Author Topic: Os homens portugueses têm barba por fazer  (Read 8156 times)

Offline TheMonk

• Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Os homens portugueses têm barba por fazer
« on: October 19, 2015, 10:40:43 pm »
0

Artigo de opinião interessante de hoje no P3, sobre a moda dos últimos tempos em Portugal (e não só) das barbas. Pessoalmente, como nunca fui muito de modas e sempre pensei mais pela minha própria cabeça, subscrevo grande parte do que é dito. Podem ler na íntegra aqui.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Leon

• Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Os homens portugueses têm barba por fazer
« Reply #1 on: October 19, 2015, 11:07:00 pm »
0
Excelente artigo.

Se calhar estas barbas à séc. XIX vão voltar a onde pertencem... a esse século :)

Ah, os mullets... :D Tipico dos anos 80... tão depressa vieram como foram. As modas são mesmo assim.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Zeri

• Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
« Reply #2 on: October 19, 2015, 11:31:15 pm »
0
(Image removed from quote.)

Artigo de opinião interessante de hoje no P3, sobre a moda dos últimos tempos em Portugal (e não só) das barbas. Pessoalmente, como nunca fui muito de modas e sempre pensei mais pela minha própria cabeça, subscrevo grande parte do que é dito. Podem ler na íntegra aqui.
Rsrsrsrsrs...hehehe...
Nem mais.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #3 on: October 19, 2015, 11:53:52 pm »
0
Não só em PT mesmo. Tenho visitado muitas barbearias ultimamente (por motivos pessoais bem como profissionais) e a maioria dos barbeiros... é barbudo.

Não quer dizer que sejam melhores ou piores do que os barbeados, mas é interessante como essa moda de barba hipster pegou. Até mesmo outro dia quando oferecia os produtos da TGC à uma empresa mer perguntaram se não tínhamos nada.... pra cuidar da barba :D

Se vai passar, como mullets e pochetes passaram, não sei. Suponho que exista espaço pra tudo (até pochetes), mas eu prefiro me barbear =)

Offline Samuel Peixoto

• Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • Respect: +3
    • Email
« Reply #4 on: October 20, 2015, 01:23:02 am »
0
Difícil é para uma pessoa como eu que já uso barba desde os 17 anos praticamente, e hoje completando 34 cultivando a mesma, passar por estas fases de modinhas.
Mas sempre deixei grande parte do rosto coberto, gosto de utilizar e cuidar da barba com balms, óleos, ceras, etc.
Como a genética não me favoreceu com os cabelos, pois sofro da síndrome da música "De Que Vale Tudo Isso" do Roberto Carlos... "De que vale tudo isso, (na barba) se você não está aqui (na cabeça)... assim como a barba cresceu forte desde muito cedo, também fiquei careca aos 20 anos praticamente. Então cultivar a barba tornou-se um hobby...rsrsrs.
Mas essa modinha atual faz com que o lenhador ande o tempo todo com o machado, para não ser confundido com um "lumbster".
E realmente, o meu barbeiro é barbudo também, mas de longa data assim como eu...rsrsrs.

Mas comparar barba com os mullets é sacanagem...kkkkk

Offline guest5676345

• Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #5 on: October 20, 2015, 06:57:13 am »
0
Não consigo ver o link do artigo. :(

Mas a imagem está muito boa.

Offline guga7

• Tech-no-logic
  • Aspirante a Barbeiro
  • Respect: +5
    • facebook
    • Email
« Reply #6 on: October 20, 2015, 09:44:34 am »
0
Há caras que ficam bem com barba, há caras que ficam bem sem a barba. Eu neste assunto não sou assim tão radical, acho que cada um deve usar como se sentir melhor, desde que mantenha um ar cuidado (seja com barba ou sem barba) :)

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #7 on: October 20, 2015, 10:05:02 am »
0
Para quem não consegue abrir o artigo:

Crónica

Os homens portugueses têm barba por fazer

De outro modo não consigo explicar o porquê de, num repente, não mais discernir o rosto de familiares e demais conterrâneos por detrás de tanto pêlo, a pontos de deixar de os nomear pelo nome, tornando indistinto meio país

Texto de João André Costa • 19/10/2015 - 19:02

Não sei se por um assomo de esquerdismo, não sei se por fruto de anos sem fim de austeridade sem fim, uma coisa é certa: um homem português só é homem se tiver barba, cerrada de preferência, hirsuta e abundante, espalhada pela face ao melhor estilo de um Guevara lusitano, assim representando através da sua pilosidade toda a vontade de um povo. Isso, ou então uma onda de desleixo varreu o país, lançando na penúria todos quantos dependem da venda de lâminas de barbear, tornando obsoleto um objecto que há séculos trabalha para dar um ar decente a todos quantos, de facto, pretendem tê-lo. Tal não é o caso do homem português. De outro modo não consigo explicar o porquê de, num repente, não mais discernir o rosto de familiares e demais conterrâneos por detrás de tanto pêlo, a pontos de deixar de os nomear pelo nome, tornando indistinto meio país, aproximando os homens do género lupino à força daquelas cerdas que tanto picam e das quais as mulheres tanto fogem por obra e graça de um desmazelo à escala nacional.

Pergunto-me, então, porque não fazem os homens portugueses a barba? Até porque uma face barbeada não só é sinónimo de sucesso como não pica, e as mulheres agradecem. Porque se as opções até são muitas, desde a barba cheia ao cavanhaque, passando pela barba por fazer, o estilo lenhador, gringo ou amante latino, a escolha é infinda, não fosse o facto de cada uma dar muito trabalho e o homem luso apenas querer pêlos sem rumo, sem sentido, discernimento ou razão. Isso, ou vontade de crescer mais depressa do que a maturidade lhe permite, de modo a parecer, mas nem por isso ser, um homem na verdadeira acepção da palavra.

Conclusão: Portugueses, façam-me essa barba, por favor, senão por vós mesmos, então pelas vossas mães, irmãs e mulheres, as quais merecem um homem melhor, que se levante pela manhã e não tenha medo de enfrentar a lâmina em riste e uma mão cheia de espuma de barbear, um homem que não tenha de se esconder atrás de uma multitude de folículos pilosos mas que se queira mostrar, tal como é, ao mundo, para que o mundo o possa ver, para que o mundo o deixe ser e vencer. Não há, portanto, nada a temer, nada a perder, é simples: é uma questão de higiene. Até porque lá fora torna-se cada vez mais fácil distinguir um português num mundo cada vez mais exigente, cada vez mais concorrente e competente: basta ter a barba por fazer.

Aterro no aeroporto de Lisboa, apresento o passaporte, sou português. De imediato revistam-me a mala e confiscam a máquina de barbear: agora é a minha vez. Por acaso alguém tem aí um pincel de barba?

Bom, são modas... e como sempre, uma das coisas boas das modas é que eventualmente, tudo o que é moda acaba por passar de moda...:D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Latherão

• Realmente Musgo
  • Respect: +1618
    • Email
« Reply #8 on: October 20, 2015, 10:30:04 am »
0
Concordo inteiramente com o ponto de vista da crónica.

Note-se que o cronista não é contra todas as barbas (tal como eu). Por princípio sim, a barba deve ser feita de modo a apresentar um rosto limpo, facilmente identificável e infinitamente mais higiénico. Mas se a decisão é manter conscientemente algum tipo de pilosidade facial então essa decisão deve ser acompanhada do tratamento escrupuloso desses pêlos, de modo a reduzir ao mínimo esse foco de infecções e outros problemas de saúde (dermatológica mas não só). A opção pela barba não pode ser nunca por facilitismo ou poupança de tempo. Terá que ser uma opção consciente e dedicada, já que manter essa barba minimamente limpa exige mais tempo e esforço do que um escanhoado matinal completo.

Os motivos puramente estéticos, em minha opinião, também não são válidos. Não creio que hajam caras que fiquem melhor com barba do que sem. Pode haver, isso sim, caras onde a barba não fique tão mal como noutras, mas nunca melhor do que sem a dita barba.

Os únicos casos raros em que admito o uso preferencial da barba prendem-se com os que têm problemas de pele como cicatrizes ou manchas.

Offline guga7

• Tech-no-logic
  • Aspirante a Barbeiro
  • Respect: +5
    • facebook
    • Email
« Reply #9 on: October 20, 2015, 10:43:20 am »
0
Eu acho que escrever este tipo de artigos é o mesmo que escrever sobre o "sexo dos anjos".

Seja como for, se Jesus Cristo usava barba, então o nosso estado natural devia ser com barba e não ao contrário :D :P
« Last Edit: October 20, 2015, 10:49:44 am by guga7 »

Offline celestino

• Trade Count: (+1)
  • Lord Sheffield
  • Respect: +5959
« Reply #10 on: October 21, 2015, 04:47:55 pm »
0
Se eu nao tiver tantos cabelos branco e se tinha um barba linda, entao deixaria a minha crescer.  :D
O riso, o amor, e barbear! :)

Celestino

Offline Nuno Sá

• Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
« Reply #11 on: October 22, 2015, 11:28:55 pm »
0
Uma barba dá de certeza mais trabalho para manter com bom aspecto do que uma cara limpa. Raros são os casos em que vi acontecer o oposto.

Offline guest5676345

• No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #12 on: October 23, 2015, 07:04:22 am »
0
Uma barba dá de certeza mais trabalho para manter com bom aspecto do que uma cara limpa. Raros são os casos em que vi acontecer o oposto.
Welcome back! :)

Offline Ricardo2010

• Trade Count: (+3)
  • Vigorosamente Floïd
  • Um dia, eu já fui POP.
  • Respect: +133
    • Email
« Reply #13 on: October 25, 2015, 04:51:10 pm »
0
Para a pessoa manter-se barbudo (hehehe), tem que ter um método de higiene militar, pois do contrário, a barba vai ficar com um "aspecto sujo".

Resumindo: se quer ter barba, favor cuidar muito bem dela. 8) ;D :)

Offline cegadede

• Lucky Tiger
  • Respect: +34
« Reply #14 on: October 25, 2015, 05:19:43 pm »
0
Quem diz que não se usa mais mullet definitivamente nunca foi na Argentina...
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal