Curiosamente eu também era da opinião que as loções seriam mais agradáveis no tempo quente e os bálsamos seriam para o tempo frio. Mas depois de passar uma semaninha no Algarve a ir à praia de manhã e ao fim da tarde, aprendi reconhecer os benefícios de um bálsamo hidratante após o banho no final de um dia de sol e água salgada, em que a pele foi bastante agredida e tem que recuperar rapidamente para o dia seguinte.Agora sou da opinião que as loções são mais indicadas para o tempo ameno e os bálsamos para as condições mais extremas (de frio ou calor). O uso combinado de bálsamo e loção também deve unir as vantagens dos dois tipos de pós barba (não sei porque não uso os dois juntos)...Resumindo, em Portugal acho que o tempo das loções é quase todo o ano. Apenas em dias muito frios ou de grande exposição ao sol é que eu evitaria o uso exclusivo da loção.Claro que para outros climas as conclusões serão diferentes...
Também tendo para esta opinião, só aplicaria o mesmo raciocínio aos bálsamos. Por várias razões mas porque há loções mais hidratantes que certos bálsamos.
Já agora, quais as loções que achas mais hidratantes?
Os clássicos (de macho): Denim, Brut e Aqua Velva. Certamente haverão mais, mas já vão para outro preço, como o Musgo Real, e desses ainda não experimentei.