Author Topic: Navalha Artesanal Brasileira  (Read 58345 times)

Offline Stützel

• Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #240 on: April 28, 2015, 12:55:58 am »
0
Fita 3M ... também é muito conhecida no Brasil ... como "fita isolante"!!  ;D

Offline Cardoso

• Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
« Reply #241 on: April 28, 2015, 01:37:36 am »
0
Claro,

Algumas pessoas usam fita 3M na espinha para afiar, eu inclussive comentei sobre isso no meu post de como afio navalhas... Nessa eu nao queria usar, pois na coticule nao venho usando.
Vamos lembrar que estou falando de navalhas, e cada uma é um tipo, um material, (outras tambem de inox) e tamanho de fio, formato...

Essa navalha ao afiar sem, eu estava com dificuldade de chegar em um fio por inteiro
e acabei colocando duas de uma vez ao invez de uma e toquei o barco (coloquei duas pq fui procurar como afiar navalha 1/4 e wedge). com isso mudei o angulo. Eu já fiz isso em outras navalhas ( a do gago - filarmonica que ele testou e deu o ok na minha afiacao) , e é apenas por um erro meu talvez ou por facilitar e parar de comer a espinha na 1k...

Lynn comenta sobre isso nesse video no final (12:45)
https://www.youtube.com/watch?v=xQ7LUOhvh_M

unicot - coticule
http://coticule.be/unicot.html

video de wedge
https://www.youtube.com/watch?v=PQCENo-H1to

E para que colocar a fita? O que muda?
Aprendiz de enabler.

Offline Danilo

• Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
« Reply #242 on: April 28, 2015, 02:03:09 am »
0
E para que colocar a fita? O que muda?

Cardoso,

vale lembrar que nao sou profissional, eu sou homeuser e estou apenas postando minhas experiencias. Tudo oque reporto aqui é oque eu sinto e minhas impressoes.

eu nao vou entrar muito no assunto, eu reafiei a navalha por completo matando o fio antes.
(fiz isso pelo forum, para poder ver se conseguia dar fio a navalha, isso tá claro?)
Isso quer dizer que nao foi um refresh. Tendo isso claro,
Como eu sou eu, e eu tenho meus jeitos e minhas formas de afiar, nao tava chegando aonde queria na pedra 1k. Uma forma de tentar chegar que as vezes faco, é  colocar a fita que antes era "mandatorio" nas minhas tentativas. coloquei e funcionou. (antes sem isso eu nao chegava num bom fio)
Fisicamente eu deixei o angulo mais "aberto" e a mudanca é que teria que abrir mais a navalha quando fosse fazer a barba. Fisicamente, a fita protege a navalha e eu queria essa proteção, e mais que isso... como já disse.. "e é apenas por um erro meu talvez ou por facilitar e parar de comer a espinha na 1k..."
Eu nao vou adentrar em conhecimentos que nao tenho. Mas coloquei links de varios lugares com a informacao e o porque. como diria o proprio lynn "Se voce passou um set e nao chegou aonde queria, eu coloco a fita". Ele nao pos a fita no video pq ia ficar "chato" mas olha a cara dele lá e vai ver que ele queria ter posto. até pq ele faz exatamente ouqe fala pra nao fazer.. mais 2 sets de 15x.

Ah que use a fita para criar todo o fio e depois tire (lembrando que ue tirei a fita pra passar nas coticules) entao assim, tudo é uma ciencia, mas que eu levo como hobbie e faco no feeling.

Eu nao sei dizer se o fio vai ficar muito tempo, pouco.. oque posso dizer é, o fio tá lá e tá tirando pelo. Eu nao usei a navalha depois disso e nem stropei ainda...
pausa dramatica...
acabei de fazer o teste do cabelo (nao tinha feito) e partiu em 2.

Acho que depois de assentar, e passar por pasta.. nao vai sobrar barba sobre barba.

Posto meus proximos resultados depois.

Vale resaltar que a navalha vem com garantia, garantia em papel, as navalhas sao numeradas e enfim... sinceramente, eu gostaria de ver mais gente com opnioes sobre a navalha. pois funcionar, ela funciona.
« Last Edit: April 28, 2015, 02:04:55 am by Danilo »
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Davi Brozoski

• Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: 0
« Reply #243 on: April 28, 2015, 04:26:15 pm »
0
Cardoso,

vale lembrar que nao sou profissional, eu sou homeuser e estou apenas postando minhas experiencias. Tudo oque reporto aqui é oque eu sinto e minhas impressoes.

eu nao vou entrar muito no assunto, eu reafiei a navalha por completo matando o fio antes.
(fiz isso pelo forum, para poder ver se conseguia dar fio a navalha, isso tá claro?)
Como eu sou eu, e eu tenho meus jeitos e minhas formas de afiar, nao tava chegando aonde queria na pedra 1k. Uma forma de tentar chegar que as vezes faco, é  colocar a fita que antes era "mandatorio" nas minhas tentativas. coloquei e funcionou. (antes sem isso eu nao chegava num bom fio)
Fisicamente eu deixei o angulo mais "aberto" e a mudanca é que teria que abrir mais a navalha quando fosse fazer a barba. Fisicamente, a fita protege a navalha e eu queria essa proteção, e mais que isso... como já disse.. "e é apenas por um erro meu talvez ou por facilitar e parar de comer a espinha na 1k..."
Eu nao vou adentrar em conhecimentos que nao tenho. Mas coloquei links de varios lugares com a informacao e o porque. como diria o proprio lynn "Se voce passou um set e nao chegou aonde queria, eu coloco a fita". Ele nao pos a fita no video pq ia ficar "chato" mas olha a cara dele lá e vai ver que ele queria ter posto. até pq ele faz exatamente ouqe fala pra nao fazer.. mais 2 sets de 15x.

Ah que use a fita para criar todo o fio e depois tire (lembrando que ue tirei a fita pra passar nas coticules) entao assim, tudo é uma ciencia, mas que eu levo como hobbie e faco no feeling.

Eu nao sei dizer se o fio vai ficar muito tempo, pouco.. oque posso dizer é, o fio tá lá e tá tirando pelo. Eu nao usei a navalha depois disso e nem stropei ainda...
pausa dramatica...

Acho que depois de assentar, e passar por pasta.. nao vai sobrar barba sobre barba.

Vale resaltar que a navalha vem com garantia, garantia em papel, as navalhas sao numeradas e enfim... sinceramente, eu gostaria de ver mais gente com opnioes sobre a navalha. pois funcionar, ela funciona.

Bom dia, Confrade Danilo e demais Confrades!

Vamos ver se desta vez acerto isto, mas enfim, cada um tem a sua maneira de assentar o fio, pois isto é uma questão de jeito, força, paciência, e fundamental, habilidade, um exemplo disto, pediram que visse um vídeo do Mastro Livi (vi duas vezes), e da maneira como ele afia, é só dele, já a minha maneira é bem outra, muito diferente do que se tem conhecimento, fiz de uma forma, vamos dizer assim, "rudimentar", e que deu certo, e não pretendo modificar, pois ficou ótimo.

Agora outra coisa, o desafio a mim proposto pelo Confrade Robson, foi executado partindo do nada, e como tudo existe ajustes, este "nenê" ainda esta engatinhando, e como aconteceu com as minhas facas, de quando iniciei (as primeiras 20 lâminas que temperei, ainda tenho alguns pedaços do que sobrou, como lembrança), e como estão hoje, e com a navalha,  não vai ser diferente, qualidade de fio, aprovado e testado, então o que dizer mais, ela esta pronta, ah! alguém comentou sobre a escala ser mais fina, em madeira se for mais fina ela irá rachar na hora de rebitar o pino de latão, ela tem uma espessura de 5 mm, e é só ilusão de ótica, pois as próximas irei arredondar as escalas, e daí verão que ela "afinou", já fiz isto aqui, e a impressão é esta mesmo "afinou", e sou acessível para dialogar e negociar como os Senhores assim desejarem a sua navalha, só a Medusa tinha aquela cabeça.

Agora deixa eu colocar meus contatos:

Fones: (51) 3605.2169 e (51) 8195.4811 - TIM
E-Mail: daterrafacas@yahoo.com.br
Facebook: Da Terra Facas - página pessoal
                DA TERRA FACAS - minha "Loja Virtual" (vamos dizer assim)

Abraços!!!
« Last Edit: April 28, 2015, 08:09:57 pm by JL »

Offline Davi Brozoski

• Casca DOVO
  • **
« Reply #244 on: April 28, 2015, 04:28:36 pm »
0
Cardoso,

pausa dramatica...

Confrades, ainda não foi desta vez, mas acima esta um pequeno relato, está junto com a conversa do Confrade Danilo. Se tiverem paciência, agradeço. Ainda acerto isto, kkk...

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #245 on: April 28, 2015, 08:14:24 pm »
0
Consertei a penúltima mensagem, que estava truncada.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Samir

• Cella na tigela
  • The oyster para barbear !!!!
  • Respect: +3
« Reply #246 on: April 28, 2015, 11:46:18 pm »
0
Bom dia, Confrade Danilo e demais Confrades!

Vamos ver se desta vez acerto isto, mas enfim, cada um tem a sua maneira de assentar o fio, pois isto é uma questão de jeito, força, paciência, e fundamental, habilidade, um exemplo disto, pediram que visse um vídeo do Mastro Livi (vi duas vezes), e da maneira como ele afia, é só dele, já a minha maneira é bem outra, muito diferente do que se tem conhecimento, fiz de uma forma, vamos dizer assim, "rudimentar", e que deu certo, e não pretendo modificar, pois ficou ótimo.

Agora outra coisa, o desafio a mim proposto pelo Confrade Robson, foi executado partindo do nada, e como tudo existe ajustes, este "nenê" ainda esta engatinhando, e como aconteceu com as minhas facas, de quando iniciei (as primeiras 20 lâminas que temperei, ainda tenho alguns pedaços do que sobrou, como lembrança), e como estão hoje, e com a navalha,  não vai ser diferente, qualidade de fio, aprovado e testado, então o que dizer mais, ela esta pronta, ah! alguém comentou sobre a escala ser mais fina, em madeira se for mais fina ela irá rachar na hora de rebitar o pino de latão, ela tem uma espessura de 5 mm, e é só ilusão de ótica, pois as próximas irei arredondar as escalas, e daí verão que ela "afinou", já fiz isto aqui, e a impressão é esta mesmo "afinou", e sou acessível para dialogar e negociar como os Senhores assim desejarem a sua navalha, só a Medusa tinha aquela cabeça.

Agora deixa eu colocar meus contatos:

Fones: (51) 3605.2169 e (51) 8195.4811 - TIM
E-Mail: daterrafacas@yahoo.com.br
Facebook: Da Terra Facas - página pessoal
                DA TERRA FACAS - minha "Loja Virtual" (vamos dizer assim)

Abraços!!!

Caro Davi, "só a medusa tinha aquela cabeça" é ótimo ! É difícil me enganar (mas até me engano), mas dessa vez acho que acertei na interpretação. Quando falávamos um pouco sobre fio, e eu até dizia que afiar é algo que de tempo em tempo uma navalha precisa mesmo etc..etc..Vc sempre demonstrou que iria e queria apresentar o melhor produto. Isso é fantástico, pois é a perseverança de um pesquisador que leva a um resultado cada vez mais fundo da coisa. Isso novamente é demonstrado aqui ! Fico feliz em saber que a coisa andou e tá andando ! Outra questão é: realmente - o Danilo - se não me engano foi o primeiro a observar, as escalas não são grandes, é arredondamento, sim....! E no mais, ela tá leve e equilibrada !
Mr. Shaver !!!

Offline Danilo

• Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
« Reply #247 on: April 29, 2015, 01:03:51 am »
0
eu gostei da escala com é. acho o charme do conjunto.. mas isso sou eu.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #248 on: April 29, 2015, 01:04:32 am »
0
eu gostei da escala com é. acho o charme do conjunto.. mas isso sou eu.

E eu  ;)

Offline Samir

• Cella na tigela
« Reply #249 on: April 29, 2015, 04:21:37 am »
0
E eu  ;)

E eu também! verdade preferiria assim como esta ! Citei o arredondado mesmo para recordar que não é grande ! Mas sim o estilo !
Mr. Shaver !!!

Offline Davi Brozoski

• Casca DOVO
  • **
« Reply #250 on: April 29, 2015, 05:07:49 pm »
0
E eu também! verdade preferiria assim como esta ! Citei o arredondado mesmo para recordar que não é grande ! Mas sim o estilo !
Confrade Samir, boa tarde!
Para mim é mais prático desquinar a escala, e permanecer assim, isto deixa como minha "marca" nas escalas, mas quero aproveitar para fazer um relato mais, um pouco diferente, é sobre as minhas facas, hoje toda a faca, seja industrial ou artesanal, o seu fio vai da ponta até próximo ao cabo, neste espaço ela não tem vazamento, não tem fio, isto é para segurança do usuário, os Senhores podem verificar isto, e este detalhe foi uma melhoria feita nas lâminas, introduzida por mim e copiada por todos, e isto não foi relatado por mim e sim por um colecionador de facas, bem conhecido entre o meio dos cuteleiros, Sr. Roberto Viana, me parece que na cutelaria mais especificamente as facas, já dei minha contribuição, agora que venha a navalha.

Abraços!!!!

Offline Samir

• Cella na tigela
« Reply #251 on: April 29, 2015, 06:02:39 pm »
0
Confrade Samir, boa tarde!
Para mim é mais prático desquinar a escala, e permanecer assim, isto deixa como minha "marca" nas escalas, mas quero aproveitar para fazer um relato mais, um pouco diferente, é sobre as minhas facas, hoje toda a faca, seja industrial ou artesanal, o seu fio vai da ponta até próximo ao cabo, neste espaço ela não tem vazamento, não tem fio, isto é para segurança do usuário, os Senhores podem verificar isto, e este detalhe foi uma melhoria feita nas lâminas, introduzida por mim e copiada por todos, e isto não foi relatado por mim e sim por um colecionador de facas, bem conhecido entre o meio dos cuteleiros, Sr. Roberto Viana, me parece que na cutelaria mais especificamente as facas, já dei minha contribuição, agora que venha a navalha.

Abraços!!!!

SHOW! !!!!! Davi B. !!!!!!! Legal!!!
Mr. Shaver !!!

Offline Samir

• Cella na tigela
« Reply #252 on: May 01, 2015, 03:41:46 pm »
0
Fazendo a barba com a navalha artesanal após 5 dias sem barbear !!! Fio da barba, uns quase 2mm...Motivo: dúvida em desenhar barba ou cavanhaque !!

Pincel: Condor.
Creme de barbear: Bozzano.
Navalha: Artesanal Brasileira.
preparo do material: afiação em pedra natural de uns 7000 grains, e passada no Strop.
passadas: 3 em direção ao fio da barba, e 1 escanhoado completo e alguns acertos com escanhoado.
dificuldades: Fiz um creme um pouco denso para uma barba muito comprida e dura, mas corrigi na segunda passada !!!

Detalhes: Virão no cavanhaque final o tamanho que estava o fio !!!

Pós barbear: água fria !!! Depois da foto - Nívea Balsam !!!

Mr. Shaver !!!

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #253 on: May 01, 2015, 03:57:10 pm »
+1
Essa navalha pronmete! Nada que ajustes não resolvam! confio na capacidade do confrade Davi! Fabricar navalhas é diferente de facas mas as bases da cutelaria se aplicam! E essas, o Davi é craque!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Samir

• Cella na tigela
« Reply #254 on: May 02, 2015, 04:43:23 am »
0
Essa navalha pronmete! Nada que ajustes não resolvam! confio na capacidade do confrade Davi! Fabricar navalhas é diferente de facas mas as bases da cutelaria se aplicam! E essas, o Davi é craque!

A Navalha Artesanal brasileira já tá tendo visualizações recordes e comentários também !!! Tenho certeza kue chegará no ponto sim!!! Mano JL...encontraste com o Davi B. ??? Podes contribuir e muito para esse processo !!! Espero vida longa à Tupiniquim Straight Razor...hahahaha
Mr. Shaver !!!

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal