Author Topic: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?  (Read 10069 times)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #15 on: February 22, 2016, 12:00:25 am »
0
Eu por exemplo, se usar a Futur num nivel alto aquilo ate parece que arranca a pele. Eheheh

Offline billmota

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 651
  • Respect: +161
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #16 on: February 23, 2016, 10:16:37 am »
0
Se o grau de eficiência de uma máquina é dependente de sua geometria com três fatores mensaráveis a saber: o ângulo de ataque, a exposição da lâmina e a abertura entre a lâmina e a barra de segurança, então é possível criar uma escala de eficiência para máquinas.
A despeito de ser possível criar uma escala mensurável, na prática não se faz necessário pois reconhecemos uma máquina eficiente quando a utilizamos e observamos o seu poder de corte e sua permissividade maior ou menor a erros ou distrações.

Para relembrar os aspectos mensuráveis da geometria : o ângulo, a abertura e a exposição da lãmina caminham para mais eficiência e menos permissividade quando aumentamos seus valores.

Para ilustrar:




Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #17 on: February 26, 2016, 08:12:23 am »
0
Caros confrades -

Para quem tem a pele sensível, a palavra "agressiva" já é boa, pois é dificílimo - se de facto é mesmo possível - evitar dano à pele.

Parece-me que a palavra "eficiente" é um termo mais recente que se usa para uma maquina que corta bem rente à pele com mínima irritação da mesma.

   - Murray

Offline leoneljbsantos

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 69
  • Respect: +1
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #18 on: February 26, 2016, 08:29:43 am »
0
Bom dia caros confrades,

Na minha maneira de ver, temos que ter em conta o agressivo no que toca à barba, pois é essa a sua finalidade. Uma máquina mais agressiva, ataca a barba de forma mais eficiente, menos passagens para um melhor apurado. Como se faz (técnica) e o que se usa (pré, sabão, técnica), permitem mais ou menos agressividade para a pele...


Abraços,
leoneljbsantos

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #19 on: February 26, 2016, 09:21:00 pm »
0
Recentemente adotei , com a R41 e  Fatip Piccolo o seguinte:
Como pré , uso o  , Samurai  Magic Shave e depois o Portus Cale
no final mais um toque de Samurai e está feito.

Cumprimentos a todos!
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline billmota

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 651
  • Respect: +161
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #20 on: February 26, 2016, 10:39:53 pm »
0
Uma máquina eficiente (agressiva) pode ou não levar a um barbear melhor:
 
- Com boa técnica e os cuidados que uma máquina eficiente (agressiva) exige teremos uma apurado muito bom
- Com má técnica e/ou sem os cuidados que a maquina eficiente (agressiva) pede teremos um péssimo barbear com irritação e fatias de pele e lesões sangrantes

Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
  • Respect: +603
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #21 on: February 27, 2016, 12:00:25 am »
0
Uma máquina eficiente (agressiva) pode ou não levar a um barbear melhor:
 
- Com boa técnica e os cuidados que uma máquina eficiente (agressiva) exige teremos uma apurado muito bom
- Com má técnica e/ou sem os cuidados que a maquina eficiente (agressiva) pede teremos um péssimo barbear com irritação e fatias de pele e lesões sangrantes
Concordo plenamente :)

Offline Ricardo Freitas

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 77
  • Respect: +9
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #22 on: February 27, 2016, 02:06:20 pm »
+1
Se o grau de eficiência de uma máquina é dependente de sua geometria com três fatores mensaráveis a saber: o ângulo de ataque, a exposição da lâmina e a abertura entre a lâmina e a barra de segurança, então é possível criar uma escala de eficiência para máquinas.
A despeito de ser possível criar uma escala mensurável, na prática não se faz necessário pois reconhecemos uma máquina eficiente quando a utilizamos e observamos o seu poder de corte e sua permissividade maior ou menor a erros ou distrações.

Para relembrar os aspectos mensuráveis da geometria : o ângulo, a abertura e a exposição da lãmina caminham para mais eficiência e menos permissividade quando aumentamos seus valores.
(...)
O post que ia fazer, mas já está muito bem feito.
Parece que há algum problema com a palavra agressiva, como se tivesse alguma conotação negativa. Acho que é exactamente o melhor termo para as descrever!!

Pode-se fazer uma comparação com uma plaina. Quanto maior forem a exposição e gap, mais madeira vai tirar de uma vez. Assim como numa DE, quanto maior a exposição e gap, mais pelo vai cortar. Isso que pode levar a um barbear equivalente com menos passagens e desse ponto de vista, ela é mais eficiente, mas não deixa de ser mais agressiva. E não há nada de errado com isso!
Claro que com a leveza e consistência de toque adequado, é possível um barbear tão confortável como qualquer máquina menos agressiva.

Quanto às lâminas, tenho cá para mim, que a maior parte de nós não tem capacidade táctil para detectar as diferenças de corte entre várias marcas/modelos. Há uma ou outra que se destacam tanto pela positiva como pela negativa, mas há uma graaande semelhança entre quase todas as lâminas. Só a minha opinião, mas é o que tenho constatado.

Offline billmota

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 651
  • Respect: +161
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #23 on: February 27, 2016, 04:17:18 pm »
0
Parece que há algum problema com a palavra agressiva, como se tivesse alguma conotação negativa. Acho que é exactamente o melhor termo para as descrever!!
Confrade Ricardo o problema com "agressivo" é que a máquina não faz nada sozinha portanto incapaz de ser agressiva ou mansa. O outro problema é não encontrar um termo antagônico para as "não agressivas".
Na verdade é uma discussão análoga à do sexo dos anjos.

Offline Blackout

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: +1
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #24 on: February 27, 2016, 05:27:22 pm »
+1
Em bom rigor a agressividade duma máquina mede-se observando e determinando a distância entre a parte superior do cabeçal e a lâmina, calculando a exposição. O cabeçal duma máquina SR tipicamente tem uma barra de segurança em baixo que impede a lâmina de causar cortes graves e de grande dimensão, e perpendicularmente tem outra barra em cima. Se a distância entre a lâmina e estas barras for grande, então a máquina será mais agressiva porque corta mais e com maior facilidade. Por exemplo, a Merkur Futur em setting 5 tem uma exposição de lâmina considerável comparada com o setting 1.

Obviamente, outras variáveis como o facto de ser pente aberto ou fechado também terão relevância, bem como o facto de ser slant ou de corte "normal". Eu penso que ser pente aberto não significa necessariamente que a máquina seja muito agressiva, até porque a própria Muhle R41 não é bem pente aberto mas semi-aberto - Por outro lado, poderão haver máquinas de pente fechado que sejam agressivas por ter uma distância grande entre a lâmina e as barras de segurança.

Já agora, qualidade de construção e preço não equivale a uma máquina agressiva - Sem dúvida que ter uma máquina bem construída e mais cara pode ajudar a que dure mais tempo e saiba melhor quando se pega na mesma, mas uma máquina barata com exposição elevada pode muito bem levar a agressividade, e do mesmo modo há máquinas muito meigas na pele que são de boa construção - Veja-se, por exemplo, as Gilette Vintage que são bem acabadas mas não são muito agressivas.

Há certamente um elemento subjetivo na agressividade, e depende da sensibilidade de pele, mas penso haver também um elemento objetivo. Cientificamente, uma lâmina mais exposta cortará mais com maior facilidade

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #25 on: February 27, 2016, 06:27:56 pm »
+1

Parece que há algum problema com a palavra agressiva, como se tivesse alguma conotação negativa. Acho que é exactamente o melhor termo para as descrever!!
Para mim não é tanto a conotação negativa, que alias não considero que haja, mas antes a inexactidão do que quero exprimir. Semanticamente, agressivo envolve o acto de agredir, quando utilizo esse adjectivo e faço-o amiúde, raramente quero dizer que a maquina me agride. 

Tomemos por exemplo a Fatip, considerada por muitos como um expoente de agressividade. Hoje em dia consigo utiliza-la diariamente, tal como a EJDE89 por exemplo. Nenhuma me causa qualquer tipo de agressão. Porque adjectivo então uma como suave e outra como agressiva? Para mim e no meu caso, faz mais sentido dizer que a EJDE89 é muito mais permissiva e ligeiramente mais confortável.

Offline billmota

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 651
  • Respect: +161
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #26 on: February 28, 2016, 09:04:55 am »
0
Quanto às lâminas, tenho cá para mim, que a maior parte de nós não tem capacidade táctil para detectar as diferenças de corte entre várias marcas/modelos. Há uma ou outra que se destacam tanto pela positiva como pela negativa, mas há uma graaande semelhança entre quase todas as lâminas. Só a minha opinião, mas é o que tenho constatado.
As lâminas até são diferentes mas os resultados apresentados na prática são muito próximos.

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #27 on: February 29, 2016, 05:33:06 pm »
0
As lâminas até são diferentes mas os resultados apresentados na prática são muito próximos.
discordo completamente. 
Uma lamina dita meu barbear mais que a maquina. 

Se nao fosse verdade, nao teria tanta gente apontando laminas. Conheco duzias que odeio a mesma maquina que amam com diferentes laminas. é um equivoco deixar a lamina de lado quando se fala de agressividade ou seja lá como quer chamar o fato do sentimento da lamina no rosto. 

uma faca sem fio de qualidade é uma faca ruim ou boa? OU uma faca bem afiada e de otima qualidade vai desempenhar um bom processo para cortar uma arvore? . enfim, my 5 cents como dizem ai.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #28 on: February 29, 2016, 06:41:41 pm »
0
discordo completamente.
Uma lamina dita meu barbear mais que a maquina.

Se nao fosse verdade, nao teria tanta gente apontando laminas. Conheco duzias que odeio a mesma maquina que amam com diferentes laminas. é um equivoco deixar a lamina de lado quando se fala de agressividade ou seja lá como quer chamar o fato do sentimento da lamina no rosto.

uma faca sem fio de qualidade é uma faca ruim ou boa? OU uma faca bem afiada e de otima qualidade vai desempenhar um bom processo para cortar uma arvore? . enfim, my 5 cents como dizem ai.

Certo .
Mas uma R41 , vai ser sempre endiabrada , com qualquer lâmina.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #29 on: February 29, 2016, 06:47:03 pm »
0
Certo .
Mas uma R41 , vai ser sempre endiabrada , com qualquer lâmina.
Se calhar se lhe colocares uma Elios, não vai cortar nadinha.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal