Durante a afiacão acredito ser possível destruir a tempera de uma navalha pelo calor provocado pelo atrito entre lâmina e a pedra se acontecer de ter-se pouca ou nenhuma água na superfície da pedra. Que até agora acredito ser a funcão primária da água nas pedras d'agua (water stones): dissipar o calor criado pelo atrito entre o aco e a pedra.Quanto a água quente, se não for fervente ou extremamente quente, não acredito causar problemas. Água morna não deve dar problema nenhum.
Pensando por este lado, afiar no esmeril pode estraçalhar a têmpera do aço mesmo.
+1Como disse no post anterior, não há problemas numa afiação manual (usando pedras de afiar).Já no caso no esmeril, aí o metal pode alcançar altas temperaturas! (entre 200 até 300 graus Celsius).
Assunto que certamente o confrade Davi poderá nos auxiliar.
...PS: Revenir o aço faz com que ele fique mais maleável, mas não necessariamente irá eliminar a têmpera do aço. (revenimento ocorre entre 200 até 450 graus Celsius dependendo do aço).
A partir de 140ºC já pode-se iniciar o processo de revenimento, dependendo do aço.http://tratamentotermico.com/revenimento.htmlO revenimento deixa o aço menos frágil, mais maleável e consequentemente com dureza menor. É o inverso da têmpera. Claro que um revenimento a menos de 200ºC, terá efeito muito pequeno na redução da dureza.Mas o importante, e que não há dúvida, é que a água do barbear não danifica nem a dureza nem a têmpera.