Author Topic: Alteração de isenção na alfândega  (Read 17511 times)

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #30 on: April 03, 2016, 11:55:37 pm »
0
Falaram para aí da Alemanha, mas é preciso ter a noção de que, nós os portugueses e os gregos, somos muito sacrificados. Temos em média salários baixos, compramos tudo mais caro, devido ao IVA tuga, e às margens alarvas do grande comércio de retalho.
Um alemão comum está-se nas tintas para comprar fora da UE, ganha bem, vive bem, pode pagar mais caro e tanto se lhe dá.

Agora em Portugal, onde todos os dias pessoas cruzam a fronteira com Espanha para colocar combustível nas viaturas ou até fazer compras lá para casa e aproveitar o IVA mais baixo, e preços bem menores...

Daí que seja mais tentador comprar fora da UE. Dou só 1 exemplo: um suplemento vitamínico da Now Foods, custa 11€ nos EUA, em Portugal custa 35€. O Centrum custa 50€ numa parafarmácia em Portugal, nos EUA custa 15€.

E se formos para as chinesices, então nem se fala.
E os portes para PT a partir da USA ?
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #31 on: April 03, 2016, 11:59:22 pm »
0
Curiosamente no iherb, pago menos de portes para enviar algo para Portugal do que dentro do meu próprio país. Enviar uma caixa de suplementos: 3,67€ da California para Portugal. 11€ dos suplementos mais os portes, faz a conta e vê quanto sobra até aos 35€.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #32 on: April 04, 2016, 12:04:59 am »
0
A solução para o euro é a Alemanha sair.
Tenho discutido este assunto com amigos economistas, e nenhum consegue refutar a minha posição.
A Europa tal como foi idealizada não tem solução possivél
O dinheiro injectado , por exemplo na
economia Portuguesa não nos tornou
um país rico e desenvolvido , mas deu
aos outros o direito de ordenar qual o
peixe e a quantidade que pescamos.
Qual o leite que podemos produzir e
agora nunca mais acabavam os
exemplos.


"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #33 on: April 04, 2016, 12:10:28 am »
0
É impressionante esse exemplo dos suplementos. Tanto o preço do produto e os portes baratos arrasam completamente a concorrência em Portugal, dá para ficar constrangido.

Agora esta alteração da lei pode tornar as compras em quantidades mais substanciais menos atractivas. Um confrade que seja taxado e ainda por cima tenha que esperar semanas/meses para a mercadoria ser processada pode chegar ao ponto de desistir e decidir não dar mais para esse peditório.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #34 on: April 04, 2016, 12:15:05 am »
+1
  O dinheiro injectado , por exemplo na economia Portuguesa não nos tornou um país rico e desenvolvido ,[...]

Claro que não tornou. Mas tornou uma data de bolsos bem recheados. :-X 

E nem estou a falar só de políticos. Tudo ajudou ao fartote. Por exemplo, os subsídios foram uma desgraça. Em vez de subsídios para produzir, pegavam no dinheiro e iam comprar itens "muito produtivos", como Moto4's, jipes e Jet-Skis. E depois a culpa é da seca, dos políticos, da Merkel e sei lá que mais, de toda a gente menos do Zé que fez tal asneirada.

E mais não digo, que não me agrada discutir política, muito menos num fórum... :-X

É impressionante esse exemplo dos suplementos. Tanto o preço do produto e os portes baratos arrasam completamente a concorrência em Portugal, dá para ficar constrangido. Agora esta alteração da lei pode tornar as compras em quantidades mais substanciais menos atractivas. Um confrade que seja taxado e ainda por cima tenha que esperar semanas/meses para a mercadoria ser processada pode chegar ao ponto de desistir e decidir não dar mais para esse peditório.

Certíssimo. Daí que, quando me falam em conjuntas nos USA ou noutro país extra-UE, em sabões de artesão americanos e etc., estou fora...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #35 on: April 04, 2016, 12:19:41 am »
0
Eu até entendo que existem custos de importação, a loja tem de ter o seu lucro, etc, mas as margens de lucro praticadas em muitas lojas em Portugal são muito elevadas. Cada um ganha aquilo que quer, mas o consumidor também pode ir a outro lado.

Vejo por exemplo DVDs. Vais a uma loja tipo Worten, e pagas 40,99€ por uma caixa com 50 DVD+R da Verbatim feitos em Taiwan. Em Espanha numa lojita, compro os mesmos 50 DVD por 10,78€. Mesmo pagando 5€ de portes, fica por 15,78€. Ainda fico a ganhar 25,21€

É uma diferença entre 2 países vizinhos, com um IVA de 2% de diferença... Aqui não é um problema de impostos, é uma questão das margens do comércio de retalho. Ainda por cima a Worten compra 5000 DVD para as lojas  todas, e ainda tem desconto de quantidade. A lojita espanhola não.

Aqui em Portugal queres comprar uma impressora, além do IVA ainda levas com um imposto audiovisual que te leva mais uns 10€. Compro em Espanha, e já não há nada disso... E esta hein?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #36 on: April 04, 2016, 12:23:18 am »
0
Oh, sim, material desse estilo (informático, electrónica, etc) deixei de comprar em grandes superfícies.
Querem ter margens de lucro obscenas, mas acabam por desvirtuar o mercado e perder clientes. É uma escolha... e eu faço as minhas, também.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #37 on: April 04, 2016, 12:27:21 am »
0
Mas não perdem. O consumidor português habitou-se a pagar caro por tudo, e já nem estranha os preços elevados. Como diria o outro: primeira estranha-se, depois entranha-se :)
Isso, aliado à desconfiança de comprar online, faz com que o negócio das grandes lojas continue a ser muito lucrativo. Eu tive a possibilidade de constatar isso no ano passado, andei em trabalho externo para uma grande cadeia de lojas nacional, e bem via a quantidade de coisas que vendiam por dia, e a impingirem seguros para televisões LCD de 300€.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #38 on: April 04, 2016, 12:27:48 am »
0
Eu até entendo que existem custos de importação, a loja tem de ter o seu lucro, etc, mas as margens de lucro praticadas em muitas lojas em Portugal são muito elevadas. Cada um ganha aquilo que quer, mas o consumidor também pode ir a outro lado.

Vejo por exemplo DVDs. Vais a uma loja tipo Worten, e pagas 40,99€ por uma caixa com 50 DVD+R da Verbatim feitos em Taiwan. Em Espanha numa lojita, compro os mesmos 50 DVD por 10,78€. Mesmo pagando 5€ de portes, fica por 15,78€. Ainda fico a ganhar 25,21€

É uma diferença entre 2 países vizinhos, com um IVA de 2% de diferença... Aqui não é um problema de impostos, é uma questão das margens do comércio de retalho. Ainda por cima a Worten compra 5000 DVD para as lojas  todas, e ainda tem desconto de quantidade. A lojita espanhola não.

Aqui em Portugal queres comprar uma impressora, além do IVA ainda levas com um imposto audiovisual que te leva mais uns 10€. Compro em Espanha, e já não há nada disso... E esta hein?
Isso é um problema dos portugueses.
Querem ganhar tudo numa vez e depois
só vendem uma vez tambem.
Depois é uma bola de neve.
Os espanhois quando compram os
seus stocks também os pagam.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #39 on: April 04, 2016, 12:31:30 am »
0
Eu conheço uma pessoa que viveu muitos anos na Europa Central e diz que quando veio para a Europa Ocidental e viu margens no retalho de 200%, 300% ou 400% jogou as mãos à cabeça. Diz que em países da Europa Central ou Leste, isso não é assim.
De qualquer das formas, não sou de querer estipular preços de ninguém, como tentam fazer muitos portugueses. Se acho caro, procuro mais barato. O que muitos portugueses fazem, é quererem forçar o comerciante a fazer o preço que lhes convém, para não ter trabalho a procurar.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #40 on: April 04, 2016, 12:40:24 am »
0
Mas não perdem. O consumidor português habitou-se a pagar caro por tudo, e já nem estranha os preços elevados. Como diria o outro: primeira estranha-se, depois entranha-se :)
Isso, aliado à desconfiança de comprar online, faz com que o negócio das grandes lojas continue a ser muito lucrativo. Eu tive a possibilidade de constatar isso no ano passado, andei em trabalho externo para uma grande cadeia de lojas nacional, e bem via a quantidade de coisas que vendiam por dia, e a impingirem seguros para televisões LCD de 300€.
Já nem falo em material fotográfico, por exemplo. Aí é de bradar aos céus.

Mas também notas que as coisas já não são como eram antes. Há muita gente a comprar lá fora. E as lojas mudaram.
Dantes, tinham 30 referências de uma determinada gama, por exemplo. Hoje em dia, em algumas gamas, se tiverem meia-dúzia, já é uma sorte.
Há cada vez mais pessoal que já não vai em cantigas.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #41 on: April 04, 2016, 12:44:34 am »
0
Eu conheço uma pessoa que viveu muitos anos na Europa Central e diz que quando veio para a Europa Ocidental e viu margens no retalho de 200%, 300% ou 400% jogou as mãos à cabeça. Diz que em países da Europa Central ou Leste, isso não é assim.
De qualquer das formas, não sou de querer estipular preços de ninguém, como tentam fazer muitos portugueses. Se acho caro, procuro mais barato. O que muitos portugueses fazem, é quererem forçar o comerciante a fazer o preço que lhes convém, para não ter trabalho a procurar.
Eu compro tudo online , até peças para o carro .
Aqui há uns tempos tive de comprar uns
oculos numa loja fisica e fui expoliado das minhas notas , alarvemente ... apenas porque sabia que se comprasse
online , ía fazer mega.
O que tem de ser tem muita força.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline fsilva9

  • Trade Count: (+5)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 969
  • Respect: +70
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #42 on: April 04, 2016, 12:47:57 am »
0
Nos somos assim por uma questão cultural. Ja temos tendência a querer muito e trabalhar pouco ha muitos anos. Existem as cartas de Clenardo, um mandatário do papa a Portugal no século XVI, que ele refere que pouco que faz para além de aplicar uma taxa ao ouro que vem de Brasil e as especiarias da Índia. Nao se cria valor, somente taxação, passados 500 anos...
Eu costumo dizer que a maioria dos nossos concidadãos gostaria de ter beneficios sociais como os Noruegueses e pagar impostos como nos USA, o Estado (todos nós mas de uma forma especial) gostaria de receber impostos como na Noruega e dar beneficios como nos USA...
É o nosso cantinho
"Wetshaving is a relaxing, meditative ritual that clears the mind and sends one out into the world a better, not just a better-groomed, person."
Bill Barol

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #43 on: April 04, 2016, 12:57:17 am »
0
Nos somos assim por uma questão cultural. Ja temos tendência a querer muito e trabalhar pouco ha muitos anos. Existem as cartas de Clenardo, um mandatário do papa a Portugal no século XVI, que ele refere que pouco que faz para além de aplicar uma taxa ao ouro que vem de Brasil e as especiarias da Índia. Nao se cria valor, somente taxação, passados 500 anos...
Eu costumo dizer que a maioria dos nossos concidadãos gostaria de ter beneficios sociais como os Noruegueses e pagar impostos como nos USA, o Estado (todos nós mas de uma forma especial) gostaria de receber impostos como na Noruega e dar beneficios como nos USA...
É o nosso cantinho
Os dados dizem precisamente o contrário , os Poftugueses trabalham
mais horas que a média da U.E.
Pagan-nos é uma miséria e depois
paramos 5 vezes para fumar e outras
5 para beber café . E tambem podemos
faltar de vez em quando , que não vai
fazer grande diferença .
Não é por isso que ficamos mais pobres.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline fsilva9

  • Trade Count: (+5)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 969
  • Respect: +70
Re: Alteração de isenção na alfândega
« Reply #44 on: April 04, 2016, 01:12:39 am »
0
Sim pagam-nos uma miséria é verdade, mas se paramos tanto como dizes se calhar nao merecemos mais que isso. Obviamente que ha casos destes e nada disto em todo o lado. Mas cada um terá a sua consciência ou a falta dela também. Se uma grande empresa fecha uma fábrica em Portugal para ir para outro lado, se calhar deveriamos ter uma consciência colectiva e não consumirmos tais produtos. O mesmo com certas empresas de retalho que têm as margens de 300 e 400%. Basicamente secam tudo à sua passagem. Sendo da zona oeste, sei mais ou menos quanto pagam aos fruticultores e o preço que aparece depois em loja... Vou ao mercado.
"Wetshaving is a relaxing, meditative ritual that clears the mind and sends one out into the world a better, not just a better-groomed, person."
Bill Barol

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal