Author Topic: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil  (Read 10440 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #60 on: November 20, 2014, 10:42:23 am »
0

Eu próprio no meu primeiro lote mandei logo o Reinheitsgebot ao lixo! Numa Stout meti Lactose e Baunilha de Madagáscar!!!  ;D ;D ;D

KAPUT!  ;D

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #61 on: November 20, 2014, 02:11:57 pm »
0
Existe muita cerveja que cumpre a chamada "Lei de Pureza Alemã de 1516" mas que depois não é lá grande espingarda, como aquelas marcas brancas do Aldi, Lidl e companhia...

Ou seja, lá por determinada cerveja cumprir o "Reinheitsgebot", não é necessariamente garantia de boa qualidade... :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #62 on: November 20, 2014, 07:06:34 pm »
0
Excelente resposta Edu! Fez lembrar-me os cursos que fiz recentemente!  ;D

Actualmente, e a nível mundial (falando apenas em Cervejeiros Artesanais) já ninguém segue á risca o Reinheitsgebot. Se nos países que mencionas, foi por necessidade, cá na Europa foi mesmo por imaginação e um querer romper com as tradições. Aliás, as razões do Reinheitsgebot já não se põem... a matéria prima já tem qualidade suficiente para fazer excelentes produtos finais não contaminados.
Eu próprio no meu primeiro lote mandei logo o Reinheitsgebot ao lixo! Numa Stout meti Lactose e Baunilha de Madagáscar!!!  ;D ;D ;D

É bem por aí... Aprendi a fazer cerveja caseira com um primo (na verdade, marido de uma prima...) que aprendeu com seus avoengos... Tudo que é "jeitinho" ele me ensinou... Certa vez, resolvemos fazer cerveja SEM NENHUM TIPO DE CEVADA...

Usamos MILHO para pipoca, que foi hidratado, seco em estufa e depois triturado. Para complementar a quantidade de açúcar necessária para a fermentação, utilizamos açúcar mascavo e GLUCOSE DE MILHO. Pra deixar amarga, resolvemos radicalizar e abolimos também o lúpulo... Usamos folhas de BOLDO secas ao sol e trituradas.

Como seria uma cerveja escura, colocamos um pouco de café e ajustamos a cor com caramelo de milho DD.

Duvido que algum "expert" (daqueles que se julga possuidor de paladares afinados) teria percebido alguma coisa...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #63 on: November 20, 2014, 07:17:27 pm »
0
Ou seja, lá por determinada cerveja cumprir o "Reinheitsgebot", não é necessariamente garantia de boa qualidade... :P

Conheço muita gente que sabe que tal cerveja cumpre esses requesitos, "chuta para canto"! É tão mais interessante descobrir novos sabores e aromas... mas na época foi compreensível.



É bem por aí... Aprendi a fazer cerveja caseira com um primo (na verdade, marido de uma prima...) que aprendeu com seus avoengos... Tudo que é "jeitinho" ele me ensinou... Certa vez, resolvemos fazer cerveja SEM NENHUM TIPO DE CEVADA...

Usamos MILHO para pipoca, que foi hidratado, seco em estufa e depois triturado. Para complementar a quantidade de açúcar necessária para a fermentação, utilizamos açúcar mascavo e GLUCOSE DE MILHO. Pra deixar amarga, resolvemos radicalizar e abolimos também o lúpulo... Usamos folhas de BOLDO secas ao sol e trituradas.

Como seria uma cerveja escura, colocamos um pouco de café e ajustamos a cor com caramelo de milho DD.

Duvido que algum "expert" (daqueles que se julga possuidor de paladares afinados) teria percebido alguma coisa...

E deve ter ficado excelente!! Do improviso nasceram as melhores cervejas do mundo!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #64 on: November 23, 2014, 10:49:39 pm »
0

Do que se trata?

A tradicionalíssima (pelo menos em Itália) cerveja Premium American Lager dos fratelli, uma receita com mais de 150 anos, hoje feita pela Heineken.

É dourara clara, de sabor encorpado com muito lúpulo, bem mais amarga que as Lager que estamos acostumados no Brasil, mas de sabor fraco. Ou seja; é a Brahma dos italianos.

De modo geral, não recomendo. Apenas se for para conhecer, já que existem Lagers mais saborosas, ou se realmente gostar de lagers mais amargas.

Onde encontrar; Mundial e mercados do gênero

Preço médio: 8,45 no Nono Bier, mas paguei 5,99 no Mundial.

Álcool: 4,6% ABV

Temperatura: 0-4ºC
« Last Edit: November 24, 2014, 12:23:49 am by Gago »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #65 on: November 24, 2014, 12:05:24 am »
0
Convém mesmo explicar do que se trata, que não se vê a foto!
Conserta lá isso, pá! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #66 on: November 24, 2014, 12:23:57 am »
0
my bad

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #67 on: December 24, 2014, 03:39:31 pm »
0
Ho-Ho-Ho amigos!

Como aqui no Rio, o Natal chega na época mais quente do ano, os meus são regados não à vinho, mas a cerveja.

Então aqui está minhas duas últimas experimentações:



É uma fruit-beer brasileira, que leva suco de Bacuri, uma fruta típica da amazônia. Por sinal, o foco da cervejaria é o de acrescentar frutas típicas da amazônia em suas produções; todas elas levam alguma fruta.

Duas coisas interessantes sobre a Amazon Beer, é que ela nem fica na Amazônia, mas sim em Belém (terra em que Jesus nasceu), no Pará, que é um estado reconhecido pela grande produção de Açaí. Açaí, que é a fruta que dá gosto à sua Stout, eleita a melhor cerveja do Brasil.

Como já dito é uma fruit-beer, amarelo clara, de média espuma e densidade. Ótima drinkability em um conjunto com aroma e sabor ousados, com o bacuri predominante (explicar o sabor do bacuri que é difícil, mas parece com lichia), sendo muito suave e com baixíssimo amargor. Carbonatação média, corpo leve e baixo teor alcóolico.

Se você não gosta de cervejas "perfumadas" e sabores frtutados e florais, passem longe dela. Mas caso contrário, podem aproveitar que é uma ótima pedida.

3,6% ABV
Degustar entre 0 e 4ºC




Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #68 on: December 24, 2014, 03:52:19 pm »
0
Mais uma!


A Cidade Imperial (Impedial Premium bier) é uma cervejaria que, como o nome indica, fica em Petrópolis-RJ. Só por isso já ganha  centenas de ponto comigo, porque esta era meu "quintal" na infância, pois estava constantemente lá. E um dia quando me aposentar espero comprar um chalé e viver lá o resto dos dias. Não bastasse, a cervejaria pertence à ninguém mais ninguém menos que o príncipe Francisco de Orleans e Bragança, trineto de D.Pedro II, uma das figuras históricas que mais admiro.

É uma cerveja de sangue azul, pois!  ;D

A Helles Munchen é uma cerveja sazonal que deu tão certo, que decidiram mante-la em produção. Apresenta aroma coloração âmbar, aroma levemente tostado, que combina caramelo e biscoito. No paladar,é suavemente amarga, com notas adocicadas de tostado e caramelo, culminando em final seco. 6% ABV, melhor degustada entre 5 e 7ºC.

Recomendo com louvor!


Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #69 on: December 25, 2014, 04:12:16 pm »
0
Muito boa cerveja, Gago!

Apesar de Helles não ter nada, é uma boa pedida para o dia a dia.

E ainda é da querida cidade de Petrópolis!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #70 on: December 25, 2014, 04:38:26 pm »
0
Das Helles, gosto da Abadessa!



« Last Edit: December 25, 2014, 04:44:37 pm by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #71 on: December 25, 2014, 05:47:05 pm »
0
Das Helles, gosto da Abadessa!

(Image removed from quote.)

Não conhecia, mas vou atrás!
 ;)

Muito boa cerveja, Gago!

Apesar de Helles não ter nada, é uma boa pedida para o dia a dia.

E ainda é da querida cidade de Petrópolis!


Bem, como meu conhecimento de outras Helles é quase nenhum, tenho que aceitar. Mas independentemente disso, eu gosto muito dela  ;D

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #72 on: January 14, 2015, 02:46:47 pm »
0
Conheci a marca GERMANIA por acaso... Certa vez fui encarregado de comprar dois kegs de chopp para uma festa de amigos. Na hora "H", fazia muito calor e o produto estava em falta na cidade... De repente olhei de lado e vi um lugar que tinha vários kegs empilhados na calçada... Tava escrito CHOPP GERMANIA na fachada... Descobri que é uma cervejaria da cidade de Vinhedo - SP... O chopp, surpreendentemente bom!

Há poucos dias, minha mulher me trouxe um presente... Um kit composto de duas latas de cerveja de 700 mL cada e um copo... Marca GERMANIA!!!

As latas estão na geladeira... Depois de experimentar, postarei um depoimento aqui...

Pra quem quiser conhecer o produto: http://choppgermania.com.br/produtos/99-kit-cervejas-especiais
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal