Essa coticule seria 8k?
Usei ontem, achei muito legal fazer a lama e afiar a navalha. Não consegui deixar ela cortando pelos do braço a contento só com a coticule, ela o fez apenas depois de umas 6 passada no óxido de cromo. Ao fim de tudo a navalha não passa no teste do cabelo. Mas foi divertido.
Parece-me que deixou a coticule demasiado cedo. Repita o procedimento até cortar pelos do braço, só depois, adicione mais algumas gotas de água para diluir um pouco a lama. Depois, adicione uma fita isoladora à espinha e com a lama muito diluida faça algumas dezenas de passagens e depois outras tantas só com água.
EU sei que pedras naturais são animais diferentes das feitas sinteticamente, com granulação controlada, e tal... mas é isso que você falou; tá aqui do lado e a um preço interessante. Já agora, e aquelas pedras chinesas do AliExpress? (http://pt.aliexpress.com/item/3000-8000-girt-double-sides-combination-knife-sharpening-whetstone-7-inch-water-grinding-stone/2025413172.html?recommendVersion=1)
Gago, tenho uma dessas.. inclussive ja as coloquei a disposição de uso a quem quiser.... Porem a 8k nao tem um acabamento vistoso. Inclussive penso em ir para uma natural.
Mas o problema é meramente estético?
Sim e não. Melhorei os resultados trabalhando com alternacoes das pedras. mas para uma polish stone nao acho que faça o trabalho muito bem. Sinto que a 6k é melhor que a 8k nos resultados e que a ch12k seja melhro que a 8k. http://straightrazorplace.com/srpwiki/index.php/Hones_-_comparison_tableTalvez mantenha minhas pedras até 6k e troque a 8k por uma coticule.
Foi despachada rapidamente, veio bem embalada.Comprei a 150 x 40 mmUsei ontem. Parece OK. Não tenho experiência com afiação nem com Coticule por isso não consigo dar mais feedback.
A Coticule que o Gabriel adquiriu mede 150x40mm, na Monad o tamanho máximo que eles tem agora é 125x40mm. Essa é uma boa medida para afiação? Qual seria um bom tamanho de pedra, para quem não tem experiência?
Sendo assim, mágico mesmo deve ser 15cm, ou mais e largura igual, ou maior que o comprimento da lâmina. O problema aí é encontrar e o preço. Hehehe.
Uma largura maior que o comprimento da lâmina dificilmente se arranja, mas sinceramente na minha opinião, nem é necessário. Tipicamente o tamanho que a maioria das pessoas se sentem confortáveis a usar uma coticule é 15cm de comprimento e uns 4 a 5cm de largura.Com esta largura consegue-se o melhor de 2 mundos - é suficientemente larga para estar em contacto com grande parte da lâmina, fazendo depois o "x-stroke" e é suficientemente estreita para tratar lâminas "warped" ou com "smiles/frowns".Quanto ao preço, nada como ir à "fontes", pelo menos quem estiver na Europa. É mandar mail ao Maurice da mina em Ardennes, Bélgica e pedir-lhe uma sugestão dentro das características que querem. Certamente que ele encontra algo dentro do que procuram. Os portes para dentro da Europa, dado que são pedras com algum peso, não são nada de extraordinário.