Author Topic: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil  (Read 10424 times)

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #15 on: November 05, 2014, 10:12:36 am »
0
Decorreu nos últimos dias o Brussels Beer Challenge, e estiveram em prova algumas cervejas BR.

Se conseguires encontrar, estas foram as premiadas:


OURO
Bamberg Schwarzbier
Lager : Dark/Dunkel (including Schwarzbier)
by Cervejaria Bamberg



BRONZE
Bamberg Altbier
Pale&Amber Ale : Altbier
by Cervejaria Bamberg


Bamberg Rauchbier
Flavoured beer : Smoked Beer
by Cervejaria Bamberg


Bierland Bock
Lager : German-Style Dunkel Bock/Doppelbock
by Cervejaria Bierland


Bierland Pilsen
Lager : International Style Pilsner
by Cervejaria Bierland
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #16 on: November 05, 2014, 11:24:28 am »
0
Olha como são os gostos.
Já provei essa Bamberg Dunkel
e achei bem banal.
Talvez tenha que dar outra chance.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #17 on: November 05, 2014, 11:30:06 am »
0
Isto é como os vinhos... lá por determinada cerveja (ou vinho) ganhar um prémio, por muito internacional que seja, isso não é sinónimo de qualidade absoluta, ou de que espelha o nosso gosto pessoal...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #18 on: November 05, 2014, 11:46:23 am »
0
Obviamente.

Mas a avaliação não é feita baseada em gostos pessoais, mas seguindo os termos do BJCP referente ao estilo em questão. Neste caso especifico, seguindo estas indicações. Segundo os juizes, dentro do estilo Schwarzbier, esta foi a que melhor se enquadrou. Não está a ser avaliada se é doce ou amarga, se sabe bem ou não, mas se o que o estilo representa, está lá representado.

Como curiosidade, a medalha de prata para este estilo foi para a Portuguesa Vadia Preta!!

"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #19 on: November 05, 2014, 01:29:16 pm »
0
Cervejarias do tamanho dessa Bamberg, não conseguem manter o padrão de qualidade da cerveja lote após lote. A flutuação da qualidade é muito grande. Sou muito cético com esse tipo de "resultado" obtido nesses "concursos"...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #20 on: November 05, 2014, 01:50:36 pm »
0
Olha lá, Brasil e Portugal nas cabeças!

Tudo esclarecido, Rui.
Só achava que, dadas as implicações de marketing e comerciais que este tipo de premiação acarreta, o prêmio deveria ir além de avaliar se uma cerveja é mais correta que a outra.
Mas quem sou eu para opinar sobre o mérito do BJCP, programa bastante respeitado e já há muito nessas andanças.

Já agora peço desculpas ao Gago por ter sequestrado o tópico.   :(
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #21 on: November 05, 2014, 03:06:52 pm »
0
Cervejarias do tamanho dessa Bamberg, não conseguem manter o padrão de qualidade da cerveja lote após lote. A flutuação da qualidade é muito grande. Sou muito cético com esse tipo de "resultado" obtido nesses "concursos"...

Concordo em absoluto! Mesmo cá em PT o problema actual das micro/nano cervejarias é manter uma consistência (ou evolução) lote após lote.
Obviamente que a Bamberg enviou o seu melhor lote para avaliação... e isso não quer dizer que um comum consumidor possa provar sequer esse lote.
Mas se isso é um problema, para mim também trás algum "charme" a estas cervejas. É sempre engraçado tentar perceber a evolução (ou não!) lote após lote,  nunca caindo na monotonia das comerciais.  ;D ;D



Olha lá, Brasil e Portugal nas cabeças!

Tudo esclarecido, Rui.
Só achava que, dadas as implicações de marketing e comerciais que este tipo de premiação acarreta, o prêmio deveria ir além de avaliar se uma cerveja é mais correta que a outra.
Mas quem sou eu para opinar sobre o mérito do BJCP, programa bastante respeitado e já há muito nessas andanças.


Como te compreendo!
Mas acaba por ser a única, e mais isenta avaliação possível! Afinal, se eu enviar a minha Vanilla Sweet Stout a uma avaliação, interessa-me ver como se comporta perante outras do mesmo género, e não na globalidade do mercado cervejeiro!
« Last Edit: November 05, 2014, 03:09:13 pm by goaman »
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #22 on: November 05, 2014, 04:36:30 pm »
0

Já agora peço desculpas ao Gago por ter sequestrado o tópico.   :(

Pfffff, que nada  :P

Com o calor que está fazendo, não me passa na cabeça comprar cervejas mais pesadas para pôr aqui, de modo que as próximas não serão muito diferente do que já mostrei. Provei uma Eisenbahn 5 ontem, que é uma Amber Lager e mais tarde falo sobre ela.

Sobre a 1500, é pena, mas estive em três mercados desde que o Edu me deu a dica, e não encontro.  :-\

Mas encontrei a Bohemia Imperial, e será a próxima.  :)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #23 on: November 05, 2014, 05:18:18 pm »
0
Concordo em absoluto! Mesmo cá em PT o problema actual das micro/nano cervejarias é manter uma consistência (ou evolução) lote após lote.
Obviamente que a Bamberg enviou o seu melhor lote para avaliação... e isso não quer dizer que um comum consumidor possa provar sequer esse lote.
Mas se isso é um problema, para mim também trás algum "charme" a estas cervejas. É sempre engraçado tentar perceber a evolução (ou não!) lote após lote,  nunca caindo na monotonia das comerciais.  ;D ;D


Aqui perto de minha cidade (menos de 10 km), tem uma das maiores cervejarias do Brasil... Pertence ao conglomerado AmBev. No passado, fabricava exclusivamente a cerveja BRAHMA, mas hoje fabrica qualquer coisa que tenha AmBev no verso do rótulo. Ainda é chamada pelo povo daqui de BRAHMA AGUDOS (o nome da cidade vizinha)...

Já visitei essa fábrica duas ou três vezes. Segundo aprendi lá, a maior dificuldade de uma cervejaria, é a MANUTENÇÃO DO PADRÃO. Os profissionais que trabalham nesse controle, são pagos regiamente. Os labortatórios onde isso é controlado, parecem instalações de filmes de ficção científica.

Concordo quando falas da quebra da monotonia... Por outro lado, hoje meu consumo médio semanal de cerveja, está na faixa de DOIS LITROS no máximo. Seja pelo cuidado na ingestão etílica, seja pelos rigores da lei de tolerância zero de álcool x volante, atualmente consumo pouquíssima bebida alcoólica. Essa pouca ingestão, deve OBRIGATORIAMENTE ser de alta qualidade, caso contrário, não valerá a pena...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #24 on: November 05, 2014, 05:28:34 pm »
0

Concordo quando falas da quebra da monotonia... Por outro lado, hoje meu consumo médio semanal de cerveja, está na faixa de DOIS LITROS no máximo. Seja pelo cuidado na ingestão etílica, seja pelos rigores da lei de tolerância zero de álcool x volante, atualmente consumo pouquíssima bebida alcoólica. Essa pouca ingestão, deve OBRIGATORIAMENTE ser de alta qualidade, caso contrário, não valerá a pena...

Dois litros semanais parece-me uma boa quantidade... dá cerca de 6/7 cervejas! Parece-me uma quantia bastante razoável!! Eu só bebo nas minhas folgas, por isso a maioria das vezes o meu consumo semanal é bastante inferior a esse.

Eu gosto da diversidade, da descoberta de novos sabores... foi quase como o que me atraiu para o Barbear Clássico!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #25 on: November 05, 2014, 05:54:00 pm »
0
Dois litros semanais parece-me uma boa quantidade... dá cerca de 6/7 cervejas! Parece-me uma quantia bastante razoável!! Eu só bebo nas minhas folgas, por isso a maioria das vezes o meu consumo semanal é bastante inferior a esse.

Eu gosto da diversidade, da descoberta de novos sabores... foi quase como o que me atraiu para o Barbear Clássico!

Somos dois!

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #26 on: November 05, 2014, 05:57:11 pm »
0
Pfffff, que nada  :P

Com o calor que está fazendo, não me passa na cabeça comprar cervejas mais pesadas para pôr aqui, de modo que as próximas não serão muito diferente do que já mostrei. Provei uma Eisenbahn 5 ontem, que é uma Amber Lager e mais tarde falo sobre ela.

Sobre a 1500, é pena, mas estive em três mercados desde que o Edu me deu a dica, e não encontro.  :-\

Mas encontrei a Bohemia Imperial, e será a próxima.  :)

Pois que coincidência, também experimentei essa Amber no fim de semana.
Infelizmente não correu nada bem, mas gostaria de ouvir tua opinião.

E das outras Eisenbahn, gostaste de outra da marca?
Eu sou fã. A Weizenbock é minha nacional preferida e acho a Strong Golden Ale melhor por exemplo que a Duvel, que está no mesmo estilo.

Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #27 on: November 05, 2014, 06:16:47 pm »
0
Pois que coincidência, também experimentei essa Amber no fim de semana.
Infelizmente não correu nada bem, mas gostaria de ouvir tua opinião.

E das outras Eisenbahn, gostaste de outra da marca?
Eu sou fã. A Weizenbock é minha nacional preferida e acho a Strong Golden Ale melhor por exemplo que a Duvel, que está no mesmo estilo.

Eu não gostei  :P
Para mim, tem o mesmo "problema" da Leffe, que é um sabor muito forte de final. Mas claro que aí já estamos falando de preferência pessoal, e não de qualidade em si, que por sinal é altíssima, vê-se logo que é um produto de primeira, independente de ser "de supermercado" hoje em dia.

Foi a primeira eisenbahn que tomo, só conhecia de nome, e sempre que via uma, estavam ao lado das Paulaner... aí complicava  ;D
Mas, tenho que conhecer agora  ;)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #28 on: November 06, 2014, 01:44:19 pm »
0
Dois litros semanais parece-me uma boa quantidade... dá cerca de 6/7 cervejas! Parece-me uma quantia bastante razoável!! Eu só bebo nas minhas folgas, por isso a maioria das vezes o meu consumo semanal é bastante inferior a esse.

Eu gosto da diversidade, da descoberta de novos sabores... foi quase como o que me atraiu para o Barbear Clássico!

Talvez hoje seja razoável... Mas meu consumo semanal de cerveja, já rodou pela casa dos cinco a seis litros... Hoje, tomo cerveja no período compreendido do por do sol da sexta-feira até o por do sol do domingo. Dá uma média de meio litro por período... Não dá pra considerar muito...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline ptome

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 194
  • Respect: +89
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #29 on: November 06, 2014, 06:13:48 pm »
0
Como tenho a sorte de trabalhar num supermercado gourmet tenho tido a "sorte" de experimentar cervejas um pouco de todo o mundo!!! :D

As alemãs continuam a ser as minhas favoritas!
"Personna" grata

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal