Author Topic: Gillette Guard  (Read 6976 times)

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Gillette Guard
« on: May 15, 2015, 11:30:00 am »
+1
A história desta máquina é engraçada.

O mercado indiano, tradicionalmente frugal, obrigou a Procter & Gamble, entretanto proprietária da marca Gillette á concepção desta máquina.

O conceito, elevado a dogma no mundo ocidental com rendimentos per-capita confortáveis, de máquinas multilâminas sucessivamente mais caras que os modelos anteriores mostra-se incoerente em países cuja população vive no limiar da pobreza. Mas a realidade é que esses países representam um mercado tremendo.

A antecessora da Guard foi a Vector, esta última com duas lâminas, não teve a penetração desejada num mercado com mais de 500 milhões de homens e em que as máquinas DE predominavam.

O fiasco deveu-se a um erro a roçar a ingenuidade.

O I&D da Vector foi feito nos EUA com grupos focais constituídos por estudantes Indianos do MIT. Após o lançamento no mercado Indiano os executivos da Procter & Gamble aperceberam-se do fiasco deste modelo.

A principal causa apontada foi o facto de os grupos focais de jovens estudantes a residir num pais cujas condições de vida são diametralmente opostas às encontradas na India terem sido insensíveis às vicissitudes do Indiano comum.


Tornou-se necessário refazer toda a estratégia de investigação. Já na India e com grupos focais constituídos com franjas da população Indiana chegaram a algumas conclusões bastante divergentes do ocidente.Com base nestas desenvolveram a Gillette Guard.




Obviamente patenteada, esta máquina apresenta no primeiro ano números impressionantes. Nos primeiros 3 meses foi a máquina mais vendida na India. Ao fim de 8 meses, 11 milhões experimentaram a máquina, desses, 78% afirmam terem tido menos cortes e 73% sentem-se mais seguros do que com uma DE. No final de 2011 Mais de metade das máquinas de barbear vendidas eram Gillette Guard.


A máquina em si é constituída por um cabo e um cartucho. Este por sua vez é constituído por uma só lâmina, a guarda e o retentor da lâmina que não é mais do que uma tira de plástico. Com quatro peças conseguiram construir esta máquina. Por comparação a Mach 3 é constituída por 25.






Os pormenores não foram descurados no cabo. Oco, construído em plástico, é totalmente texturado.

A aderência e a ergonomia são excelentes. A extremidade é oblíqua tornando-se perfeita para aqueles que gostam de pousar as máquinas no dedo mindinho durante o escanhoado.

O cabo vem com um orifício para que possa ser pendurada. Dado o enorme mercado a que se destina, o enfoque foi torna-lo ergonómico para o maior número possível de utilizadores.







É no entanto no cartucho que reside a grande inovação.

Foi constatado que na India o escanhoado podia durar até 30 minutos, nos USA esse tempo situa-se entre os 5 a 7 minutos. A explicação reside no facto de que, na India muitas das habitações familiares não terem casa de banho. Estas quando existem são partilhadas com outras habitações.

Isso obriga o homem Indiano a barbear-se no chão da sua casa com uma tigela de água, bastas vezes ao escuro por não haver electricidade.

A sua principal preocupação vai no sentido de não se cortarem. Nós preocupamo-nos mais com o famigerado BBS, motivo pelo qual os fabricantes insistem nas multilâminas.

Nesta máquina a preocupação foi a segurança. Como resultado optaram por utilizar uma só lâmina. Esta é precedida por um pente que acaba por actuar um pouco como guarda.







Como referi acima, muitas vezes o homem Indiano só tem á sua disposição uma tijela de agua para o escanhoado.

O facto de ser mono lâmina aliado á concepção do cabo que é bifurcado cria um efeito muito semelhante às lather catchers antigas em que a espuma com os pêlos são transferidos para a parte de trás do cabeçal. Basta emergir a máquina em água para retirar todo este resíduo e prosseguir com o escanhoado.





Por fim e algo que eu pessoalmente dispensava, o cartucho é oscilante adaptando-se aos contornos do rosto blá, blá, bla…

Faz muitos anos que não usava estas máquinas com cabeçais móveis Mesmo quando usava ML sempre usei umas descartáveis da Wilkinson sem esta característica. Tive por isso alguma dificuldade nas primeiras utilizações. Mas isso sou eu e deriva da falta de hábito. Após algumas utilizações isso deixou de me apoquentar.


Embora suave e preferindo eu maquinas mais agressivas, a verdade é que não me posso queixar da sua eficácia.

Em suma, apesar de ser muito leve é uma máquina que me apraz muito utilizar, é suave mas eficaz. Equilibra as características inovadoras mantendo uma ligação a um barbear mais tradicional por via da ausência dos salamaleques das máquinas ML contemporâneas.



Pelo Ebay, posto em casa através de correio registrado ficou-me em €4,83 o cabo com 10 lâminas. Na India custariam €1,25.





Cumps.
« Last Edit: August 11, 2017, 07:43:49 pm by PauloF »

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Gillette Guard
« Reply #1 on: May 15, 2015, 11:44:24 am »
0
Obrigado pelo excelente review. Até dá vontade de experimentar.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Gillette Guard
« Reply #2 on: May 15, 2015, 11:50:25 am »
0
Excelente review.

Parabéns.

Offline Samir

  • Trade Count: (+6)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 489
  • The oyster para barbear !!!!
  • Respect: +3
Re: Gillette Guard
« Reply #3 on: May 15, 2015, 11:58:58 am »
0
Interessante! !! Boa história e explicação de como as relações econômicas estão enraizadas nas relações sociais. ..Talvez não seja apenas as condições econômicas mas também culturais desse povo! !!
Mr. Shaver !!!

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Gillette Guard
« Reply #4 on: May 15, 2015, 12:10:35 pm »
0
Interessante! !! Boa história e explicação de como as relações econômicas estão enraizadas nas relações sociais. ..Talvez não seja apenas as condições econômicas mas também culturais desse povo! !!

Enquanto escrevia isto estava a lembrar-me do teu tópico:

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=9876.msg272963#msg272963.


Os mercados emergentes representam um potencial enorme e basicamente os grandes players não se poupam a esforços para terem uma boa e choruda quota de mercado.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Gillette Guard
« Reply #5 on: May 15, 2015, 12:34:24 pm »
0
Bom review, parabéns!!

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Gillette Guard
« Reply #6 on: May 15, 2015, 01:51:43 pm »
0
Obrigado!
But the tigers come at night

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Gillette Guard
« Reply #7 on: May 15, 2015, 01:56:16 pm »
0
Bom review!! Parabéns!!  :)

Offline santor007

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 27
  • Respect: 0
    • Email
Re: Gillette Guard
« Reply #8 on: May 15, 2015, 03:43:55 pm »
0
Uau!! Foi uma bela aula!!
Muito obrigado!
Shavette Dovo. Namorando uma Futur

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Gillette Guard
« Reply #9 on: May 15, 2015, 03:58:44 pm »
0
Grato pelo review.

Eu já havia procurado saber detalhes da Guard a algum tempo e também acho pitoresco seu desenvolvimento. Convidaram uns Indianos que moravam nos EUA para testar algo, só porque são Indianos, mas que vivem num mundo totalmente diferente daqueles para quem seu produto é destinado.

A Guard parece ter sido aprovada pelo Indiano, estão aí os números. É a prova de que a Gillette podia fazer algo eficiente e barato se quisesse, em qualquer lugar. Na Índia, mais vale ganhar pouco de muitos, que muito de poucos.

Aqui, e na maior parte (ou toda parte) do mundo, ela já tem o domínio do mercado e não tem razões para mudar.

Sobre o aparelho em si, suavidade por suavidade, prefiro uma Wilkinson Classic. Qualquer um com um mínimo de destreza consegue utiliza-la sem se cortar. Esse cuidado todo que eles alegam é simplesmente marketing, uma maneira de ter ali meia dúzia de patentes.

Mas se funciona, viva. Eu prefiro usar uma dessas do que uma Mach3, de certo  :D

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8214
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Gillette Guard
« Reply #10 on: May 15, 2015, 07:03:32 pm »
0
Parabéns pelo review :)
Parece ser uma máquina bem equilibrada.

Tags: gillette guard 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal