Author Topic: Navalha Artesanal Brasileira  (Read 46784 times)

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #150 on: April 06, 2015, 12:04:02 am »
0
Nenhuma novidade a respeito da navalha?
Aprendiz de enabler.

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #151 on: April 06, 2015, 12:22:55 am »
0
Nenhuma novidade a respeito da navalha?

Cardoso,

Tem muita coisa acontecendo nos bastidores, de strop a conversas sobre fio, tamanho da lamina, afiacoes, e etc.

Eu já paguei a minha e estou no aguardo, porem vou enviar ao DAVI uma filarmonica 14 para trocar o cabo (ela torce)  e uma outra navalha sueca que comprei hoje por 40 mangos para ganhar um cabo e devo receber a minha so apos isso....  Vou enviar tambem um strop de pendurar chines para ser molde a ele ...

Diria que tem tudo pra dar certo, ele tem ouvido as criticas e aprendido com elas.

Sobre o aço usado, que nao tenho informacoes. Talvez o samir.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #152 on: April 06, 2015, 01:06:02 am »
0
Vamos lá ... cade as atualizações?  :P

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #153 on: April 06, 2015, 01:13:38 am »
0
Divido com a patroa um gosto por ferramentas de corte, então as peças do Davi não eram novidades para mim.

Sem querer vi no facebook do Sr. Davi a mesma navalha que aqui está sendo muito discutida. Eu também conversei bastante com o Sr. Davi sobre a segunda navalha que ele está confeccionando (ele deve finalizar nessa semana).

Quanto ao aço, ele me disse que adquire com uma fabrica de elementos cirúrgicos e o fabricante apenas informa "aço de alto teor de carbono". O Sr. Davi disse já usa esse aço a alguns anos e disse que sem sombra de dúvidas é inox e que o aço comercial que mais se aproxima dele é o 420 (aço inox para estamparia).

Aço 420: www.ggdmetals.com.br/aco-ferramenta/aisi-420/

Facebook do Artesão: www.facebook.com/facasdaterra

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #154 on: April 06, 2015, 01:48:44 am »
0
Cardoso,

Tem muita coisa acontecendo nos bastidores, de strop a conversas sobre fio, tamanho da lamina, afiacoes, e etc.

Eu já paguei a minha e estou no aguardo, porem vou enviar ao DAVI uma filarmonica 14 para trocar o cabo (ela torce)  e uma outra navalha sueca que comprei hoje por 40 mangos para ganhar um cabo e devo receber a minha so apos isso....  Vou enviar tambem um strop de pendurar chines para ser molde a ele ...

Diria que tem tudo pra dar certo, ele tem ouvido as criticas e aprendido com elas.

Sobre o aço usado, que nao tenho informacoes. Talvez o samir.

Obrigado.

Eu estou curioso para saber a avaliação do Callega sobre o aço utilizado.
Aprendiz de enabler.

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #155 on: April 06, 2015, 02:08:12 am »
0
Obrigado.

Eu estou curioso para saber a avaliação do Callega sobre o aço utilizado.

+1

I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #156 on: April 06, 2015, 02:25:23 am »
0
Afinal de contas ...

Quantas navalhas ele está confeccionando? Para quantos confrades?

É ou não é um protótipo? Pois da fornada ... com as informações postada no fórum ... são 2 (duas) correto?

Quantas pessoas estão a frente deste projeto? E quem vai avaliar?

Minha sugestão é fazer uma reformulação no topo do tópico ou abrir um novo tópico ... para notas e maior informação ... caso queiram compartilhar e claro.

Desculpe minha sinceridade ... mas me parece que estão a colocar toda a responsabilidade em cima do Jean ... se ele falar que está ruim ... haverá controvérsias ... mas se ele falar que está bom ... ai vai ser beleza ...

Já que tem alguns confrades a frente de tudo ... sugiro eleger um mais experiente ... para ser justo ma avaliação ... pois não podem esquecer do fator ... que é ... saber usar uma navalha ... não é tão simples assim.

Espero que me entendam ... mas o que falo ... faz algum sentido.




Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #157 on: April 06, 2015, 02:54:36 am »
0
Afinal de contas ...

Quantas navalhas ele está confeccionando? Para quantos confrades?

É ou não é um protótipo? Pois da fornada ... com as informações postada no fórum ... são 2 (duas) correto?

Quantas pessoas estão a frente deste projeto? E quem vai avaliar?

Minha sugestão é fazer uma reformulação no topo do tópico ou abrir um novo tópico ... para notas e maior informação ... caso queiram compartilhar e claro.

Desculpe minha sinceridade ... mas me parece que estão a colocar toda a responsabilidade em cima do Jean ... se ele falar que está ruim ... haverá controvérsias ... mas se ele falar que está bom ... ai vai ser beleza ...

Já que tem alguns confrades a frente de tudo ... sugiro eleger um mais experiente ... para ser justo ma avaliação ... pois não podem esquecer do fator ... que é ... saber usar uma navalha ... não é tão simples assim.

Espero que me entendam ... mas o que falo ... faz algum sentido.

Na verdade o artesão está confeccionando mais 2 peças além daquela que está com o confrade Samir.

Ele decidiu fazer por conta e risco dele. A diferença é que nessas novas 2 peças ele está adequando de acordo com os comentários feitos por nós nesse tópico e por aqueles que entraram em contato com ele.

Eu mesmo disse ao Sr. Davi que poderia ser um risco fazer várias peças, mas ele alegou que era bom porque assim ele ia ganhando experiência.

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #158 on: April 06, 2015, 05:08:00 am »
0
O jean esta a dar a nota do aco a aqueles wue ali confiam. Ah outra pessoa bo brasil que poderia validar isso? Sinceramente, qndo chegar a minha se nao estiver afiada afio eu mesmo. Se pegar fio e fizer uma boa barba aviso, se nao pegar fio reclamo com o sr davi. Simples assim....
O sr davi eh uma pessoa otima e ouviu diversos comentarios. Inclussive fotografei todas as minhas navalhas com uma regua para mostrar diversos tamanhos de lamina e tipos. Neste caso, ainda disse para ele faze-la com calma a que comprei.
Mas digo, se tem duvidas pergunte a ele direto. Ele fala com todos e esta aberto a informacoes.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #159 on: April 06, 2015, 08:51:06 am »
0
Pra mim uma coisa é bem simples:

Precisa-se de alguém com muita experiência para afiar e dar sua opinião sobre o produto e isso temos o Callega que é quem conhecemos no Brasil e que muitos tem acesso aí no Brasil.

Segundo (que talvez vá ser um pouco mais difícil):

Concordo com o Stützel: "sugiro eleger um mais experiente ... para ser justo ma avaliação ... pois não podem esquecer do fator ... que é ... saber usar uma navalha ... não é tão simples assim."

Precisa-se de usuários com experiência em uso da navalha e com a técnica em dia (temos alguns). Esses (ou um eleito) usariam a navalha durante algum tempo e deixariam a sua opinião sobre a mesma.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #160 on: April 06, 2015, 11:25:10 am »
0
Pra mim uma coisa é bem simples:

Precisa-se de alguém com muita experiência para afiar e dar sua opinião sobre o produto e isso temos o Callega que é quem conhecemos no Brasil e que muitos tem acesso aí no Brasil.

Segundo (que talvez vá ser um pouco mais difícil):

Concordo com o Stützel: "sugiro eleger um mais experiente ... para ser justo ma avaliação ... pois não podem esquecer do fator ... que é ... saber usar uma navalha ... não é tão simples assim."

Precisa-se de usuários com experiência em uso da navalha e com a técnica em dia (temos alguns). Esses (ou um eleito) usariam a navalha durante algum tempo e deixariam a sua opinião sobre a mesma.

o problema é que ela nao é gratis.

Eu não sou o callega e nem sou experiente. Uso as minhas diariamente a alguns messes mas isso é relativo. Como já discutimos antes, eu odeio a minha DOVO e voce gosta da sua.
Inclussive foi a minha unica a ir para um cuteleiro afiar e mesmo assim nao gostei.

Sobre essa,  eu comprei a minha e estou esperando chegar. Minha base de comparacao sao minhas experiencias. Se isso nao servir, basta arrumar outro que queira comprar a navalha; so peço que achem a pessoa e peçam a ela aqui escrever mas nao adianta ficar chamando alguem no proprio topico.
Isso já foi discutido..
 Outro ponto é a presa que há por essa navalha. ninguem aqui disse "ESPERE NAO COMPRE". Eu apenas disse que comprei e vou testar. Se há toda essa magia em querer saber sobre o produto, fale com o vendedor, ajude tambem.... É um cuteleiro de nome, querendo entrar no nosso mundo. Ele nunca reclamou dos pontos lhe passados e nem de não querer alterar nada por alguma solicitação. So acho que voces devam entender que isso é um processo com curvas de aprendizado e nao uma maquina que faz apenas isso.

p.s.: há outros pontos pelo tempo alto neste processo que é o capricho do sr Davi pela maquina. Ele quer um manual, está adaptando suas ferramentas, compro caixinhas... ele nao é apenas um vendedor de ferro afiado, ele quer vender um produto premium. Viram os estudos dele sobre escalas?
« Last Edit: April 06, 2015, 12:46:24 pm by Danilo »
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #161 on: April 06, 2015, 12:09:20 pm »
0
Minha base de comparacao sao minhas experiencias.

As suas experiências servirão com certeza como base de comparacão e avaliacão da qualidade da navalha.  ;)

É um cuteleiro de nome, querendo entrar no nosso mundo. Ele nunca reclamou dos pontos lhe passados e nem de não querer alterar nada por alguma solicitação.
...ele nao é apenas um vendedor de ferro afiado, ele quer vender um produto premium.

Ótimo que ele está querendo aprender e se aprimorar para oferecer um produto de ponta.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #162 on: April 06, 2015, 01:38:12 pm »
0
Sim Danilo,

E claro que suas experiencias serão de grande valia ... e fico grato ..

Mas minha intenção era primeiro deixar o produto a ponto para mais confecções ... pois sim ... o Davi está pronto a atender ... temos que agradecer isto ... ele assume os riscos ... tudo bem ... eu só quero que de tudo muito certo ... pois o cara de certeza ... não vai ficar forjando isto a vida toda ... e um trabalho demorado e duro ... não podemos abusar ... já que temos ele do nosso lado ... pensam comigo ... da errado alguma coisa ... ele ira devolver a grana de todos ... ou fazer mais laminas? ... creio não esta falando absurdos ... mas espero que tudo corra bem ... e minhas preocupações ... sejam só preocupações ... pois também me ponho no lugar do artesão ... mas tiro de exemplo ... o Ivan ... um homem profissional e experiente no que faz ... as primeiras fornada não saíram queríamos ... em vezes ele falou me não fazer mais a produção ... mas ainda bem que não parou ... e hoje com a experiência que adquiriu a ainda mais ... esta fazendo produtos maravilhosos.

Grato a todos que estão neste projeto ... agora é aguardar.

Offline Samir

  • Trade Count: (+6)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 489
  • The oyster para barbear !!!!
  • Respect: +3
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #163 on: April 06, 2015, 04:16:42 pm »
0
Afinal de contas ...

Quantas navalhas ele está confeccionando? Para quantos confrades?

É ou não é um protótipo? Pois da fornada ... com as informações postada no fórum ... são 2 (duas) correto?

Quantas pessoas estão a frente deste projeto? E quem vai avaliar?

Minha sugestão é fazer uma reformulação no topo do tópico ou abrir um novo tópico ... para notas e maior informação ... caso queiram compartilhar e claro.

Desculpe minha sinceridade ... mas me parece que estão a colocar toda a responsabilidade em cima do Jean ... se ele falar que está ruim ... haverá controvérsias ... mas se ele falar que está bom ... ai vai ser beleza ...

Já que tem alguns confrades a frente de tudo ... sugiro eleger um mais experiente ... para ser justo ma avaliação ... pois não podem esquecer do fator ... que é ... saber usar uma navalha ... não é tão simples assim.

Espero que me entendam ... mas o que falo ... faz algum sentido.



By Samir...

Confrades, algumas kuestões não sei ou saberia de fato responder. Até onde eu sabia, uma navalha ficou com o artesão, tem uma saindo pro Danilo (sem pressa) e a minha kue foi da primeira "fornada".

Bom, creio kue não sou o mais experiente ( e de longe não sou, apesar de usar navalhas a algum tempo, não as afio, e não busco informações detalhadas) sou um consumidor e com poucas informações. Me prestei a passar algumas informações, tanto ao grupo kuanto a artesão.

Kuando a recebi vi kue não estava pronta pra uso, no sentido "Shave ready". Tudo bem é só afiação, solicitei o Callega para afiar. Ainda não houve uma conclusão sobre a mesma, apesar de algumas conversas sobre ela. Vou solicitar ao Callega para me passar bem detalhado e repasso aos confrades, ok ? Mas realmente, kueria kue alguém do tipo "fera" e confrade também opinasse...A minha hoje está nas mãos do Callega ele está estudando-a.
Mr. Shaver !!!

Offline Samir

  • Trade Count: (+6)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 489
  • The oyster para barbear !!!!
  • Respect: +3
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #164 on: April 06, 2015, 04:19:46 pm »
0
Pessoal, perdoem mas acima...a parte do By Samir é minha e não do Stutzel. Acabei tentando responder pelo dele e saiu dessa forma...

Stutzel..se kuiser apago !!!! ???
Mr. Shaver !!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal