Author Topic: Acertando uma pedra torta..  (Read 13349 times)

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Acertando uma pedra torta..
« on: January 12, 2011, 09:10:18 pm »
0
Ola amigos.
Estava escaneando o
« Last Edit: December 05, 2011, 03:45:14 pm by callega »
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #1 on: January 13, 2011, 11:22:58 am »
0
Obrigado por partilhar callega.
Nunca me teria lembrado de usar uma diamantada para fazer esse serviço, mas realmente está bem pensado.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #2 on: January 13, 2011, 02:13:33 pm »
0
Boa idéia. Uso lixa d'água colada (com água) em uma placa de granito pra fazer a mesma coisa.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #3 on: January 13, 2011, 02:34:07 pm »
0
Po, finalmente.. Achei que ninguem tinha dado bola pra isso. Ja tava desanimando..   ;)

Amigos, a diamantada é muito barata>. Esta chingling ai. E funciona. nao é uma DMT. Até pq o diamante da DMT é diferente. MAs funciona.


Sobre a 13k, chingling, gostei da cria.
A tenho usado assim:
Com agua e a pedrinha pequena, faço lama na superficie.. Afio ate sentir na unha que ta "entrando".. Ai, tiro a lama (slur) e faço o mesmo so com agua.. Sempre "cortando" a pedra. depois, dou umas passadinhas de costas, sem lama.  É muito importante nao colocar pressao na peça. Senao o fio dobra.
Ai é so ir pro strop..

"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #4 on: January 13, 2011, 04:31:57 pm »
0
Sobre a 13k, chingling, gostei da cria.
A tenho usado assim:
Com agua e a pedrinha pequena, faço lama na superficie.. Afio ate sentir na unha que ta "entrando".. Ai, tiro a lama (slur) e faço o mesmo so com agua.. Sempre "cortando" a pedra. depois, dou umas passadinhas de costas, sem lama.  É muito importante nao colocar pressao na peça. Senao o fio dobra.
Ai é so ir pro strop..

Tenho lido comentários muito favoráveis noutros fóruns acerca desta pedra.
A pedra serve só para manutenção do fio da navalha, ou usam-na mesmo para afiar?
E já agora a pedra pequenina serve só para alisar a grande ou tem outro propósito tipo deixar particulas que sirvam para afiar?
Desculpem tantas perguntas, mas mais vale perguntar do que continuar na ignorância ;D.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #5 on: January 13, 2011, 08:45:14 pm »
0
Amigo  Bleddyn, não existe pergunta burra, burro é quem nao pergunta. E continuará burro..

Ela é para afiar sim. Mas nao para tirar dentes ou outros defeitos.
Tudo depende de quantas passadas darás na lamina.
Uma coisa que meu mestre de afiaão me ensinou, foi passar o fio sobre a unha do dedao. Incrivel como da pra perceber a afiaçao, os dentes, o estado do fio.. Ha que se ter cuidado. Uma boa navalha, saida desta pedra e corretamente afiada, corta a unha.. A sensaçao é terrivel, imagino cortando.. Apoia-se a lamina sobre a unha do dedao, aproximadamente no centro desta, comum angulo de uns 60 graus com relacao a unha. So com o peso da navalha inicia-se o movimento de cortar.. Mas va com mta calma nisto. Até aprender..
Entao, o que fazer??
Bem, eu uso outras pedras antes. arkansas preta, translucida. Agora aprendi a brincar com um pedaco de couticule que tenho de meu bisavô. Façoo slur com ela na translucida..

com relaçao a pedrinha que acompanha a chingling, ela nao é a mais adequada para endireitar a outra maior. Para isto, use a diamantada. É uma pedra pra slur. Para produzir uma lama sobre a pera. Esta lama torna a tarefa mais rapida e mais agressiva. Porem, menos polida. Entao, primeiro uso a pedra com slur, epois lavo e uso so com agua.. Ai vou a meus strops ou aqueles hones de couro com pasta diamantada, que descrevi em outro post.

Nos ebay da vida, as vezes encon tramos pedras  famosas que parecem baratas..Cuidado. Olhe bem o tamanho, pois podem ser slur stones. Os japoneses usam muito em suas pedras naturais de afiação.
É interessante que nós ocidentais não damos muita bola para as pedras japonesas de afiação.. Alias, somos muito bairristas e conservadores neste aspecto. Ah, pq meu bisavô usava uma escehr..
MAs pra qeum tem uma grana a mais no bolso (nao é meu caso), aconselho estudar um ppouco a arte de afiaçao japa..Eles sao incriveis..

E outra coisa, observem bem os precos das chingling.. tem site gringo que vende por mais de 50 verdes. No ebay, esta minha custou umas 10.

Se nao ficou claro, por favor pergunte. Sou prfessor por profissao mesmo. ;^)

"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #6 on: January 13, 2011, 10:45:44 pm »
0
Pensei que uma pedra com um grão de 13K servisse mais para manter o fio, tipo o que vocês fazem com a pasta de diamante no couro, do que propriamente para afiar.

É uma pedra pra slur. Para produzir uma lama sobre a pera. Esta lama torna a tarefa mais rapida e mais agressiva. Porem, menos polida. Entao, primeiro uso a pedra com slur, epois lavo e uso so com agua.. Ai vou a meus strops ou aqueles hones de couro com pasta diamantada, que descrevi em outro post.

Esta parte é que me faz confusão callega. Teoricamente, e se não percebi mal, é a lama, que no fundo são partículas pequeninas da pedra misturadas com água que vão afiar a faca, ou neste caso a navalha. Ora ao passar a pedra por água depois de fazer a lama perde-se este efeito, ou sou eu que estou a ver mal a coisa?
É claro que o próprio acto de afiar a navalha na pedra com água vai produzir a dita lama sobre a mesma, só não percebo é qual a vantagem de criar a lama, para a seguir a lavar e só depois então afiar a navalha. Eu tenho noção de que o meu texto está um bocadinho confuso, de maneira que se não der para perceber a minha dúvida eu tento explicar de outra maneira.

É interessante que nós ocidentais não damos muita bola para as pedras japonesas de afiação.. Alias, somos muito bairristas e conservadores neste aspecto. Ah, pq meu bisavô usava uma escehr..
MAs pra qeum tem uma grana a mais no bolso (nao é meu caso), aconselho estudar um ppouco a arte de afiaçao japa..Eles sao incriveis..

Eu olhar para as pedras japonesas até olho. O problema é depois quando olho para o preço :o.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #7 on: January 14, 2011, 09:01:42 am »
0
Amigo.. As duas formas afiam. Soque com a lama fica mais rapido e mais agressivo.. O pq, nao sei exatamente.. MAs as particulas soltas sobre a pedra, tem mais abrasao..Sem a lama, é menos agressiva.A pedra, sem lama, continua fazendo abrasao, em menor grau.

Na concepçao da palavra, afiar é remover material do fio pra reestabelecer o fio. Neste ponto, tanto a pedra como os strops com pasta diamantada, afiam.. O assentamento ou strop, so endireita micro dobras no fio. É o caso do couro, tecido e da madeira de balsa..
O assentamento é tarefa diaria. A afiaçao nao..
Agora, existem graus de afiação. E a 13k é uma das finais.. Bem como o couro com pasta menor que 1 micron.
Nao devemos fazer da afiaçao tarefa constante. Desgasta a peça.

Entao, pode-se fazer a afiaçao so com a pedra,sem fazer lama. Mas demoraria muito mais..
A lama so acelera.

Podes continuar perguntando...
Abraco
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #8 on: January 14, 2011, 09:25:26 am »
0
Acho que já percebi callega.
No fundo vocês fazem o assentamente diariamente com o couro, e usam a pedra de 13K ou o couro com pasta de diamante quando a pedra começa a perder o fio ou para finalizar a afiação.

Já agora só mais uma perguntinha. Vi no ebay uns assentadores da dovo que de um lado tem o couro liso, e do outro tem uma pasta vermelha. Vale a pena comprar uma coisa destas ou mais vale comprar um daqueles que parecem uma tira de couro esticada?
Suponho que ambos façam a mesma coisa, a minha dúvida é qual deles é que é mais fácil de usar.

Também já vi que há quem prefira comprar o assentador sem nada e aplicar-lhe depois óxido de cromo.
Qual é a diferença entre o óxido e a pasta de diamante?

Desculpa tanta pergunta, mas nunca usei uma navalha de barbear e a minha ignorância é mais do que muita.

Um abraço.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #9 on: January 14, 2011, 10:29:07 am »
0
Este tópico está interessantíssimo.
Tal como o bleddyn, não percebo nada de afiação (d)e navalhas e a minha ignorância é mais que muita. E tenho aprendido imenso, tenho seguido este tópico com atenção.

Citando o nosso camarada José Luís, talvez um dia chegue a "aspirante a ajudante de auxilar de aprendiz"... :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #10 on: January 14, 2011, 10:53:36 am »
0
Este tópico está interessantíssimo.
Tal como o bleddyn, não percebo nada de afiação (d)e navalhas e a minha ignorância é mais que muita. E tenho aprendido imenso, tenho seguido este tópico com atenção.

Citando o nosso camarada José Luís, talvez um dia chegue a "aspirante a ajudante de auxilar de aprendiz"... :D
Caro oversaturn,
Casualmente me apropriei desta definição do nosso mestre em afiação, o callega. Achei de uma humildade incrível e resolvi tentar aprender a ser assim. Veja o original em http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=684.msg6420#msg6420
"Sábio é aquele que tem consciência de que nada sabe." - ditado budista
« Last Edit: January 14, 2011, 11:44:54 am by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #11 on: January 14, 2011, 01:06:36 pm »
0
Amigos, qto mais sei, mais percebo que nada sei..
O todo saber é virtude dos ignorantes..
Os assentadores, pra mim, aquele da dovo reune um assentador e um afiador leve. Que ´s o caso qdo se usa pastas..Seja diamantadas ou de oxidos..
Eu uso algusn deste tipo remo "padle".. E gosto. OS de dependurar tem um sabor de film e de bang bang. E sao mais praticos para usar, por terem superficiies maiores .. Mas ficas com aquele trombolho em casa. Sem falar que tem que pedir pra mulher segurar na outra ponta..Pq se prender em algum lugar do banheiro, da pau..
O diamante corta muito mais rapido. MAs segundo li, deixa uma superficie menos polida. Mesmo qeu sejam de mesmo grao, os oxidos naturais polem mais. Apesar de serem mto mais lentos..
E como rece bi noticias que os robalos enconstaram na praia, to me mandando pra pescar. As mulhres, que aguardem a minha volta.. ;^)
Prim eiro os peixes..


"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #12 on: January 14, 2011, 01:09:02 pm »
0
E amigo José, esta turma bundista (como diz o Iotti) é muito esperta.. Eu adoro a filosofia. E concordo..COm excessao a nao admitirem um Deus..

E amigo, o mestrado ta nos meus planos futuros. Mas nao cheguei la..

Abrassom
« Last Edit: January 14, 2011, 01:15:20 pm by callega »
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #13 on: January 14, 2011, 01:20:21 pm »
0
Caro callega,
Os budistas não admitem um deus personificado, como o católico apostólico romano! E sim que existe um deus em cada um de nós!
Que coisa, de uma pedra torta a deuses!
Deste mais uma prova de tua humildade ao não admitir o título de mestre, nobre amigo!!!
« Last Edit: January 14, 2011, 01:25:40 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Acertando uma pedra torta..
« Reply #14 on: January 14, 2011, 01:38:35 pm »
0
Amigos, qto mais sei, mais percebo que nada sei..
O todo saber é virtude dos ignorantes..
Os assentadores, pra mim, aquele da dovo reune um assentador e um afiador leve. Que ´s o caso qdo se usa pastas..Seja diamantadas ou de oxidos..
Eu uso algusn deste tipo remo "padle".. E gosto. OS de dependurar tem um sabor de film e de bang bang. E sao mais praticos para usar, por terem superficiies maiores .. Mas ficas com aquele trombolho em casa. Sem falar que tem que pedir pra mulher segurar na outra ponta..Pq se prender em algum lugar do banheiro, da pau..
O diamante corta muito mais rapido. MAs segundo li, deixa uma superficie menos polida. Mesmo qeu sejam de mesmo grao, os oxidos naturais polem mais. Apesar de serem mto mais lentos..
E como rece bi noticias que os robalos enconstaram na praia, to me mandando pra pescar. As mulhres, que aguardem a minha volta.. ;^)
Primeiro os peixes..

Mais uma esquentada nesse caldo!
Olhem este link http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=739.0, modular paddle da SRD, minha próxima aquisição, pra usar na Dovo e na Filarmonica!!!
« Last Edit: January 14, 2011, 01:40:08 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal