É isso mesmo, claro que no meu post anterior há uma pitada de exagero! Mas a ideia está lá, os vinhos portugueses, em qualidade, são capazes de competir com os franceses ou quaisquer outros no planeta, nós só nunca soubemos foi fazer o marketing que a França ou a Itália sempre souberam fazer (e que já fazem há séculos) para os valorizar nos mercados internacionais.
Atenção aos vinhos chilenos e australianos.
100% de acordo. Mas existe um handicap terrível para não conseguirmos competir de igual para igual com esses mercados... dimensão. A diferença de numeros de garrafas/litros de vinho é simplesmente brutal. Mas em termos de qualidade se acompanharmos o grandes críticos de vinhos/revistas da especialidade, os vinhos Portugueses acima dos 90 de pontuação é extraordinária tendo em conta essa mesma nossa pequena dimensão, e com tendência a aumentar ainda mais. E uma coisa que se vê cada vez mais também, bom e barato. Ou pelo menos bastante em conta. Estamos mesmo numa época de ouro dos nossos vinhos.
Completamente de acordo!Imagina que és uma pequena quinta que produz vinhos originais e de qualidade indiscutível. Estabeleces contactos internacionais que te permitem exportar e entrar no mercado americano ou do norte da Europa, em cadeias de restaurantes, lojas gourmet, garrafeiras… O vinho tem qualidade, os clientes gostam, o vinho tem aceitação… mas consegues lá colocar quanto? 20 mil garrafas? Ou mesmo 100 mil ou 200 mil? Os camones despacham isso em 1 ou 2 meses e depois telefonam a pedir mais… “- Mais..? Agora só para o ano…!”
E como é que um tópico acerca de água de repente se transforma em um acerca de vinho? Só pode ser milagre!
Voltando à água. Como já foi falado, a qualidade das águas fornecidas pelos municípios varia de região para região. Se existem localidades em que a água que sai da torneira é boa, noutras embora esteja dentro dos parâmetros legais e própria para consumo, o tratamento a que foi submetida para estar dentro dessas normas, causa-lhe um gosto desagradável, que pode variar. Aqui na minha cidade, a água da torneira sabe a cloro, e na maioria das vezes, um gosto intenso. Ora, ninguém lhe sabe bem, estar a consumir algo e beber um copo de água a saber a Neoblanc Como tal uso água engarrafada para beber, normalmente água de nascente do Aldi, garrafões de 6 litros a 54 cêntimos.Se quiser Caldas de Penacova, tenho aqui uma loja de tudo a 1€, em que 2 garrafões 5l Caldas de Penacova é 1€, ainda mais barato que no Minipreço em que custam 52 cêntimos cada.Em relação a essas doideiras de beber águas alcalinas para fazer bem à saúde, não passa de mitos. O organismo não é suposto ser todo com pH alcalino ou todo ácido, existem áreas em que é suposto ser alcalino, noutras ácido, e o organismo esforça-se por manter esses níveis para funcionar de forma correta. O melhor mesmo é ir variando as águas, assim alterna-se a mineralização. Agora não me venham com o mito que se não beber água alcalina fico cheio de pedras nos rins Ainda podemos beber água da fonte férrea, a saber a ferrugem (Image removed from quote.)
LOLNão é mito nem é regra. O facto de a aveia poder baixar os niveis de colesterol não significa que se deve comer aveia a toda a força. Agua é igual. O que faz perder as pedras é beber muita água.O resto fica ao critério de cada um. O facto de eu ter escrito o que penso não significa que eu esteja a ditar regras para que os outros cumpram, alias eu explico melhor o que escrevi, a pedra nos rins não vem da agua que se bebe, vem de um conjunto de factores, tanto pode ser oxalato de calcio ou acido urico sendo que a forma de as evitar difere. O que eu quero dizer é que tem factores que as podem potenciar, tais como: Beber pouca água que é a principal, comer muito sal, muita vitamina C, muita carne e algumas bebidas como chá preto, café e refrigerantes, bebidas com ph muito acido. Se isso ajuda? Ajuda claro. Tenho que beber nove litros de água alcalina para contrabalançar café e chá, deixar de comer carne ou laranjas?? Não.Mas que ajuda reduzir uns e consumir outros, ajuda. Alias o mito de ter pedras nos rins se não beber água alcalina nasceu neste forum.