Author Topic: Algumas considerações de iniciante.  (Read 4783 times)

Offline Nuno Xavier Pinto

• Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: 0
    • Email
Algumas considerações de iniciante.
« on: February 15, 2015, 04:53:39 pm »
0
boas a todos,

Passado 15 dias do meu primeiro escanhoado, venho fazer o relato da minha experiência até agora, podendo, quem sabe, ajudar também quem começa. É sempre bom partilhar!

Tenho a dizer que estou a gostar muito e hoje, passado alguns dias, fiz o meu 1º escanhoado com 3 passagens. Uma a favor, uma cruzada e uma contra o sentido do crescimento da barba sem nenhuma, ou praticamente nenhuma irritação. Fiquei radiante.
Quanto ao material, tenho uma máquina Edwin Jagger DB89, um pincel semogue 1305 tenho usado sempre nívea normal, do boião azul, como pré-barba aplicando sempre antes de tudo, pós-barba tenho a pedra alúmen natural 444 e o lápis hemostático 444 caso me corte. Uso sempre água tépida.

Este material é sempre igual e uso sempre pela mesma ordem, para minimizar as variáveis e tentar ser o mais bem sucedido neste começo.
O que tenho alterado são as lâminas, a frequência de corte, os cremes/sabão e o ASL(after shave locão)/ASB(after shave Bálsamo). Desculpem as descrições mas quando comecei no fórum tive alguma dificuldade em saber o que significavam certos termos.

A experiência propriamente dita:
- Comecei a fazer a barba todos os dias. Ao principio aconselho a fazer de 2 em 2 dias por causa das irritações antes de começar a culpar a lamina ou o ASL, etc. E para deixar que a pele recupere de algum corte/ponto de sangue.
- Troquei de lâmina de 2 em 2 escanhoados. Não dei hipótese que tenha irritações por causa de uma lâmina que não aguente mais que 2 escanhoados. Comprei um pack de lâminas variadas, não me vou estender muito sobre quais porque nesta questão depende muito da reação da cara de cada um. Ainda estou em testes mas voltei às Derby, que por sinal são as que vinham com a minha máquina, achei as mais macias e mais amigas da minha pele. Foi com elas que consegui os resultados de hoje. Já usei Bolzano, Feather e Gillette Platinum.
- Quanto ao creme, segui com atenção os vídeos que os restantes confrades partilharam e tópicos que existem aqui sobre como fazer.
  Tenho 3, todos portugueses. Creme Veleiro, creme TS (Top Secret) e como fiz anos há dias ofereceram-me o sabão Portus Cale.
  Atenção à espuma, requer paciência e atenção, vale a pena investir tempo ao fazê-la. Fiz várias antes do primeiro escanhoado para "amaciar" o pincel e testar as fases e consistências da espuma, tendo em conta a quantidade de água e de creme/sabão. Fiz espumas 3 vezes ao dia durante 4 dias.
- Finalmente quanto ao ASL/ASB tenho ASL Veleiro, ASL Floid mentolado vigoroso e ASB Nivea Sensitive. Aqui depende do tipo de pele, mais ou menos oleosa, cada um deve ter uma primeira opinião da sua pele e como achei que a minha pele aguenta bem loções com álcool resolvi testar estes pela fragrância e baseado na experiência dos outros confrades. Apesar do alcool estas loções contêm ingredientes que, pela sua qualidade, valorizam o tratamento e hidratação da pele como a glicerina. Não coloquem de parte as loções pela quantidade de álcool que contêm.

Até agora ainda não fiz nenhum corte, aquele corte que todos os iniciantes têm medo e que eu próprio tinha quando comecei. Só alguns pontos de sangue, normais, por causa das borbulhas, pelos encravados, e irritação de pele.
Esta experiência com safety-razors revelou-se, para mim, como uma excelente e agradável surpresa. As laminas têm um toque e um deslizar muito mais suave do que se pensa.

Este novo ritual veio substituir a forma de me barbear. Espero ajudar principalmente quem começa.
Tive 3 máquinas elétricas que acabaram por avariar, ou enferrujar, enfim. Tive também uma mach 3 mas ao preço que estão as lâminas acaba por ficar bastante mais caro que esta nova forma.
O investimento que se faz ao principio é ainda grande, se se investir em material com alguma qualidade porque o barato sai caro, mas que se recupera a médio prazo. Por agora não conto investir em mais nada, vou tentar ..., e tenho material para uns largos meses.

E pronto, quis fazer uma análise dos meus primeiros dias de escanhoados. Tentei ser o mais imparcial possível não referindo os meus produtos favoritos, dentro daqueles que possuo, mas que para já me estão a ajudar muito nesta nova experiência. Não pretendo fazer aqui nenhuma publicidade ao material que adquiri. Tudo o que tenho e comprei foi baseado, única e exclusivamente, na experiencia dos confrades que constituem este fórum e que têm contribuido para a minha participação e leitura atenta do mesmo. Só tive o cuidado de comprar o mais Português possível porque é nosso, nós temos produtos de muita qualidade. Depois de estes acabarem logo se vê.

Uma coisa que é de ter em atenção, aqui no forum de que gostei, são as trocas de produtos. É uma maneira de rodar e experimentar coisas diferentes sem gastar muito e às vezes sem gastar nada ;)

Desculpem se me estiquei no tamanho do artigo.
Obrigado pela vossa atenção.

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
Re: Algumas considerações de iniciante.
« Reply #1 on: February 15, 2015, 05:00:17 pm »
0
Belo depoimento!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline pauloamc

• Trade Count: (+1)
  • Cadê o Cade?
« Reply #2 on: February 15, 2015, 05:12:58 pm »
0
Adoro estes relatos, parabéns! ;D

Offline guest5676345

• Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #3 on: February 15, 2015, 05:20:03 pm »
0
Também gostei muito. Continua. Parabéns.

Offline secretum

• Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
« Reply #4 on: February 15, 2015, 05:35:26 pm »
0
Bem-vindo!
Fico contente quando vejo relatos de boas experiências como a sua! Faz-me relembrar o meu próprio começo.

Continuação de bons escanhoados!

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #5 on: February 15, 2015, 06:33:01 pm »
0
provavelmente nem precisam amigo Stützel, mas o pincel e o creme foram as primeiras coisas que eu comprei e na segunda espuma que fiz para experimentar resolvi testar logo na cara e senti picar.
Voltei ao forum para ler e há confrades que fazem mais espumas que outros para amaciar as pontas do pincel, mas como eu estava à espera da máquina resolvi fazer bastantes.
Foi menos um fator de irritação de pele quando comecei.

Offline cariocarj01

• Merkur-o-cromo
  • Respect: +14
« Reply #6 on: February 15, 2015, 07:21:04 pm »
0
Bacana. Gostei do depoimento. Continue que só vai melhorar, mas cuidado com as A.D.  ;) ;D
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #7 on: February 15, 2015, 07:32:17 pm »
0
Bacana. Gostei do depoimento. Continue que só vai melhorar, mas cuidado com as A.D.  ;) ;D

desculpa cariocarj01, A.D. ?

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #8 on: February 15, 2015, 07:55:34 pm »
0
Acquisition disorders?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Daniel J. Fernandes

• Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • Respect: +1
    • Email
« Reply #9 on: February 15, 2015, 08:08:50 pm »
0
Parece que o BC ganhou mais uma alma, hein?
Meus parabéns pelo post.

Ah, seja muito bem vindo!

Offline cariocarj01

• Merkur-o-cromo
  • Respect: +14
« Reply #10 on: February 15, 2015, 08:22:09 pm »
0
desculpa cariocarj01, A.D. ?

O JL respondeu mais rápido.  ;D

Acquisition disorders?
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Stützel

• Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
« Reply #11 on: February 15, 2015, 08:43:09 pm »
0
Realmente um depoimento louvável! Parabéns!!

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #12 on: February 15, 2015, 09:13:24 pm »
0
Parabéns pela experiência e por partilhares connosco. :)
Também gosto muito das lâminas Derby :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #13 on: February 15, 2015, 10:06:20 pm »
0
És agora um de nós. ;)

Offline Hugo_Zeb

• Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • Sempre a pôr a lâmina nos outros...
  • Respect: +18
    • Email
« Reply #14 on: February 15, 2015, 11:39:40 pm »
0
Também gosto muito das lâminas Derby :)
+1
Tb têm sido as mais amigas da minha pele.
Bom testemunho, parabéns!!

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal