Author Topic: Impressões e problemas iniciais  (Read 5266 times)

Offline cuto

• Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • Respect: +5
Impressões e problemas iniciais
« on: November 12, 2014, 11:57:23 am »
0
Bom dia a todos,

Vou no meu terceiro barbear clássico.

As primeiras impressões são excelentes. Não me lembro de ter tido barba tão bem feita. Contudo há um pequeno senão que persiste: na zona do pescoço, especialmente do lado direito, a minha barba cresce em todas as direcções, pelo que sempre tive de dar mais mão-de-obra naquela zona.

Hoje foi uma desgraça: usei uma lâmina nova, Derby Extra que vieram com a EJ89, e logo na 1ª passagem fiquei com aquele prurido ensanguentado. Muito pior do que com a lâmina Astra que estava a usar. Fiquei tão impressionado que o resto do barbear foi a medo...

Usei o sabão Arko, a espuma estava tipo chantilly bem batido e tinha domado duche quente.

Estou a pensar em:

-Dar descanso à cara, fazendo apenas uma passagem nos próximos dias.
- Voltar às Astra para despistar a influência das lâminas (já encomendei, por sugestão vossa, um pack sampler de 65 lâminas).

-Talvez mais importante: sempre desfiz a barba com água fria e antes do duche! Será que devo tentar o mesmo?

Obrigado.

"He hoped and prayed that there wasn't an afterlife. Then he realized there was a contradiction involved here and merely hoped that there wasn't an afterlife."
-Douglas Adams

Augusto

Offline Zeri

• Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Impressões e problemas iniciais
« Reply #1 on: November 12, 2014, 12:02:59 pm »
0
Oi Cuto,

Comigo são as Personna (Israel) que me fazem ficar com cara de Hellraiser....heheheh

O melhor mesmo é, ou experimentar mais uma vez e tirar as teimas, ou volta às Astra e experimenta outras novas.

Abraços
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #2 on: November 12, 2014, 12:11:00 pm »
0
Viva,

O melhor é dar descanso à cara antes de te meteres em aventuras.
mais tarde, com poucas passagens e pouca pressão, podes voltar às experiências.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline jpfilho

• Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • Respect: +13
« Reply #3 on: November 12, 2014, 12:26:28 pm »
0
...na zona do pescoço, especialmente do lado direito, a minha barba cresce em todas as direcções,...

Tenho o mesmo problema, um redemoinho exatamente na mesma região. Eventualmente, se não tomo cuidado, ocorre pequenos cortes. O que eu faço? Procurei encontrar uma direção "menos pior" para a passagem da lâmina. No meu caso, é uma diagonal, de cima para baixo, partindo da parte central do pescoço indo para a lateral direita. Detalhe, faço pequenos movimentos e bem de vagar, nunca movimento longo e de uma vez.

-Dar descanso à cara, fazendo apenas uma passagem nos próximos dias.

[...]

-Talvez mais importante: sempre desfiz a barba com água fria e antes do duche! Será que devo tentar o mesmo?

Sugiro, até que se tenha prática, não fazer a barba todos os dias, deixe um intervalo de um ou dois dias, dependendo da barba ou da pele. E não faça passagem contra o pelo, por enquanto.

Sempre faço o barba com água fria, já que aqui no Brasil, e principalmente na minha região o clima é bem quente. As vezes faço antes do duche (no Brasil diríamos, antes do banho) ou depois. No meu caso, parece que fazer antes é melhor, quando faço depois, noto que minha pele fica mais propícia a irritações.
« Last Edit: November 12, 2014, 12:28:34 pm by jpfilho »

Offline Filipe

• Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
« Reply #4 on: November 12, 2014, 12:36:29 pm »
0
Cuto, por experiência própria, as lâminas Derby Extra têm pouco poder de corte, o que obriga a mais passagens. Quanto à água, a minha pele não se dá bem, no sentido de que se me barbear com água quente ou morna, o resultado é sempre o mesmo, cortes.

Enquanto que com água fria a coisa corre sempre bem, por isso todos os dias corto a barba com água fria.

Aconselho a fazer isso, e principalmente barbear-se antes do duche, pois a água quente torna a pele mais sensível e propícia a cortes.

E como o Oversaturn escreveu, seguir a regra principal do barbear, "não aplicar pressão", deixar apenas o peso da máquina fazer o serviço.

Offline Latherão

• Realmente Musgo
  • Respect: +1618
    • Email
« Reply #5 on: November 12, 2014, 12:50:18 pm »
0
O raciocínio é mesmo esse: mudar poucas variáveis de um escanhoado para o seguinte, despistar as causas quando algo corre mal e partir para novas experiências.

É muito natural que um barbear passe de óptimo a sofrível mudando apenas a lâmina. Daí a importância de encontrar as lâminas com que melhor nos damos.

Referes que o lado direito do pescoço sempre exigiu "mais mão-de-obra". O pescoço é uma zona difícil, porque os pêlos crescem quase paralelos à cara. A solução nestas zonas mais difíceis não está em passar a lâmina mais vezes. Se sentes que uma dada passagem não retirou a maior parte dos pêlos, não passes lá outra vez nessa passagem (nunca passar a lâmina sem espuma). Deixa para a próxima, com outra orientação da lâmina. No fim de todas as passagens é que avalias o resultado. Se no fim achares que podia ter ficado melhor, então podes fazer alguns retoques, sempre com aplicação prévia de espuma, se a zona não estiver demasiado sensível. Caso contrário, é preferível deixar para o próximo escanhoado, quando a cara estiver já recuperada...
No pescoço ajuda bastante se puxares a pele de modo a levantar os pêlos deitados...

Offline cuto

• Faz 444 passagens
« Reply #6 on: November 12, 2014, 12:53:27 pm »
0
Muito obrigado a todos pelas boas dicas.

Dentro de 2 ou 3 dias cá estarei a fazer o relatório!
"He hoped and prayed that there wasn't an afterlife. Then he realized there was a contradiction involved here and merely hoped that there wasn't an afterlife."
-Douglas Adams

Augusto

Offline brg

• Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • Respect: +13
« Reply #7 on: November 12, 2014, 10:44:53 pm »
0
Penso que os confrades disseram quase tudo... na minha experiência pessoal há uma zona que sempre me deu problemas com multilâminas, mas com o tempo e o uso de DE melhorou muito. O que deves estar atento é ao sentido de crescimento do pêlo. No meu caso, esta zona junto ao canto da boca tem um sentido diagonal (45º), por isso sempre que chego lá adapto o ângulo de ataque para tentar causar o menor estrago possível. Com as ML cortava-me quase sempre aqui, com DE é muito muito raro.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline cuto

• Faz 444 passagens
« Reply #8 on: November 19, 2014, 11:20:16 am »
0
Actualização:

Neste momento já consigo obter um bom escanhoado sem qualquer tipo de irritação. Desfaço a barba antes do banho, lavando a cara com o Glyce. Deixo ficar um resíduo e passo a espuma. Tudo com água fria. Retomei o uso das Astra ( já vai com 3 escanhoados e continua a cortar como no 1º dia). Três passagens e fica muito razoável para um iniciante. Ainda demoro bastante tempo, mas é algo que me dá prazer, logo nem noto o tempo a passar.

Pós-barba: Pedra 444, gel 444 e Floid.

Conclusão: talvez a minha pele não goste de ficar muito macia antes de barbear.
-Douglas Adams

Augusto

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #9 on: November 19, 2014, 03:45:08 pm »
0
Que bom!

A maioria das vezes que as pessoas tem muita irritação, estão usando água quente. Não é coincidência.

Água quente é confortável, para boa parte das pessoas ajuda no barbear... mas simplesmente, para a outra parte, atrapalha mais que ajuda.

É a primeira coisa que recomendo mudar, quando vejo alguém tendo problemas.

Mais tarde, quando tiver uma técnica mais apurada , até é possível voltar a usar água quente.

Offline cariocarj01

• Merkur-o-cromo
  • Respect: +14
« Reply #10 on: November 19, 2014, 08:25:35 pm »
0
Passa pras navalhas. Com as navalhas eu não tenho problema nenhum.  ;)
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline cuto

• Faz 444 passagens
« Reply #11 on: November 19, 2014, 09:03:48 pm »
0
Passa pras navalhas. Com as navalhas eu não tenho problema nenhum.  ;)

Com tempo acho que vou lá chegar!
-Douglas Adams

Augusto

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #12 on: November 20, 2014, 04:09:19 pm »
0
Que bom!
A maioria das vezes que as pessoas tem muita irritação, estão usando água quente. Não é coincidência.
Água quente é confortável, para boa parte das pessoas ajuda no barbear... mas simplesmente, para a outra parte, atrapalha mais que ajuda.
Mais tarde, quando tiver uma técnica mais apurada , até é possível voltar a usar água quente.

Grande cuto,
Eu, mesmo com alguns anos de "praia", ainda me ressinto quando faço a barba após o banho, por exemplo. A água morna ou quente, deixada durante algum tempo no rosto, tira a oleosidade natural da pele e deixa, tanto o pelo quanto a pele, muito macios, dificultando o barbear. Hoje, casualmente, faltou gás e tive que aquecer água na chaleira para usar no barbear. O restante da rotina foi o mesmo: pincel de molho por uns minutos, água morna na cara, três passagens com espuma feita no rosto, espuma de conforto e after shave. Tive um dos barbeares mais confortáveis do ano, sem irritações ou cortes.
Sugiro experimentar água morna.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline cariocarj01

• Merkur-o-cromo
  • Respect: +14
« Reply #13 on: November 20, 2014, 05:34:13 pm »
0
Que bom!

Grande cuto,
Eu, mesmo com alguns anos de "praia", ainda me ressinto quando faço a barba após o banho, por exemplo. A água morna ou quente, deixada durante algum tempo no rosto, tira a oleosidade natural da pele e deixa, tanto o pelo quanto a pele, muito macios, dificultando o barbear. Hoje, casualmente, faltou gás e tive que aquecer água na chaleira para usar no barbear. O restante da rotina foi o mesmo: pincel de molho por uns minutos, água morna na cara, três passagens com espuma feita no rosto, espuma de conforto e after shave. Tive um dos barbeares mais confortáveis do ano, sem irritações ou cortes.
Sugiro experimentar água morna.

Apesar de eu ser adepto de água quente, toalha quente e etc, assino embaixo quando recomendam a  fazer experiências com a temperatura da água.   ;)
A água/toalha quente também amacia a pele o que pode ser um problema para muitos.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline cuto

• Faz 444 passagens
« Reply #14 on: November 21, 2014, 12:51:58 pm »
0
Actualização:

Hoje chegou o sampler pack de lâminas da connaught shaving (popular pack). Como já li que a combinação da EJ89 e as feather é excelente, experimentei.

Resultado em barba de 2 dias e meio: a primeira passagem foi tão eficiente que me entusiasmei em demasia nas passagens subsequentes! Fiz alguns cortes nas zonas mais problemáticas do queixo e lábio superior. A astra é mais tolerante, mas a culpa foi mesmo minha. Apesar de tudo, fiz o melhor escanhoado de todos, até agora em termos de aspecto final. Só não digo quanto tempo demorei...tal é a vergonha!
-Douglas Adams

Augusto

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal