Author Topic: Coticule Monad  (Read 23507 times)

Offline Gabriel Marcos

  • Trade Count: (+1)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 256
    • Email
Re: Coticule Monad
« Reply #15 on: January 14, 2015, 05:46:37 pm »
Essa coticule seria 8k?

Segundo a maioria das opiniões na net elas se assemelham com 8K.

Contudo o cara do The Superior Shave é meio que contra essa comparação pura e simples, ele alega que essas pedras tem características únicas não se encaixam nessa classificação (4K, 8K etc)

Link para o extenso texto do cara

http://www.thesuperiorshave.com/coticules.html

Pessoas tendem a ter opiniões muito fortes sobre Coticules, particularmente acho que para a gente que tá começando tem muitas nuances para usar essas pedras. Contudo a falta de outras opções no mercado brasileiro (Norton e Naniwas), junto com o preço convidativo me fizeram adquirir a pedra.

Usei ontem, achei muito legal fazer a lama e afiar a navalha. Não consegui deixar ela cortando pelos do braço a contento só com a coticule, ela o fez apenas depois de umas 6 passada no óxido de cromo. Ao fim de tudo a navalha não passa no teste do cabelo.

Mas foi divertido. :)

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re: Coticule Monad
« Reply #16 on: January 14, 2015, 05:54:42 pm »
Usei ontem, achei muito legal fazer a lama e afiar a navalha. Não consegui deixar ela cortando pelos do braço a contento só com a coticule, ela o fez apenas depois de umas 6 passada no óxido de cromo. Ao fim de tudo a navalha não passa no teste do cabelo.

Mas foi divertido. :)

Parece-me que deixou a coticule demasiado cedo. Repita o procedimento até cortar pelos do braço, só depois, adicione mais algumas gotas de água para diluir um pouco a lama. Depois, adicione uma fita isoladora à espinha e com a lama muito diluida faça algumas dezenas de passagens e depois outras tantas só com água.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
    • Email
Re: Coticule Monad
« Reply #17 on: January 14, 2015, 05:59:31 pm »
EU sei que pedras naturais são animais diferentes das feitas sinteticamente, com granulação controlada, e tal... mas é isso que você falou; tá aqui do lado e a um preço interessante.

Já agora, e aquelas pedras chinesas do AliExpress? (http://pt.aliexpress.com/item/3000-8000-girt-double-sides-combination-knife-sharpening-whetstone-7-inch-water-grinding-stone/2025413172.html?recommendVersion=1)


Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
    • Email
Re: Coticule Monad
« Reply #18 on: January 14, 2015, 06:10:23 pm »

Usei ontem, achei muito legal fazer a lama e afiar a navalha. Não consegui deixar ela cortando pelos do braço a contento só com a coticule, ela o fez apenas depois de umas 6 passada no óxido de cromo. Ao fim de tudo a navalha não passa no teste do cabelo.

Mas foi divertido. :)

Gabriel, só de curiosidade, em que condição estava a navalha antes da tentativa? Já havia sido afiada antes?

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
    • Email
Re: Coticule Monad
« Reply #19 on: January 14, 2015, 06:10:52 pm »
Leon, também estão vendendo coticule azul. Qual sua opinião? É algo interessante para ser usado previamente à pedra amarela? Por exemplo, numa navalha que esteja com o fio muito prejudicado?

Offline Gabriel Marcos

  • Trade Count: (+1)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 256
    • Email
Re: Coticule Monad
« Reply #20 on: January 14, 2015, 06:27:04 pm »
Parece-me que deixou a coticule demasiado cedo. Repita o procedimento até cortar pelos do braço, só depois, adicione mais algumas gotas de água para diluir um pouco a lama. Depois, adicione uma fita isoladora à espinha e com a lama muito diluida faça algumas dezenas de passagens e depois outras tantas só com água.

Muito obrigado pela dica.

O problema foi que o meu braço não aguentava mais ir prá lá e prá cá com a navalha.

Não me entenda mal. Gostei muito da experiência e pretendo continuar até me aperfeiçoar.

A navalha estava shave-ready (passando no teste do cabelo com alguma dificuldade). Eu passei ela no copo de vidro para tirar o fio. :)

No uso da coticule eu acabei errando, cortando uma lasca da pedra, fazendo lama de mais, lama de menos, etc.

Tentei imitar o Lynn Abrams e o Bart em seus vídeos do You Tube, mas na prática a teoria é outra...


Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
    • Email
Re: Coticule Monad
« Reply #21 on: January 16, 2015, 04:46:42 pm »
EU sei que pedras naturais são animais diferentes das feitas sinteticamente, com granulação controlada, e tal... mas é isso que você falou; tá aqui do lado e a um preço interessante.

Já agora, e aquelas pedras chinesas do AliExpress? (http://pt.aliexpress.com/item/3000-8000-girt-double-sides-combination-knife-sharpening-whetstone-7-inch-water-grinding-stone/2025413172.html?recommendVersion=1)

Gago, tenho uma dessas.. inclussive ja as coloquei a disposição de uso a quem quiser.... Porem a 8k nao tem um acabamento vistoso. Inclussive penso em ir para uma natural.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
    • Email
Re: Coticule Monad
« Reply #22 on: January 16, 2015, 05:00:57 pm »
Gago, tenho uma dessas.. inclussive ja as coloquei a disposição de uso a quem quiser.... Porem a 8k nao tem um acabamento vistoso. Inclussive penso em ir para uma natural.

Mas o problema é meramente estético?

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
    • Email
Re: Coticule Monad
« Reply #23 on: January 16, 2015, 05:38:54 pm »
Mas o problema é meramente estético?

Sim e não. Melhorei os resultados trabalhando com alternacoes das pedras. mas para uma polish stone nao acho que faça o trabalho muito bem. Sinto que a 6k é melhor que a 8k nos resultados e que a ch12k seja melhro que a 8k.

http://straightrazorplace.com/srpwiki/index.php/Hones_-_comparison_table

Talvez mantenha minhas pedras até 6k e troque a 8k por uma coticule.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
    • Email
Re: Coticule Monad
« Reply #24 on: January 16, 2015, 06:24:25 pm »
Sim e não. Melhorei os resultados trabalhando com alternacoes das pedras. mas para uma polish stone nao acho que faça o trabalho muito bem. Sinto que a 6k é melhor que a 8k nos resultados e que a ch12k seja melhro que a 8k.

http://straightrazorplace.com/srpwiki/index.php/Hones_-_comparison_table

Talvez mantenha minhas pedras até 6k e troque a 8k por uma coticule.

 ;)

Offline andrebracco

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 30
    • Email
Re: Coticule Monad
« Reply #25 on: February 24, 2015, 03:12:42 pm »
Foi despachada rapidamente, veio bem embalada.

Comprei a 150 x 40 mm

Usei ontem. Parece OK. Não tenho experiência com afiação nem com Coticule por isso não consigo dar mais feedback.

Nas pesquisas sobre pedras e lojas, acabei caindo na Monad e depois vendo os problemas com o Felipe aqui.
É estranho, alguém que trabalha com comércio, o mínimo que se espera é jogo de cintura e simpatia, quem perde é ele, mas enfim...
Na verdade o assunto é outro.
A Coticule que o Gabriel adquiriu mede 150x40mm, na Monad o tamanho máximo que eles tem agora é 125x40mm. Essa é uma boa medida para afiação? Qual seria um bom tamanho de pedra, para quem não tem experiência?
"Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes." - Henry Ford

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re: Coticule Monad
« Reply #26 on: February 24, 2015, 04:09:46 pm »
A Coticule que o Gabriel adquiriu mede 150x40mm, na Monad o tamanho máximo que eles tem agora é 125x40mm. Essa é uma boa medida para afiação? Qual seria um bom tamanho de pedra, para quem não tem experiência?

Diria 15cm de comprimento ajuda muito. Menos que isso e uma passagem é muito curta para se sentir que verdadeiramente todo o fio está a passar pela pedra de uma maneira uniforme. Quanto à largura diria que 4cm está bem. Menos que isso não, senão a navalha "balança" e é mais dificil mantê-la uniformemente pousada na pedra.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline andrebracco

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 30
    • Email
Re: Coticule Monad
« Reply #27 on: February 24, 2015, 04:15:55 pm »
Sendo assim, mágico mesmo deve ser 15cm, ou mais e largura igual, ou maior que o comprimento da lâmina.
O problema aí é encontrar e o preço. Hehehe.
"Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes." - Henry Ford

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re: Coticule Monad
« Reply #28 on: March 06, 2015, 11:55:45 am »
Sendo assim, mágico mesmo deve ser 15cm, ou mais e largura igual, ou maior que o comprimento da lâmina.
O problema aí é encontrar e o preço. Hehehe.

Uma largura maior que o comprimento da lâmina dificilmente se arranja, mas sinceramente na minha opinião, nem é necessário. Tipicamente o tamanho que a maioria das pessoas se sentem confortáveis a usar uma coticule é 15cm de comprimento e uns 4 a 5cm de largura.

Com esta largura consegue-se o melhor de 2 mundos - é suficientemente larga para estar em contacto com grande parte da lâmina, fazendo depois o "x-stroke" e é suficientemente estreita para tratar lâminas "warped" ou com "smiles/frowns".

Quanto ao preço, nada como ir à "fontes", pelo menos quem estiver na Europa. É mandar mail ao Maurice da mina em Ardennes, Bélgica e pedir-lhe uma sugestão dentro das características que querem. Certamente que ele encontra algo dentro do que procuram. Os portes para dentro da Europa, dado que são pedras com algum peso, não são nada de extraordinário.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline andrebracco

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 30
    • Email
Re: Coticule Monad
« Reply #29 on: March 06, 2015, 08:34:34 pm »
Uma largura maior que o comprimento da lâmina dificilmente se arranja, mas sinceramente na minha opinião, nem é necessário. Tipicamente o tamanho que a maioria das pessoas se sentem confortáveis a usar uma coticule é 15cm de comprimento e uns 4 a 5cm de largura.

Com esta largura consegue-se o melhor de 2 mundos - é suficientemente larga para estar em contacto com grande parte da lâmina, fazendo depois o "x-stroke" e é suficientemente estreita para tratar lâminas "warped" ou com "smiles/frowns".

Quanto ao preço, nada como ir à "fontes", pelo menos quem estiver na Europa. É mandar mail ao Maurice da mina em Ardennes, Bélgica e pedir-lhe uma sugestão dentro das características que querem. Certamente que ele encontra algo dentro do que procuram. Os portes para dentro da Europa, dado que são pedras com algum peso, não são nada de extraordinário.

Já que tocaste no assunto, qual a maneira certa de corrigir uma "smiles/frowns"? Deve-se passar na pedra como se fosse corta-la, até acertar o fio e depois afiá-la? Ou ao afiá-la da maneira correta o fio acerta?

Estou no Brasil, infelizmente não tenho acesso à "fontes" e com certeza os portes para cá são proibitivos.
"Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes." - Henry Ford

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal