O @PauloF tem aparecido pouco, mas quando aparece é uma verdadeira enciclopédia online. É sempre um prazer ler os seus comentários...
Não és tu que tens o clone da Futur?! Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
Infelizmente a questão não será tão simples quanto isto. Se forem ver o ultimo catalogo da Dovo podem verificar que as máquinas de barbear são apenas uma parte da operação. Pessoalmente concordo com o oversaturn, basicamente a empresa não soube ajustar-se ao mercado. Quem anda neste hobby sabe perfeitamente que é a diversidade que nos move e que muitos são os que não se importam de pagar varias vezes o preço de uma Merkur pela ultima novidade ainda para mais se esta tiver o devido hype nos respectivos fóruns. Isto não é novidade, basta ver que atualmente poucas são as máquinas que não são “avaliadas” e “testadas” pelos influencers nos fóruns, youtube, reddit, etc, antes de serem postas oficialmente á venda. Quem é que se lembra da ultima máquina da Merkur a ser lançada? Ou mesmo do ultimo hype relacionada com esta marca?Alias, se formos comparar os catalogos de 1961 e o de 2019 constatamos que até conseguiram perder alguma variedade na sua oferta. Ou seja, em quase 60 anos e á exceção da Vision e da Futur limitam-se a apresentar iterações. Agora, concordo que o clone da Futur trouxe problemas, alias o CEO já admitiu isso mesmo. Segundo ele, descobriram que cinco dos seus revendedores online estavam a vender clones por originais. Mas sou eu que comprei uma NT Vigour, clone da Futur na Aliexpress o culpado da situação financeira da Dovo ou o grupo que foi incapaz de se inovar, perceber o mercado e criar e implementar mecanismos de certificação aos seus vendedores que visassem criar uma cultura de confiança na marca ou de plataformas como a Amazon e Ebay que permitiram estas praticas fraudulentas? O certo é que a patente da Futur já deve de ter caducado há 12 anos e mesmo assim não conseguiram apresentar nada de novo neste campo, portanto não creio que a insolvência se deva somente a um clone chinês ou somente ao segmento de máquinas de barbear. Pessoalmente até acredito que o segmento Merkur sobreviva com as suas safety razors mas tenho algumas duvidas em relação ás navalhas, pinceis e manicure dos outros segmentos do grupo.(Image removed from quote.)(Image removed from quote.)
Ah, pois... Se calhar sou eu o responsável pela falência da Merkur.
Pela tua leitura nuns posts atrás, disseste que estavas todo contente por comprar o clone da Futur e não o original, estou correcto ou não?Não estou a dizer que és o responsável, não é apenas uma pessoa que pode ser responsável.Aliás os tópicos de iniciantes vejo aconselhar EJ e Muhle. Merkur é raro.Mas lembro-me quando comprei a GoldDash saíram comentários que mais valia comprar uma Weishi.Depois queixam-se que grandes marcas fechem portas. Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
Achas que é desta maneira que as "grandes marcas" se devem comportar? Com produtos chineses vendidos ao quádruplo do preço?Natural que fechem portas, então.Imagina a Semogue a vender Yaqis ao quádruplo do preço dentro de embalagens Semogue. Concordavas com algo assim?
A francesa TI não faz isso?Vende pincéis Semogue com o logo deles?
Julgo que a Merkur não têm produtos chineses.
Em relação à GoldDash, muitas marcas usam a Weishi, certo?Wilkinson, Timor, Van Der Hagen...Não é novidade. Se estou de acordo? Não. As Rockwell gama baixa não será fabrico chinês?
A nova Gillette não será fabrico chinês?
Que fez a Merkur para lutar contra isto?Lançou modelos novos? Fez publicidade? Fez ao menos um website decente onde se possam consultar modelos? Investiu em catálogos, apostou na distribuição?Não. Agora compara essa dinâmica com a dinâmica que apresenta uma Weishi, uma Parker, uma Edwin Jagger ou uma Mühle. Modelos novos, muita publicidade, websites decentes (pelo menos no caso das três últimas), venda directa e aposta forte nos canais de distribuição.
Independentemente da qualidade ou não a Semogue poderia vender muito mais se fizesse a dita publicidade, um website decente, etc...
Se formos por essa lógica então a Semogue tem os dias contados...
Na minha opinião, isso ainda não aconteceu porque houve quem a colocou no mercado internacional e com as séries limitadas foi criado um espírito de coleção.