Avaliação do sabão Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern1. FormulaçãoNão sei ao certo a lista de ingredientes deste sabão, mas presumo que seja a mesma que os outros sabões Wickham. Os ingredientes que aparecem no site para os outros sabões são:
Potassium Stearate, Potassium Cocoate, Potassium Lardate, Potassium Apricotkernelate, Water, Glycerine, Parfum.
No site é acrescentado que o sabão não tem parabenos, lanolina, SLS ou barro, e que é adequado a peles sensíveis e não foi testado em animais. Sinceramente, não sei se todos os que têm pele sensível tolerarão este sabão, porque eu senti algumas picadas.
2. Apresentação/embalagemO sabão que experimentei era uma amostra de 20g que me ofereceu o confrade TheMonk. A minha amostra vinha numa caixa de plástico paralelepípeda com autocolante branco e dizeres a preto. Uma caixinha simples, resistente e pragmática.

Por sua vez, o sabão “normal”, com 140g, vem numa caixa cilíndrica com cerca de 9cm de diâmetro. Uma medida bastante prática para carregar o sabão diretamente com o pincel.
3. Carga de sabãoTratando-se de uma amostra, tive alguma dificuldade a carregar o sabão. Não que o sabão em si seja difícil de carregar, pois tem uma consistência parecida com um creme duro ou um croap mole, mas porque a caixa é angulosa e não deixava que o pincel carregasse devidamente.
Atendendo à consistência do sabão, a sua carga em caixa redonda e larga deve ser muito fácil e nem será preciso carregar muito tempo, o tempo de carga do sabão Martín de Candre ou de um creme mais duro em boião. Também é perfeitamente possível retirar um pouco de sabão para colocar numa tigela e espumar a partir daí. A consistência mole do sabão permite-o.
4. DuraçãoA amostra de 20 gramas durou-me exatos 29 escanhoados, por isso, um sabão inteiro de 140g deve render mais de 200 barbas de quatro passagens e conforto.
Pode-se dizer que a duração é a esperada para um sabão mole.
5. Capacidade para formar espumaÉ fácil fazer espuma com este sabão, quer na tigela quer na face. Basta dar-lhe alguma água e poucas voltas de pincel que a espuma começa a crescer e após mais algumas voltas a espuma começa a encorpar.
6. Rácio água/sabãoÉ um sabão que gosta de água e quanta mais água melhor é o deslize que proporciona. Não obstante, é um sabão bastante permissivo com a água, absorvendo bem a água em excesso com pouco trabalho de pincel.
7. Qualidade da espumaA espuma tolera bem a água. A início é aereada mas, com algum trabalho, encorpa e torna-se volumosa, opaca e lustrosa, sem se tornar pesada.
Tem tendência a desaparecer passado algum tempo, mas não interfere com o barbear, pois mantém-se o tempo necessário para fazer a barba.
Também não amacia muito o pelo e, por isso, a lâmina puxa um pouco quando se tem a barba comprida. Com barbeares diários e lâminas sem tendência a puxar, não se sente este fenómeno. Quando a barba estiver comprida ou a lâmina for das que puxa mais o pelo (do género Merkur, Rapira Stainless, Lord Classic, Derby...) aconselho o uso de um pré que amacie o pelo.
8. Proteção e deslizeO deslize e, principalmente, a proteção são fenomenais. Quanto ao deslize, está entre os melhores.
No quesito proteção, eu tenho em boa conta certos cremes portugueses e afirmo sem sombra de dúvidas que a proteção que este sabão proporciona não lhes fica nada atrás. Só não é tão bom em proteção quanto o Mitchell's Wool Fat porque a espuma não é tão densa quanto este. Em contrapartida, não atrapalha ter um escanhoado rente como a espuma do Mitchell's Wool Fat.
O mais interessante é que o deslize e a proteção são muito discretos, tal como nos cremes portugueses, nem nos apercebemos que estão lá durante o escanhoado, mas sentimos os dividendos no fim.
9. Sensação na caraO sabão proporciona uma sensação boa e calmante na cara. Elimina irritações e estanca os pequenos cortes.
De vez em quando, com a pele mais sensibilizada apareceram pequenas alergias localizadas.
10. Hidratação e sensação pós barbearA hidratação é na medida certa, bem ao estilo Martín de Candre. Todavia, quem tiver a pele seca, pode sentir a necessidade de mais hidratação. Quem tem a pele mista ou oleosa não deverá ter problemas.
A pele sente-se suave, calma, sã e forte. Somente um bom aftershave pode acrescentar algo mais a esta sensação.
11. AromaO confrade TheMonk disse-me que era parecido com English Fern mas que lhe faltava kick. Bem, eu não tenho o conhecimento aromático nem a sensibilidade que ele tem. Para mim, o sabão tem um aroma herbal simples mas muito seleto, requintado e quente, que se pode identificar com feto e é adequado para dias frios.
O aroma é muito bom, mas pode tornar-se monótono. Falta-lhe complexidade. O aroma é forte sem ser exagerado e permanece na espuma, durante o barbear e após, por algumas horas, na face e no pincel durante dias.
Como o aroma permanece após o barbear, podia-se colocar a questão de interferir com a fragrância dos aftershaves ou perfumes. Porém, a simplicidade do aroma joga a seu favor, combinando muito bem com outras fragrâncias, conferindo-lhes um tom requintado e caro.
Desconfio que a força do aroma possa criar alergias em certas pessoas.
12. PreçoEste é o grande desmotivador. Atendendo ao site da marca, os sabões Wickham de 140g rondam as 15 libras e as amostras de 10g as 3 libras. Só por si, o preço já é caro, mas ainda acrescem 7 libras para o transporte para a Europa ou EUA. Transporte para o Brasil não é contemplado.
À taxa de câmbio atual, um sabão custa perto de 32 euros, o que dá um custo aproximado por escanhoado de €0,16. Um preço bastante acima da média e que certamente afastará muita gente deste excelente sabão.
13. ConclusãoÉ um sabão artesanal com um preço alto, um aroma bom, duradouro e intenso, alto desempenho, requintado e duração média para um sabão mole.
O amaciamento do pelo é medíocre, contudo, o deslize e a proteção são fora de série.
Arriscaria dizer que é um sabão perfeito como um Martín de Candre, não fosse a falta no amaciamento do pelo.
Tanto quanto sei, não é possível encomendar o aroma Irish Fern, mas, a tomar este por exemplo, os restantes aromas também devem ser muito bons.
Recomendaria este sabão a quem faz a barba diariamente e não se importa de dar um preço elevado por algo excelente e requintado. A meu ver, é uma alternativa bastante pertinente e aromática ao sabão Martín de Candre.