acho que nunca consegui um uso do pincel sem largar pelos que também não sei se será normal.
Tentei água quente com vinagre, lavar com detergente de loiça e não vi grandes melhoras...Vou tentar arranjar borax a ver se ajuda.
Ainda ontem o usei depois de estar de lado muito tempo e foi uma dificuldade enorme para conseguir espuma e foi necessário acrescentar muita água mesmo.
É uma pena pois até gostava do pincel, especialmente por ter uma boa qualidade de pelo e cabo em acrílico embora com densidade excessiva, penso.

Por essas e por outras é que eu prefiro texugo.

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #7 on: January 11, 2011, 10:08:12 pm »
0

Embora o Semogue 620 seja muito bom, sem dúvida o NFB 2211 Silvertip é muito superior! E nem sinal de que pecise de manutenção alguma!
Ainda penso em adquirir um Semogue texugo e aceito sugestões de modelos.
José Luís Tomé Gonçalves

Offline Lusitano

• Moderador Global
  • Lord Sheffield
  • *
« Reply #8 on: January 11, 2011, 10:14:16 pm »
0

Embora o Semogue 620 seja muito bom, sem dúvida o NFB 2211 Silvertip é muito superior! E nem sinal de que pecise de manutenção alguma!

Gosto dos pincéis da Semogue e tenho muita consideração pela marca, mas em texugo existe muita variedade e qualidade de outras marcas. Na cerda a Semogue é do melhor que há, sem dúvida. Mas eu se pudesse, em texugo optava por algo diferente. Vai depender da tua carteira. Conseguem-se arranjar Semogues de texugo a excelentes preços, comparativamente a outras marcas. Mas um Rooney ou Simpson é outra liga, já nem falo em Plisson ou Shavemac... Mas para estas marcas normalmente é preciso ter uma carteira bem gorda, o que é complicado para a maioria dos Portugueses.

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #9 on: January 11, 2011, 10:16:51 pm »
0

Ahhh, isso para mim não é assim tão linear... Pois depende do pincel de cerda e do pincel de texugo em questão.

Os meus pincéis de cerda (o 1305 e o 830) são mais suaves na face que qualquer dos meus pincéis de texugo. Inclusivé mais suaves do que o Silvertip que me chegou hoje. ;) E o 1305 nem está devidamente quebrado.

E acumulação de sabão/calcário também acontece nos pincéis de texugo. Já tive oportunidade de ver isso no meu LiJün, especialmente na base, onde o nó é mais denso e os resíduos tendem a acumular-se. Concluindo: os pincéis de texugo também necessitam de manutenção... logo, esse não é um factor decisivo para mim.

Além do factor preço: pelo preço de um texugo de gama média, consegue-se comprar vários pincéis de cerda de topo, e ter uma ferramenta tão boa ou (na maior parte das vezes) melhor.
« Last Edit: January 11, 2011, 10:21:21 pm by oversaturn »

Offline Lusitano

• Moderador Global
  • Lord Sheffield
  • *
« Reply #10 on: January 11, 2011, 10:34:28 pm »
0
É óbvio que tudo vai depender dos pincéis em questão. Se falarmos no Tweezerman em texugo, ia preferir o 1305 ou o 830. Mas com o LiJun mesmo sendo um pincel chinês, prefiro-o ao 1305. Tanto que vendi o meu 1305. Também é tudo uma questão de gosto pessoal acho eu. Eu nem aprecio pincéis muito suaves nas pontas, gosto bastante do "arranhar" suave do pêlo do LiJun no rosto. Por isso acho que um silvertip iria ser demasiado suave para o meu gosto. Mas nunca testei nenhum, não posso afirmar com certeza se seria mesmo assim.

Qualquer pincel precisa de uma manutenção de tempos a tempos, embora num de cerda se possa notar mais depressa o depósito de sabão e calcário na base do nó.

Offline callega

• Maçarico
  • *
« Reply #11 on: January 11, 2011, 11:09:52 pm »
0
Claro, amigo. Ja levas uma quantia a mais, pras proximas..
Traga as navalhas pra retocar o fio..

Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #12 on: January 11, 2011, 11:17:31 pm »
0

Depende do uso que lhe vai dar. É para fazer espuma na face ou na tigela? Com sabões ou com creme?
Se for para espumar na face, não te recomendaria nenhum da gama actual da Semogue. Não são feitos para isso, na minha opinião. Se realmente queres um Semogue, esperaria pelos pincéis de texugo 2-band que serão brevemente lançados, com o nó semelhante à edição especial 2010. Ao que parecem, equiparam-se aos Shavemac (o pêlo, ao que parece, será semelhante) sendo até, muito provavelmente mais baratos que estes últimos. E no mercado, noutras marcas, existirão muito boas opções.

Se for para espumar na tigela, confesso que os pincéis de texugo da Semogue me têm encantado. Quer o Semogue de texugo tipo puro da Antiga Barbearia de Bairro (semelhante aos modelos 2010 e 740 da Semogue) quer o meu recém chegado 730 Silvertip, fazem espuma com uma qualidade e uma rapidez a que qualquer dos meus outros pincéis apenas pode aspirar. Quer com creme, quer com sabões.

Começo a perceber a preferência do Murray por estes pincéis  - ele, tal como eu, não aprecia o espumar na cara e faz sempre a espuma na tigela. E nisto, estes pincéis são muito bons, especialmente a partir de sabões! Fico abismado com a velocidade com que o Semogue Pure badger espuma com o MWF, por exemplo.

É óbvio que tudo vai depender dos pincéis em questão. Se falarmos no Tweezerman em texugo, ia preferir o 1305 ou o 830. Mas com o LiJun mesmo sendo um pincel chinês, prefiro-o ao 1305. Tanto que vendi o meu 1305. Também é tudo uma questão de gosto pessoal acho eu. Eu nem aprecio pincéis muito suaves nas pontas, gosto bastante do "arranhar" suave do pêlo do LiJun no rosto. Por isso acho que um silvertip iria ser demasiado suave para o meu gosto. Mas nunca testei nenhum, não posso afirmar com certeza se seria mesmo assim.

Qualquer pincel precisa de uma manutenção de tempos a tempos, embora num de cerda se possa notar mais depressa o depósito de sabão e calcário na base do nó.

Ui, aí é que as opiniões podem variar... não aprecio o arranhar na pele, de todo. :P Daí o meu Frank Shaving estar votado ao abandono... qual esfoliação qual quê, aquilo é para lá do aceitável para mim! :D Quanto ao LiJün, confesso que gostaria que as pontas fossem mais suaves... daí basicamente só o usar na tigela, apesar de ser um 2-band. E daí praticamente sempre fazer a espuma na tigela. Preferências pessoais de cada um de nós, e que podem variar de pessoa para pessoa! Pra fazer espuma na face, os únicos pincéis que tolero são mesmo os de cerda, pela suavidade...

E foi efectivamente no LiJün onde notei uma acumulação mais rápida do de sabão na base do pincel, no meu caso... é um pincel muito denso. E penso que a densidade do nó influencia mais esse factor do que propriamente o tipo de pêlo (texugo ou cerda).

E curiosamente aprendi com ele uma lição importante - densidade nem sempre é uma coisa boa... O pure badger da Semogue é menos denso, mas faz espuma melhor e mais rapidamente que o LiJün, coisa que me surpreendeu...

Entre texugo e cerda? Eu prefiro ambos! Até tenho um pincel de pêlo mesclado (cerda/texugo)! E viva a variedade, adoro "rodar" vários tipos de pincel. :) Variety is the spice of life.

Mas às vezes, fico a pensar que somos todos tontos, especialmente quando gastamos balúrdios em pincéis de texugo... enquanto existem pincéis que custam tão pouco e que fazem espuma tão bem ou melhor que esses.

Perdoem-me este pequeno devaneio herético! :D Farei penitência amanhã, com o meu novo silvertip! :D
« Last Edit: January 11, 2011, 11:23:21 pm by oversaturn »

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #13 on: January 11, 2011, 11:56:56 pm »
0
Não me levem a mal, tenho uma ligação emocional com o "meu" Semogue 620, que foi meu primeiro pincel nesta era. Ele empuma muito bem tanto com sabões como com cremes, quando molhado fica muito macio! Ainda hoje usei-o com o Tabac sabão e fiz excelente volume e qualidade de espuma!
Por isso estou estranhando e "sentido" com o endurecimento dele! Antes era bem mais macio! Parece que voltou ao início, antes de "quebrá-lo"!
Espumo sempre na cara, não me adaptei ao uso da tigela! Com o MWF é um espetáculo de se apreciar e usufruir!
O NFB 2211 Silvertip é bem mais macio quando seco, carrega mais água quando molhado e espuma mais rápido, mas demora mais tempo para secar, entretanto.
Com disseste, amigo oversaturn: entre texugo e cerda, prefiro ambos!!!
José Luís Tomé Gonçalves

Offline callega

• Maçarico
  • *
« Reply #14 on: January 11, 2011, 11:59:41 pm »
0
:) Variety is the spice of life.

Mas às vezes, fico a pensar que somos todos tontos, especialmente quando gastamos balúrdios em pincéis de texugo... enquanto existem pincéis que custam tão pouco e que fazem espuma tão bem ou melhor que esses.

Perdoem-me este pequeno devaneio herético! :D Farei penitência amanhã, com o meu novo silvertip! :D

Caro Oversaturn, concordo plenamente que a variedade é o belo da vida.
COmo neófito, gostaria de saber quais as melhores alternativas aos texugos.
Grato pela "aula".

Bento Gonçalves RS
BRASIL

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal