Author Topic: 1ªvez - Questão sobre Semogue 730  (Read 6350 times)

Offline Allan Gray

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 8
  • Respect: 0
1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« on: March 21, 2011, 03:28:52 pm »
0
Olá a todos,

Estreei-me hoje no barbear tradicional.  :)
Utilizei a EJ DE89l e um Semogue 730. Realizei 3 passagens sempre a favor do crescimento do pêlo. Na primeira passagem acho que nem 50% dos pêlos cortei,
ainda não atinei bem com o ângulo.  :D As seguintes foram melhores neste aspecto. Pouca irritação e zero cortes,
apenas dois pontinhos de sangue no pescoço que depois desapareceram com o bloc osma.

Estou no entanto desiludido com a suavidade do semogue.
Fiz espuma numa tijela e consegui bastante sem problemas mas ao passar o pincél pela cara, com movimentos circulares, as pontas pareciam agulhas de modo que tive de pincelar.
A minha pele é bastante sensível, por isso escolhi um pincél de texugo, mas não estava à espera que se queixasse tanto.
Ao passar o pincél pela palma da mão noto as pontas suaves, tanto seco como molhado.  ??? 
Algum dos senhores que tem o 730 nota a mesma coisa? O meu tem um loft de 55mm e penso que tem bastante rigidez(não sei se é disso).

Cumprimentos,
Pedro


Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #1 on: March 21, 2011, 03:40:02 pm »
0
Caro Pedro,
Uma pergunta: o pincel já está amaciado? Penso que uns três ou 4 ciclos de amaciamento vão deixar o pincel na medida!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #2 on: March 21, 2011, 03:42:32 pm »
0
Eu tenho um 730 e acho-o muito suave! Quanto à rigidez, o chamado backbone, acho que não tem quase nenhuma! Penso que é um pincel horrível para fazer espuma na cara! Essa é a minha maior desilusão com ele! É como fazeres espuma com uma esfregona! Inclusive ele nem é assim tão povoado, por isso existe um 730 HD, e tem um nó de 22mm! No entanto já o ouvi recomendar para fazer espuma na tigela! E como o fizeste, pincelar após a espuma estar criada é a melhor maneira de a distribuir, esses movimentos rotativos são mais utilizados para criar a espuma, não para a espalhar!
Todos os pincéis suavizam mais com o tempo, em relação ao seu estado inicial, no entanto com o texugo, e posso estar enganado, a diferença não é tão notória como com a cerda! Se achares mesmo que ele te continua a picar ao fim de outras utilizações... é complicado para ti, pois pincéis mais suaves que esse só consigo pensar em alguns New Forest, com o 3º digito a 2, XX2X e os da Plisson que custam mais de 200€, são ambos de High Mountain Badger que é o mais raro e caro, mas supostamente o mais suave!

Só para ter a certeza com o Semogue 730 referes-te a este que está nesta foto do lado direito?
« Last Edit: March 21, 2011, 03:52:20 pm by rntdcarvalho »
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #3 on: March 21, 2011, 03:52:59 pm »
0
Olá Pedro,

O 730 é um pincel de texugo silvertip, mas por acaso, quando novos, sim, "picam" um pouco, talvez mais que outras marcas de silvertip. No entanto, com o uso contínuo, melhoram nesse aspecto. Pelo menos o meu tem melhorado significativamente. Ao princípio, quando o comprei, estava um pouco desiludido. Agora estou muito mais satisfeito com ele, e uso-o muitas vezes, já não o sinto a "picar".

O rndtcarvalho teve a oportunidade de comprar um já usado, e como tal, o dele já não deve picar também.

É óptimo para fazer espuma na tigela. Na cara, não te recomendo, é grande demais para isso.

Se ainda não o fizeste, podes tentar ainda um banho em vinagre diluído, isso pode ajudar um pouco a "amaciar" o pincel.

Se não o estás a fazer, põe o pincel de molho em água quente uns minutos (poucos) antes de fazer a espuma. Isso ajuda, também.

No entanto, nada ajudará tanto como o uso continuado.
« Last Edit: March 21, 2011, 03:55:17 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #4 on: March 21, 2011, 04:00:18 pm »
0
O rndtcarvalho teve a oportunidade de comprar um já usado, e como tal, o dele já não deve picar também.

É verdade eu não tive de o quebrar, já me chegou bem amaciado!

É óptimo para fazer espuma na tigela. Na cara, não te recomendo, é grande demais para isso.

O YMMV é fabuloso, eu acho-o pequeno!  ;) (especialmente se o comparares com o LE 2010 que tem um nó de 24mm e é mais denso, ou com o FS Finest 24mm também e bastante mais povoado!)
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #5 on: March 21, 2011, 04:05:37 pm »
0

O YMMV é fabuloso, eu acho-o pequeno!  ;) (especialmente se o comparares com o LE 2010 que tem um nó de 24mm e é mais denso, ou com o FS Finest 24mm também e bastante mais povoado!)

Eu não me referia ao diâmetro do nó... referia-me à altura de pêlo (loft). Por isso é que os pincéis com lofts pequenos são tão apreciados por que faz espuma na cara.

Claro que um diâmetro de nó mais largo e mais denso (como é o caso do LE2010 e do FS Finest) dá mais rigidez ao pincel (o tão falado "backbone"), e torna-o mais apto para espumar na cara. Mas se reparares, qualquer deles tem um loft mais baixo que o 730. ;) É que baixar o loft é outra maneira de conseguir mais "backbone". ;)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #6 on: March 21, 2011, 04:05:41 pm »
0
É como fazeres espuma com uma esfregona!

Gostei da descrição. No entanto para mim a verdadeira esfregona é isto:

O pincel é um Klenzo em ButterScotch que restaurei com um nó de Super Badger da TGN. O pelo apesar de ser extremamente macio, não tem firmeza absolutamente nenhuma.
Se o meter debaixo da torneira parece um espanador ;D.


Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #7 on: March 21, 2011, 04:14:32 pm »
0
Eu não me referia ao diâmetro do nó... referia-me à altura de pêlo (loft). Por isso é que os pincéis com lofts pequenos são tão apreciados por que faz espuma na cara.

Claro que um diâmetro de nó mais largo e mais denso (como é o caso do LE2010 e do FS Finest) dá mais rigidez ao pincel (o tão falado "backbone"), e torna-o mais apto para espumar na cara. Mas se reparares, qualquer deles tem um loft mais baixo que o 730. ;) É que baixar o loft é outra maneira de conseguir mais "backbone". ;)

Tens razão, fui rever as specs, pensava que o 730 tinha 55mm e então falávamos de uma diferença de 2mm mas afinal estamos mais a falar de 5mm e isso já fará a diferença!


O pincel é um Klenzo em ButterScotch que restaurei com um nó de Super Badger da TGN. O pelo apesar de ser extremamente macio, não tem firmeza absolutamente nenhuma.
Se o meter debaixo da torneira parece um espanador ;D.

Por falar em ButterScotch (que é para mim das cores mais feias que existem! sorry!) conseguiste ficar com aquele no TSR no outro dia?
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #8 on: March 21, 2011, 04:20:45 pm »
0
Sempre tive curiosidade nesses nós da TGN. Esse para espumar na tigela deve ser bom, ou é demasiado macio?
Qualquer dia faço como aquele membro do foroafeitado, que comprou um pincel só para aproveitar o cabo e meter-lhe um nó da TGN. :D


Por falar em ButterScotch (que é para mim das cores mais feias que existem! sorry!) conseguiste ficar com aquele no TSR no outro dia?

Também ainda não consegui perceber todo o "hype" que existe à volta do "Butterscotch"... lá está, YMMV e viva a diferença! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #9 on: March 21, 2011, 04:24:34 pm »
0
Por falar em ButterScotch (que é para mim das cores mais feias que existem! sorry!) conseguiste ficar com aquele no TSR no outro dia?

Acho que é daquelas coisas que ou se adoram, ou se detestam. No meu caso adoro, mas tenho noção de que estou em minoria ;). Quando vi o do antdad não lhe consegui resistir.

Sempre tive curiosidade nesses nós da TGN. Esse para espumar na tigela deve ser bom, ou é demasiado macio?
Qualquer dia faço como aquele membro do foroafeitado, que comprou um pincel só para aproveitar o cabo e meter-lhe um nó da TGN. :D

Para ser honesto ainda não o usei. Mas se aquilo não servir para fazer espuma na tigela, não serve para mais nada ;D.

Offline Allan Gray

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 8
  • Respect: 0
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #10 on: March 21, 2011, 04:32:50 pm »
0
Obrigado senhores pelas vossas respostas  :)

Caro Pedro,
Uma pergunta: o pincel já está amaciado? Penso que uns três ou 4 ciclos de amaciamento vão deixar o pincel na medida!
Na sexta lavei-o com detergente de cozinha e depois esteve de molho cerca de 1 minuto em água com um pouco de vinagre de cidra. Ontem à tarde voltei a lavá-lo, fazendo espuma 2 vezes com 2 sabonetes que aqui tenho. Será que ajuda voltar a lavá-lo, hoje ou amanhã?

Eu tenho um 730 e acho-o muito suave! Quanto à rigidez, o chamado backbone, acho que não tem quase nenhuma! Penso que é um pincel horrível para fazer espuma na cara! Essa é a minha maior desilusão com ele! É como fazeres espuma com uma esfregona! Inclusive ele nem é assim tão povoado, por isso existe um 730 HD, e tem um nó de 22mm! No entanto já o ouvi recomendar para fazer espuma na tigela! E como o fizeste, pincelar após a espuma estar criada é a melhor maneira de a distribuir, esses movimentos rotativos são mais utilizados para criar a espuma, não para a espalhar!
Todos os pincéis suavizam mais com o tempo, em relação ao seu estado inicial, no entanto com o texugo, e posso estar enganado, a diferença não é tão notória como com a cerda! Se achares mesmo que ele te continua a picar ao fim de outras utilizações... é complicado para ti, pois pincéis mais suaves que esse só consigo pensar em alguns New Forest, com o 3º digito a 2, XX2X e os da Plisson que custam mais de 200€, são ambos de High Mountain Badger que é o mais raro e caro, mas supostamente o mais suave!

Só para ter a certeza com o Semogue 730 referes-te a este que está nesta foto do lado direito?
Caro rntdcarvalho, o meu é de facto o modelo 730(ref na caixa), comprado online na avidaportuguesa. Como é o meu primeiro pincél tenho zero experiência, mas eu diria que o meu tem mt backbone. Eu já tinha a ideia de fazer espuma na tijela mas gostava de poder espalhá-la com os movimentos circulares para massajar e levantar os pêlos.

Olá Pedro,

O 730 é um pincel de texugo silvertip, mas por acaso, quando novos, sim, "picam" um pouco, talvez mais que outras marcas de silvertip. No entanto, com o uso contínuo, melhoram nesse aspecto. Pelo menos o meu tem melhorado significativamente. Ao princípio, quando o comprei, estava um pouco desiludido. Agora estou muito mais satisfeito com ele, e uso-o muitas vezes, já não o sinto a "picar".

O rndtcarvalho teve a oportunidade de comprar um já usado, e como tal, o dele já não deve picar também.

É óptimo para fazer espuma na tigela. Na cara, não te recomendo, é grande demais para isso.

Se ainda não o fizeste, podes tentar ainda um banho em vinagre diluído, isso pode ajudar um pouco a "amaciar" o pincel.

Se não o estás a fazer, põe o pincel de molho em água quente uns minutos (poucos) antes de fazer a espuma. Isso ajuda, também.

No entanto, nada ajudará tanto como o uso continuado.
Caro oversaturn fico mais tranquilo sabendo que o pêlo de texugo ainda tem margem para ficar mais suave, pensava que só os de cerda amaciavam.
Como refiro acima o meu já esteve de molho em vinagre. Acha que posso repetir ou convém fazer isso só de vez em quando?
Hoje deixei o pincél de molho em água quente enquanto tomei banho mas não contei os minutos que ficou.

Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda!


Offline Allan Gray

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 8
  • Respect: 0
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #11 on: March 21, 2011, 04:40:09 pm »
0

Gostei da descrição. No entanto para mim a verdadeira esfregona é isto:

O pincel é um Klenzo em ButterScotch que restaurei com um nó de Super Badger da TGN. O pelo apesar de ser extremamente macio, não tem firmeza absolutamente nenhuma.
Se o meter debaixo da torneira parece um espanador ;D.


Eu ainda agora comecei e já ando de olho nesses nós para um grosvenor  ;D ;D ;D

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #12 on: March 21, 2011, 04:51:12 pm »
0
Se já esteve de "molho" em vinagre, então não vale a pena pô-lo outra vez, agora.
Faz umas espuminhas de vez em quando, na mão. Lá está, quanto mais o usares, mais ele irá melhorar.

Claro que não evoluem tanto como um pincel de cerda (aí a mudança é drástica), mas um pincel de texugo acaba por ter alguma margem de evolução, até mais do que eu julgava possível. Foi o que me aconteceu com o 730 e até com o LiJün&1980.

Quanto ao Grosvenor, até é um bom pincel, mesmo com o nó original. Uma máquina de fazer espuma que me surpreendeu. Só gostava que o loft fosse um pouco maior. E eu que até nem gostava daquela cor de cabo...! :D

Quem sabe, se calhar ainda venho a gostar de Butterscotch no futuro! Uma pessoa às vezes muda de opinião...
« Last Edit: March 21, 2011, 11:26:02 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #13 on: March 21, 2011, 04:52:24 pm »
0
Se o oversaturn diz que suaviza, confia nele (até porque ele percebe mais disto que sei lá o quê!)! No entanto o que podes fazer para acelarar o processo é o descrito neste vídeo:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=M_BWNg_NbAc" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=M_BWNg_NbAc</a>

No entanto confia em mim quando te digo que esse tem pouco backbone, quando experimentares um pincel de cerda vais perceber  ;)!

Quanto ao Grosvenor, esquece isso! É um pincel demasiado bom para estragares dessa maneira! E eu nem sou dos seus maiores defensores, e embora goste do peso do cabo, tenho algumas reservas com a sua forma, especialmente aquele côncavo de baixo que é demasiado pequeno para os meus dedos! Tens também um Grosvenor que já vem em Pure Badger, salvo erro, e que será possivelmente melhor, ainda que possivelmente mais caro!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:1ªvez - Questão sobre Semogue 730
« Reply #14 on: March 21, 2011, 05:14:35 pm »
0
Se o oversaturn diz que suaviza, confia nele (até porque ele percebe mais disto que sei lá o quê!)!


Opá, o que não falta aí é pessoal que sabe bem mais do que eu! Eu estou sempre a aprender.
O que disso foi apenas baseado na experiência que tive com o meu 730 comprado em Dezembro. E nem sequer o uso todos os dias (longe disso!).

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal