Seria uma versão "Dr Jekyll e Mr. Hyde" no mundo do barbear clássico? O que virá a seguir: "O retrato de Dorian Gray"?
não voltarei a comprar nenhum produto dele, ever.
Monk, te entendo e até concordo contigo. Mas o que vai fazer com os sabões que tem aí já abertos?
Eu vi algumas threads no facebook e te digo uma coisa: pessoal está com muito tempo livre mesmo em vez de cuidar da própria vida. Não vou nem entrar no mérito do ocorrido.
Quanto a mim, qualquer pessoa é livre de criar quantas marcas diferentes ela quiser. Os produtos até podem ser todos idênticos ou ter ligeiras diferenças no aroma e embalagem, mas serem iguais na sua essência. O que já não é aceitável é esconder essa identidade comum, e chegar ao ponto de inventar pessoas para fazer crer que os produtos vêm de artesãos diferentes, criar perfis em fóruns apenas para publicar reviews supostamente isentas dos seus vários produtos e alterar listas de ingredientes. Isso descredibiliza todos os outros users, por mais credíveis que possam ser.É isso que põe as pessoas furiosas... é saber que cairam numa mentira e que possivelmente tudo o resto (todos os outros enablers) poderem também ser personagens fictícias para promover a venda de um produto. O mais irónico é que o sabão até deve ser bom (não sei porque nunca o experimentei), mas isso já nem sequer tem importância!
Eu já tive oportunidade de partilhar a minha opinião no TSN. Porque motivo ele o fez, não sei nem me interessa, mas para mim a honestidade, integridade e postura comercial interessam, em qualquer situação, e mais ainda no caso de uma empresa artesanal, com fortes ligações à comunidade de wetshaving.Se o "artista" inventou e manteve uma persona durante anos, fez entrevistas a ele próprio, criou reviews online para produtos dele, e inclusivamente fez-se passar por um agente da CIA... questiono em absoluto toda e qualquer informação fornecida sobre os seus produtos, inclusivamente a própria lista de ingredientes ou método de confecção e, por esse motivo, não voltarei a comprar nenhum produto dele, ever. Não que o estivesse a pensar fazer de qualquer forma, uma vez que, na minha opinião, os sabões dele têm uma boa performance, mas não entram sequer no meu Top 20 no que a software diz respeito.
Esta é mais ou menos a minha opinião a respeito desse assunto.Comparem a postura deste "artista" com a de artesãos bem mais sérios, humildes e honestos, como o JabonMan, a Sharon (Nanny's), o MdC ou o Le Père Lucien, só para citar alguns.Um bom produto vende por si só, não precisa de publicidade suja e de reviews pagas para nada.Quanto à lista do Mantic, vale o que vale... há muito que o Sharpologist deixou de ser isento, há muita publicidade encomendada e paga por lá, escondida sob a forma de reviews.O artista pode ter e registar quantas marcas (e personalidades...) quiser... mas quando usa múltiplas personalidades para fazer reviews do seu próprio produto, cria várias contas nos fóruns para esse mesmo fim, compra a sua entrada num famoso blog da especialidade (um tal de sharpologist) para debitar opiniões acerca do seu produto (obviamente positivas, pudera! ) e chega ao ponto de se entrevistar a si próprio, a coisa deixa de ser séria e já entra na pura aldrabice. Já aquela lista de ingredientes... no comments. É impossível um sabão com os ingredientes maioritários por aquela ordem. Isto tudo é simplesmente insultuoso para com os verdadeiros artesãos que levam a sério o seu trabalho.Mas bom, há sempre os adeptos do "me engana que eu gosto..."
O le pere lucien já deu uma derrapada na honestidade, vendendo sabão sem aroma à preço e como se fosse aromatizado e dando uma banana para as reclamações do consumidor.
Acho absurdo e inaceitável o comportamento do sujeito. Entrou na minha lista de "fornecedores que não verão a cor do meu dinheiro".
Desculpem lá o double-post mas comentei isto no TSN e não resisto a comentar aqui...Já não me lembrava da review do PPF que tinha aparecido no sharpologist e que inclusivé foi motivo de conversa aqui no forum... (entretanto discreta e convenientemente apagada do site), mas depois de a ler no web archive (também está disponível aqui), tenho que lhe tirar o chapéu.O tipo é um verdadeiro artista! E realmente não poupa palavras quando se trata de elogiar a si próprio!