A Fatip funciona muito bem com lâminas afiadas como a Feather, pois o corte do pelo é mais fácil e provavelmente reduz a "vibração" da lâmina.Lâminas menos afiadas, não funcionam bem na Fatip. Eu imaginava que o ângulo fosse o problema, pois a lâmina fica mais "em pé", o ângulo do cabo tende a ficar mais paralelo a pele.A uma semana e meia, venho usando uma Mühle R41, modelo novo, menos agressivo. Foi aí que comecei a notar que o problema da Fatip não é necessariamente o ângulo, pois o ângulo da R41 é maior... não sei se está ficando claro a questão do ângulo, seria mais ou menos assim:ângulo da EJ DE89 (por exemplo) (Image removed from quote.) ângulo da Fatip (Image removed from quote.)Além do ângulo da R41 ser maior, a lâmina fica menos curvada, ou seja, teoricamente usar uma lâmina menos afiada deveria ser pior que a Fatip, mas na prática não é assim. A R41 funcionou relativamente bem com todas as lâminas que testei.Então acredito que o problema da Fatip seja a tampa pequena, que deixa a lâmina "vibrar". Outra coisa, a tampa da Fatip não dá segurança, no sentido de que, se você encostar a tampa na pele e depois tentar achar o ângulo não vai funcionar. Na Fatip a tampa não protege a lâmina, e não dá pra fazer isso:(Image removed from quote.)No final das contas, a Fatip acaba me dando pequenas irritações, principalmente no pescoço, além de um barbear levemente desconfortável. Já com o R41, apesar de poucos usos, estou gostando bastante. Não estou tento nenhum tipo de irritação e nem o leve desconforto que sentia com a Fatip.
[...] a R41 é áspera e desconfortável no desbaste mas muito precisa a apurar, a Fatip é o inverso e exige muita mais técnica.
Desbaste é geralmente a primeira passagem em que se elimina a barba grande, a favor do pelo. Uma lâmina mais flexível é mais suave no desbaste, no contrapelo não. Daí que seja normal ter irritação no remoínho do pescoço com a Fatip.