Author Topic: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?  (Read 10072 times)

Offline billmota

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 651
  • Respect: +161
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #45 on: March 02, 2016, 10:14:18 am »
0
É, isto é tudo muito ambíguo. Alguns confrades do fórum do texugo até já fizeram longas experiências em que isolaram as variáveis ao máximo, barbeando-se durante muito tempo sempre com o mesmo setup (preparação, sabão, máquina, etc.) variando apenas a lâmina. Daí tiraram um ranking, que apesar de isolar algumas variáveis, não elimina a maior de todas que é a preferência e estilo pessoal de cada um. Nem isola as várias características da lâmina além do poder de corte.

A minha premissa é que elas são muito parecidas no poder de corte. Isto quer dizer que sem mais nenhuma consideração, ao sair da embalagem e ao fazer o primeiro corte elas são muito parecidas entre si. Apenas no poder de corte.

Mas estas considerações têm desviado a conversa do tópico inicial, que devia falar de máquinas e não de lâminas. Peço desculpa pelo offtopic.
Excelente! :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #46 on: March 02, 2016, 02:05:31 pm »
0
É, isto é tudo muito ambíguo. Alguns confrades do fórum do texugo até já fizeram longas experiências em que isolaram as variáveis ao máximo, barbeando-se durante muito tempo sempre com o mesmo setup (preparação, sabão, máquina, etc.) variando apenas a lâmina. Daí tiraram um ranking, que apesar de isolar algumas variáveis, não elimina a maior de todas que é a preferência e estilo pessoal de cada um. Nem isola as várias características da lâmina além do poder de corte.

A minha premissa é que elas são muito parecidas no poder de corte. Isto quer dizer que sem mais nenhuma consideração, ao sair da embalagem e ao fazer o primeiro corte elas são muito parecidas entre si. Apenas no poder de corte.

Mas estas considerações têm desviado a conversa do tópico inicial, que devia falar de máquinas e não de lâminas. Peço desculpa pelo offtopic.


Parece-me razoável.
Obviamente a máquina influencia bastante este binómio. Talvez até mais que a lâmina, na minha opinião.

Uma máquina como a Mühle/EJ de pente fechado é compatível, para mim, com uma carrada de marcas de lâminas. Isto quer dizer que as lâminas são parecidas entre si? Talvez sim, ou talvez seja esta máquina em concreto que "amaina" as características das diversas lâminas. O que é certo que em certas máquinas, a variável "lâmina" não é tão preponderante como em outras. E é uma das características que mais gosto na Mühle/EJ, a sua versatilidade - consigo ter um bom barbear com um grupo alargado de lâminas.

Já uma máquina como a primeira versão da R41 "Shark Tooth", com uma maior exposição da lâmina, vai ser sempre agressiva, independentemente da marca que se usar. Mas esta máquina é um caso extremo, sinceramente não consegui aturar aquilo fosse com que lâmina fosse.

Da mesma maneira, há lâminas muito boas numa máquina e que noutra são uma desgraça. E lâminas que combinam bem com (quase) tudo. E outras que não combinam com quase nada. :P

Penso que em máquinas mais agressivas, com maior exposição da lâmina e ângulo mais agressivo, se notam mais as diferenças entre as várias lâminas. Obviamente não tenho maneira de validar esta minha teoria, logo será tão válida como outra qualquer. :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1776
  • Respect: +1839
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #47 on: March 02, 2016, 02:33:41 pm »
0
Tenho uma R41 e comprei em 2014. Nova. Não sei se é da versão mais recente ou não. Agora, é uma fantástica máquina independentemente da lãmina usada até às 3 barbas. A partir daí pode variar um pouco. Não é para mãos de maçaricos( não levem a mal a expressão) mas ao fim de algum tempo a fazer BC qualquer confrade pode aventurar-se numa R41. Especialmente se tiverem barba cerrada como é o meu caso. Tenho navalha e navalhetes e esta é aquela que me dá um corte equivalente a um bom barbear de navalha. Ideal para barbas d três dias pode ser usada diariamente com duas passagens para não correr risco de irritação. No meu caso depois de uma semana com a R41 alterno com uma Merkur 34c ou EDJ 89 Barley. Reconheço agressividade e como é normal todos somos diferentes, por isso é normal, mesmo pessoas experientes, não terem conforto com esta máquina( assim como com  outras máquinas).

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #48 on: March 02, 2016, 04:25:52 pm »
0
Se foi em 2014, já será a versão mais recente, que segundo dizem, é menos agressiva que a primeira, saída em 2011.
Podes ver aqui a diferença entre as duas. É notória a diferença na tampa do cabeçal, e consequentemente, na exposição da lâmina, o que se reflecte na agressividade da máquina.

Para a própria Mühle repensar o modelo e ter que modificar a máquina é porque esta era, como podes imaginar, e no mínimo, pouco consensual. O que é certo é que muitas foram vendidas - e muitas surgiam pouco tempo depois nos BST's dos fóruns de barbear.

Esse modelo de 2011 experimentei eu por cortesia de um colega do fórum. Sinceramente não achei a máquina nada confortável. A lâmina, devido à enorme exposição, tinha uma grande tendência para vibrar, o que achei bastante desconfortável. Não achei que valesse a pena insistir e desinteressei-me pela máquina desde então. Nunca experimentei a versão mais recente (a mais "benigna").
« Last Edit: March 02, 2016, 04:44:26 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #49 on: March 02, 2016, 05:25:12 pm »
0
Não consigo ver as fotos do artigo , a minha R41 deve de
ser a mais recente .
Mas gostava de ver , a diderença dos cabeçais.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #50 on: March 02, 2016, 05:40:25 pm »
0
Ora aqui vão umas esclarecedora fotos extraídas desse artigo (créditos aos respectivos autores).




O modelo "A" é o modelo original.
O modelo "B" é o modelo que veio depois. Basicamente o que a Mühle fez foi colocar uma tampa mais larga, semelhante à tampa da R89 closed comb. Esta tampa mais larga não só diminui a exposição da lâmina, como também "prende" a lâmina de modo mais firme, e num ângulo diferente, tornando a lâmina mais "rígida" e com menos tendência a vibrar, o que era uma das principais queixas apontadas à R41 "Shark Tooth" quando saiu em 2011.

A 2011 original (a que o autor do artigo designa como modelo A) fazia com que a lâmina vibrasse bastante, e pro vezes se tornasse algo "saltarina" :D o que era um dos principais defeitos apontados a esta máquina e a tornava algo desconfortável.

Podem ver estas fotos explicadas em detalhe neste post.
« Last Edit: March 02, 2016, 10:11:38 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #51 on: March 02, 2016, 07:04:28 pm »
0

Esse modelo de 2011 experimentei eu por cortesia de um colega do fórum. Sinceramente não achei a máquina nada confortável. A lâmina, devido à enorme exposição, tinha uma grande tendência para vibrar, o que achei bastante desconfortável. Não achei que valesse a pena insistir e desinteressei-me pela máquina desde então. Nunca experimentei a versão mais recente (a mais "benigna").
Eu tenho a versão mais recente e considero-a a maquina mais desconfortável que tenho exactamente por sentir muita vibração da lamina. Tenho a noção que com outra marca de laminas poderia obter melhores resultados mas encalhei nas Astra SS. :)  Estas funcionam particularmente bem comigo nas restantes maquinas, por isso...

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1776
  • Respect: +1839
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #52 on: March 03, 2016, 12:49:03 am »
0
Obrigado Oversaturn pela comparação entre as duas R41. Realmente é visível a diferença notória de exposição da lâmina. Só posso falar pela mais recente e reafirmo, se há máquina que só necessita de encostar na pele e deixá-la deslizar é a R41. A pressão é só no sentido de orientar angulo de corte. Agora, também não é máquina para nos metermos a fazer experiências, por exemplo, com sabões ou cremes que não conhecemos correndo o risco de os mesmos não  terem qualidade suficiente ou mesmo nós não sabermos tirar a melhor espuma deles para o melhor deslize e proteção, porque aí sim ela não perdoa. Nunca senti essa vibração que o confrade PauloF refere.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #53 on: March 03, 2016, 03:05:43 am »
0
Obrigado , Emanuel .
A minha é a segunda versão , tenho utilizado esta máquina com mais regularidade.
Em termos de apurado é top mas mesmo com o pré o Portus Cale e técnica ... ainda assim
noto que se usar mais de 2 dias seguidos ganho uma exfoliação , sem o uso de cosmeticos.:)
Mas se quizer um lifting é usar a R41 , tipo um mês seguido.
É uma máquina excelente para fazer a barba com 3 dias e deixar impressionada a cara matade.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Michel

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 101
  • Respect: +1
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #54 on: March 30, 2016, 04:34:21 pm »
0
Uma máquina agressiva, geralmente, são as que têm o ângulo mais aberto entre a base da sr e o cabeçal.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #55 on: March 30, 2016, 06:42:01 pm »
0
Uma máquina agressiva, geralmente, são as que têm o ângulo mais aberto entre a base da sr e o cabeçal.

É um dos factores, sim, mas não o único. ;)
Exposição da lâmina, peso da máquina, barra de segurança, até o sistema de fixação da lâmina (entre outros factores) tudo isso influi também.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal