Author Topic: Caneta de tinta permanente - recomendações?  (Read 36076 times)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #45 on: April 20, 2015, 12:33:20 am »
0
Este post passou-me completamente ao lado, não sei como. ???
Flávio, o aparo é fino, espero que não seja demasiado fino para o meu gosto. Actualmente a caneta está parada na Alfândega (já lá vão uns dias), conto recebê-la durante a próxima semana e depois já poderei dizer algo mais concreto.

Caramba, alfândega por um valor tão baixo... Espero que tudo corra pelo melhor  :)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #46 on: April 20, 2015, 12:42:49 am »
0

Caramba, alfândega por um valor tão baixo... Espero que tudo corra pelo melhor  :)

Só parou, não sei se vão tributar. A verdade é que nas últimas semanas parece-me ter havido alguma alteração na alfândega, as três encomendas que recebi pararam e foram inspecionadas, e uma delas está mesmo para tributação. Encomendas exactamente iguais a estas costumavam passar sem nenhum problema.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #47 on: April 20, 2015, 09:05:11 pm »
0
Hero 5028 com 3 aparos a caminho por 5 dólares :D

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #48 on: April 21, 2015, 02:19:27 am »
0
Hero 5028 com 3 aparos a caminho por 5 dólares :D
Boa caneta para caligrafia. :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #49 on: May 20, 2015, 12:12:32 am »
0
Já escrevo à algum tempo com o aparo mais fino de 1.1 mm mas mesmo assim acho largo demais para o dia-a-dia.
Gosto do efeito da ponta plana mas devia ser mais pequena ... deita bastanta tinta e por isso em papel barato não é bom, fica linha muito larga e sem variação.
Em papel de qualidade gosto mas tenho que escrever maior do que o normal. Só comprei para experimentar vários tipos de aparo, já que sou novo nisto. Não existe este tipo de aparo numa medida menor?
« Last Edit: May 26, 2015, 12:50:47 am by jctsoares »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #50 on: May 23, 2015, 02:40:44 am »
0
Podes experimentar estes aparos. Eu tenho uma versão anterior e tive que o afinar, mas estes parecem de melhor qualidade que aquele que tenho.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #51 on: May 23, 2015, 12:44:52 pm »
0
Podes experimentar estes aparos. Eu tenho uma versão anterior e tive que o afinar, mas estes parecem de melhor qualidade que aquele que tenho.
Obrigado pela dica, por acaso já tinha descoberto o FPR mas não sei se dá para trocar o aparo da Hero 5028 ou da minha Jinhao 950.
A recente x450 que recebi sei que dá para trocar o aparo #35/#6
Primeiro vou ter que experimentar como escreve com o aparo M/F que veio e se vale a pena comprar outro aparo que vai ficar mais caro do que a caneta ... ainda por cima a minha caneta veio com defeito na pintura ... o aparo italic ou stub que tenho na Hero 5028 mais pequeno é de 1.1mm e gostaria de encontrar um pouco mais fino. No FPR o stub é de 1 mm o que não vai fazer muita diferença. Minha duvida era se existe algum aparo italic, stub ou oblique de por exemplo à volta de 0.5 a 0.8mm? o que descobri que poderá vir ao encontro daquilo que gostaria experimentar é a Pilot 78G com aparo Broad e após mais algumas buscas encontrei aparos da Nemosine 0.6 e 0.8 stub e tem na medida #6 para colocar na Jinhao x450 :D Com portes fica a 10x o preço da minha recente e modesta colecção de canetas chinesas ... mas é uma opção e também aparecem no ebay. Como também já estou escaldado com os nossos serviços aduaneiros tenho algum receio encomendar algo dos EUA que com portes ultrapasse os 20€ ... a minha maquina de barbear Merkur 34C HD graças a isso saiu me a 70 e tal euros ... mas estou fascinado com essa Nemosine Fission 0.6 ou 0.8 stub ... em gunmetal é linda.

O 0.6 stub nib do ebay fica por volta de 25€ com portes ... :(
http://www.ebay.com/itm/Nemosine-German-Polished-Steel-Replacement-Nib-Calligraphy-0-6-/371160543619?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item566ae47183
« Last Edit: May 23, 2015, 01:46:03 pm by jctsoares »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #52 on: May 23, 2015, 09:20:36 pm »
0
Isso não dá problemas na alfândega, mas será que vale a pena? Vê esta imagem.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #53 on: May 23, 2015, 09:27:26 pm »
0
Isso não dá problemas na alfândega, mas será que vale a pena? Vê esta imagem.

Pois também tenho minhas duvidas se vale a pena ... talvez meu 1.1 é mais para 1.2 ... ou talvez tem a ver com o papel. Vou experimentar noutros papeis. Até que na imagem acima o Lamy 1.1 resulta em linhas mais finas do que o 0.8 Nemosine! Como é possivel???? Não faz sentido ...

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #54 on: May 23, 2015, 09:52:58 pm »
0
Pode ter a ver com a quantidade de tinta que o alimentador/aparo debita ou com o formato da ponta do aparo.

Num papel menos absorvente vai-se notar mais variação de linha. Se o papel for muito absorvente, acho que quanto mais fino for o aparo menos se percebe a variação.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #55 on: May 23, 2015, 11:22:12 pm »
0
Pode ter a ver com a quantidade de tinta que o alimentador/aparo debita ou com o formato da ponta do aparo.

Num papel menos absorvente vai-se notar mais variação de linha. Se o papel for muito absorvente, acho que quanto mais fino for o aparo menos se percebe a variação.

Já experimentei noutro papel e faz diferença. Papel que uso no dia a dia para fazer apontamentos é muito absorvente e fica tudo muito grosso e com letras fechadas para o tamanho da minha letra. Com papel menos absorvente fica melhor.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #56 on: May 24, 2015, 04:41:17 pm »
0
Já escrevo à algum tempo com o aparo mais fino de 1.1 mn mas mesmo assim acho largo demais para o dia-a-dia.
Gosto do efeito da ponta plana mas devia ser mais pequena ... deita bastanta tinta e por isso em papel barato não é bom, fica linha muito larga e sem variação.
Em papel de qualidade gosto mas tenho que escrever maior do que o normal. Só comprei para experimentar vários tipos de aparo, já que sou novo nisto. Não existe este tipo de aparo numa medida menor?

Relativamente ao aparo mais estreito em princípio resolve o segundo problema, o de obrigar a letra a ficar maior no papel de qualidade, mas não o primeiro, a diferença de traço largo e fino ser impercetível.
 
Normalmente a escolha da largura do aparo está ligada ao tamanho da letra, quando mais largo maior a letra, digo normalmente porque cada um escreve como gosta.
 
Com aparo mais estreito a diferença entre o traço largo e o traço fino fica menos percetível, normalmente quando constroem o aparo tentam fazer a linha mais fina o mais fino possível (grossura do metal). Quando se começa a perder a “finura” do traço normalmente afiam a aresta para voltar a ficar afiada.
No aparo stub o traço mais fino fica mais grosso.
 


Voltando ao primeiro problema, considero que se deve a quatro fatores: forma de escrever (ritmo de escrita, pressão, etc), papel, tinta e caneta.
A forma de escrever: é  pessoal e mesmo com todo o controlo pode não resolver o problema se o papel / tinta / caneta não ajudarem.
O papel: é uma das partes mais importantes mas muitas vezes descurada, pode não ser controlável se tivermos de escrever em determinado papel.
A tinta: Há tintas que secam mais rápido que outras, quanto mais rápida a secagem menos tempo para se espalhar no papel. Por isso escolhia uma tinta de secagem mais rápida.
Caneta: Há aparos e alimentadores mais húmidos que outros. Num determinado aparo é possível manipula-lo para ficar mais seco ou mais húmido. No caso dos alimentadores só vi instruções para fazer determinados aparos mais húmidos nunca mais seco.
 
 
 
 
Para os  traços ficarem mais finos, os aparos podem ser manipulados  para se conseguir um bico mais estreito e afiado, tarefa que deve ser feita por um nib master.
Vou colocar o disclaimer normal: Qualquer manipulação da caneta pode danifica-la e não me responsabilizo se decidirem faze-lo. Se decidirem fazer devem sempre iniciar em canetas baratas.
Como sou português, o desenrascar está no nosso ADN, tentei fazer eu mesmo para poder ver os resultados.
 
Alterei o aparo 1.5 para no final poder comparar com o aparo 1.1.
Primeiros traços são como o aparo como estava originalmente Hero 1.5 , os seguintes são depois de desbastar / “lixar” o aparo Hero 1.5 e por ultimo são o traço que vem originalmente o apago Hero 1.1.
Em baixo está a caneta com o aparo alterado seguido as ferramentas utilizadas stick e lupa.
Na foto pode não estar percetível mas o traço grosso, depois de alterado o aparo 1.5,  ficou um pouco maior que o do aparo 1.1

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #57 on: May 24, 2015, 10:57:51 pm »
0
Antro de perdição...  ;D

 Cross Century II President aparo fino, Cross ATX pure chrome aparo grosso, Lamy Studio aparo médio, Schaefer aparo fino, Staedtler Itinium Resina aparo medio... 3 tintas duas Montblanc, Royal e Toffe brown e Waterman Mystery Black.

 Estou a gostar bastante e até já mudei o estilo de escrita para o que aprendi na escola e estou a aperfeiçoar a técnica.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #58 on: May 24, 2015, 11:03:59 pm »
0
Relativamente ao aparo mais estreito em princípio resolve o segundo problema, o de obrigar a letra a ficar maior no papel de qualidade, mas não o primeiro, a diferença de traço largo e fino ser impercetível.
 
Normalmente a escolha da largura do aparo está ligada ao tamanho da letra, quando mais largo maior a letra, digo normalmente porque cada um escreve como gosta.
 
Com aparo mais estreito a diferença entre o traço largo e o traço fino fica menos percetível, normalmente quando constroem o aparo tentam fazer a linha mais fina o mais fino possível (grossura do metal). Quando se começa a perder a “finura” do traço normalmente afiam a aresta para voltar a ficar afiada.
No aparo stub o traço mais fino fica mais grosso.
 


Voltando ao primeiro problema, considero que se deve a quatro fatores: forma de escrever (ritmo de escrita, pressão, etc), papel, tinta e caneta.
A forma de escrever: é  pessoal e mesmo com todo o controlo pode não resolver o problema se o papel / tinta / caneta não ajudarem.
O papel: é uma das partes mais importantes mas muitas vezes descurada, pode não ser controlável se tivermos de escrever em determinado papel.
A tinta: Há tintas que secam mais rápido que outras, quanto mais rápida a secagem menos tempo para se espalhar no papel. Por isso escolhia uma tinta de secagem mais rápida.
Caneta: Há aparos e alimentadores mais húmidos que outros. Num determinado aparo é possível manipula-lo para ficar mais seco ou mais húmido. No caso dos alimentadores só vi instruções para fazer determinados aparos mais húmidos nunca mais seco.
 
 
 
 
Para os  traços ficarem mais finos, os aparos podem ser manipulados  para se conseguir um bico mais estreito e afiado, tarefa que deve ser feita por um nib master.
Vou colocar o disclaimer normal: Qualquer manipulação da caneta pode danifica-la e não me responsabilizo se decidirem faze-lo. Se decidirem fazer devem sempre iniciar em canetas baratas.
Como sou português, o desenrascar está no nosso ADN, tentei fazer eu mesmo para poder ver os resultados.
 (Image removed from quote.)
Alterei o aparo 1.5 para no final poder comparar com o aparo 1.1.
Primeiros traços são como o aparo como estava originalmente Hero 1.5 , os seguintes são depois de desbastar / “lixar” o aparo Hero 1.5 e por ultimo são o traço que vem originalmente o apago Hero 1.1.
Em baixo está a caneta com o aparo alterado seguido as ferramentas utilizadas stick e lupa.
Na foto pode não estar percetível mas o traço grosso, depois de alterado o aparo 1.5,  ficou um pouco maior que o do aparo 1.1


Obrigado por explicar isto tudo! Talvez um dia me aventuro na afiação dum aparo ... pedras e lupa não me falta (gosto de afiar navalhas até à perfeição, outro hobby ...) :D

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #59 on: May 24, 2015, 11:07:22 pm »
0
Estou a gostar bastante e até já mudei o estilo de escrita para o que aprendi na escola e estou a aperfeiçoar a técnica.

Comigo aconteceu o mesmo ... escrever como aprendi na escola fica mais bonito com estas canetas, principalmente com aparo italic fica espectacular. Algumas pessoas já se têm admirado e comentado.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal